Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fans sempre na rotação máxima pode prejudicar?


Posts recomendados

A dúvida é bem essa do título mesmo.

Meu gabinete tem 8 posições para instalar as Fans (3 na frente, 2 cima, 2 baixo, 1 atrás). Eu comprei apenas 5, e pelo que já vi o pessoal dizendo aí seria melhor se fosse um número equilibrado.

 

Mas além disso, ainda não decidi exatamente qual placa-mãe comprar ... estou entre:

placa-mãe Gigabyte H510M H, Chipset H510, Intel LGA 1200, mATX, DDR4

ou

Prime H510m-E

 

E pelo que já vi das descrições as duas não dispõe de muitos conectores para Fans ... então, se eu deixar os Fans sempre ligados na fonte, em rotação máxima, será ruim para eles e para o kit como um todo? Se não for um problema, vou acabar deixando ligados na fonte mesmo ...

 

Esse controlador resolveria? https://pt.aliexpress.com/item/1005001970556405.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.736650f55uueBp&algo_pvid=49130d48-f57e-48f2-871d-87c48ffdcd5a&algo_exp_id=49130d48-f57e-48f2-871d-87c48ffdcd5a-2&pdp_ext_f={"sku_id"%3A"12000021052484111"}

 

Ou ainda esse cabo? https://www.amazon.com.br/dp/B005EKU5CO/?coliid=I3GB0H2G2IWCQ4&colid=1AEDA51R31APX&psc=1&ref_=lv_ov_lig_dp_it

 

.: O PC será
Gabinete Aigo DarkFlash Aquarius Mesh Lateral Acrilico Preto

2 x 8gb Ram 2666

i5-10400

RTX 3060

Fonte Seasonic Core GM-550, 550W, 80 Plus Gold, Semi-modular

SSD kingston ou wd M.2 500gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais dúvidas sobre as fans.

 

Eu comprei o modelo TGT Mirage, e ele vem com dois conectores (3pinos e 4pinos) ... devo usar os dois conectores?

 

E mais outra coisa .. estou dando uma pesquisada pra saber a posição correta da instalação, porém as ventoinhas não tem setas orientando o fluxo de ar. Como faço pra saber?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, lucas83mariano disse:

Mais dúvidas sobre as fans.

 

Eu comprei o modelo TGT Mirage, e ele vem com dois conectores (3pinos e 4pinos) ... devo usar os dois conectores?

Quais seriam esses conectores?

2 horas atrás, lucas83mariano disse:

E mais outra coisa .. estou dando uma pesquisada pra saber a posição correta da instalação, porém as ventoinhas não tem setas orientando o fluxo de ar. Como faço pra saber?

Eu seguro um pedaço de papel bem fino, tipo papel de seda, na frente do fan.  Com isso você descobre a direção do fluxo (se empurrar o papel, significa que esse lado joga o ar para fora, e vice-versa).,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. Os fans foram feitos para funcionar 100% do tempo no máximo, a baixa rotação é só para economia de energia.

(O que  no final das contas da uma diferençazinha principalmente se se tiver mais coolers.) (também reduz um pouco o barulho e o desgaste, como citado).

 

E quanto a direção do vento é importante colocar o vento soprando para fora, dá também para colocar a mão na frente e onde o fluxo for mais forte é a saída dele.

 

valeu,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Pedroza um tem 3 pinos e o outro 4.

Vai adiantar eu ter um hub pra conectar várias fans, pra plugar na placa-mãe e controlar a velocidade desses Fans?

 

A placa-mãe será a Prime H510M-E.

 

Eu fiz o pedido desse hub (https://www.amazon.com.br/gp/product/B08C5KQF9B/ref=ppx_od_dt_b_asin_title_s01?ie=UTF8&psc=1), mas se não der pra controlar a velocidade por ser 3 pinos, então eu cancelo esse pedido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, lucas83mariano disse:

@Flávio Pedroza um tem 3 pinos e o outro 4.

Vai adiantar eu ter um hub pra conectar várias fans, pra plugar na placa-mãe e controlar a velocidade desses Fans?

 

A placa-mãe será a Prime H510M-E.

 

Eu fiz o pedido desse hub (https://www.amazon.com.br/gp/product/B08C5KQF9B/ref=ppx_od_dt_b_asin_title_s01?ie=UTF8&psc=1), mas se não der pra controlar a velocidade por ser 3 pinos, então eu cancelo esse pedido.

Infelizmente não adiantará, pois o seus fans não tem controle de velocidade. 

Teria que ter o conector de 4 pinos da imagem abaixo:

image.png.4359aa6ea8a56c2c5e2b9d3778d60426.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Pedroza uma pergunta, que pode até ser meio boba:
Estou só com a fonte e as ventoinhas .. se eu ligar tudo na energia e ligar a fonte, é pras ventoinhas rodarem ou só quando o kit todo estiver montado e instalado?

 

Tipo, eu liguei na energia aqui e liguei a fonte .. vi que nada aconteceu com as ventoinhas, daí eu desliguei (em menos de 5 segundos isso). A fonte é uma Seasonic Core GM-550

 

As ventoinhas foram plugadas em "trenzinho", como o cara desse vídeo mostra que é possível fazer:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, lucas83mariano disse:

Tipo, eu liguei na energia aqui e liguei a fonte .. vi que nada aconteceu com as ventoinhas

Normal, não vai acontecer nada só por ligar a fonte. Você ainda teria que dar partida fazendo um curto entre 2 pinos (que é o que o botão de ligar/desligar faz).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Shaman93 disse:

Normal, não vai acontecer nada só por ligar a fonte. Você ainda teria que dar partida fazendo um curto entre 2 pinos (que é o que o botão de ligar/desligar faz).

Pô, menos mal então ... fiquei grilado aqui achando que teria feito bobeira com a fonte. Pensei que, como as ventoinhas estão direto na fonte, achava q já era pra ligar tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...