Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como saber se a Ponta de Prova do Multimetro está com defeito?


Posts recomendados

  • Membro VIP
15 horas atrás, O Pequeno Príncipe disse:

as pontas de Prova, que estão totalmente desgastadas.

A 1ª coisa é trocar as pontas né.

 

O meu também tá falhando.. sério... Isso me estressa 🤬.

15 horas atrás, O Pequeno Príncipe disse:

A resistência do Multimetro está nas pontas

de certa forma sim. Ao medir R abaixo de 1R na escala de 200R p.ex. é bom você dar contato nas ponteiras e anotar o valor que ele mostra. Pra saber a R real do treco medido, subtraia o valor anotado acima. Mas isso tem efeito estressante pro caso de ter os tradicionais maus contatos de multímetro surrado = ao meu 😠.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@O Pequeno Príncipe ,

 

De certa maneira, sim, a resistência das pontas pode influenciar em dois tipos de medida : Resistência e Corrente !

 

Porque que elas influenciam ? Simplesmente porque elas estão EM SÉRIE com o restante do circuito !

 

A resistência das pontas deveria ser muito baixa, abaixo de 0,1 ohm. Mas hoje em dia tudo encarece, então fazem as pontas com materiais comuns e baratos, e quem compra é que tem de saber escolher se vai servir .....

 

Uma ponta que tenha 5 ohms de resistência não vai causar nenhum erro se for para medir resistências acima de  100 ohms devido à tolerância do seu multímetro. Mas se quiser medir resistências de por exemplo 10 ohm, o erro pode ser muito grande.

 

A mesma coisa vale para correntes .... correntes pequenas a ponta não atrapalha, mas correntes maiores ela muda toda a medida.

 

Paulo

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
46 minutos atrás, aphawk disse:

correntes maiores ela muda toda a medida.

... além do + medir corrente com o amperímetro do multímetro considero não muito seguro. Há uma boa chance de esquecer as ponteiras no furo errado e tentar medir a Vac e 💥! Já aconteceu comigo 😁

A alternativa estilo mc gyver é medir uma V num resistor shunt de valor bem baixo e conhecido e fazer uso da fórmula I=V/R. E claro a mais profissional é usar um não muito barato alicate amperímetro ac dc.. este não interfere nas medidas...

54 minutos atrás, aphawk disse:

correntes maiores ela muda toda a medida.

De fato não vai bem mudar a medida pois a que mostrar é a que efetivamente está passando pelo circuito. O que vai acontecer é que vai somar a R do medidor ao sistema e desde que você tenha em mente que a corrente deve ser maior quando for removido o amperímetro e puder conviver com isso, tá tudo certo.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, aphawk disse:

@alexandre.mbm ,

 

Nos bons tempos dos multimetros analógicos, essa "calibragem" existia .... olha na direita, em amarelo, o tal de 0 ohms adjust ...

 

 

image.png.6d56e04d3d4b548876579eeca9bafe42.png

 

Paulo

 

Não só existia como ainda existe. Sempre que você muda a escala de x1 pra x10, x100, 1k ,etc, você junta as pontas de provas e ajusta.

Em alguns multimetros digitais como o UNI-T61e+ tem uma função que é a medida relativa, que você mede algo na tesão ou resistência e zera o display, como se fosse o tara de uma balança.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 horas atrás, K.e.V. T.a.G disse:

o UNI-T61e+ tem uma função que é a medida relativa, que você mede algo na tesão ou resistência e zera o display, como se fosse o tara de uma balança

 

Foi mais ou menos nisso que eu pensei. Mas eu acho que seria mais útil fazer uma escala de referência com mínimo e máximo. Uma calibragem do usuário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

 

Foi mais ou menos nisso que eu pensei. Mas eu acho que seria mais útil fazer uma escala de referência com mínimo e máximo. Uma calibragem do usuário.

Mas no geral isso não interfere muita coisa, pois na maioria das vezes é só fazer uma conta de menos e ta tudo certo. Acho que essa tal de "escala de referencia" não ia dar muito certo, se tiver igual ja mencionei a medida relativa já esta muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...