Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C++ Contar letras, vogais e consoantes.


Visitante

Posts recomendados

Alguém consegue me ajudar na solução abaixo?

 

Construa um código onde dado uma frase mostre quantos números, vogais e consoantes tem na mesma.

OBS = use função com parâmetro por cópia e com retorno para calcular quantos números, vogais e consoantes pertencem na frase.

A função isdigit(texto[3]) Retorna um valor diferente de 0 se o argumento for um digito(0 – 9), caso contrário, retorna 0.

Entrada = É composta por um vetor de char que será sua frase (tamanho máximo 100).

Saída = Deve conter a quantidade de números, vogais e consoantes da frase.

 

Exemplo:

Entrada

eu amo a engenharia

Saída

Numeros: 0

Vogais: 10

Consoantes: 6

 

Exemplo2:

eu quero a vacina

Numeros: 0

Vogais: 9

Consoantes: 5

 

<>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pbmachine    para pegar uma frase inteira use o comando

std::cin.getline(variavel) ;  // se a var for char a[10];

std::getline (std::cin,name); // se a var for string a;

, pois a função 

std::cin >> variavel;

só pega até encontrar um espaço em branco , e você pode usar essa função isdigit(variavel) ,  para ver se um caractere da string é um dígito numérico , de 0 até 9 ,  e a função isalpha (variavel) , faz o mesmo com letras , de a até z e de A até Z , e se isdigit() e isalpha retornar 0 é por que não é nem número e nem letra , então é algum outro caractere ,  e use contadores para cada tipo para armazenar o total de vezes que aparecem na frase , que para isso você pode colocar um Loop for para percorrer a frase toda , e limitado pelo tamanho dela , que pode ser obtida usando a função

std::variavel.size() ;

.     e depois que você fizer Um códiGo Sobre esse exerccício , pode postar aqui para vermos como está e em que podemos ajudar  ., , 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...