Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD depois de um tempo não é reconhecido


Posts recomendados

 Estou com um problema que ocorre não somente como HD, mas qualquer peça que utilize o sata, como o leitor de cd/dvd.

 Instalei o ubuntu em um HD e depois de alguns dias de uso ele simplesmente deixou de ser iniciado. Porém na BIOS ainda é possível enxergar.

 Já é a segunda vez que ocorre com um HD, com o leitor de cd também ocorreu. Entretanto, as peças que utilizei são antigas mas funcionavam bem.

 Contudo, no HD que veio com o PC montado com windows 10, funciona perfeitamente. Parece que não consigo adicionar nenhuma peça nova ao PC, somente manter as que vieram nele.

 

 Meu SETUP:

 

 placa-mãe: ASUS Prime-B450-GAMING/BR

 Memórias: Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8)

 Fonte: CX450

 Processador: Ryzen 3 3200g Quad-Core

 HD: WD Blue 1TB 3.5" Sata III 6GB/s

 

OBS: até agora a luz vermelha do gabinete está acesa enquanto o HD com ubuntu está plugado, ela não pisca 1 minuto, apenas acesa como a luz do power.

OBS 2: anexei a foto do cpu-z da minha placa-mãe, estou com receio de ser atualização da BIOS mas não queria atualizar precipitadamente.

placa mãe.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, GabrielLV disse:

Já vi alguns casos de problemas do tipo onde exatamente a atualização do BIOS resolveu o problema. Eu começaria por ai, especialmente pelo fato de que este problema não está ocorrendo apenas com o HD.

 Eu acabei de atualizar e o problema persisti. Quando abro o windows 10, o HD não mostra suas partições que mostravam antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Pedro Cardoso_570207 Abra um CMD normal (não abra como administrador), copie e cole este comando e pressione Enter:

 

wevtutil epl system "C:\Users\%username%\Desktop\logssystem.evtx" && wevtutil epl application "C:\Users\%username%\Desktop\logapplication.evtx"
  
Dois arquivos serão gerados na área de trabalho: "logssystem.evtx" e "logapplication.evtx". Compacte-os como .zip ou .rar e anexe-os aqui na sua próxima resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

@Pedro Cardoso_570207 Peço desculpas por não ter respondido. Muita correria nas ultimas semanas e os tópicos simplesmente se perdem nas minhas notificações.

 

Em 28/11/2021 às 08:15, Pedro Cardoso_570207 disse:

 Contudo, no HD que veio com o PC montado com windows 10, funciona perfeitamente. Parece que não consigo adicionar nenhuma peça nova ao PC, somente manter as que vieram nele.

Se o HD original funciona normalmente, mas as peças novas não, isso me leva a crer que talvez seja alguma configuração específica neste HD em conjunto com a placa-mãe que está causando esses problemas.

 

image.png

 

 

image.png

 

Como já sabemos, diversos erros apontando para operações no disco rígido.

 

image.png

 

Uma passagem indicando um erro fatal de hardware

 

image.png

 

Diversos erros de PnP (Plug And Play) apontando para o ID de dispositivo PCI\VEN_1022&DEV_15D3&SUBSYS_876B1043&REV_00\3&11583659&0&0A., que pertence a AMD:

image.png

image.png

 

E erros apontando para o ACPI (Advanced Configuration and Power Interface), que é o sistema de gerenciamento de energia da placa-mãe.

 

A conclusão é: Ou temos um conflito de configuração entre o Windows e a placa-mãe, ou um defeito na placa-mãe.

 

Primeiramente, como o Windows identificou uma falha de hardware e outros avisos relacionados ao ACPI, começaremos desativando as opções de gerenciamento de energia na placa-mãe. Para isso, vá no setup, e localize toda e qualquer opção que seja igual ou parecida a essas abaixo:

Suspend Mode, S1, S3, C-State, C1Support, C1Power, C3 State Support, Deep Sleep.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Pedro Cardoso_570207 Certo. Vá em Iniciar > Painel de Controle > Exibir por: Categoria > Sistema e Segurança > Opções de energia > Escolher a função dos botões de energia > Alterar configurações não disponíveis no momento > Desative a inicialização rápida > OK > Reinicie o computador.

 

Se ainda não atualizou, atualize o driver de chipset:

https://dlcdnets.ASUS.com/pub/ASUS/mb/03CHIPSET/DRV_Chipset_AMD_AM4_SZ_TSD_W10_64_V21126106_20210202R.zip

 

Feito isso, abra um powershell, copie e cole este comando e poste o resultado aqui:

gwmi win32_idecontroller | ft -auto -wrap caption,description

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não aparece a opção "Desative a inicialização rápida". Mas executei o comando e atualizei o chipset.

O comando no powershell deu: 
caption                      description
-------                      -----------
Controlador AHCI SATA Padrão Controlador AHCI SATA Padrão

foto do clube do hardware.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Pedro Cardoso_570207 Além de eu ter ficado sem logar desde sábado e só ter retornado ontem, como eu mencionei anteriormente:

 

Em 09/12/2021 às 23:46, GabrielLV disse:

@Pedro Cardoso_570207 Peço desculpas por não ter respondido. Muita correria nas ultimas semanas e os tópicos simplesmente se perdem nas minhas notificações.

 

Bastava comentar um "up" no tópico e me marcar.

 

-------------

 

Entre em contato com o suporte técnico da sua placa-mãe.

https://www.ASUS.com/support/Product/ContactUs/Services/questionform/TechQuery?lang=pt-br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 A ASUS me mandou uma resposta mas eu não achei direta. Simplesmente mandou uns procedimentos padrões como limpeza de peças, testar em outra entrada, testar componentes em outro computador, etc...

 

 Vou buscar em outros lugares, se eu encontrar a solução irei postar aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...