Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PIC Programa em C para o PIC18F4431 que controle um motor de passo.


Posts recomendados

Escreva um programa em C, para o PIC18F4431, que controle um motor de passo, utilize o pino RB0
para ligar o sistema, e os pinos RB1 e RB2 para controlar o tipo de acionamento. O atraso entre os pulsos
deve ser de 10μs. O pino RB3 inverte o sentido de rotação. Apresente luzes de indicação de tipo de
acionamento e de sentido de rotação. Utilize 8MHz como frequência de oscilação.

image.thumb.png.5549dbc1f520c3899ccc50a160aa5403.png

 

 

Quem puder me dar uma força, agradeço!
 

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CaioSP2021 ,

 

Sim, mas seja claro no que você está tendo dificuldade... você sabe como funciona um motor de passo, sabe como identificar quantos enrolamentos deve ter pelo enunciado, sabe qual a física de acionamento dele, então poste o esquema indicando todos os pinos que você está usando, bem como a indicação da fase de cada enrolamento, bem como a pinagem de controle.

 

A seguir, poste o programa que você já fez, com toda a inicialização do hardware, e claro, a sua ideia de como fazer o controle das fases com o delay de 10uS ok ?

 

Por favor, se postar algum código, comente o porquê de cada etapa para facilitar o entendimento ok ?

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Suspeitei desde o princípio . Se você não sabe, sua dificuldade atinge um outro nível... mas vou te ajudar... perceba na tabela que o último dado faltando um 1.

1000

0100

0010

0001

Perceba agora o 1 deslocando da direita pra esquerda.. percebeu? Aquilo representa as bobinas do motor sendo acionadas em sequência. Então é isso que seu programa deve fazer. Algo como ... (só pro single step):

unsigned char d=0b1000;
for(;;)
{
PORTB=d;
delay(10us);
d>>=1;
if (d==0) d=0b1000;
}

Espero que tenhas maturidade suficiente pra não pensar que um ctrl-c ctrl-v vai resolver sua vida ok? 😁

Pro half step sugiro criar uma tabela e colocar ela indexadamente e sequencialmente no port

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Neste caso sua dúvida é ainda mais elementar meu caro.  Sinto mas a este nível teremos sérias dificuldades em lhe conduzir ok? Por gentileza considere começar com a inqueimável etapa de um pisca led... o hello world dos microcontroladores. Mas antes defina qual mc vais usar e qual compilador. Hás de aprender também a ler e interpretar datasheets bem como ter uma noção básica de eletronica, lógicas, operações digitais, linguagem c e alguns etc. Ou seja tens um bom e longo caminho pela frente mas não desista. Vá! Enfrente! Vá em frente! 😁

 

Pra não dizer que ajudei pouco na sua dúvida cruel, veja isso que simplista

qdQE3cKC0p7SU_bn2IwSgYf15MCGm9J5yTiTAZSUpercebe algo familiar?

 

E não te acanhes de publicar teus progressos.

tmj 😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CaioSP2021 ,

 

Não concluímos nada, meu amigo, quem concluí sempre é você kkkkk !

 

Agora, se coloque em nosso lugar

Para quê iremos resolver o SEU PROBLEMA se você mesmo não quer aprender ?

 

O interessante é que você fala que "não consegue concluir o código" .... mas me parece que você nem quer COMEÇAR o código também !

 

Oras, se é extra-curricular, você pode aprender bastante coisa lendo nos sites .... 

 

Vou lhe dar uma ajuda :

 https://circuitdigest.com/microcontroller-projects/interfacing-stepper-motor-with-pic16f877a

 

Agora você vai entender o porque da pergunta da 

4 horas atrás, .if disse:

tem algo me incomodando na tabela single... 🤔

 

 

Boa sorte, meu amigo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...