Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configurar as ventoinhas da GTX 1060 3GB de forma a não reduzir a vida útil


Posts recomendados

Olá! Tudo bom ?

Estou aqui pra pedir a ajuda de quem entende mais do que eu sobre isso numa questão relacionada à potência de rotação dos fans da minha placa de vídeo.

 

Faz algum tempo que eu consegui montar meu PC Gamer, e com muito esforço eu to cuidando ao máximo pra não ter qualquer tipo de problema nele. Limpo periodicamente ele (a cada duas semanas) pra evitar poeira estragando peças e etc. Mas recentemente, por causa do calor infernal aqui em casa, ele tem começado a desligar repentinamente em picos de temperatura (o que eu acredito que é normal), principalmente durante o dia quando o calor é insuportável. 

 

Eu então tenho evitado jogar durante o dia quando está muito quente, mas recentemente percebi que o cooler da minha placa de vídeo (uma NVIDIA GeForce GTX 1060 3gbs EVGA) dificilmente têm rodado, mesmo quando estou jogando. Cheguei a pensar que talvez fosse problema na placa ou no fan dela, mas após limpar e ver que estava tudo devidamente limpo e conectado, percebi que não era bem esse o problema. Ao iniciar o MSI Afterburner, consegui fazer os fans rodarem com nenhum esforço, mas agora me vem a preocupação em relação à potência segura a se deixar.

 

Normalmente tenho deixado em 70%~80% a velocidade dos fans da placa de vídeo (de acordo com o quão quente o ambiente tá) e isso reduziu em muito a temperatura, mas não entendo se isso está reduzindo a vida útil da placa ou aumentando a possibilidade de ela acabar estragando. Qual seria o limite dessa placa ? Ou, então, uma potência segura para se deixar a velocidade dos fans sem superaquecer e desligar o computador. Eu realmente não entendo muito sobre limites de temperatura de peças, então não sei bem como eu poderia configurar uma curva de velocidade de acordo com a temperatura, como um colega havia comentado comigo.

 

Deixei em anexo um print

Screenshot_3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...