Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reservada metade da memória RAM para hardware 32GB instalados 15GB utilizável


a.clemer

Posts recomendados

Caros colegas, estou com um problema que já está me deixando desesperado.

 

Minhas configuração está logo no final desse post.

 

O Windows 10 está reservando para hardware (seja lá qual for) praticamente metade da memória RAM instalada. Mostrando nas especificações do dispositivo a RAM instalada como 32,0 GB e utilizável 15,9 GB. (Imagem 01)

 

Eu sei que existe bastante coisa sobre esse problema, mas acreditem, já testei inúmeras soluções encontradas. Por isso queria saber se alguém tem uma solução definitiva, que talvez enfrentou o mesmo problema que eu e/ou tenha as configurações parecidas com a minha, pois parece ser algo bem específico com AMD ou alguma incompatibilidade Sistema Operacional VS placa-mãe VS memória RAM, talvez um conjunto de fatores.

 

Bom, a primeira "solução" a qual me deparei foi que talvez nas configs da placa-mãe estivesse alocando memória para a placa de vídeo integrada, porém meu PC não tem placa de vídeo onboard e a opção nem aparece na BIOS.

 

Segunda tentativa foi através do msconfig em "Opções avançadas de inicialização". Marquei e desmarquei a Memória máxima e não resolveu.

 

Outra tentativa foi retirar a paginação da memória virtual, sem sucesso.

 

Já testei com outras memórias e em slots diferentes. Testei com dois pentes nos slots 1,2 e 3,4 e em ambos reconheceu os dois pentes normalmente com o total da memória, sem nenhuma alocação para hardware.

 

Quando eu coloco mais um pente (3 pentes) ele também reconhece 24 GB e não reserva nenhuma memória para hardware.

Agora quando eu coloco os 4 pentes de 8 GB o sistema operacional simplesmente engole metade da memória RAM, reservando para hardware 16,1 GB.

 

Minha BIOS está atualizada.

 

Meu setup:
 - Sistema Operacional Windows 10 Pro (vers. 21H2 - Compilação do SO 19044.1348)
 - AMD Ryzen 7 2700 3.2GHz
 - Placa de Vídeo ASUS AMD Radeon RX 580 OC 8GB, GDDR5 DUAL-RX580-O8G
 - placa-mãe Gigabyte B450m DS3H (Versão da BIOS F60)
 - SSD Kingston NV1 500GB,M.2 2280 NVMe
 - Memórias RAM 4x8GB (32GB)
   + 2x8GB Crucial Ballistix Sport LT/2666MHz/DDR4/CL16 - BLS8G4D26BFSEK
   + 2x8GB Crucial Ballistix 2666MHz/DDR4/CL16 - BL8G26C16U4R

 

Em anexo mais imagens de tela para análise.

 

Por favor, alguém tem alguma solução diferente dessas testadas?

Imagem 01.png

Imagem 02.png

Imagem 03.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você precisa primeiro fazer um CLEAR CMOS(retirar a bateria e recolocá-la após 30 s), se o problema persistir trocar suas memórias de slot para  o que estiver vazio, muitas das vezes uma oxidação no slot ou até mesmo uma memória suja faz com que ela não seja reconhecida e gere travamento na máquina.

 

Para limpar o slot use spray limpa contato(aguarde secar para ligar o equipamento) e uma escova de dentes. Tive esse mesmo problema esses dias e com esse método resolveu meu problema espero que te ajude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Continua tudo o mesmo galera, estava usando apenas 24gb daí agora atualizei pro Windows 11 então tentei instalar todos os pentes novamente pra verificar se corrigiu, mas continua com o mesmo problema.

 

Tô pensando seriamente em trocar de placa-mãe, porque só pode ser uma limitação dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...