Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Essa configuração de PC tá boa pra produção de animações?


Posts recomendados

Eu só quero fazer animações simples 2d e 3d, comecei a trabalhar recentemente e posso juntar uma grana pra montar (tô trabalhando de jovem aprendiz), queria saber se essas configurações são boas pra um PC desse tipo...

Ryzen 5 2600

MSI p/ AMD AM4 B450M PRO-VDH DDR4 

Memória Crucial Ballistix Sport LT, 16 GB (2X8),2666MHz, DDR4, CL16, Preta

Memória HyperX Fury, 16GB (2x8GB), 2400MHz, DDR4, CL15, Preto - HX424C15FB2K2/16

HD Seagate BarraCuda, 2TB, 3.5´, SATA - ST2000DM008

SSD Kingston A400, 240GB, SATA, Leitura 500MB/s, Gravação 350MB/s - SA400S37/240G

Placa de Vídeo MSI AMD Radeon RX 570 Armor 4G OC, GDDR5

Fonte EVGA 500W 80 Plus White - 100-W1-0500-KR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Allecty Animações em 3D são as que mais necessitam de um computador robusto. Quais programas você vai usar? Você vai ter que dimensionar bem esse PC pois pra renderizar em 3D ele vai esquentar...

 

Essa sua configuração está estranha. Colocou 2 memórias diferentes:

 

Memória Crucial Ballistix Sport LT, 16 GB (2X8),2666MHz, DDR4, CL16, Preta

Memória HyperX Fury, 16GB (2x8GB), 2400MHz, DDR4, CL15, Preto - HX424C15FB2K2/16

 

Vai escolher uma das duas? Se for pode ir de Crucial mas, dependendo do programa que for usar tem que ser 32Gb ao invés de 16.

 

Quanto ao armazenamento, você precisa de 2TB? Vai usar pra quê? Se não troque por outro SSD.

 

SSD Kingston A400, 240GB, SATA, Leitura 500MB/s, Gravação 350MB/s - SA400S37/240G

 

Pegue fontes boas, tipo Sunflower, RGPS Redragon (550wats).

 

Olha, coloca antes quais programas vai usar (eu já escrevi algumas coisas mas nem vou apagar rs), além do seu orçamento. Você também não especificou se sem monitor, teclado, mouse...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb vei primero obrigada por me responder. Eu tava pensando em usar o blender, eu tinha visto que 16gb de ram roda até bem pra modelagem e animação, quanto as marcas eu vou pega só uma mesmo.

Nos 2tb de HD era só 1 eu digitei errado foi mal, vou ver se dá pra encaixar mais uma memória SSD.

Vou ver as fontes melhor também, o teclado e o mouse eu já tenho, não são os melhores mas funcionam, quanto ao monitor eu vou ter que ver, tinha esquecido disso.....

Já no meu orçamento, eu comecei a trabalhar de jovem aprendiz, eu não preciso do dinheiro pra ajudar em casa, então posso usar todo o salário que eu ganhar pra fazer esse PC. 

Eu só vou querer aprender a modelar e animar em 3d no blender, não é um uso profissional, pelo menos não agora, maís tarde se eu trabalhar com isso eu dou upgrade nas peça e tal, é só pra aprendizado...

Fora a ram(vou pegar a que você recomendou) a memória (vou ver mais um SSD) é a fonte(vou dar uma pesquisada melhor, procurando as você falou primeiro) , eu precisaria mudar mais alguma coisa?

De novo obrigado por me ajudar :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Allecty Quanto vai pagar nesse processador? Dependendo do quanto estiver, vale mais a pena pegar um Ryzen 5 3600. 

 

A frequência das memórias está muito baixa, recomendo que pegue 3000Mhz para cima. Recomendo essas memórias aqui: link

 

Os SSDs A400 da Kingston não são bons, muitos deles tem um fim bem prematuro, pegue esse outro: link

 

A recomendação acima de colocar mais um SSD não faz sentido para mim, pegue um de SSD de 250gb para sistema operacional e principais programas, e um HD para arquivos e programas que não utiliza tanto. 

 

Fonte, as baratas que recomendo é a Pichau Nidus 500w e a MWE V2 500w, se decidir investir mais, pegue a Seasonic GC-550, ou Super Flower Leadex III 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lenhal Brigado pelas recomendações, eu vou trocar o processador o de 3600 vale mais a pena em custo-benefício (o preço dele é bem similar ao 2600 e parece ser melhor), as memórias eu também vou trocar, quanto a fonte eu vou ver mas provavelmente vou pegar a nidus ou a mwe, talvez eu pegue uma melhor com o andar das coisas.

Obrigada de novo pela atenção e pelas recomendações :)

so uma última pergunta, eu posso comprar qualquer monitor, ou precisa ser um com uma configuração mais parruda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lenhal obrigada por me responder, e só umas últimas perguntinhas, eu fui meio desatento (minha primeira vez montando um PC) e esqueci das ventoinhas e do gabinete, só queria saber se tem alguma recomendação desses dois.....

E de verdade  brigado pela ajuda de mano, é a minha primeira vez pesquisando e montando um PC, eu ainda tô tentando saber o que algumas peças fazem e tal, então tô um pouco perdido, mas de novo obrigado pela ajuda ❤️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Lenhal disse:

A frequência das memórias está muito baixa

Não vai fazer diferença. Assim como em edição de vídeo o que importa é a quantidade de memória disponível.

 

23 horas atrás, Lenhal disse:

HD para arquivos e programas que não utiliza tanto.

 

Pra que usar HD hoje em dia? Ele não vai ficar instalando jogos (pelo menos não é a finalidade que foi dita)

A não ser que ele vá encher de música e filmes, 240Gb para o SO e programas e mais 120Gb para gravar os projetos é mais que suficiente. E se for usar só o Windows/Office/Internet e Blender, pode ser dois de 120Gb. 

 

22 horas atrás, Allecty disse:

eu posso comprar qualquer monitor

 

Como não vai jogar, pode ser monitor com taxa de atualização padrão (você vai ver taxas de 60, 120, 144, 240...) mas isso influencia no jogo, para ver mais quadros (FPS). No seu caso pode ser com 60 hertz mesmo (é igual a TV), pelo menos Full HD e 24 polegadas. Trabalhar com tele pequena é meio ruim nesse tipo de programa, fica difícil de ver os detalhes. 

 

6 horas atrás, Allecty disse:

esqueci das ventoinhas e do gabinete

Vai depender da região que você mora, se é quente o ano todo, se o computador vai ficar em um lugar com ar condicionado ou não... Pelo seu perfil deve ser Curitiba, então tem partes do ano são quentes e outras frias. Dê preferência a  gabinetes com a frente mesh (tipo uma tela). Os que tem a frente de metal ou vidro são mais bonitos, mas tem pouca entrada para o fluxo de ar.

Faz o seguinte: pesquisa um gabinete e coloca aqui pra gente analisar ele. Vai que você goste de um modelo específico e, dependendo do qual escolher, tem que ver qual aircooler ou watercooler vai caber nele.

 

Sugiro com tudo que você conseguir economizar invista na placa de vídeo. As NVIDIA são melhores em geral para o trabalho (seja animação, 3D, edição de vídeo). Muitos programas são mais bem otimizados para elas. Como vai usar o Blender, dê uma pesquisada em qual placa e melhor pra ele. 

 

Entre no site, na parte de support. O Adobe Premiere e o Photoshop, por exemplo, tem no site da adobe uma explicação EXCELENTE do que influencia ou não na velocidade deles, o que investir que vai dar mais retorno (mais memória, ou melhor CPU ou GPU). Pode ser que o Blender também tenha (eu estou 'supondo' pois nunca mexi nele, só vi). Aí você descarta o que escrevi acima sobre a placa de vídeo: se no Blender a CPU impactar mais que a GPU, você compra um processador melhor. Se estiver escrito que a GPU faz mais diferença, invista mais nela.

 

Quanto a mouse e teclado não faz diferença nenhuma uma mouse de 100 reais e outro de 10000. Você não é profissional (ainda) e nem é pro player de CS ou LOL rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, mineirimbb disse:

Não vai fazer diferença. Assim como em edição de vídeo o que importa é a quantidade de memória disponível.

Quanto mais alta a frequência, melhor vai ser o desempenho do PC em geral, sem contar que uma memória de 2666Mhz tem o mesmo valor de uma de 3000-3200Mhz. 

 

6 minutos atrás, mineirimbb disse:

Pra que usar HD hoje em dia? Ele não vai ficar instalando jogos (pelo menos não é a finalidade que foi dita)

A não ser que ele vá encher de música e filmes, 240Gb para o SO e programas e mais 120Gb para gravar os projetos é mais que suficiente. E se for usar só o Windows/Office/Internet e Blender, pode ser dois de 120Gb.

SSD é mais prático e rápido, mas ele não chega nem perto ao preço por gb do HD, tendo um HD + SSD você tem espaço de sobra, e velocidade para mexer nos programas. Um SSD de 120gb por exemplo, está 120-150 reais mais ou menos, enquanto um HD de 1TB está 220-250 reais.

 

7 horas atrás, Allecty disse:

@Lenhal obrigada por me responder, e só umas últimas perguntinhas, eu fui meio desatento (minha primeira vez montando um PC) e esqueci das ventoinhas e do gabinete, só queria saber se tem alguma recomendação desses dois....

Gabinete é muito pessoal, onde você mora, Curitiba (pelo menos é o que consta em seu perfil) não é uma cidade muito quente, então é possível sacrificar um pouco de air flow para ter algo que te agrade mais. Assim como o colega, sugiro que mande algum gabinete que goste para avaliarmos. Quanto as ventoinhas, você gosta de RGB? Ou prefere tudo neutro? Essa parte é algo bem pessoal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lenhal disse:

SSD é mais prático e rápido, mas ele não chega nem perto ao preço por gb do HD,

Para o que ele quer usar, coloca só SSD. Só tem vantagem se for usar MUITO espaço. Se não for jogar e só for usar os programas mais comuns e o Blender, um de 240Gb dá e sobra!

 

1 hora atrás, Lenhal disse:

Quanto mais alta a frequência, melhor vai ser o desempenho do PC em geral, sem contar que uma memória de 2666Mhz tem o mesmo valor de uma de 3000-3200Mhz. 

Se for usar AMD até 3200Mhz e só. As Crucial Ballistix tem um bom custo-benefício.

 

... Você tem um Atari? 🤩

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, mineirimbb disse:

Para o que ele quer usar, coloca só SSD. Só tem vantagem se for usar MUITO espaço. Se não for jogar e só for usar os programas mais comuns e o Blender, um de 240Gb dá e sobra!

Ainda vejo mais vantagem em um SSD + HD

 

19 minutos atrás, mineirimbb disse:

... Você tem um Atari? 🤩

Sim rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/11/2021 às 19:38, mineirimbb disse:

Sugiro com tudo que você conseguir economizar invista na placa de vídeo. As NVIDIA são melhores em geral para o trabalho (seja animação, 3D, edição de vídeo). Muitos programas são mais bem otimizados para elas. Como vai usar o Blender, dê uma pesquisada em qual placa e melhor pra ele. 

 

Entre no site, na parte de support. O Adobe Premiere e o Photoshop, por exemplo, tem no site da adobe uma explicação EXCELENTE do que influencia ou não na velocidade deles, o que investir que vai dar mais retorno (mais memória, ou melhor CPU ou GPU). Pode ser que o Blender também tenha (eu estou 'supondo' pois nunca mexi nele, só vi). Aí você descarta o que escrevi acima sobre a placa de vídeo: se no Blender a CPU impactar mais que a GPU, você compra um processador melhor. Se estiver escrito que a GPU faz mais diferença, invista mais nela.

Eu dei uma pesquisada a gpu que eu peguei cumpre com requisitos recomendados do blender, é tem certas coisas do blender que necessita mais cpu do que gpu, e eu posso usar os dois juntos pra fazer certos rendering, mas se der bom vou ver se não pego uma GTX da NVIDIA, tem um bom preço.

Obrigada pela ajuda ☺️

@mineirimbb

@Lenhal @mineirimbb eu vou pegar o Gabinete Gamer Dt3 Sports Lander Mid Tower RGB, parece ter um bom custo-benefício e é bonitinho, só não sei se vai caber tudo nele (o cooler eu também dei uma pesquisada e resolvi pegar o WaterCooler Corsair Hydro Series High Performance H45).

muito obrigado pela ajuda de vocês e pela atenção, eu sou meio lerdo nessas coisas e vocês ajudaram muito, obrigada:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb  então, eu andei trocando uma ideia com uns cara da minha escola, com a minha mãe e tal, sem contar as recomendação das outras pessoas na Net agora, eu vou dá uma esperadinha pra ver se os apreços abaixam e tal,(inclusive de gabinete que tá um pouquinho caro), quando a situação tiver um pouco melhor, eu volto a ver os preços e volto aqui pra consulta vocês de novo a tal, se tiver melhor até mudo outras peças e tal se o preço tiver favorável.

Mas de novo muito obrigado pela ajuda Man, se não fosse por você e o outro rapaz, eu provavelmente teria me enrolado bastante nas peça até, sério de verdade brigado :)

só mais uma pergunta, essa é da minha mãe, um PC já montado vale a pena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Allecty Faço minha as palavras do Lenhal (e a imagem dele é bem sugestiva rs)

 

Quanto a baixar ou não o preço, não contem com isso. Escuto que os preços iriam baixar desde maio deste ano. Vários profetas da economia fixam uma data ou um mês. Com a atual recessão econômica do Brasil (que não tem previsão de melhora), somado ao valor do dólar (na verdade nossa moeda desvalorizou e não foi o dólar que subiu no mundo), a falta de componentes eletrônicos e no caso das placas de vídeos o pessoal que usa para mineração, não há expectativa de baixa de preços.

 

Pra você ter ideia no Ebay tem gente vendendo memória DDR5 a 22 mil reais. Procure nas maiores lojas on line dos EUA (como Amazon, BH Photo, etc) e verá que não tem pra comprar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb @mineirimbb Po Man sério...

Eu ia esperar até final do ano que vem pra comprar os negócios e tal, achei que os preços iam tá mais convidativos (principalmente de placa de vídeo que tá caro demais), ia dar até uma economizada a mais e tal...

Acho que vou tentar comprar enquanto os preços não sobem mais ainda então....

Brigado pelo toque

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb @mineirimbb @mineirimbb @mineirimbb Po Man brigado por me responder, eu não tenho muita urgência pra fala a real, mas se os preços aumentarem vai ficar mais difícil pra mim conseguir montar o PC,ainda mais com o meu salário que não é muito.

Eu tava pensando nesse 5700g, mas eu não tô achando placa compatível com ele....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Ryzen 5700g seria uma boa opção para jogos, mas se o objetivo são edições de vídeo e renderização então procure por processador Intel, voce terá mais performance com o vídeo integrado da Intel devido ao "Intel Quick Sync".

 

Aliás, mesmo que mais para frente voce coloque uma placa de vídeo dedicada, ainda assim vai poder continuar se beneficiando do Intel Quick Sync. Sobre a placa de vídeo, compre Nvidia devido a tecnologia NVENC...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...