Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual nome e onde encontrar terminal para conector tipo jumper de placa?


doraimom

Posts recomendados

Olá.

Minha caixa de som Bluetooth faz uso do conector duas vias plástico mostrado na foto abaixo para conectar a bateria à placa do circuito do equipamento de som.

Eu estou trocando a bateria original que veio na caixa de som, mas para isso tive de cortar o fio que ligava a bateria ao conector.

Meu interesse era em substituir o fio que vai para o conector duas vias ao invés de fazer um remendo ou solda entre a bateria nova e o fio cortado atual que já está ligado ao conector.

Ao remover o fio do conector, percebi que ele possui um terminal metálico crimpado no fio bastante minúsculo, conforme mostra a foto abaixo na ponta do fio preto.

 

terminal-duvida.jpg

P.S.: Esse conector é igual ou muito parecido aos conectores de bateria usados em telefones fixos sem fio (wireless).

 

Alguém sabe como chama e onde vende esse terminal?

E sabem dizer também se existe algum alicate específico para crimpar esse terminal ou se é feita a crimpagem artesanalmente com um alicate?

Não achei nada parecido a venda no Mercado Livre. O mais próximo que existe é o terminal da foto abaixo, porém, bem maior do que o da foto acima, além de também ser diferente a ponta do fêmea dos dois:

3e887af357e0f8c3840b62c9b48b23c6.jpg

Agradeço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Permita-me opinar que não vale o custo da aquisição da ferramenta. Vale mais a soldagem mesmo. Atenção à polaridade e curtos.

 

Pra não dizer que não ajudei, veja esta dica: tire foto apenas o terminal deixando-o em destaque e tente procurar no google imagens.. clique na camerazinha e faça upload da imagem. Tentei fazer isso com a sua foto mas o conector não está sozinho que deixou o robô de busca meio perdido. Dica complementar: tire de ângulos diferentes e repita o procedimento

😁

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov obrigado pela dica. Infelizmente não o vi a venda no site mencionado.

 

@Renato.88 acho que terei de fazer isso mesmo e tentar reaproveitar, abrir as garras do terminal e ver se consigo apertar de novo em um novo fio sem quebrar o metal.

 

@Thiago Miotto acredito que tenha confundido o terminal que mencionei. É o metálico abraçando o fio e não o conector plástico. Na foto que postei já dá pra ver exatamente como é o terminal. 2 braços para abraçar o fio e mais 2 braços dobrados pra travar na parte de dentro do conector plástico.

 

Obrigado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse tipo de conector é bem comum em algumas marcas de placa de esteiras, etc, é uma coisa a ser usada em qualquer tipo de placa.

A venda mesmo ainda não consegui achar, tem q saber exatamente a dimensao para procurar o terminal certo.

Acho mais fácil soldar o fio direto mesmo, é menos trabalhoso que procurar, nem eu sei o nome certo desse conector tambem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, doraimom disse:

acredito que tenha confundido o terminal que mencionei. É o metálico abraçando o fio e não o conector plástico. Na foto que postei já dá pra ver exatamente como é o terminal. 2 braços para abraçar o fio e mais 2 braços dobrados pra travar na parte de dentro do conector plástico.

O melhor seria achar o conector plástico c/ material técnico, aí tem o nome do conector p/ você pegar:

como esse que poste de exemplo: https://www.eletropecas.com/Produto/conector-modular-miniatura-metaltex-mfaf-04

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu entendi. Mas o que falei foi que no link que eu envie, há o link pro manual técnico. Neste material você vê o nome do terminal necessário e aí o compra.

No caso desse conector que postei:
image.png.5e323972fabae8c7ef9aa6f1c4a21065.png

obs: lembro que não é o seu conector, só estou explicando como você pode achar a informação para seu conector

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Às vezes, a depender do tipo, metal e plástico somente são vendidos casados.

 

7 horas atrás, rmlazzari58 disse:

36c1f11a35.jpg.fd364ea85c5f9de5774831ec74e69cbb.jpg

 

Nesse caso, vende separado. O tipo de conector chama-se Modu.

 

O metal é chamado de terminal. O plástico é chamado de alojamento. O par terminal-alojamento pode ser macho ou fêmea.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm agradeço a reportagem da foto já publicada anteriormente. As dimensões desses terminais da foto repostada e conectores são de tamanho muito superiores, maiores, do que o terminal que mostrei na minha foto que é um fio de 0,5mm com a capa plástica. Não encontrei a venda, como já disse, nem terminal, nem conector, nem o par e muito menos um alicate que crimpasse esse terminal dessa forma. Enquanto não consigo vou reaproveitando terminal e fio velho do equipamento. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu precisava conectar bateria aos meus projetos.

Não sabia o nome do conector.

Fui em diversas lojas de componentes eletrônicos e, depois de explicar bem o que queria, encontrei em uma loja.

Comprei apenas um, para justificar o trabalho e dedicação do vendedor, pois o preço era alto para o componente.

Aproveitei e perguntei o nome do produto, que não ajudou, pois ele disse um nome genérico.

Chegando em casa, perguntei ao tio Google e depois de algum trabalho, encontrei o dito cujo.

Parti para os vendedores tradicionais, como Aliexpress, Ebay, etc. e acabei encontrando e a um bom preço. 

Segue a imagem do componente, que comprei, mas se não for isso, que você procura, pelo menos siga o procedimento, que você chega lá.

Boas compras.

MOR_AL

Fonte_Conector.JPG

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, MOR disse:

Fonte_Conector.JPG

 

Este da foto de @MOR, está na etiqueta, é o JST da série XH.

 

Na Wikipedia existe uma página dedicada aos conectores da família JST, contendo uma utilíssima tabela de séries.

 

12 horas atrás, doraimom disse:

As dimensões desses terminais da foto repostada e conectores são de tamanho muito superiores, maiores, do que o terminal que mostrei na minha foto que é um fio de 0,5mm com a capa plástica.

 

Talvez lhe sirvam os "terminais elétricos pré-isolados", da elétrica predial. O plástico de isolação segue um padrão de até três cores conforme a faixa de bitola do condutor.

 

Veja em grandes lojas locais de material de construção (Leroy Merlin, Armazém alguma-coisa) ou de elétrica predial.

 

Os alicates de crimpar existem para famílias de conectores e são importados ou muito mais caros aqui dentro. Nos grandes marketplaces internacionais (eBay, AliExpress, etc.) você encontra kits: organizadores plásticos cheios dos conectores de uma família + alicate correspondente. São produtos direcionados a eletricistas.

 

Em 01/12/2021 às 08:59, Thiago Miotto disse:

Mas segue busca para você mesmo achar:

[busca no Google Imagens]

 

Esses primeiros, com duas vias polarizadas, você encontra no setor automotivo.

 

conector_automotivo.png.0a4ea5cd7d647d72989d9aafb733513f.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR O conector da sua foto é praticamente idêntico ao que eu preciso. Acho que por tudo que descreveu, esse tipo de terminal e conector são comprados prontos no mercado e eu não conseguirei o conector avulso para crimpar nos meus próprios cabos. Mas, ajudou bastante sua mensagem. Obrigado. A única diferença do conector que você postou foto para o que eu estou usando é que o seu tem 2 linhas de plástico em alto relevo em um dos lados do conector, enquanto o meu conector ele só possui uma linha de plástico em alto relevo. O encaixe na placa não daria certo. Mas é isso. Ou reaproveito conector usado ou vou ter de importar um jogo de conectores como os da sua foto, já com o terminal crimpado e encaixado no conector, e com fio. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também tenho uns dois, ainda fixados na tira de metal, @MOR. E também achei caro pelo que é. Não é muito dinheiro mas pelo que é poderia custar bem menos. Enfim, oferta, procura...

 

Comprei bastantes deles, para fazer experiências com placas chinesas de amplificação de som, de decodificação de MP3, de bluetooth, é um conector bem comum nesses módulos.

 

Encontrei aqui em São Paulo, na loja Mult Comercial, os vendedores conhecem pelo nome que indiquei (mini conector fêmea tipo jumper) mas sei que tem em outras lojas, também, como Milcomp (ou Compomil), Bau da Eletronica...

 

Só que comprar pela Internet, sem levar amostra presencialmente, pode ser complicado. O negócio é medir muito bem e mesmo assim, se o vendedor não for muito bacana, se não der certo, trocar é bem complicado, despesa com envio, enrolações e chateações em geral.

 

O que tenho mede 1mm na régua (não tenho paquímetro), talvez um pouco menos, na dimensão que assinalei com dois traços, ali...

 

conector.jpg.27d6a90e0cfa37ed199cde7ed45dae22.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

não tenho paquímetro

 

Muitos vendedores também não. Daí nem adiantará muito enviar a eles o desenho técnico encontrado em datasheet. A única saída será encontrar anunciante que nomei o produto com exatidão, ou seja, com o "nome" de fato, preciso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
45 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

 

Do site (domínio) que é fonte primária sobre os conectores JST:

 

http://www.jst-mfg.com/product/pdf/eng/eXH.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/12/2021 às 12:01, doraimom disse:

Renato.88 acho que terei de fazer isso mesmo e tentar reaproveitar, abrir as garras do terminal e ver se consigo apertar de novo em um novo fio sem quebrar o metal

Isso é praticamente impossível fazer, eu já tentei muitas vezes e nunca deu certo. O melhor é soldar por cima mesmo. 

Em 02/12/2021 às 11:32, doraimom disse:

O conector da sua foto é praticamente idêntico ao que eu preciso

Não é. 

O conector postado na primeira foto tem 2 mm de distância nos terminais, o postado pelo @MORé o de 2,54mm.

 

Em 02/12/2021 às 10:30, alexandre.mbm disse:

Este da foto de @MOR, está na etiqueta, é o JST da série XH.

Estive pesquisando esses conectores JST. 

O que de fato estamos procurando é o da série PH e sim existe pra vender:

D_NQ_NP_935885-MLB46554611561_062021-O.j

Durante a minha busca encontrei outro tipo de conector bem conhecido e usado em vários aparelhos eletrônicos, é conhecido por KK:

images?q=tbn:ANd9GcT--VzQq8VgnSMRPTdUSpG

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...