Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso proteger TV e consoles, mas não sei nada do assunto


LanFan

Posts recomendados

Pesquisei em vários vídeos qual a melhor forma de proteger as compras da Black Friday da eletricidade instável do Brasil. Os principais vídeos que usei como base estão listados lá embaixo.

 

Com a pesquisa, cheguei aos famigerados filtros de linha (protetores de surtos de tensão). Preciso proteger uma SmartTV, um Chromecast e dois consoles de vídeo-game (PS5 e Switch). Ao me informar sobre o assunto, descobri que mesmo o aparelho da SKY e o modem precisam ser protegidos, vistos que vão estar ligados a eles. Também há uma divergência entre os vídeos sobre a necessidade de aterramento (o 3 e o 4 recomendam, mas dizem não ser obrigatórios, enquanto o 1 e 2 põem como obrigatório).

 

1. Este filtro de linha serve? Se não, qual serviria?

2. Como saber se minha casa já possui aterramento?

3. Qual é exatamente a aparência de um aterramento, onde fazer e qual o custo disso?

4. Comprar o filtro de linha acima vai adiantar sem aterramento?

5. Atualmente uso dois módulos isoladores para proteger os equipamentos de casa, comprados há mais de dez anos, com o objetivo de proteger computadores. Hoje o primeiro (e mais antigo) é usado na TV e no Chromecast, enquanto o segundo, nos consoles. O primeiro (foto de cima) fica ligado o tempo todo, enquanto o segundo (foto de baixo) só é ligado em caso de uso dos consoles, porém ambos estão sempre conectados às suas respectivas tomadas. Tirei uma foto deles, pois não consegui achá-los na internet. Nada que usasse eles jamais teve problemas, mas não sei exatamente o que eles fazem e, depois de pesquisar, fiquei em dúvida se são realmente benéficos. Tudo o que sei é que, independente de estarem protegendo ou não os equipamentos, eles são muito úteis para ligarem mais de um equipamento e servem como conversores bivolt, podendo ligar um aparelho 110 V numa rede 220 V ou vice-versa através deles. As fotos estão em anexo. Digam-me: eles estão protegendo algo? Estão piorando? 

 

Por favor, preciso de conselhos, pois não entendo nada desses equipamentos elétricos. Agradeço desde já.

 

Citação

 

mi1.jpg

mi2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, tire esses estabilizadores e faça como eu.

image.png.adf75b6753bb5fc37206957c16aec393.png

Servem nada mais nada menos para danificar eletrônicos.

3 minutos atrás, LanFan disse:

1. Este filtro de linha serve? Se não, qual serviria?

Sim, serve, o modelo antigo é melhor, porém esse ainda não deixa de ser um dos melhores protetores atualmente.

3 minutos atrás, LanFan disse:

2. Como saber se minha casa já possui aterramento?

Se você toma choque de eletrônicos, não tem aterramento.

4 minutos atrás, LanFan disse:

3. Qual é exatamente a aparência de um aterramento, onde fazer e qual o custo disso?

Depende, aqui em casa é uma barra de ferro que fica escondida no mato do jardim, mas sempre será uma barra de ferro fincada no chão, e aterramento na tomada é a tomada de 3 pinos, sobre o custo não posso te dizer.

5 minutos atrás, LanFan disse:

4. Comprar o filtro de linha acima vai adiantar sem aterramento?

Se sua elétrica for ruim, não, mas se for bem feita, vai, apesar de ainda ser recomendado o aterramento.

6 minutos atrás, LanFan disse:

5. Atualmente uso dois módulos isoladores para proteger os equipamentos de casa, comprados há mais de dez anos, com o objetivo de proteger computadores. Hoje o primeiro (e mais antigo) é usado na TV e no Chromecast, enquanto o segundo, nos consoles. O primeiro ("mi1") fica ligado o tempo todo, enquanto o segundo ("mi2") só é ligado em caso de uso dos consoles, porém ambos estão sempre conectados às suas respectivas tomadas. Tirei uma foto deles, pois não consegui achá-los na internet. Nada que usasse eles jamais teve problemas, mas não sei exatamente o que eles fazem e, depois de pesquisar, fiquei em dúvida se são realmente benéficos. Tudo o que sei é que, independente de estarem protegendo ou não os equipamentos, eles são muito úteis para ligarem mais de um equipamento e servem como conversores bivolt, podendo ligar um aparelho 110 V numa rede 220 V ou vice-versa através deles. As fotos estão em anexo. Digam-me: eles estão protegendo algo? Estão piorando? 

Eu usar como um segura-porta já explica muita coisa, ele danifica os eletrônicos, minha fonte antiga morreu por causa de um estabilizador (que é o mesmo da foto)

 

Veja alguns tópicos sobre isso:

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Pepse disse:

Depende, aqui em casa é uma barra de ferro que fica escondida no mato do jardim, mas sempre será uma barra de ferro fincada no chão, e aterramento na tomada é a tomada de 3 pinos, sobre o custo não posso te dizer.

 

Olá outra vez. Essa parte dos 3 pinos passou despercebida por mim se comparada às outras respostas. Então existem dois tipos de aterramentos? Quando me mudei para cá, todas as tomadas da casa já eram no padrão de 3 pinos. Significa que tenho aterramento? Agradeço se puder esclarecer. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, LanFan disse:

Pesquisei em vários vídeos qual a melhor forma de proteger as compras da Black Friday da eletricidade instável do Brasil. Os principais vídeos que usei como base estão listados lá embaixo.

 

Com a pesquisa, cheguei aos famigerados filtros de linha (protetores de surtos de tensão). Preciso proteger uma SmartTV, um Chromecast e dois consoles de vídeo-game (PS5 e Switch). Ao me informar sobre o assunto, descobri que mesmo o aparelho da SKY e o modem precisam ser protegidos, vistos que vão estar ligados a eles. Também há uma divergência entre os vídeos sobre a necessidade de aterramento (o 3 e o 4 recomendam, mas dizem não ser obrigatórios, enquanto o 1 e 2 põem como obrigatório).

 

1. Este filtro de linha serve? Se não, qual serviria?

2. Como saber se minha casa já possui aterramento?

3. Qual é exatamente a aparência de um aterramento, onde fazer e qual o custo disso?

4. Comprar o filtro de linha acima vai adiantar sem aterramento?

5. Atualmente uso dois módulos isoladores para proteger os equipamentos de casa, comprados há mais de dez anos, com o objetivo de proteger computadores. Hoje o primeiro (e mais antigo) é usado na TV e no Chromecast, enquanto o segundo, nos consoles. O primeiro (foto de cima) fica ligado o tempo todo, enquanto o segundo (foto de baixo) só é ligado em caso de uso dos consoles, porém ambos estão sempre conectados às suas respectivas tomadas. Tirei uma foto deles, pois não consegui achá-los na internet. Nada que usasse eles jamais teve problemas, mas não sei exatamente o que eles fazem e, depois de pesquisar, fiquei em dúvida se são realmente benéficos. Tudo o que sei é que, independente de estarem protegendo ou não os equipamentos, eles são muito úteis para ligarem mais de um equipamento e servem como conversores bivolt, podendo ligar um aparelho 110 V numa rede 220 V ou vice-versa através deles. As fotos estão em anexo. Digam-me: eles estão protegendo algo? Estão piorando? 

 

Por favor, preciso de conselhos, pois não entendo nada desses equipamentos elétricos. Agradeço desde já.

 

 

 

 

 

1 - Sim, é um bom filtro de linha, um dos melhores que temos no mercado.

2 - Abra uma tomada e veja se tem 3 fios lá (geralmente é verde) e se certifique que ele está conectado ao furo do meio da tomada. Faça isso apenas se tiver segurança pra isso, e desligue o disjuntor antes de abrir a tomada.

3 - A aparência correta é ter uma caixa de inspeção escrita aterramento. Você não vê mais nada. O custo depende muito do eletricista, mas não é algo muito caro. É mais do que um lanche do McDonalds mas é menos do que um processador novo. 

4 - Sim, adianta, principalmente se você usar junto um DPS iClamper pocket. Você pode usar os filtros sem aterramento, é melhor do que nada.  Entretanto, a melhor proteção ainda é o aterramento.

5 - Você não sabe exatamente o que ele faz porque ele não faz muita coisa mesmo. Pode removê-lo sem problemas. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, John Frusciante disse:

3 - A aparência correta é ter uma caixa de inspeção escrita aterramento. Você não vê mais nada. O custo depende muito do eletricista, mas não é algo muito caro. É mais do que um lanche do McDonalds mas é menos do que um processador novo. 

 

Onde ficaria essa caixa de inspeção se eu for procurar? Desculpe a total falta de conhecimento.

 

Citação

5 - Você não sabe exatamente o que ele faz porque ele não faz muita coisa mesmo. Pode removê-lo sem problemas. 

 

Não serve nem pra proteger um pouquinho uma TV que não é smart? Tem outras TVs aqui em casa que precisam de uma certa proteção, porém por enquanto não dá para comprar filtro de linha para todas.

 

Agradeço pelas respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, LanFan disse:

Não serve nem pra proteger um pouquinho uma TV que não é smart? Tem outras TVs aqui em casa que precisam de uma certa proteção, porém por enquanto não dá para comprar filtro de linha para todas.

Negativo, como já dito antes, e mostrado, o estabilizador faz o contrário.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 minutos atrás, LanFan disse:

 

Onde ficaria essa caixa de inspeção se eu for procurar? Desculpe a total falta de conhecimento.

 

 

Não serve nem pra proteger um pouquinho uma TV que não é smart? Tem outras TVs aqui em casa que precisam de uma certa proteção, porém por enquanto não dá para comprar filtro de linha para todas.

 

Agradeço pelas respostas.

 

Essa caixa de inspeção, se tiver, provavelmente está no seu quintal. O mais comum é ficar perto do relógio do padrão. 

 

Não, não serve nem um pouquinho, infelizmente. Eles não tem mais utilidade hoje em dia. Talvez lá nos anos 50.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Pepse disse:

Negativo, como já dito antes, e mostrado, o estabilizador faz o contrário.

 

Oi, agradeço. Gostaria de aproveitar para perguntar:

1. Se eu ligar um equipamento que não é bivolt no filtro de linha, ele converte para bivolt?

2. Esse filtro de linha não tem entrada para saídas no padrão americano (primeira foto, tenho duas aqui). Tem problema se eu ligar o conversor da segunda foto no filtro de linha e ligar as duas tomadas de padrão americano nele ou é gambiarra demais?

padrão americano.jpg

conversor.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, tem problema, esses conversores nem são recomendados inclusive, se não me engano pela Anatel, @Ferox Graxaim me corrija caso eu esteja errado.

2 minutos atrás, LanFan disse:

1. Se eu ligar um equipamento que não é bivolt no filtro de linha, ele converte para bivolt?

Não. O filtro de linha funcionará em 220V/110V.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Pepse disse:

Sim, tem problema, esses conversores nem são recomendados inclusive, se não me engano pela Anatel, @Ferox Graxaim me corrija caso eu esteja errado.

 

Se é assim, significa que eu nem poderia estar ligando nada no padrão americano aqui no Brasil. Ué, então como fazer para proteger meus equipamentos com tomada no padrão americano? Mudar a fiação do equipamento? Acho perigoso...

 

Citação

Não. O filtro de linha funcionará em 220V/110V.

 

Eu quis dizer: se for uma tomada 110 V ligada no filtro de linha, e a rede for 220 V, o equipamento queimará? Se sim, como contornar isso? 

 

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, LanFan disse:

Alguma sugestão de como fazer para proteger meus equipamentos com tomada no padrão americano?

Trocar o plugue.

1 minuto atrás, LanFan disse:

Eu quis dizer: se for uma tomada 110 V ligada no filtro de linha, e a rede for 220 V, o equipamento queimará? Se sim, como contornar isso? 

Sim.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, LanFan disse:

Eu quis dizer: se for uma tomada 110 V ligada no filtro de linha, e a rede for 220 V, o equipamento queimará? Se sim, como contornar isso?

O filtro de linha não faz conversão de tensão.

Se a tomada for 220v, o filtro fornecerá energia 220v. Caso você ligue um equipamento 110v neste caso, ele irá queimar.

Se a tomada for 110v, o filtro fornecerá energia 110v. Caso você ligue um equipamento 220v neste caso, ele não funcionará. 

 

Já os equipamentos bivolt funcionam em qualquer caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, tenho tanto equipamento importado com plugue americano aqui que nem existe no Brasil... trocar todos os plugues pra mim é inviável... especialmente porque nem sei como fazer isso com a segurança de não danificar o equipamento (como ocorre com o Nintendo Switch, comprado na época que não tinha no Brasil).

9 minutos atrás, Pepse disse:

 

 

Tinha lido esse tópico da primeira vez... deixe-me ver se entendi... devo usar o módulo isolador que tenho aqui ligado no filtro de linha? Ou é o filtro de linha que tem que ser ligado no módulo isolador? Ou não é nada disso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, LanFan disse:

Tinha lido esse tópico da primeira vez... deixe-me ver se entendi... devo usar o módulo isolador que tenho aqui ligado no filtro de linha? Ou é o filtro de linha que tem que ser ligado no módulo isolador? Ou não é nada disso?

Não é nada disso, leia o tópico e você entenderá.,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LanFan disse:

devo usar o módulo isolador que tenho aqui ligado no filtro de linha? Ou é o filtro de linha que tem que ser ligado no módulo isolador? Ou não é nada disso?

Nada disso.

 

Módulos isoladores são estabilizadores com nome chique.

 

 

 

Use só o filtro de linha e pronto.

 

Só tenha atenção de verificar quais são as tensões suportadas pelos equipamentos, se é 127V(110) ou 240V(220).

 

O filtro de linha não vai converter a tensão da tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Boa tarde!
 

5 horas atrás, LanFan disse:

Também há uma divergência entre os vídeos sobre a necessidade de aterramento (o 3 e o 4 recomendam, mas dizem não ser obrigatórios, enquanto o 1 e 2 põem como obrigatório).

No caso de filtros de linha como os da Clamper, não precisa de aterramento para proteger. Mas o aterramento é importante para a sua segurança, e é obrigatório de acordo com a norma NBR-5410 parágrafo 6.4.1.1.1.

5 horas atrás, Pepse disse:

Se você toma choque de eletrônicos, não tem aterramento.

Não necessariamente. Se os equipamentos não estiverem com fuga, não dará choque mesmo que não tenha aterramento.

 

5 horas atrás, LanFan disse:

2. Como saber se minha casa já possui aterramento?

O jeito mais simples de saber se tem aterramento é com um multímetro: se entre fase e o pino terra da tomada apresentar a tensão correta, significa que há aterramento. Ou então desmontar a tomada e ver se o fio verde ou verde-amarelo (terra) está presente. (Isso é necessário também porque mesmo que apresente tensão no pino terra, pode ser que tenha sido ligado o terra no neutro, o que é muito perigoso e deve ser desfeito imediatamente caso tenha sido instalado dessa forma!)

5 horas atrás, LanFan disse:

3. Qual é exatamente a aparência de um aterramento, onde fazer e qual o custo disso?

Como eu disse anteriormente, o fio do aterramento é o verde. A forma mais fácil de identificar é abrindo o quadro de disjuntores afim de expôr a fiação, e ver se o barramento de terra está presente. Pois caso tenha aterramento TN-C não será possível identificar da forma que nossos amigos @Pepse e @John Frusciante sugeriram. Porém desmontar o quadro de disjuntores é perigoso, desligue o disjuntor do padrão de entrada antes de abrí-lo.

 

2 horas atrás, LanFan disse:

Olá outra vez. Essa parte dos 3 pinos passou despercebida por mim se comparada às outras respostas. Então existem dois tipos de aterramentos? Quando me mudei para cá, todas as tomadas da casa já eram no padrão de 3 pinos. Significa que tenho aterramento? Agradeço se puder esclarecer. 

Existem três tipos de aterramento: TT, TN-S e TN-C. Mas não vem ao caso explicar a diferença deles aqui...
Se a tomada tem três pinos não significa que tenha aterramento, é extremamente comum instalações mal-feitas terem a tomada de três pinos, mas o pino terra estar desligado.
 

 

1 hora atrás, LanFan disse:

Onde ficaria essa caixa de inspeção se eu for procurar? Desculpe a total falta de conhecimento.

No poste do padrão de entrada deverá haver uma delas. Se o aterramento for TT ou TN-S haverão três ou mais caixas de inspeção de aterramento no seu terreno, com uma distância de senão me engano 2 ou 3m uma da outra. Localizando a caixa do padrão de entrada, as outras caixas não deverão estar muito longe dali. Se for TN-C haverá apenas uma caixa no padrão de entrada, e o aterramento será ligado no barramento de neutro do quadro de disjuntores (Nesse caso em específico não tem problema ligar o terra ao neutro, mas somente nesse caso!) Lembrando que o condutor neutro por padrão é o fio azul.

 

1 hora atrás, LanFan disse:

1. Se eu ligar um equipamento que não é bivolt no filtro de linha, ele converte para bivolt?

Não. Para ligar um equipamento 110/127V em rede 220V, é necessário um transformador. Lembre-se que o transformador precisa ter potência o bastante para os equipamentos que fores ligar!

 

1 hora atrás, LanFan disse:

2. Esse filtro de linha não tem entrada para saídas no padrão americano (primeira foto, tenho duas aqui). Tem problema se eu ligar o conversor da segunda foto no filtro de linha e ligar as duas tomadas de padrão americano nele ou é gambiarra demais?

Existem para vender em qualquer supermercado adaptadores do padrão Estadunidense para o Brasileiro de qualidade muito superior. Recomendo os da Daneva. Esse T aí é de baixíssima qualidade e é até perigoso de ser usado. Já vi um desses se desmontar ao retirar o equipamento dele (expondo totalmente os contatos elétricos), e também já vi um desses derretido por não suportar a corrente que deveria. Como no caso é uma fonte de baixo consumo, não haverá perigo de aquecimento, mas ainda assim há o perigo do T se desmontar e até mesmo provocar um curto-circuito. Um bom adaptador não converterá tomada de três pinos para dois por exemplo, pois a norma não permite isso.
Exemplos de bons adaptadores:
Capturar.PNGfd383cef4f.jpg

 

10 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Módulos isoladores são estabilizadores com nome chique.

Não necessariamente, os mais simples são apenas um transformador isolado com fusível e mais nada. Não protegem muito, mas também não são danosos para o equipamento desde que não sejam sobrecarregados. Porém no caso dele é um "modo isolador estabilizado", que é literalmente um estabilizador. Esse sim é prejudicial.

  • Curtir 2
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ferox Graxaim disse:

Não. Para ligar um equipamento 110/127V em rede 220V, é necessário um transformador. Lembre-se que o transformador precisa ter potência o bastante para os equipamentos que fores ligar!

 

Que transformador podes recomendar para ser usado com o filtro de linha da iClamper do link que postei?

Agradeço pelas respostas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@LanFan Qualquer transformador 115/220V servirá, mas recomendo que seja de no mínimo 1000VA. Caso vá ligar uma impressora de tonner ou qualquer outra coisa que consuma mais energia, aí será necessário um transformador de 2000VA ou mais.
Deverá comprar um transformador nesse estilo, com duas tomadas:ArquivoExibir.aspx.jpg

Caso somente um de seus equipamentos seja 110/127V, recomendo que use o transformador somente com ele, para não sobrecarregá-lo caso vá ligar muita coisa. Se for ligar uma impressora de tonner por exemplo, deverá ter apenas um transformador para ela, e deverá ser de no mínimo 2000VA como mencionei.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...