Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino Display OLED mostrando pontos tipo 'sujeira'


Posts recomendados

Oi pessoal gostaria de trazer boas notícias mas trago problemas (código e foto em anexo):

 

Problema 1: 

Por falta de memória precisei reduzir os pixels do meu display OLED para 64x16. Mas vejam na foto em anexo que aparecem uns pontinhos da metade da tela na direita. Como eu faço para eliminá-los ?

OBS: Aliás quem souber de alguma biblioteca que gaste menos memória para display oled 128x32 eu agradeço (para exibir somente textos)

 

Problema 2:

Notem no código em anexo que no setup tenho a void telainicial() que na verdade é apenas para exibir hora e data quando nada estiver acontecendo. Mantê-la ali faz exibir hora e data porém sem contar os segundos, ou seja, assim não interessa. E se eu a colocar dentro do loop junto com a void teclas(), aí quando eu digito quaisquer um dos cinco botões existentes (1,2,3,4,5) os números 1,2,3,4,5 são exibidos sobrepostos com hora e data piscando bagunçando a visualização. O que eu gostaria é que hora e data sumissem quando eu começasse a digitação e voltassem quando eu apertasse um sétimo botão de OK por exemplo. E o RTC voltasse atualizado e contando os segundos, é claro.

 

Como tem que ficar o código para resolver estes dois problemas ? alguém sabe ?

 

OLED1.JPG

codigoteste.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@eletron1791 ,

 

Fazem uns 4 anos eu comprei esse mesmo display Oled….  E tive os mesmos problemas, apareciam sujeiras em vários locais do display.

 

Tentei mudar um pouco a tensão, tentei filtragem melhor, até mudei um componente do circuito de reset dessa plaquinha, e nada adiantou….

 

Troquei por um outro e acabou o problema ….

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@eletron1791 ,

 

Valeu pela dica, meu amigo, mas eu só program em Basic e Asm, então não posso usar essa ai.....

Mas hoje existem várias atualizações na biblioteca original do Bascom para os SSD1306, que inclusive levam em conta um monte de variações dos fabricantes, com inicializações diferentes para cada caso.

Eu uso pouco esse display hoje pelo tamanho pequeno e dificuldade em visualizar ele ( passou dos 60 tudo complica viu ... ).

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...