Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gt 710 em uma fonte de 230w genérica?


Posts recomendados

Bom dia, estou com um problema no meu PC, basicamente a última entrada de vídeo do meu PC queimou e agora preciso de uma GT 710 que peguei de uma amigo para dar vídeo.

 

Tenho um i5 3470 e não tenho condição de comprar um fonte nova até o mês que vem, preciso do computador para trabalhar ou eu passo fome. Se eu limitar o uso do processador a 70% do tdp dele, da para mim usar por mais um mês sem grande risco do meu computador explodir? Ainda não conectei a fonte e Estou sem trabalha.

Sobre jogos, eu só jogo Skyrim le e Minecraft, mas não por muito tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Aguiar16 O problema não é a quantidade de watts, a GT 710 usa nem 75W, o problema é a qualidade da fonte que é horrível, a qualquer momento seu PC inteiro pode ir pro lixo.

O melhor é comprar uma fonte agora para não ter dor de cabeça depois (e provavelmente o que queimou a entrada de vídeo ai foi a fonte).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PlayerUzumaki entendo amigo, a GT 710 só puxa 19w, mas acho que vou precisar arriscar e rezar para funcionar mais um mês sem problemas, a crise tá *****, se eu comprar a fonte agora não tem para comprar comida, e se eu for esperar também não tem por que não vou conseguir trabalhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Rodrigo Aguiar16 Boa tarde, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
Fontes genéricas são um risco sim. O certo seria trocar a fonte antes de tudo. Mas como não tens condições de comprar uma fonte melhor, a GT 710 será suportada pela fonte "sem problemas"

Também não é assim para dar problema com fonte genérica, dificilmente irá dar problema em tão pouco tempo, embora possa ocorrer. Tem gente que usa fonte genérica por anos e não ocorre nenhum dano aparente no computador, porém quanto mais tempo fica com uma fonte genérica, maiores as chances de um problema ocorrer a qualquer momento. Se a fonte decide explodir por exemplo (daí vem o apelido de "fonte bomba"), pode danificar mais algum componente do computador. É algo que é imprevisível, a fonte pode explodir a qualquer momento devido a seus componentes de baixa qualidade, mas é difícil. Mais comum da fonte explodir por conta de sobrecarga (e não dá de saber se sua fonte está sendo sobrecarregada ou não, pois elas nunca entregam a potência que diz no adesivo.)
Outro problema: por não terem PFC ativo e nenhum tipo de proteção adequada, a fonte genérica deixará passar os surtos de tensão para a saída. Enquanto uma fonte de qualidade, em caso de surtos, somente ela poderia queimar e o restante do computador continuaria seguro. A menos que o surto venha através da rede ou do conector de vídeo do monitor, aí nesse caso somente um DPS e um filtro de linha de qualidade irão proteger. (Clamper Energia 5 e Energia 8 são filtros de linha com uma excelente proteção contra surtos.) Ainda assim é sempre aconselhado retirar seus equipamentos da tomada sempre que falta energia, e em caso de temporais.
Fora esses dois principais riscos da fonte bomba, tem o problema delas não possuírem uma boa filtragem, e por isso deixam passar os ruídos da rede elétrica para o restante do computador, podendo causar danos a longo prazo. Esse problema em específico até seria possível resolver com um filtro de linha de altíssima qualidade (com indutor, ou seja: teria que ser melhor que um iClamper Energia 5 ou Energia 8,) ou com o uso de condicionador de energia. Mas devido aos riscos que eu citei anteriormente sobre fontes genéricas, não dá de pensar que comprando um filtro de linha desses ou um condicionador de energia seus problemas seriam resolvidos. E pelo preço de um condicionador de energia decente, dá de comprar uma fonte de qualidade para seu computador.

De qualquer forma, pode instalar a placa de vídeo. A fonte genérica irá suportar, mas fica por sua conta em risco. Não acho que irá explodir por sobrecarga, pois sua configuração é de baixo consumo. No máximo há o risco de explodir de forma aleatória como falei inicialmente, mas ainda assim não é algo tão fácil de ocorrer. (Também acredito que possa explodir por variação de energia, mas se a energia da sua casa for estável, não tem tanto problema. E não me arrisco em recomendar o uso de um estabilizador com essa fonte, pois estabilizadores também são nocivos para o computador.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...