Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 5600x ventoinha aumentando a rotação sem motivo


Visitante

Posts recomendados

Boa tarde gente, preciso muito de uma ajuda de vocês.

Comprei um Ryzen 5 5600x, uma B450M PRO II e 16GB de memória RAM Ballistix, o processador chegou hoje e fui montar o kit novo.

Não utilizei o cooler que veio com o processador, pois tenho um Gammxx 400 que tem suporte a AM4, instalei ele e usei uma pasta térmica da Cooler Master, a Master Gel PRO.

Quando instalei o Windows e comecei a baixar minhas coisas, do nada, a ventoinha disparou, aumentou muito a rotação, abri um programa da ASUS chamado Armoury Crate, que é da minha placa-mãe, e ali eu vi o processador em 69ºC.

Depois a ventoinha parou de fazer barulho e o processador foi para 40ºC, minutos depois aumentou e foi para os 60ºC e pouquinho, alguém sabe me dizer o porque de isso estar acontecendo? Isso é normal? Será que é por conta da pasta térmica, ai tem aquele negócio de tempo de cura e tudo mais?

Nunca vi meu Gammaxx 400 aumentar tanto a ventoinha, eu utilizava ele com um i5 4690 e nunca deu isso, por favor, peço a ajuda de vocês.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Igor_Araujo_ disse:

@Marlon Vinicius Cardoso Cara, vou te falar que eu acho que coloquei um pouco a mais do que deveria.. vou rever isso. Na hora que fui aplicar, acabou que saiu mais do que eu queria.

 

Rever essa questão, recomendo que limpe toda a pasta e aplique novamente apenas uma gotinha no centro do processador, depois com a própria pressão do cooler ela irá se espalhar de forma uniforme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Igor_Araujo_ esses picos de temperatura são quando você executa algum programa? ou somente na área de trabalho? tenho um 5600x e tive esse problema, mas normalizou não sei porque motivos, tb fiz um undervolt nele usando o AMD Ryzen master, esse 5600x esquenta um pouco mais que o normal eu utilizo o cooler box dele...

 

Seu gabinete você utiliza com a tampa lateral aberta? você tem quantas ventoinhas nele? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazza eu simplesmente instalei o windows, depois fui baixar o Chrome e aí ele disparou. Eu acho que pode ser a pasta termica mesmo, como disse o amigo ali, eu posso ter aplicado muita.

Percebi que quando tento executar algo, abrir algum programa ou qualquer coisa que exija processamento, ele esquenta do nada, deve ser isso aí mesmo, vou rever a pasta. 

Sim, eu deixo o gabinete aberto. Tenho 2 fans na parte da frente e um exaustor 

@zazza eu simplesmente instalei o windows, depois fui baixar o Chrome e aí ele disparou. Eu acho que pode ser a pasta termica mesmo, como disse o amigo ali, eu posso ter aplicado muita.

Percebi que quando tento executar algo, abrir algum programa ou qualquer coisa que exija processamento, ele esquenta do nada, deve ser isso aí mesmo, vou rever a pasta. 

Sim, eu deixo o gabinete aberto. Tenho 2 fans na parte da frente e um exaustor 

@Marlon Vinicius Cardoso Bom, eu não apliquei pasta térmica.. eu dei  um banho no meu processador..

É muito provável de que era isso mesmo, mas estou com medo/agoniado de abrir algum programa e a turbina de avião ser ativada kkkkkk

Vi vários vídeos de como aplicar pasta, acho que na hora que fui colocar, eu estava tão aflito (pois eu só fiz isso 2x na minha vida) que posso ter colocado um pouco mais de força e ai foi muita pasta. 

aa856c2f-4b11-4ed2-9c16-e5503ec7ef43.jpg

5ce8dda9-be81-443d-9f23-ff88b767b06b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Igor_Araujo_ disse:

@zazza eu simplesmente instalei o windows, depois fui baixar o Chrome e aí ele disparou. Eu acho que pode ser a pasta termica mesmo, como disse o amigo ali, eu posso ter aplicado muita.

Percebi que quando tento executar algo, abrir algum programa ou qualquer coisa que exija processamento, ele esquenta do nada, deve ser isso aí mesmo, vou rever a pasta. 

Sim, eu deixo o gabinete aberto. Tenho 2 fans na parte da frente e um exaustor 

@zazza eu simplesmente instalei o windows, depois fui baixar o Chrome e aí ele disparou. Eu acho que pode ser a pasta termica mesmo, como disse o amigo ali, eu posso ter aplicado muita.

Percebi que quando tento executar algo, abrir algum programa ou qualquer coisa que exija processamento, ele esquenta do nada, deve ser isso aí mesmo, vou rever a pasta. 

Sim, eu deixo o gabinete aberto. Tenho 2 fans na parte da frente e um exaustor 

@Marlon Vinicius Cardoso Bom, eu não apliquei pasta térmica.. eu dei  um banho no meu processador..

É muito provável de que era isso mesmo, mas estou com medo/agoniado de abrir algum programa e a turbina de avião ser ativada kkkkkk

Vi vários vídeos de como aplicar pasta, acho que na hora que fui colocar, eu estava tão aflito (pois eu só fiz isso 2x na minha vida) que posso ter colocado um pouco mais de força e ai foi muita pasta. 

aa856c2f-4b11-4ed2-9c16-e5503ec7ef43.jpg

5ce8dda9-be81-443d-9f23-ff88b767b06b.jpg

 

NU KKKKK, limpa isso aí e pinga só um ponto no centro do processador e o resto o cooler faz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Igor_Araujo_ disse:

@Marlon Vinicius Cardoso Kkkkk eu limpei e coloquei bem menos agora. Você sabe me dizer se esta pasta tem tempo de cura? O processador vai esfriar um pouco mais depois, não é isso?

 

Já é notável assim que começar o uso do computador, daqui uns 10 minutos da uma olhada e tenta forçar ele um pouquinho pra ver o que dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazza Beleza, eu vou baixar uns jogos aqui e fazer o teste para ver se está tudo certinho, depois eu volto aqui para te falar como está. Muito obrigado pelas sugestões, tamo junto!

4 minutos atrás, Marlon Vinicius Cardoso disse:

 

Já está em uma temperatura boa, o poder desse processador é superior ao seu antigo.

Muito obrigado pela sua ajuda, por enquanto está bem tranquilo, a ventoinha não disparou do nada, espero que continue assim kkkkk valeu mesmo pela ajuda cara, tamo junto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...