Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Detalhes do radio PX QYT (Zastone) CB-58 e tentativa de homologação sem FCC ID


Pincipi

Posts recomendados

  • Membro VIP

Aqui vão detalhes para quem quer comprar o último lançamento, aqueles que não aparecem em rewien ou no fabricante.

1.jpg.972d304983ba0281ada26d90c43df76e.jpg

Acima a tela e o teclado no escuro, abaixo o selo do carregador de mesa:

2.jpg.d4a64a426b65e449e55f8065dc9660c3.jpg

E da base:

3.jpg.017d467ceaa670af09029eb0ffc67897.jpg

Da bateria:

5.jpg.1ea7ee743fcd88d8f15e6ea41039f41b.jpg

Do rádio:

4.jpg.4e5257ad6fadc88c4c4c6886f5f89ae8.jpg

O detalhe do anel de vedação da base da antena:

6.jpg.9cfff5c678fc95e093996f91745247fd.jpg

Dos conectores:

7.jpg.380cc9236a4815972c3a4f69c8b4a149.jpg

Do PTT:

8.jpg.0d1343c07540ad730332acb8e2531ec3.jpg

Da parte de baixo do rádio:

9.jpg.0e2de1ea2b0b05c3c72de16d4f816b9d.jpg

E por último o arquivo do manual original em inglês digitalizado em PDF em 04Dez21 por PU2TVB/PX2Q1659, limpo sem propagandas:

Manual QYT CB-58 Original inglês.pdf

Estou pensando em fazer uma tradução dele para o português.

Não encontrei FCC ID porque ainda ninguém nos EUA fez. Na parte de homologação eu não encontrei nenhuma na ANATEL, vou tentar uma declaração de conformidade só com o manual com as especificações.

Não consegui soltar os botões para desmontar e ver por dentro, os dois parafusos são T9.

Já dei entrada no requerimento de homologação (Em análise) com estes dados:

1.thumb.jpg.8ce4ba21e77947117a88b567b8f77352.jpg

2.thumb.jpg.85408012eb17a96296f0f4b89401da8a.jpg

3.thumb.jpg.4173ea8e7a85ff7d9acb73715f35537b.jpg

No quesito laboratório coloquei não se aplica porque porque é o laboratório quem faz o FCC.

 

4.thumb.jpg.f9eed40746eab4cc43004ee137dec965.jpg

Eu busquei informações de como preencher nas homologações do RP40 e do UV82.

Em anexo eu coloquei além do manual digitalizado, uma sessão de fotos imitando as que foram feitas do UV-82:

Ext-Photos-QYT-CB-58.pdf

E as especificações do fabricante que constam no site:

Especificacoes QYT CB-58.pdf

Também anexei os comprovantes de compra e a minha foto com o selo ficou assim:

foto2.jpg.5d7146d6971777dfb76706d0c8675f6a.jpg

Só lembrando que necessariamente caso queira homologar o seu rádio, vai ter que tirar a foto do seu rádio com o número de série e fazer o copiar colar do selo para depois salvar como pdf, não dá para utilizar a minha foto e sobrepor um número de série.

Então, caiu na exigência do FCC:

exi.thumb.jpg.2e31cefa32ff18f5b68bdb30a29d7899.jpg

Fiquei sem solução já que não tenho como realizar um relatório em laboratório de testes com os resultados das frequências e potencias. Aqui em casa eu testei com um RP-40 homologado e em todos os canais eu consegui transmitir e receber normalmente.

Dei uma consultada num manual disponível na ANATEL:

Pag1.jpg.bfae9e87545f427b0c285a42b50f2046.jpg

E mais precisamente em sua página 14:

pag14.jpg.50559df52139fb1c77a7657e8b521e82.jpg

Encaminhei para análise uma declaração de conformidade no molde acima, assinada por mim mesmo e deu nisto:

exi2.jpg.3ec55e7c6ce38fe457870bb0d6d54777.jpg

Não teve jeito, só vai mesmo com um laboratório reconhecido.

Agora vou dar uma procurada na lista de laboratórios reconhecidos aqui no Brasil e ver quanto custa o relatório.

Enquanto isto, abandonei a tradução do manual, quem quiser dar continuidade, segue o que fiz até agora em word:

Manual do proprietário CB58.docx

Também fiz um vídeo furreca na esperança de que algum internauta me dê uma dica de como homologar o rádio:

Em resumo a situação ficou assim: No site da ANATEL tem uma lista de laboratórios no Brasil que realizam o tal ensaio da ANATEL, entrei em contato com alguns deles e responderam que só atendem empresas, que não atendem pessoas físicas/consumidor final, o CNPQ de Campinas/SP respondeu dia 15Dez21 pedindo para compartilhar as características técnicas. Também entrei em contato com outras empresas que fazem a terceirização ou regulamentação de selo de INMETRO e todas responderam que não atendem o ensaio da ANATEL. O preço do serviço ainda é desconhecido.

O mesmo rádio também é comercializado com o nome Zastone (zastonetech.com), por enquanto, nem na QYT nem na Zastone existe alguma documentação do CB-58, só me restou então ficar olhando de vez em quando as homologações dos dois fabricantes esperando que alguém faça o relatório.

 

 

 

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP

Está rolando a tentativa de ensaio junto ao laboratório da CPQD, a última resposta por e-mail foi esta:

 

"Prezado____,

 

Atendendo a vosso pedido, foi solicitado cotação de ensaios com base em caracterização elaborada por este OCD, considerando o seguinte:

 

Certificado 01

Produto: Transceptor 58nalógico Troncalizado Portátil

Modelo: QYT-CB-58

 

1) Características técnicas relevantes para o processo de certificação

O produto é um PTT para rádio do cidadão

Faixa de Frequências: 26,960 a 27,860 MHz

Modulações AM e FM

Alimentação: Conversor AC/DC

 

2) O processo é constituído por serviços OCD e ensaios laboratoriais. 

Nosso OCD irá enviar cotação para avaliação do processo e estamos solicitando cotação de ensaios ao laboratório INPE. 

 

3) Conforme ato nº 4083/2020 da ANATEL, em seu item 6.3.1.2.A: "A amostra enviada ao laboratório deve estar previamente identificada pelo fabricante por marcação física ou eletrônica, permanente ou temporária, ou na embalagem da amostra, com as seguintes informações mínimas: nome do fabricante (ou da marca), nome do modelo e país de origem."

Desta forma qualquer amostra que não atenda a esta disposição será reprovada, devendo o interessado providenciar o envio de nova amostra ao laboratório que atenda ao disposto.

 

4) Todos os equipamentos que forem comercializados no Brasil devem atender ao padrão de plugues adotado no Brasil conforme norma ABNT 14936.

Desta forma qualquer amostra que não atenda a esta disposição será reprovada, devendo o interessado providenciar o envio de nova amostra ao laboratório que atenda ao disposto.

 

 

Informações complementares ainda serão fornecidas pela equipe comercial do OCD.

Caso algum dos itens acima não corresponda à realidade do produto ou processo, por favor entrar em contato, pois a caracterização deverá ser revisada.

 

Atenciosamente,..."

 

Até agora eu entendo que vai ser possível realizar o ensaio e só falta o detalhe técnico do valor a ser cobrado, se for no máximo uns 400 reais cabe no meu orçamento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi ,

 

Sou radioamador e sei pelo que você está passando, pois trabalhei algum tempo com empresas de importação de equipamentos wireless, e tivemos de fazer a homologação de alguns produtos. 

 

Não quero parecer chato, mas NUNCA recebemos alguma proposta com valor abaixo de R$ 4.500,00 para fazer um ensaio nesses laboratórios ...

 

Paulo

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Screenshot_20220104-185846.png

Além do valor, tenho que descobrir qual é o software e providenciar um conector. Isto está fora de minha realidade. Por enquanto eu sei que o CHIRP não é compatível e que o rádio deve aparecer na tela com o nome CB100, de acordo com fotos de um anúncio na Amazon.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

@Pincipi ,

 

Como é um equipamento portátil o pessoal compra mesmo sem nenhum teste ou ID. 

Se fosse um rádio base para deixar na estação, aí complica bastante.

 

É a mesma coisa com os radinhos DTR e semelhantes, tudo chinês sem nenhuma documentação....

 

 

 

Em 04/01/2022 às 19:06, Pincipi disse:

Screenshot_20220104-185846.png

 

Além do valor, tenho que descobrir qual é o software e providenciar um conector. Isto está fora de minha realidade. Por enquanto eu sei que o CHIRP não é compatível e que o rádio deve aparecer na tela com o nome CB100, de acordo com fotos de um anúncio na Amazon.

 

Absurdo !!!!!!!!!!!!!!!

 

Fora o ensaio de SAR, nova palhaçada , fala a verdade, valores absurdos totalmente fora da realidade internacional ......

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...