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PC recém comprado dando tela azul.


Kouta99
Ir à solução Resolvido por Kouta99,

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Boa noite clube, recentemente comprei um PC na pichau e no mesmo dia que ele chegou já começou a apresentar tela azul com os erros whea uncorrectable error e DPC watchdogs violation.
Depois de uma formatação e instalação de programas corriqueiros, a tela azul parou mas começou a congelar ao ponto de não conseguir mexer em nada, sendo obrigado a usar o botão pra reiniciar o PC, mas tarde apos procura descobri que desativando a opção de aceleração de hardware no discord e no próprio PC poderia resolver e ficou quase 1 dia sem dar problema, mas depois que instalei o navegador Brave o congelamento voltou, e parou depois que desinstalei ele. Agora tentei instalar um jogo da Steam (dungeons and dragons online) a tela azul (watchdogs violation) voltou e parou agora que desinstalei novamente.
Uma das memorias também apresentou defeito, sendo testada em ambos os sockets o PC não iniciava com ela.
Gostaria de saber se alguém tem alguma ideia do que pode estar acontecendo, obrigado.

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@Kouta99 Prezado usuário, bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

 

PASSO 1 - Perguntas

 

  • Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

 

PASSO 2 - Coleta de logs

 

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

 

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z

 

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

 

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

 

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

 

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

 

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

 

Aguardamos sua resposta.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

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Boa noite, peço perdão pela demora ao responder pois tive uns problemas com a conexão que só se resolveram hoje.
.Ocorre desde que ele chegou, na quarta feira (dia primeiro de novembro)
.Comprei no site da pichau, é o pc gamer ATENA, Core i7-10700K, GeForce RTX 3070 8GB, 16GB DDR4, SSD 512GB
.A fonte é a azza 650w 80 plus bronze
.Está ligado em um filtro de linha 
.O problema começou depois de um tempo que ele foi ligado.
.Não utilizei nenhum atualizador atualmente, mas antes de fazer a formatação tinha usado o driver booster
.Não realizei nenhum overclock
Atualmente esta rodando com 8gb pois uma das memorias apresentou defeito conforme mencionado acima.
Se faltar alguma informação peço desculpas, pois não entendo muito bem ainda dessas coisas...
Obrigado e desculpe de novo o atraso 

Speccy 07_12_2021 22_22_10.png

LogsColetados.7z

E atualmente tenho tido problemas pra rodar jogos simples como Tails of Iron ou o Dragon ball Xenoverse 2, onde não consigo jogar por muito tempo sem ter uma tela azul ou ela ficar travada em um tom de preto meio roxo, parecendo que a placa de vídeo/driver parou de funcionar.
Também apresentou agora a pouco o erro IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL enquanto abri o paint para editar o print.

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@Kouta99 Certo, vamos lá:

 


 

Análise

 

No Visualizador de Eventos existem várias entradas de aviso e erro do WHEA. WHEA é um componente do Windows que monitora problemas de hardware. Ao que tudo indica, há um problema num núcleo do processador.

 

image.png

 

Há uma entrada de erro informando que a placa de vídeo foi desconectada.

 

image.png

 


 

Resolução

 

O que mais me estranha é o fato de não haver nenhum minidump de tela azul, tanto como arquivo de log como no Visualizador de Eventos. Pelas informações obtidas, tudo indica problema no processador, placa-mãe ou placa de vídeo.

 

Baixe e execute o Intel Processor Diagnostic Tool. Nele, vá em Tools > Configs > Preset > Burn In Test. Essa verificação poderá demorar duas horas. Informe-nos qual foi o resultado.

 

Aguardo sua resposta. :)

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  • Solução

Boa noite amigo, acabei de realizar o teste e o processador passou em todos, não apresentou nenhuma avaria.
Inclusive, foi testado com outros programas, assim como a placa de vídeo também.
Comprei uma memoria nova e o pc por enquanto (2 dias de teste) não apresentou nenhuma nova tela azul, acredito que o problema estava nela, já que uma das que vieram apresentou problema no primeiro dia.
Agradeço pela ajuda e pela paciência.

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