Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Pessoal,

Obrigado pela ajuda...

Consegui resolver como outro colega daqui resolveu...

Coloquei o frame de entrada em 29,976 e o de saida em 30, dai ficou perfeito... o porque disso acredito que seja pelo empilhamento de legendas, pelo calculo quando uma entra a outra sai, a base da programação deve se dar pela saida da anterior, e dai quando ela demora pra sair a outra demora pra entrar e gera o atraso, colocando em 30 ela sai mais rápido e alinha.

mas isso é teoria minha, o que importa é que FUNCIONOU e vou autorar meu dvdzinhos de series :):)

Somaniaco, bem vindo de volta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente isso, Red! Eu havia me afastado para descansar e também apra estudar os novos formatos e codecs AVC e o VC1 que são a bola da vez para os formatos BluRay e HDDVD.

Mas a notícia ruim é que como nosso querido Maestro foi por tanto tempo descontinuado, não poderemos usá-lo para Autoração de vídeos em HD (High Definition).

A Alta definição (HD de agora para frente vou chamar assim) não é coisa específica do BluRay e do HDDVD mas podemos tirar suas vantagens em nossas próprias máquinas!

Mas não vou misturar as coisas, vou abrir um novo tópico só para discutirmos vídeos em HD e como autorá-los em um DVD comum, como BackUp e reproduzi-los em nossas máquinas, sem necessidade de comprar um Player BluRay ou HDDVD.

Temos que andar pra frente, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Yanke, para fazer essa estrela ninja aparecer apenas no botão de seleção, não será preciso usar o Command Sequence, é simples de fazer usando apenas o Color Mapping. Para isso faça o desenho dela no Photoshop, na cor Preta, e importe para o MENU como SUBPICUTRE, colocando esta estrela preta em TODAS as posições, aí é só alterar as cores, no color Mapp, deixando tudo em ZERO para a cor preta. assim TODAS as estrelas somem...Daí você define uma COR para quando o botão for selcionado e outra para quando for pressionado o ENTER...É bem simples!!!

Você pode fazer pelo COmmand Sequence sem DAR ENTER, porém não acho uma boa ideia, pois nem sempre que passamos por um BOTÃO queremos que ELE entre em ação!!! Pense nisso!!

Aqui estou eu querendo fazer algo parecido.

Depois de muuuuuuuito pesquisar, encontrei a resposta, que já sabia que estava aqui, mas onde ??

Aí vai a dúvida.

Dinho

" Para isso faça o desenho dela no Photoshop, na cor Preta, e importe para o MENU como SUBPICUTRE "

Como faço pra importar par ao Menu como SUBPICTURE ? Eu clico lá embaixo onde serão importados os demais arquivos e clico em importar. Daí abre a janela pra eu selecionar onde está o arquivo. Seleciono o arquivo que deve estar em PSD ( correto ? ).

Daí, ele importa o arquivo, mas como saberá que é uma SUBPICTURE ?

E como o maestro vai saber que aquilo é um botão, se eu não vou fazer o tal retângulo vermelho em volta dele ?

Dúvidas básicas, mas eu nunca fiz isso.

Desde que o Dinho postou esse tópico do Maestro, nunca mais usei nenhum outro programa para autoração, e faço pelo menos duas autorações por semana.

No entanto, esses detalhes, ficam pra depois, mas agora preciso de qualquer jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contornar botão? isso eu não sei não...

Quando eu uso um filme como fundo, eu crio um PSD com um único layer contendo os textos ou figuras dos botões e arrasto pra esse lugar.

Depois é só usar o maestro pra marcar a área de cada botão.

Abraços,

Red

Seguindo o tutorial do Maestro, você coloca os textos onde serão os botões, e contorná-los, ou seja, passar o mouse em volta deles, para que o Maestro saiba que aquilo ali é um botão.

Só que daí, fica uma linha vermelha em volta do bicho.

Dessa forma que você falou, não preciso fazer isso, o Maestro vê que tem umas subpictures e já sabe que aquilo é um botão. É isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não, Marcelo, a demarcação da área de botões ainda é necessária.

Seguindo o tutorial, você coloca um texto (que nada mais é do que um bitmap), e no maestro, marca qual área corresponde a qual botão. Essa linha vermelha é só a demarcação do maestro, e não vai aparecer no filme.

Usando um PSD, você pode colocar figuras além do texto, mas ainda assim é necessário fazer as demarcações no Maestro para que ele entenda que aquele texto ou figura é um botão.

Faça um teste e você verá o que estou falando.

Abraços,

Red

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal.. Já faz um bom tempo que venho usando o maestro pra fazer meus dvd's e ele tem sido realmente excelente em todos os sentidos.. mas hoje tenho um pequeno desafio, já dei uma mexida no programa mas num consegui.. eu preciso fazer um menu onde no canto direito da tela existem 4 círculos, eles serão os botões do menu. mas quando selecionados , apareça somente um contorno fino na borda do círculo,e não o círculo inteiro, ou seja , um contorno redondo. e toda vez que se seleciona um dos botões, o nome do link aparece do lado esquero da tela.. mas só aparece o nome quando o botão correspondente for selecionado.. será que isso é possivel fazer no maestro??

desde já agradeço a ajuda e atenção de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Marcelo,

Até onde eu sei, a área que pode ser móvel, isso é, aparecer ou desaparecer de acordo com a seleção, deve ser retangular.

Assim, não daria pra demarcar o botão 2 e o escrito, sem passar pelo botão 1.

Dessa forma, eu vejo duas soluções.

A primeira, coloque os botões em uma única coluna e o escrito na mesma direção. Assim, você consegue um retangulo pegando o círculo e o escrito, e sem interferir nos outros elementos.

A outra solução é fazer menus casados. você faz um menu como sua tela da direita e coloca o botão 2 como "automático". Assim que o player selecionar o botão 2, ele vai para outro menu diferente com a tela da esquerda. (e assim por diante).

Veja qual caminho você quer seguir e vamos em frente.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos!

Sou um novato por aqui!

Estou seguindo a risca o tutorial do Maestro e já me aventurei por quase todos os processos dele com ótimos resultados e só tenho a agradecer pela maravilhosa ajuda q vocês estão prestando para nós!

hoje tive q me aventurar pelo "Sincronia de varios videos e audios" do Maestro (Ultimo capitulo do manual) e surgiu um grande problema.

Recebi um DVD sem menu, c 4 trechos de ensaios diferentes e cada apresentação estava num VOB diferente:

Apresentação 1 estava no "VTS_01_1.VOB"

Apresentação 2 estava no "VTS_02_1.VOB"

e assim por diante...

O DVD toca perfeitamente e todos os arquivos VIDEO_TS.VOB, .BUP e .IFO estão lá.

Na hora do Demux (VobEdit) não consegui extrair o M2V e AC3 das 4 apresentações numa unica faixa para video e audio respectivamente e só pude fazer em cada arquivo VOB por vez.

Feito isso e após verificar os presets (já havia verificado antes do Demux também) fui juntá-los usando o "Sync Audio File Dialog" do Maestro e na janela da mesma ela dava como Output Format: Unknow (Desconhecido) e o Sync To Audio Time Code estava desabilitado:

01.gif

Mesmo assim ainda cliquei no botão "Create Audio File" e apareceu a seguinte mensagem de erro:

"The first video file must have a corresponding Audio file to match. (0xc10c0015)"

Depois disso, p testar, peguei um dos M2V e coloquei 2as vezes (na sequencia) na trilha de video e fiz o mesmo c o AC3 respectivo e a mesma coisa aconteceu... :muro:

Por acaso alguem tem ideia do q pode estar acontecendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é como mostra a figura:

veja que o botão 1 está selecionado com a borda toda azul, e do lado aparece o nome do botão, cena 1

agora quando eu seleciono o botão numero 2, o nome do botão 01 some e aparece o nome do botão 02.

Não ha como fazer o que o marcelo está tentando fazer nem na base do command sequence, bem mesmo porque a ideia é ótima e porque simplificar se podemos complicar, estou tentando fazer algo parecido, está difícil mas vou contiuar tentando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falaí galera!

"Aprendi" a usar o DVD Maestro com aquele Tutorial postado aqui, aliás, parabéns... ^^

Fiz meu menu, os botões, os command sequences e tudo mais para fazer um menu "decente", compilei e gravei no DVD-R e para minha tristeza, quando fui assistir na TV, a legenda ficava cortada, sua metade inferior ficava abaixo da tela da TV.

Na verdade, os vídeos que compilei tem a legenda embutida no vídeo, colada na cena, entende? Não é um arquivo SRT separado, tudo junto! E quando eu vejo na TV, ao que parece, ele mostra o vídeo em FULL SCREEN com relação ao display do Maestro, que tem aquelas bordas sabe?

Tem alguma coisa no Maestro ou coisa do tipo que faça o vídeo ficar apenas na tela central do Maestro? Aí as legendas não irão ficar cortada...

Entenderam? ._.'

Fico no aguardo,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Minoso,

O Maestro não tem nada a ver com esse seu problema.

Quando você edita um vídeo, tem que levar em conta que na TV ele vai ser cortado nas margens. É uma característica das TVs e não há como mudar isso. No PC você vê em tela cheia. Se tiver um Projetor multimídia também, mas em TVs comuns, uma boa parte da imagem vai ficar para fora da área visível.

Se você tiver ainda os originais, você tem duas opções:

1 - Editar novamente colocando a legenda de forma fixa mais para cima.

2 - Autorar no maestro usando o filme sem a legenda e a legenda separadamente, como nos filmes comerciais. O DVD Player vai se encarregar de colocá-la no lugar certo.

Se você não tem os originais, eu acho que a única opção é redimensionar o tamanho do vídeo, diminuindo ele em 20% e colocando uma moldura preta como se fosse um quadro nele.

No PC ele vai ficar com a moldura preta, mas na TV a moldura vai sumir, ficando só o filme.

Abraços,

Red

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal não sei se é possível mas ai vai minha dúvida, já fiz muita coisa no Maestro e já autorei alguns dvd's após ter lido esse excelente post. Parabéns somaniaco pelo ótimo tutorial.., também ao RedBeard pelas dicas e a toda galera que faz parte desse tópico que ajuda a engrandecer o Fórum...

Bom Minha dúvida:

1 - É possível fazer um subpicture no maestro sem ser na forma retangular ou quadrada, senão no maestro onde eu conseguiria fazer isso?

2 - Quando crio um vídeo no premiere (720x480) e uso ele como Menu no Maestro ele fica maior que a área visível, o que pode ser feito? Pois eu estou redimensionando no Premiere antes de exportar. Será que tem alguma configuração no Maestro para esse vídeo ficar certo sem cortar as bordas??

Valeu Galera!!

.: Spawn_darK :.

"Se só olhar aprendesse..... Cachorro era Açougueiro!!!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Spawn,

Até onde eu sei, a área delimitadora de cada botão deve ser retangular obrigatoriamente.

Mas veja que o desenho que vai aparecer na tela não precisa ser nessa forma, e pode ter qualquer outra forma que esteja contida neste retângulo.

Quanto ao vídeo, leia a mensagem anterior. A TV sempre corta uma parte do vídeo, esteja ele em menu ou em um filme.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro RedBeard você poderia explica um pouco como é feito isso:

"Mas veja que o desenho que vai aparecer na tela não precisa ser nessa forma, e pode ter qualquer outra forma que esteja contida neste retângulo."

Estou tendo uns problemas para autorar, posso até colocar como os botões como retangulos mas seria preferivel que fossem redondos que é a Logomarca da empresa....

Como seria essa parada de aparecer o desenho....

Aguardo..

.: Spawn_darK :.

"Se só olhar aprendesse..... Cachorro era Açougueiro!!!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Spawn,

Para você entender o funcionamento, faça um teste simples:

Abra o PhotoShop, coloque uma imagem de fundo qualquer numa camada (layer) chamada BackGround.

Crie uma outra camada chamada SubPicture e nela coloque qualquer símbolo ou desenho na cor verde (só o verde, sem variações). Escreva algo em vermelho perto desse símbolo.

Lembre-se que só devem existir 2 camadas no arquivo, assim será preciso rasterizar algumas camadas.

Importe esse arquivo para o Maestro e coloque ele em um menu.

Agora, faça a marcação de um botão que pegue tanto o símbolo quanto o escrito.

Na guia de seleção de cores, veja que cada um dos elementos vai ter um controle diferente. O que estava em verde, por exemplo, você pode marcar com cor ZERO quando não estiver selecionado ou com azul quando estiver selecionado. E também o escrito.

Assim explicando é difícil de passar o que acontece no maestro. Importe o arquivo e dê asas à imaginação.

Qualquer dúvida, pode perguntar.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Red,

Infelizmente eu não tenho os originais pois baixo os vídeos em *.AVI e a legenda já vem socada na faixa de vídeo... Dei uma olhada no google e achei um jeito de "orientar" o player DVD a redimensionar o vídeo na tela da TV através de um Script, que depois é encodado com o vídeo e coisa parecida... não entendi muita coisa devido a falta de experiência nessa área...

http://torrents.ebrain.com.br/forums.php?a...mp;topicid=3197

Dá uma olhada nesse link por favor, eu lí e até tentei fazer do jeito que está aí, mas na hora de "unir" o script com o vídeo trava o processo... Poderia "traduzir" em simples palavras o que cada programa faz?

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Minoso,

A mensagem que você postou não apresenta novidades... É um tutorial que usa os programas que já discutimos aqui no fórum.

O AviSynth é um frameServer que vai "ler" o arquivo DIVX e comprimir a imagem como eu sugeri acima.

O CCE vai transformar o arquivo para MPEG usando a matriz BDVD, e a autoração está usando o LAB ao invés do maestro.

Diga direitinho o que você pretende fazer para a gente ajudar mais.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diga direitinho o que você pretende fazer para a gente ajudar mais.

Fazer a legenda não cortar, ou seja, tenho que criar essas bordas fictícias para que o vídeo se adapte 100% a tela visível da TV.

Não tentei ainda, mas estou certo que os programas listados no link do meu post anterior vai me ajudar a fazer o que tô querendo... Se tiver um modo mais fácil, por favor, me informe. ^^

Grato,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Red, estou começando a mexer com o Maestro e surgiram algumas dúvidas. Quando eu tento dar o preview, aparece uma mensagem: "Ocorreu um erro e o DVDMaestro será fechado". Eu já baixei o Maestro em três lugares diferentes na net e dá o mesmo erro. O Cinemaster já baixei em dois lugares diferentes. Meu equipamento: AMD Duron 1.2GHz, 384MB de RAM e WinXP. Minhas dúvidas:

1a.) Todos os DVDMaestro que baixei rodam direto sem precisar instalar (Só descompactar e já aparece o executável mais alguns arquivos .dll numa pasta). Seria necessário um DVDMaestro instalável para funcionar direito?

2a.)Pode ser problema no WinXP?

3a.)Até que ponto é realmente necessário o uso do preview para a criação de um dvd no Maestro? Caso eu tente mexer sem usar o preview, será que eu irei sofrer muito?

4a.)Qual a melhor alternativa de programa que faça as mesmas coisas que o Maestro para quem não conseguiu sucesso com o Maestro? DVDLabPro, Scenarist?

Em tópicos anteriores eu vi a sugestão de formatar o HD e instalar tudo de novo sem nenhum codec ou player, só o cinemaster. Tentei e também não deu certo.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...