Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Triciclo Eletrônico


digaofs

Posts recomendados

Criei esse tópico pra pedir ajuda no meu projeto de conclusão de curso... vamos fazer um triciclo (de criança) controlado por controle remoto ... bom vou postar aqui minhas dúvidas...

1- Motores: Que motor vocês indicam? Precisa ter uma força razoavel para fazer o carrinho andar e q seja leve e com alimentação viavel...

2- Circuitos inversores: Teremos que fazer os motores funcionarem em duas direções , já que serão 2 motores com duas funções cada , um que acelera para frente e da ré , e outro q vira para esquerda/direita (localizado no guidão). O fato é que eu não sei como funciona esse tipo de função em motores dc...

3- Transmissão: RF ou infravermelho? Qual meio de comunicação entre carrinho/controle é mais indicado (levando em consideração alcance, eficiência e grau de dificuldade)? Parece q existe um circuito pronto de RF... chamado par casado.... q pode ser útil... o que vocês acham?

4- O triciclo: Será que um triciclo comum (tipo bandeirantes aquele vermelho com rodas azuis) suporta o peso do circuito ou seria melhor nós mesmos montarmos um a partir do ferro velho? (Levando em conta o trabalho mecânico necessário...)

5- Além das funções básicas, está incluido (se der tudo certo com as primeiras etapas) um circuito formado por um sensor que ficará no guidão e apitará quando estiver muito próximo de bater em algo... se alguém tiver sugestões....

Só isso por enquanto.... :D

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por digaofs@01 de março de 2005, 21:12

Criei esse tópico pra pedir ajuda no meu projeto de conclusão de curso... vamos fazer um triciclo (de criança) controlado por controle remoto ... bom vou postar aqui minhas dúvidas...

1- Motores: Que motor vocês indicam? Precisa ter uma força razoavel para fazer o carrinho andar e q seja leve e com alimentação viavel...

Procure por um motor DC desses triciclos motorizados, se você não achar faça um teste com um motor de antena eletrica. O ideal seria um motor de 6V ou 12V por causa da bateria (de moto)

2- Circuitos inversores: Teremos que fazer os motores funcionarem em duas direções , já que serão 2 motores com duas funções cada , um que acelera para frente e da ré , e outro q vira para esquerda/direita (localizado no guidão). O fato é que eu não sei como funciona esse tipo de função em motores dc...

Faça um circuito H com 4 transistores NPN, cada par aciona o motor em 1 sentido

3- Transmissão: RF ou infravermelho? Qual meio de comunicação entre carrinho/controle é mais indicado (levando em consideração alcance, eficiência e grau de dificuldade)? Parece q existe um circuito pronto de RF... chamado par casado.... q pode ser útil... o que vocês acham?

Neste caso um "par casado", 2 modulos de RF seria o recomendado, procura nestes sites:

http://www.rsdobrasil.com.br/radio/index.htm

http://www.reidosom.com.br/novidades.htm

http://www.farnell.com.br

4- O triciclo: Será que um triciclo comum (tipo bandeirantes aquele vermelho com rodas azuis) suporta o peso do circuito ou seria melhor nós mesmos montarmos um a partir do ferro velho? (Levando em conta o trabalho mecânico necessário...)

Aqueles triciclo motorizados são bem parecidos, mas em todos caso veja se a estrutura aguenta a bateria.

5- Além das funções básicas,  está incluido (se der tudo certo com as primeiras etapas) um circuito formado por um sensor que ficará no guidão e apitará quando estiver muito próximo de bater em algo... se alguém tiver sugestões....

Usa um PIC no receptor, ele receberá do modulo RX os sinais de controle, controlará os motores, verificaria a distancia por ultrasom(você pode encontrar pronto esta parte) e acionara um buzzer  :-BEER

Olha este site: http://www.picant.com/robot/robot.html

Só isso por enquanto....  :D

valeu

Qualquer coisa tamos ai :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...