Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atx12v 2.0?


Posts recomendados

A algum tempo atras foi lançado esse novo padrão de fonte, na verdade quando fui comprar a minha fonte nova que percebi q existia atx12v 2.0. Eu não comprei essa e sim a atx12v porque não havia necessidade, pelo q entendi a atx12v 2.0 tem dois conectores atx12v, um de 20 pinos(comum) e outro de 24 pinos, sem contar com o auxiliar de 4 pinos. me corrijam se estiver errado.

Mas a grande questão tem a ver com as correntes, porque esse novo padrão divide a corrente, por exemplo, a Seventeam 350bkv comum tem 18A na linha 12v, o modelo 2.0 tem 15A porém com duas linhas. Só pra esclarecer, quer dizer q se eu usar apenas uma das linha eu terei menos potencia q na versão comum??

E eu também gostaria de saber q placas-mãe estão usando esse novo padrão e porque os fabricantes estão tirando de linha as fontes atx12v e substituindo pelas atx12v 2.0, como é o caso da Seventeam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vou tentar responder somente uma das questões.

Dispondo-se de 2 linhas de 12V, realmente independentes e, usando-se somente uma delas, a potência total extraível da fonte será a máxima, menos a parcela correspondente à segunda linha de 12V. Este fato ocorre por quê os componentes de uma dessas linhas não conseguem trabalhar com a carga que seria conectada às duas.

A adoção do padrão 24 pinos deve atender às novas situações que os fabricantes têm encontrado para alimentar os circuitos dessas placas. Veja por exemplo, que atualmente, o padrão AT teria grandes problemas para alimentar um processador atual. Não dispondo da linha de 3.3V, que neste padrão, é responsabilidade da placa-mãe, haveria de ser criada uma forte estrutura na própria placa-mãe, para poder suprir as necessidades de alimentação nessa tensão.

Além disso, novos recursos surgem e a forma como podem e devem ser alimentados, também exige novas situações e assim, essas diferenças sempre surgirão.

Veja esse link.

https://www.clubedohardware.com.br/aula21-2.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no caso das duas linhas 12V você terá mais potência, por exemplo eu tenho a ST420W ATX 2.0 tem duas linhas 12V de 16A cada uma, fazendo uma contas seguindo algumas regras (não vou entrar em detalhes para simplificar...) as duas linhas de 16A é como se fosse uma linha de 27A, e as novas placas-mãe de P4 e A64 todas trabalham com o conector de 24 pinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Curso de Hacker Ético

LANÇAMENTO!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!

* Este curso não é ministrado pela equipe do Clube do Hardware.