Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atx12v 2.0?

Posts recomendados

A algum tempo atras foi lançado esse novo padrão de fonte, na verdade quando fui comprar a minha fonte nova que percebi q existia atx12v 2.0. Eu não comprei essa e sim a atx12v porque não havia necessidade, pelo q entendi a atx12v 2.0 tem dois conectores atx12v, um de 20 pinos(comum) e outro de 24 pinos, sem contar com o auxiliar de 4 pinos. me corrijam se estiver errado.

Mas a grande questão tem a ver com as correntes, porque esse novo padrão divide a corrente, por exemplo, a Seventeam 350bkv comum tem 18A na linha 12v, o modelo 2.0 tem 15A porém com duas linhas. Só pra esclarecer, quer dizer q se eu usar apenas uma das linha eu terei menos potencia q na versão comum??

E eu também gostaria de saber q placas-mãe estão usando esse novo padrão e porque os fabricantes estão tirando de linha as fontes atx12v e substituindo pelas atx12v 2.0, como é o caso da Seventeam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP

Vou tentar responder somente uma das questões.

Dispondo-se de 2 linhas de 12V, realmente independentes e, usando-se somente uma delas, a potência total extraível da fonte será a máxima, menos a parcela correspondente à segunda linha de 12V. Este fato ocorre por quê os componentes de uma dessas linhas não conseguem trabalhar com a carga que seria conectada às duas.

A adoção do padrão 24 pinos deve atender às novas situações que os fabricantes têm encontrado para alimentar os circuitos dessas placas. Veja por exemplo, que atualmente, o padrão AT teria grandes problemas para alimentar um processador atual. Não dispondo da linha de 3.3V, que neste padrão, é responsabilidade da placa-mãe, haveria de ser criada uma forte estrutura na própria placa-mãe, para poder suprir as necessidades de alimentação nessa tensão.

Além disso, novos recursos surgem e a forma como podem e devem ser alimentados, também exige novas situações e assim, essas diferenças sempre surgirão.

Veja esse link.

https://www.clubedohardware.com.br/aula21-2.html

Link para o comentário

no caso das duas linhas 12V você terá mais potência, por exemplo eu tenho a ST420W ATX 2.0 tem duas linhas 12V de 16A cada uma, fazendo uma contas seguindo algumas regras (não vou entrar em detalhes para simplificar...) as duas linhas de 16A é como se fosse uma linha de 27A, e as novas placas-mãe de P4 e A64 todas trabalham com o conector de 24 pinos.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Curso de Hacker Ético

LANÇAMENTO!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!

* Este curso não é ministrado pela equipe do Clube do Hardware.