Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual multimetro comprar?


e-spyko

Posts recomendados

Pessoal, eu me interesso em comprar um multimetro, e ai fiquei na dúvida de qual modelo escolher.

Existe um multimetro dos mais simples que custa R$ 20 numa loja de eletrônica de minha cidade, mas infelizmente não me lembro do nome da marca nem modelo e não sei se ele tem muitos recursos.

Será que vocês podem me recomendar algum modelo custo e benefíco? Eu pretendo usar o multimetro apenas para medir voltagens, resistência... e coisas leves. Acredito que não seja necessário nenhum modelo muito parrudo.

Eu ainda não sei nada sobre multimetros...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

daí kraa!!

eu tenho um multímetro da marca ICEL (ou coisa assim, acho q tem um K no nome). é um amarelinho, digital e c/ uma chave grande no meio. ele tem umas funções extras (teste de transistores PNP e NPN, teste de diodo, etc...)

acho q um desses ia ser ideal pra você. não deixe de ler o manual e converse c/ alguém q manja da utilização de multitestes q você aprende rapidinho

flwzs!!

ps: cuidado ao medir corrente elétrica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não compre um multimetro caro.Para iniciante, basta o mais simples e barato(digital de 20 reais).Se tiver bip/led de continuidade melhor.Quando estiver mais à vontade parta um modelo mais sofisticado se desejar.Não deixe de ler o manual ante de usar ou o resultado será desastroso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Divex@09 de março de 2005, 16:31

Não compre um multimetro caro.Para iniciante, basta o mais simples e barato(digital de 20 reais).Se tiver bip/led de continuidade melhor.Quando estiver mais à vontade parta um modelo mais sofisticado se desejar.Não deixe de ler o manual ante de usar ou o resultado será desastroso.

Cara eu ja penso o seguinte, me corrija se eu estiver errado, se voce esta comecando na parte de eletrônica, não adianta ficar comprando os aparelhos a prestacao, voce compra um de 20 agora, amanha um de 60 e daqui a alguns meses um de 150 mais sofisticado que tem todas as funcoes dos anteriores.

O que voce prefere fazer ? comprar logo o de 150 ou gastar 80 reais "à toa" . ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cacilias@09 de março de 2005, 23:48

Cara eu ja penso o seguinte, me corrija se eu estiver errado, se voce esta comecando na parte de eletrônica, não adianta ficar comprando os aparelhos a prestacao, voce compra um de 20 agora, amanha um de 60 e daqui a alguns meses um de 150 mais sofisticado que tem todas as funcoes dos anteriores.

O que voce prefere fazer ? comprar logo o de 150 ou gastar 80 reais "à toa" . ?

Acho melhor pegar um desses de R$ 20 mesmo, pois eu nem sei quase nada de eletrônica, e ai eu vou estudar eletrônica com meu multimetro e só depois é que eu parto para um mais potente. Hoje mesmo eu compro esse de R$ 20. Brigadão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se você realmente quer estudar eletrônica , para aprender seria melhor você começar com um multimetro analogico, pois o analogico da medidas e realiza testes q o digital não consegue mostrar, um digital bom mesmo custa muito caro e não e para principiantes pois não seria aproveitado por completo e seria um desperdicio de grana. compre um digital baratinho e um analogico de boa qualidade , não precisa ser muito caro não mais e num mutimetro analogico q você ira realmente aprender eletrônica e eletricidade, dominando o analogico você dominara qualquer digital, pergunte para qualquer tecnico de eletrônica e vera q o analogico e muito melhor se tratando de eletrônica de bancada. gaora e com você e sua força de vontade de aprender , para quem gosta e um mundo de infinitas possibilidades q sempre esta se renovando assim como montar um computador hoje e amanha ja tera um melhor no mercado sendo lançado. boa sorte e bons estudos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Divex@09 de março de 2005, 16:31

Não compre um multimetro caro.Para iniciante, basta o mais simples e barato(digital de 20 reais).Se tiver bip/led de continuidade melhor.Quando estiver mais à vontade parta um modelo mais sofisticado se desejar.Não deixe de ler o manual ante de usar ou o resultado será desastroso.

Tb concordo... ainda mais se o iniciante for fazer testes de corrente :P HAUHUAUHAUA...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Caro e-Psyco,

O mulrimetro digital de R$ 20,00 está de bom tamanho para um tecnico de computador ou hobbysta de eletrônica. É o unico que eu levo na maleta. Porém em algum momento de sua carreira pode surgir a necessidade de trabalhar com eletrônica analógica e aí é bom ter um multimetro analógico para fazer testes rápidos em capacitores eletrolíticios e medidas de sinal. Ah sim, e cuidado para não inventar de medir tensão AC com o multimetro na escala de resistência; é um multimetro a menos no mundo :D

Boa sorte e sucesso na sua vida profissional

Aurelio 101

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Comprei um multímetro digital DT 830, é um amarelinho também, mas ainda não aprendi a usar :muro: . Um amigo, me disse q se eu não souber usá-lo, posso danificá-lo. Alguém pode me dizer onde consigo informaçoes sobre o uso do mesmo?

Custou R$20,00, mas seria uma pena estragá-lo.

Grande abraço a todos :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Debrinhazinha@06 de abril de 2005, 00:50

Pessoal,

Comprei um multímetro digital DT 830, é um amarelinho também, mas ainda não aprendi a usar :muro: . Um amigo, me disse q se eu não souber usá-lo, posso danificá-lo. Alguém pode me dizer onde consigo informaçoes sobre o uso do mesmo?

Custou R$20,00, mas seria uma pena estragá-lo.

Grande abraço a todos :help:

Eu tamb´pem não sei usar o meu não, vou apreder aos poucos, eu comprei mais pra dizer que tenho um multimetro em casa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Debrinhazinha@06 de abril de 2005, 00:50

Pessoal,

Comprei um multímetro digital DT 830, é um amarelinho também, mas ainda não aprendi a usar :muro: . Um amigo, me disse q se eu não souber usá-lo, posso danificá-lo. Alguém pode me dizer onde consigo informaçoes sobre o uso do mesmo?

Custou R$20,00, mas seria uma pena estragá-lo.

Grande abraço a todos :help:

Debrinhazinha, então existem publicações especializadas na ultilização de multimetros. Lá, ensinam ao leitor como utilizar todas as funcionalidades do seu aparelho, além de dicas sobre "práticas de service"...A editora eu acho que é a saber eletrônica ou alguma coisa assim. Se você morar em SP, você pode ir até a rua Aurora, travessa da rua santa efigenia...tem uma esquemateca...procure lá, que tem. E não é muito caro!

Ahhh, quanto a sua outra dúvida...a de danificar o multimetro...a PIOR coisa que você pode fazer seria "trocar" o cabo, para fazer a medição de corrente elétrica, mas na verdade você fazer a medição de tensão de uma tomada...Então, não fazendo isso, você elimina MUITO a possibilidade de estragar o multimetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Ferreira,

To um pouquinho longe de você...rs, moro no RJ, mais precisamente em Niterói.

Talvez na minha cidade eu encontre, porém, to sem tempo prá nada, to estudando muito, tá uma loucura, é sair de um curso e correr pro outro...ufaaa.

Pensei q na net eu fosse encontrar alguma coisa, mas vou dar um jeito de procurar as publicações.

Obrigada pela luz!

Grande abraço :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Debrinhazinha@08 de abril de 2005, 01:34

Amigo Ferreira,

To um pouquinho longe de você...rs, moro no RJ, mais precisamente em Niterói.

Talvez na minha cidade eu encontre, porém, to sem tempo prá nada, to estudando muito, tá uma loucura, é sair de um curso e correr pro outro...ufaaa.

Pensei q na net eu fosse encontrar alguma coisa, mas vou dar um jeito de procurar as publicações.

Obrigada pela luz!

Grande abraço :-BEER

E ai Debrinhazinha, quer dizer que você mora em "Nikite"....o mundo pequeno...nas férias (a maioria delas) eu passo aí. Tenho Ap perto da pizzaria do Eric Marmo (prá servir de referência...)

Bom, olha, se você não tiver tempo de procurar, clica no link e entra em contato por e-mail com eles e faça o seu pedido. Creio que eles entregam pelo correio.

Saber eletrônica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por highlanderafa@12 de março de 2005, 14:52

...pois o analogico da medidas e realiza testes q o digital não consegue mostrar...

...compre um digital baratinho e um analogico de boa qualidade...

...pergunte para qualquer tecnico de eletrônica e vera q o analogico e muito melhor se tratando de eletrônica de bancada.

E aí galera usual da Eletrônica...Medx, jymba, Tranzorb, Dead God, -Cacilias, beleza!!!...como vão...faz um tempo que não posto aqui...não tem dado muito tempo.

Então, já tinha postado nesse tópico, mas não tinha prestado atenção nessas declarações acima. Estou chocado! Que absurdo!

Ohhh, pra quem estiver lendo esse tópico, não pensem que eu estou postando isso para contráriar ou "tirar" o usuário highlanderafa. Pelo contrário. Só vou dizer as verdades, para que quando alguem, consultar esse tópico, possa sair com as informações corretas....

A comparação que vou fazer será entre o "meu" multimetro (na verdade eu uso 3...um pra cada situação...um FLUKE, um EXTECH e um TEKTRONIX) e um analógico de boa qualidade, vendido em casas especializadas, o qual o highlanderafa se referia.

Vamos lá!!

Quanto a primeira afirmação...NOSSA!!! essa é MENTIROSA. Na verdade, seria o analógico que não realiza testes que o digital faz.

O digital faz o cálculo de hfe de transistores, teste automático PNP e NPN (é so encaixar os transistores....nem se usam as pontas de prova). Medem temperatura, frequência, indutância, capacitância...já os analógicos, só o "feijão com arroz", ou seja, tensão, corrente, resistencia.

O meu TEKTRONIX tem tela gráfica, o que me permite analisar a forma de onda do sinal que se esta sendo medido. Com isso, em algumas situações, o osciloscópio se torna desprezivel...já o analógico...onde é que ele mostra a forma de onda????

As formas gráficas associadas com as tensões AC podem ser senoidais (ondas puras) ou não senoidais (quadradas, onduladas, etc). Só os multimetros digitais de qualidade exibem o valor RMS dessas formas gráficas de tensão. O valor RMS é o valor DC equivalente ou relativo da tensão AC.

As tensões inversas e não negativas só são medidas com precisão por multimetros digitais. Chega, chega....

CONTINUA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de tudos esses argumentos, você acha que a segunda afirmação tem algum sentido???? É melhor comprar um digital de boa qualidade e um analógico baratinho!!!

A terceira afirmação é ótima. Por que um técnico de eletrônica iria preferir um analógico em sua bancada???

A resposta deve ser porque...não tenho a menor ideia. Veja:

O multimetro digital é auto-range. Ou seja, você não precisa se preocupar com as escalas. É mais prático e MUITO MAIS RÁPIDO! O analógico é muito delicado, muito mais sensíveis que os digitais. Então, em caso de queda, é provável que se danifiquem.

A precisão dos multimetros digitais são superiores a dos analógicos. Um multimetro analógico tem uma margem de erro típica de 3%. Um digital, tem erro de 1%. Os tops, com o TEKTRONIX tem erro de 0,7%!

Os analógicos propiciam leituras erradas. Isso de deve ao "famoso" ERRO DE PARALÁXE.

Antes de se realizar medições, deve-se "ajustar o zero" dos analógicos. Isso é um absurdo!!! Nos digitais, é só ligar e usar.

E prá MATAR!!!...esses multimetros tem interfaces para entrada em osciloscópios e conexões com o computador, para propiciar uma medição/simulação em tempo real...Pronto...

Agora me responde amigo highlanderafa...será que algum técnico em eletrônica escolheria o analógico se pudesse trabalhar com um digital??

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde a todos,

Pois é pessoal, eu estava pensando em comprar um analógico antigo e caro, mas depois do que foi dito vou desistir da ideia e continuar com meu digital.

O problema do digital é o consumo de baterias de 9 volts, o meu é Minipa e tem a função de capacímetro também.

quanto ao Fluke e Tektronic, quais são as lojas que revendem, alguma sugestão quanto ao modelo?

Obrigado

Laranja Verde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí ferreira ! cada vez que você posta é uma aula !! obrigado por enriquecer o forum !!

Mas a maioria das funções que você descreveu são de mult digitais tops!! e pra quem ta comesando em eletrônica pega um desses na mão é ate maldade!(tanto com o multimetro quanto com quem "tenta" opera-lo) mas concordo que o digital é melhor e mais preciso que o analogico !!

Acho que esse mult de R$ 20,00 ta mais que suficiente pra que ta aprendendo e pra maioria das aplicações de rotina !!

Quanto aquela afirmação do nosso amigo la atras ! meu avó com certeza concordaria com você !! :D

Ate hoje eu guardo o mult que ele usava !! um musel que pesa uns 2Kg!! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Cara, faz o seguinte:

Eu sou técnico em eletrônica pelo CEFET e te indico para comprar o multímetro MINIPA modelo ET-1001.

É o mais básico da linha, muito robusto, durável e barato: eu paguei R$ 25,00 no meu, mas hoje deve estar mais barato. Eu te recomendo pois nos laboratórios que eu usei tinham de todas as marcas e cada um dava um pau diferente, ou então se você colocava dois multímetros IDÊNTICOS pra medirem a MESMA COISA eram observadas GRANDES DIFERENÇAS.

Então o negócio é:

Minipa ET-1001

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Depois de tudos esses argumentos, você acha que a segunda afirmação tem algum sentido???? É melhor comprar um digital de boa qualidade e um analógico baratinho!!!

A terceira afirmação é ótima. Por que um técnico de eletrônica iria preferir um analógico em sua bancada???

A resposta deve ser porque...não tenho a menor ideia. Veja:

O multimetro digital é auto-range. Ou seja, você não precisa se preocupar com as escalas. É mais prático e MUITO MAIS RÁPIDO! O analógico é muito delicado, muito mais sensíveis que os digitais. Então, em caso de queda, é provável que se danifiquem.

A precisão dos multimetros digitais são superiores a dos analógicos. Um multimetro analógico tem uma margem de erro típica de 3%. Um digital, tem erro de 1%. Os tops, com o TEKTRONIX tem erro de 0,7%!

Os analógicos propiciam leituras erradas. Isso de deve ao "famoso" ERRO DE PARALÁXE.

Antes de se realizar medições, deve-se "ajustar o zero" dos analógicos. Isso é um absurdo!!! Nos digitais, é só ligar e usar.

E prá MATAR!!!...esses multimetros tem interfaces para entrada em osciloscópios e conexões com o computador, para propiciar uma medição/simulação em tempo real...Pronto...

Agora me responde amigo highlanderafa...será que algum técnico em eletrônica escolheria o analógico se pudesse trabalhar com um digital??

Espero ter ajudado.

Ai Ferreira!!! Parabéns!!! Debulho :P :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E prá MATAR!!!...esses multimetros tem interfaces para entrada em osciloscópios e conexões com o computador, para propiciar uma medição/simulação em tempo real...Pronto...

Agora me responde amigo highlanderafa...será que algum técnico em eletrônica escolheria o analógico se pudesse trabalhar com um digital??

De fato, estes multimetros digitais "top de linha" são uma maravilha. Como tem processador interno eles podem fazer amostragem da entrada e te dar todo tipo de informação. Adoraria ter um :D

Mas de volta á realidade, não tenho dinheiro para comprar uma destas máquinas super-turbinadas quase alienígenas. Tenho um digital razoável e um bom analógico, embora antigo. Uso o digital para medidas rápidas e aonde é necessária alta impedância de entrada. Mas o analógico é superior em sinais variáveis, quanto acompanhar os movimentos da agulha te dá uma ideia muito melhor do que está acontecendo do que tentar traduzir numeros correndo num visor digital ( claro que a tela gráfica do TEKTRONIX do Ferreira é mais vantajoso , para quem pode se dar ao luxo de compra-lo )

Os dois sistemas tem suas vantagens e desvantagens e se complementam ( um se referencia pela tensão e o outro pela corrente ), então é bom ter os dois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...