Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Banco de memória para o pentium4


Visitante

Posts recomendados

Como são montados os bancos de memória para o Pentium 4 se ele trabalha com 128 bits  e os módulos DIMM, RIMMM e DDR são de 64 bits??? Eu já vi placas soquete 478 com três slots para memória e não entendi. Existe alguma particularidade quanto a memória RAMBUS na montagem dos bancos???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem, não é o P4 que trabalha com 128-bits. Ele é 32-bit  :;):

Quem define isso é a controladora de memória, que está no chipset da placa.

São poucos os que tem controladora de 128-bit. Tem o Granite Bay da Intel e o SIS 655 por enquanto (esse ainda nem vi a venda).

você só precisa usar 2 pentes de memória iguais, nos slots indicados para os pares.

Existem outros chipsets, que a controladora é comum, 64-bit. Ai tem vários (todos da série i845 e os da SIS, que não o 655 e todos os Via e ALI).

Não entendi o que você quis dizer com particularidade.

Tem dois tipos de Rambus, a de 16-bit e a de 32-bit. você precisa usar ela aos pares caso seja o modelo de 16-bit (e as placas suportam uma ou outra), pois a controladora do I850 e i850-E é de 32-bit.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sledge, cara, obrigada. Vou te alugar mais um pouquinho. Eu aprendi no livro de Gabriel que todos os processadores desde o Pentium Clássico trabalham internamente a 32 bits (IA-32) e externamente a 64 bits exceto o P4, que trabalha a 128. Quanto a Rambus, os módulos DIMM e DDR são de 64 bits por isso um pente forma um banco. Por isso achei que no P4 os bancos precisariam dos módulos aos pares. E se o chipset der suporte a 128bits, como o P4 vai trabalhar com 128bits se você disse que ele é de 32???

Estou confusa me ajude!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi. Apaguei a outra mensagem. Não precisa duplicar mensagens.

Mas o P4 não trabalha a 128-bit. Como disse, isso pode ser a controladora de memória.

Uma coisa é a controladora 128-bit e outra é o processador ser 128-bit.

Dá uma relida pois você pode ter entendido errado.

O barramento do P4, é 64-bit QDR. Ele não trabalha externamente a 128-bit.

Ele consegue ler (mover para a unidade SSE) 128-bit de dados em cada ciclo. Mas isso não quer dizer que ele trabalhe externamente a 128-bit. Mesmo porque isso só é efetivo no com o cache que consegue suprir a demanda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por nanita@21 Mar. 2003,19:13

Sledge, cara, obrigada. Vou te alugar mais um pouquinho. Eu aprendi no livro de Gabriel que todos os processadores desde o Pentium Clássico trabalham internamente a 32 bits (IA-32) e externamente a 64 bits exceto o P4, que trabalha a 128. Quanto a Rambus, os módulos DIMM e DDR são de 64 bits por isso um pente forma um banco. Por isso achei que no P4 os bancos precisariam dos módulos aos pares. E se o chipset der suporte a 128bits, como o P4 vai trabalhar com 128bits se você disse que ele é de 32???

Estou confusa me ajude!!!

Isso mesmo, cara!!! releia essa coisa outra vez!!! Até eu que sou loira faço isso, querida!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E, se sabe ler, não precisa duplicar mensagens certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...