Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fans para meu casemod


Posts recomendados

Olá galera. Estou iniciando agora um projeto de montar um case do zero, com um design inovador. Eficiente, prático e bonito(Não, não tem a forma padrão de gabinete =3). Já tenho tudo planejado num papel, só falta acertar as medidas e alguns detalhes.

Pretendo colocar algo como dois fans de 120mm na frente do gabinete, então começei a procurar por ai...

Fiquei meio em dúvida entre dois fans, veja ai:

Fan 120mm Adda <--- (nunca ouvi falar, será que é boa?)

tensão: 110/220 Bivolt

Velocidade: 2900 RPM

Ruído: 44.5 dB(A)

Fluxo de ar: 93.0 CFM :ahh::ahh:

Sistema: Sleeve bearing

4 fios com diagrama para inversão de tensão

Fan 120mm Akasa

Velocidade: 1700 RPM.

Ruído: 29.74 dB(A).

Fluxo de ar: 56 CFM.

Sistema: Sleeve bearing.

Conector 4 pinos (FONTE).

Como pretendo colocar um controlador de fans (até quatro fans) achei que talvez o primeiro fosse ideal, pois daria para regulá-lo para não fazer tanto barulho e em casos mais extremos, colocar o bicho na potência máxima que ele congela a motherboard haha. No caso do fan da Adda eu precisaria colocar leds, enquanto no da Akasa só precisaria mudar a cor, que ao meu ver parece-me bem mais simples (afinal, num caso só tenho que trocar os leds).

No caso do fan da Adda eu também teria que fazer ajustes nos fios, pois, aparentemente, eles vem "soltos".

No caso desse sistema, estou pensando em como fica a exaustão. Vai ter uma 420bkv c/ seu fan de 120 mm e pelo menos mais um fan de 120 mm para a exaustão. Será que é uma boa ideia colocar mais um fan de 120 mm na parte traseira para puxar o ar com maior intensidade, fazendo uma circulação rápida no gabinete? Ou isso é bobagem?

Outra coisa, será que é necessário, além desse esquema atual, mais alguma coisa no projeto para refrescar a placa-mãe? Pensei em fazer ela apoiada num placa de alumínio com heatpipes na lateral dessa placa, mas a ideia não está bem trabalhada, é mais um pensamento rápido.

Quero meu pc geladinho hehe =)

[Edit] Mas sem ficar surdo, claro.

[Edit2]Acabei de ver este fan:

Fan de aluminio 120mm Evercool:

Tecnologia: Duplo Ball

Velocidade de rotação: 2000 RPM

Fluxo de ar: 79.2 CFM

Nível de ruído: <34dBA

Consumo de Energia: 12VDC

Temperatura: 38 ºC

Dimensões do Ventilador: 120 x 20 x 25 (mm)

Bem melhor que o da Akasa não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, o barulho vai ser complicado...

Tava pensando, será possível colocar dois fans para um controlador só? Exemplo: Dois fans de 120mm terão velocidade aumentada/reduzida igualmente conforme eu ajusto o controla. Assim eu poderia pegar um controlador para fans e leds e fazer caber tudo hehe

Pelo barulho estou achando que o evercool vai compensar mais, além de que ele é mais bonito :P

Preciso pensar como vai ficar isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por BlindShooter@11 de março de 2005, 21:08

De fato, potência absurda, porém com 44dbs eu fico surdo XD

Quantos aos exaustores, o que vocês acham que seria apropriado fazer? 2 fans de 120mm atrás também (além do da fonte)?

Olha, seria interessante, você tem espaço pra prender tudo isso!? Eu já taria feliz com um 120mm atrás (exaustor) e um 120mm na frente (jogando ar pra dentro)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com a montagem bizarra que estou fazendo dava pra colocar 3 na frente, 3 atrás e ainda sobra espaço hehe =) Mas por motivos de design, vai dois.

Vou colocar dois no fundo mesmo... Preciso só me organizar direito para não fazer os exaustores atrapalharem a circulação (com essa potência, meu único medo é que ele puxassem o ar frio dos fans frontais para cima, ao invés de jogar direto na placa-mãe. Estou muito animado com esse casemod. O melhor de tudo é que o case vai ser de simples montagem e será feito possibilitanto ajustes de peças com mais facilidade do que em gabinetes comuns. Não será necessária chave de fenda nem força para abrir o gabinete, porém não será possível abrí-lo por acidente ;)

Mais informações em breve ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se der eu consigo começar a montar ele em breve :) (porém não sei o quão breve =P) Fiquei modelando em 3D hoje um rascunho. Errei feio em várias medidas, quando fiz no papel, não caberiam 6 fans de 12cm, 3 na frente, 3 atrás. Cabe 4, mas já é o suficiente. Está ficando bem legal. Quando aos fans, arranjei um modo de garantir que os exaustores não irão afetar o curso do vento, basicamente fazendo os fans soprarem inclinados para baixo. :joia:

No caso do cooler de alumínio, tem algum produto que eu poderia passar para fazer com que ele refletisse luz o máximo possível? Tenho umas idéias diferentes para a iluminação :)

Agradeço bastante pelas opiniões, são de grande ajuda para prevenir/reparar erros, melhorar a qualidade do que se faz.

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz assim: bota um cooler de 12CM (120mm) na frente do seu PC. E adiciona a sua seventeam 420bkv um cooler de 8cm para ajudar a remover o ar quente com maior facilidade.

Eu acho que vou tentar fazer um gabinete desse tipo, com um cooler na frente do PC e um outro cooler na traseira, para ajudar a remoer a remover o ar quente.

Eu nem quero meu gabinete com furos de entrada de ar, eu vou botar é um cooler na frente com furos no lugar do cooler, mas vou evitar os furos que existem na lateral, exceto o duto de ar que eu quero para meu processador.

quero que quando o ar esquente no meu gabinete ele simplesmente suba e saia pela fonte (você deve saber q o ar quente tem a tendencia de subvir, pois suas moléculas estão mais agitadas e dispersas, o que gera uma tendencia de subir).

Compre um duto de ar para seu processador, deve ficar bom, pois ai o cooler do processador sempre vai ter um ar frio que vem de fora do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e-psYco,

No caso deste gabinete que estou fazendo a fonte não servirá tanto para retirar calor como em outros gabinetes. Com dois fans 12cm frontais e 2 fans 12cm traseiros, a circulação é bastante boa. No caso do duto de ar para o processador, vou dispensar este. Vou colocar um hyper 6 com artic silver 5 (creio que o encaixe nem seja possível nesse caso sem adaptar o duto).

Será que se eu passar verniz no alumínio ele fica bastante reluzente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...