Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Marinheiro de 1ª Geforce - Parte 2


LinusBH

Posts recomendados

Ontem, graças aos conselhos do Eagleman, T-X, Readme.txt & Cia, solucionei o problema de alimentação do meu PC colocando uma Seventeam 350W. Valeu galera. :-BEER

Realmente fez diferença e a placa de video funcionou melhor. Porém (sempre há um porém) notei um maior aquecimento no PC:

Athlon XP 2800+ passou dos 48º para 58º após rodar os jogos. O limite no monitorado é 80º

Geforce 5900 está marcando média de 52º de aquecimento.

Passei a noite rodando jogos pesados para testar desempenho.

- Battle for the Middle Earth (Melhorou nos brilhos e sombras/demorou no loading)

- Doom3 (no Ultra High ficou pesado demais, diminui para High mas não testei)

- Battlefield 1942 Mod: Desert Combat (Lags e loadings muito demorados)

- Knights of the Old Republic (tempo de Loadings dobrados)

Embora os efeitos gráficos tenham melhorado, o desempenho em relação à minha Radeon 9250 256Mb/128bits tem piorado. Os tempos de Loading dobraram e alguns jogos dão mini-lags em intervalos de 5 em 5 segundos.

Pelo que estou notando, a diferença de modelo (G-5900/R-9250) só está influenciando diretamente na qualidade dos efeitos.

A diferença de Memórias (G-128/R-256) tem influenciado diretamente nos tempos de Loadings e lags durante o jogo. Os Lags podem ser por carregamento de texturas na placa de 128Mb.

AIDA EVEREST ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Outro detalhe preocupante, no Everest notei que o GPU da Geforce 5900 acusava:

300 mhz :ahh:

1200 Pixel FillRate :crazy:

2400 Textel FillRate0 :crazy:

Mas logo depois que voltou a acusar:

400 mhz :joia:

1500 Pixel FillRate :conf: deveria ser 3200 de acordo com a tabela do Rosted.

3200 Textel FillRate :joia:

Eu instalei o driver 53.03 internacional da NVidia recomendada no site da própria PNY. Já testei o driver 66.93 também com praticamente o mesmo desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem eu tratei apenas de trocar a Fonte e testar o Driver versão 66.93 e o 53.03.

Nenhum dos dois deu diferença. Mas notei a estranha queda de clock no Everest.

Hoje a noite tentarei o RivaTuner e o PowerStrip.

Mas parece que a última tentativa é formatar o PC mesmo. Mas ficarei muito decepcionado se a placa não mostrar serviço depois de tudo isso.

Até agora parece que aquecimento não é o problema, porque o limite do processador é 80º e da G-5900 é 145º pelo que me lembro :blink:

Mas por via das dúvidas colocarei 2 ventuínhas de 8x8 cm no gabinete...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está jogando com os filtros ativados? Se sim, pode ser esse o seu problema...

A série FX não tem um bom suporte ao DX9 e à sua tecnologia (PS2, VS2, etc) e apresenta um desempenho insatisfatório em relação à sua concorrente, a Radeon 9800. No uso de filtros, é a mesma coisa: a FX não mantém um desempenho forte quando se ativa os filtros de qualidade de imagem... Esse sempre foi o forte das Radeons, até mesmo na comparação entre a série mais nova de ambas, só que agora a nVidia deu uma consertada e o desempenho com filtros melhorou bastante B)

Com relação à temperatura, pode ser também erro de leitura do sensor ou o cooler que não está dando conta muito bem do recado, pois geralmente quando você coloca uma fonte melhor, há a diminuição da temperatura e não o aumento da mesma...

Falouws :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por edurm@18 de março de 2005, 14:03

você TEM QUE INSTALAR O VIA 4-IN-ONE

FOrmata o PC e instala o driver de video mais novo e intala o via-4-in-one que você vai ter um ganho de desempenho de 15 a 50%

lembrando que as fx 5900 não sao ´muito boas para jogos em directx-9 (pixel shader 2.0)

falou

É, tem esse detalhe do driver AGP... Se você não o instalou, instale-o pois como o edurm mesmo disse, o ganho de desempenho é bastante considerável...

Falouws :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa Geforce 5900 está começando a me decepcionar... :but:

Eu achei que estaria fazendo um negócio da China, mas acabei comprando um presente de Grego.

Eu deveria ter comprado a Radeon 9600XT. :muro:

Vou procurar esse Via-4-in-1 pra baixar.

Talvez o driver mais atual da Nvidia resolva a questão do Dx9. Sobre o pixelshader 2.0, a placa diz que dá suporte à ele.:dry:

Sobre a temperatura, não sei se a presença da Geforce esteja ajudando a esquentar mais o PC. Meu quarto não é bem ventilado mas o gabinete fica aberto.

De todo modo, tem tanto fio saindo da fonte que vou usar alguns para instalar uns coolers de gabinete.

Vamo ver no que dá.

Se até semana que vem essa placa não rodar direito, eu vou passar ela pra frente e continuar com minha Radeon 9250 que não me dá dor de cabeça. :goff:

Aí só pensarei em placa de video quando for trocar minha placa-mãe pra uma com Soquete A64 e PCI-Express

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por LinusBH@18 de março de 2005, 15:29

Essa Geforce 5900 está começando a me decepcionar...  :but:

Eu achei que estaria fazendo um negócio da China, mas acabei comprando um presente de Grego.

Eu deveria ter comprado a Radeon 9600XT.  :muro:

Vou procurar esse Via-4-in-1 pra baixar.

Talvez o driver mais atual da Nvidia resolva a questão do Dx9. Sobre o pixelshader 2.0, a placa diz que dá suporte à ele.:dry:

Sobre a temperatura, não sei se a presença da Geforce esteja ajudando a esquentar mais o PC. Meu quarto não é bem ventilado mas o gabinete fica aberto.

De todo modo, tem tanto fio saindo da fonte que vou usar alguns para instalar uns coolers de gabinete.

Vamo ver no que dá.

Se até semana que vem essa placa não rodar direito, eu vou passar ela pra frente e continuar com minha Radeon 9250 que não me dá dor de cabeça. :goff:

Aí só pensarei em placa de video quando for trocar minha placa-mãe pra uma com Soquete A64 e PCI-Express

A 5900 é boa sim, melhor que a 9600XT, garantido B)

Mas melhor que a 9800, sua concorrente direta, ela não é... Ela tem suporte ao DX9 e consequentemente às tecnologias que ela oferece, mas seu desempenho não é bom, se comparar com as Radeons...

Formate o PC, instale os drivers da placa-mãe, o famoso Via 4in1 (para o WindowsXP, link direto aqui) onde encontramos também o driver AGP da placa-mãe.

Instale a versão 56.72 do Forceware que parece ser o melhor driver para a série FX e desative os filtros de qualidade de imagem para obter melhor ganho na jogabilidade.

Desfragmente o HD também e, se possível, aumente a quantidade de RAM... Alguns jogos pedem pelo menos 1GB de RAM para jogar na qualidade máxima :(

Falouws :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sobre o tempo do loading... é normal demorar mais porque você está aumentando a qualidade dos jogos... isso implica em muito mais uso de processador e do hd... está totalmente normal... o negócio era você formatar esse computador e instalar o driver 53.03 ou o 56.72 que são os mais indicados... sobre os lags, como o amigo acima disse, alguns jogos pra se jogar em high necessitam de mais de 512mb...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse final de semana eu formatei minha partição C: e reinstalei tudo.

Instalei:

- Via-4-in-1.

Eu até tinha isso já instalado pelo CD da placa-mãe. E pelo que parece meu slot AGP está com "revision 3.0". O que suponho ser o necessário para a placa já que ela pede AGP 2.0.

- Directx 9.0c

Sei que a placa Geforce 5900 não tem suporte nativo para a versão "c".

-ForceWare 66.93

- RivaTuner

- Aida Everest 2004

Eu gostaria de postar os screenshots que editei dos resultados do Everest e do RivaTuner. Ilustrariam muito bem as minhas dúvidas.

Notei no RivaTuner que o core clock da G-5900 estava em 300 mhz. e havia o seguinte texto no relatório:

Perf. level 0 : 300Mhz/425Mhz/1.20V

Perf. level 0 : 375Mhz/425Mhz/1.30V

Perf. level 0 : 400Mhz/425Mhz/1.40V

No Everest, ora ele acusou:

Velocidade do clock : 301 Mhz

Pixel Fillrate : 1204 MPixel/s

Texel Fillrate : 2408 MTexel/s

Depois ele acusou:

Velocidade do clock : 399 Mhz

Pixel Fillrate : 1596 MPixel/s (longe do valor 3200 da tabela do Rosted)

Texel Fillrate : 3192 MTexel/s (próximo do valor 3200 do Rosted)

Pela alteração de clock enquanto eu utilizo o PC, eu suponho que a placa regule a própria velocidade de acordo com a demanda. Quando eu executei o Fireworks para tratar os screenshots, o clock voltou a acusar 399 no Everest por um breve momento. Aumentando, obviamente, os valores de Pixel e Texel Fillrate.

Será que é isso mesmo ou minha placa ainda está com problema de configuração?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está correto...

As placas da nVidia, desde a série FX, utilizam dois valores de clocks para o ambiente 2D e 3D especificamente...

Eu não sei se isso é válido para todas as séries, mas funciona assim: quando sua placa está em modo 2D, ou seja, sem trabalhar com gráficos, objetos e texturas em 3D, ela automaticamente abaixa o clock da placa para um valor menor que o utilizado no modo 3D e abaixa também o valor da tensão do núcleo, fazendo a placa esquentar menos quando está em modo 2D.

Já quando é ativado o modo 3D, a placa automaticamente aumenta o vcore e eleva o clock da GPU para o seu valor real, dando mais performance a placa quando ela realmente precisa, ou seja, quando está executando alguma coisa em modo 3D.

Pode ficar tranquilo que isso é normal de sua placa :joia: A minha também faz o mesmo: no modo 2D ela abaixa o vcore para 1.3V e o clock de 500 para 300MHz. Quando eu vou jogar, ativando assim o modo 3D, o vcore sobe para 1.4V e o clock da GPU sobe para 500MHz, que é o valor que vemos no site dos fabricantes da VGA B)

Falouws :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo! Ontem eu fiz um teste abrindo um jogo e observando o monitoramento do RivaTuner. Mesmo com o jogo aberto o clock cai se ele estiver minimizado por uns 10 segundos. :palmas:

Agora só me resta fazer um último teste. Apesar da minha placa ter um conector molex, no manual diz (Ultra only). Mas por via das dúvidas eu liguei ele.

Será que a placa roda sem essa energia extra? Será que ela puxa toda potência pelo slot por não ser "Ultra"? :huh:

Esse é o último detalhe a ser conferido.

De todo modo, não tenho achado o desempenho da G-5900 128mb muito superior ao da R-9250 256mb não. Estou muito inclinado a acreditar que a diferença de memória realmente influencia no desempenho da placa (loadings), enquanto a diferença de GPU influencia na qualidade gráfica. <_<

Eu esperava um show de velocidade da G-5900.

Vou instalar o jogo Vampire Bloodlines para fazer esse tira-teima. Esse jogo é pesadaço. Tem loadings cabulosos, qualquer lugar que você entra rola um loading que desanima de jogar. Vamos ver se a G-5900 (128m/256b) vai provar que não é tão lenta em relação à R-9250 (256m/128b).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 coisas amigo

ligue o molex SIM, essa placa precisa de alimentação extra

e outra, não tem jeito melhor de saber se a placa ta rodando direito ou se ta tendo algum problema nos jogos

puxa os programas de benchmark e compara!!! vai na area de bench do forum la ta tudo mastigado, passa um 3dmark03 e ja era, voce vai ter uma boa noção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...