Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O cooler está queimando o processador?


Biter

Posts recomendados

Uma amiga minha montou um computador com a segunte configuração:

MB ASUS A7N8X-X

CPU ATHLON 2600+ tbred

COOLER MTEK XP 3400 COBRE CB0355U

KIT DR.HANK COM GABINETE 4 BAIAS E FONTE 300W REAIS

GEFORCE FX 5200 128bits 128MB

Acho que o resto na importa....

O processador XP 2600 não veio e a pessoa que vendeu a máquina deixou um sempron 2600 emprestado até conseguir o XP...

Tudo começou bem, o irmão dela montou o pc e durante 1 semana foi tudo bem até a máquina para de funcionar.

Então o vendedor trocou o processador pelo correto que seria o XP 2600 mas a máquina continuou não funcionando. Então o vendedor trocou a placa mãe, memória e o micro continuou sem funcionar.

Eu não moro na mesma cidade que ela, apesar de trabalhar no mesmo lugar, então um dia ela resolveu me trazer a máquina dela. Liguei o processador dela na minha máquina e ví que não funcionava... liguei o meu processador na máquia dela e funcionou. Formatei e instalei o win2000 e tudo parecia bem apesar da teperatura estar na casa de 55º. Então cheguei a conclusão que o problema seria o processador, já que com meu processador todo o resto funcionava bem.

O vendedor não estava conseguindo mais athlon xp somente sempron, então ela pegou o dinheiro referente ao processador de volta e comprou um XP2800+ em outro lugar.

Ligou e não funcionou novamente... levei o processador pra casa e ví que estava queimado. O processador foi trocado mas com o aviso que ambos foram testados e em caso de queima o mesmo não seria trocado novamente.

Levei o processador para testar em casa antes dela ligar na máquina e funcionou perfeitamente.

Então acreditávamos que finalmente o pc funcionaria, foi quando não funcionou e ao testar o processador novamente na minha máquina o processador estava queimado. A placa tinha queimado o processador, então pensei que seria a fonte já que a placa já tinha sido trocada. Ela trouxe novamente toda a máquina para mim e fiz os testes com uma fonte genérica que tinha sobrando e quando coloquei meu processador a máquina ligou entrei na bios e a linha do 12v e a temperatura do meu processador estava subindo sem para... o 12v chegou a 13,12 e a temp a 60º antes de eu desligar, isso com uns 15 segundos do pc ligado.

Pensei que o cooler é ruim e a fonte eu já sabia que era uma genérica. Então coloquei o meu um FOP alguma coisa antigo pacas de 6800rpm(uso ele a 4800 rpm pois não quero um secador de cabelo detro da máquina... rsrsrs)... deixei o cooler na rotação original 6800rpm e ao ligar minha surpresa... 32º e 12.6.

Resolvi ligar a fonte dr. hank 32º e 12.4 e 5 em 4.95, tudo perfeito.

Então voltei o cooler mtek e a máquina ficou ligada 5 segundos e desligou sozinha, pensei que tinha fritado meu processador. Mas fui insistente e tentei de novo... ligou... entei na bios e só ví que a temperatura estava em 80º, não deu tempo de ver as linha de tensão antes de desligar a máquina... rsrsrs...

Achei que talvés fosse algum erro de leitura. Voltei o meu cooler e tudo normal novamente. Coloquei o mtek e a máquina desligou sozinha novamente... tentei de novo e ao estrar na bios ocorreu a mesma coisa 80 e poucos graus. Acredito que o cooler está dando algum curto na placa de uma forma que está afetando o cpu, como meu processador aquece bem menos que um 2800 não chegou a queimar imediatamente, como o sempron que aguentou 1 semana já que ela usou pouco a máquina. Pois voltei novamente meu cooler e funcionou normalmente... o cooler vira normalmente mas achei melhor não fazer mais testes com aquele cooler na placa mãe.

Mas agora ela novamente está sem processador e dessa vez com um preju de quase R$500,00... se ao trocar o cooler e colocar outro processador e não funcionar não sei o que faço.

Não fiquei com o cooler pra tentar descobrir se realmente existe alguma coisa de errado com ele, mas é a única explicassão que encontrei.... e não coloco aquilo na minha placa mãe nem a pau... rsrsrs

Bom, se alguém já viu algum caso parecido ou pode me dar alguma outra ideia agradeço.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, aparentemente o cooler estava normal... não parecia haver nada no cooler que poderia estar encostando em algo que não devesse... rsrsrs... também espero na ter istalado o cooler incorretamente as 3 ou 4 vezes que o coloquei na placa.... mas valeu pela dica... não verifiquei se a presilha do cooler ou qualquer outra coisa estava encostando em alguma parte da placa, se eu tiver outra oportunidade de mexer naquele pc vou atentar a isso.

Obrigado

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...