Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Switch, HUB e Roteador!


MadMan368

Posts recomendados

Bom depois que tenho Banda Larga to querendo ligar 3 PCs em rede e podendo tambem compartilhar a Internet entre eles mas percebi que vou precisar de algum equipamento pra ligar eles então eu quero saber qual a diferenca entre eles e qual o que se da bem pois quero compartilhar a Internet mas nu quero que a velocidade caia a 0 em cada um deles. Tipo de um T que você liga em um e sai em 2 ou 3 e com a mesma velocidade se é que vocês entendem.

Obrigado :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá MadMan!!! Vou lhe explicar sobre os dispositivos. Primeiramente todos são chamados de concentradores, pois, eles juntam vários segmentos de cabos, ok? Agora vamos dar uma olhada em cada um deles.

HUB - O hub é um dispositivo de hardware, que tem a finalidade de ligar as máquinas em um mesmo meio físico, nele todas as informações enviadas pelo meio de transmissão atingirão todas as portas as quais tiverem um host conectado, o que pode provocar um congestionamento na rede, caso sua rede seja grande e você só esteja utilizando hubs, o que seria uma desvantagem, porém é o dispositivo mais barato.

SWITCH - Assim como um hub, este dispositivo interliga várias máquinas, porém sua diferença em relação ao hub é na questão de tratamento de envio de mensagens, pois o switch só envia as mensagens direcionadas às máquinas que requisitaram tal mensagem (informação), assim não obstruindo o canal de comunicação com mensagens à toa para máquinas que não a requisitaram.

ROUTER (ROTEADORES) - Os routers são dispositivos usados mais em grandes redes (WAN), pois, têm a capacidade de analisar as possíveis rotas para um determinado destinatário e assim escolher a melhor rota para trafegar os dados, por exemplo: se temos uma rede A, que queira se comunicar com uma rede E e que para isso tenha que se usar uma rota entre as redes A-B-D-E e existe outra para a rede E, que seria A-C-E, vemos que esta segunda rota é mais curta, então poderíamos escolher essa rota, mas o roteador trabalha com protocolos que fazem de tempos em tempos uma verificação do estado de uma rota, se ela está com problemas, congestionamento. Quando um roteador verifica algo de errado com uma rota, ele trata logo de escolher uma rota alternativa, que no nosso caso seria A-B-D-E, que mesmo tendo que passar por duas redes até chegar ao seu destino seria mais rápido do que ir pela rota congestionada.

Claro que este deispositvo é bem mais caro e não compensa colocá-lo em uma LAN, como falei esse aparelhos são usados mais em WANs, internet.... Se você vai montar uma pequena rede, você pode comprar um hub mesmo que não terás problemas. O switch é um pouco mais caro, daí você avalia de acordo com suas necessidades.

Espero ter lhe ajudado!! Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...