Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Texture LOD

Sombra_XXI

Posts recomendados

• Membro VIP

Numa das novas versões do ATi Tray Tools foi também adicionada a função Texture LOD, juntamente com outras opções que podem ser habilitadas para uso com o Direct3D, mas minha dúvida é com esse Texture LOD, procurei a respeito mas não encontrei nada de muito explicativo (pelo menos em portuga), alguém sabe o que isso realmente faz?

EDIT: Selecionei o valor máximo, ou melhor, mínimo (-10), já que só possui valores negativos, e testei aqui com o Pro Evolution Soccer 4 e o 3DMark 2003 e não vi nenhuma diferença visual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante: LBARROS

Cara,

LOD (Level Of Detail) é usado pra detalhar texturas em gráfico. Quando ativamos o "Mipmapping" no driver da VGA ele melhora a textura fazendo tamanhos diferentes da mesma textura. Por exemplo, se você está em uma rua em um jogo, a parte do asfalto próxima a você fica mais detalhada, e quanto mais distante, menos detalhe. O Mipmapping, com o aumento da distância, faz diferentes tamanhos de texturas da mesma, para fazer a distância.

Não sei se estou sendo bem claro, vou tentar exemplificar melhor:

pic03.jpg

As menores texturas seriam usadas para maiores distâncias no jogo, isso é para haver qualidade em toda textura. Abaixo fica a diferença entre o uso e o não uso do Mipmapping (LOD):

pic05.jpg

A imagem da rua fica menos detalhada, pois o tamanho da mesma textura é menor e ainda pode perder detalhes, pois como o driver não tem como saber o quão importante é aquela textura nem o que é importante nela, ele faz por padrão para todas a mesma coisa.

Esse recurso de transição gradativa de um mipmap para outro, é controlada por esse LOD (Level Of Detail).

O artigo completo (em inglês) você encontra neste link:

http://graphics.tomshardware.com/graphic/2...timized-01.html

Espero ter ajudado!!

Ah, se você ativou no seu jogo, e não deu muito resultado, deve ser que, por ser um jogo de futebol, as texturas seriam mais homogêneas.

Link para o comentário

• Membro VIP

Entendi o que você quis dizer LBARROS, e eu refiz o teste, dessa vez com o jogo Mafia, e percebi que o Texture LOD, quanto menor, tem um resultado negativo no jogo, as texturas dos prédios, à medida que se aproximavam, pareciam que estavam sendo ampliadas com zoom sem filtro algum, pois ela ficava parecendo uma espécie de gel, se é que vocês me entendem, como se eu estivesse jogando um game de Playstation (claro que ainda assim muito melhor). Tem mais, não adianta usar Anti-aliasing com o nível de detalhe setado em -10, pois a aproximação (zoom) deixa a textura tão feia que nem dá pra perceber que o AA está ativado (mesmo que a gente esteja usando a opção 6x).

Em suma, o Texture LOD parece ser uma boa opção para ganho em desempenho nas placas mais modestas.

Link para o comentário

Visitante: LBARROS

É isso mesmo que o LOD faz. Quanto menos LOD, menor é o nível de detalhe, e, pode acreditar, com menos LOD, você exige mais do Anti Aliasing, pois como as texturas, pelo baixo nível de detalhe, ficaram ruins, a tendência é que o efeito serrilhado, onde o AA age, aumente.

Daí você exigiria muito mais do AA e da Filtragem Anisotrópica, do que normalmente exigiria.

Espero ter ajudado!!! Qualquer dúvida é só postar!

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Redes-Wi-Fi-capa-3d-newsletter.png

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!