Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que é Cooler e Dissipador?


tchesko

Posts recomendados

Olá amigo,

na verdade, o cooler é um KIT. Isso mesmo!

Cooler = fan(ventoinha) + dissipador

o dissipador nada mais é do que um metal, o mais usado é o cobre, que serve para dissipar calor o mais rápido possível que é transmitido do processador, para o mesmo. Por isso o cobre é mais importante, por uma série de fatores, quantidade de calor, condutividade térmica, ponto de fusão...etc..

Mas é basicamente isso.. ok?

Ah e claro, um fan, para gabinete, pode ser usado de dois modos, como exaustor, e como ventoinha normal que joga ar pra dentro, o exaustor tira esse ar.. normalmente usamos o exaustor em cima..pois na física, o ar quente tende a subir.

Espero ter ajudado. Volte a postar

Cordialmente, OzzY :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cooler é o conjunto formado por ventoinha e dissipador.O dissipador serve para absorver o calor gerado pelo chip(processador,chipset,gpu),e é feito de cobre ou aluminio,por ter uma melhor dissipação a alta temperatura gerada.A ventoinha vai em cima do dissipador,fazendo o processo de exaustão,ou seja,retirando para fora o calor gerado pelo chip.Antigamente somente os processadores utilizavam cooler,mas hoje os chipsets das placas-mãe e os gpus(processadores de placas de video) tambem utilizam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, como o pessoal falou acima, o mais certo sobre cooler é o conjunto fan + dissipador.

Porém eu costumo chamar o fan (ventilador, ventoinha.. :P ) de cooler também. E acho que muita gente costuma chamar assim também.

E o dissipador, esse não tem erro, é a peça de alumínio ou cobre que é preso no processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...