Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Iniciando Sozinho em Eletrônica


BobSponja

Posts recomendados

Iniciei um curso a distância de eletrônica (manutenção de TV e Rádio)...

É muito interessante mas tb muito complicado....

Explicam peça a peça, a ler esquemas mas sinto falta do porque das coisas...

Tipo, por que usar um capacitor ou 10 capacitores num esquema, diodos, transistores, etc...

Assim, gostaria que me informassem quais equipos preciso, tipo, multimetro, sugadores de solda, etc... e qualquer dica para facilitar minha vida !!!!!

Muito Obrigado pela Atenção ! :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para começar um ferro de solda, um sugador de solda, solda, um jogo de chaves e um multimetro está ótimo.

Quanto aos componentes, procura analisar os circuitos por blocos e a "ter uma ideia" do que cada bloco faz e em seguida o que cada componente tá fazendo nesse bloco. Você não vai saber de tudo no inicio, mas aos poucos você vai aprendendo.

Boa sorte nos estudos, qualquer dúvidas estamos aí. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por BobSponja@28 de março de 2005, 22:31

Iniciei um curso a distância de eletrônica (manutenção de TV e Rádio)...

É muito interessante mas tb muito complicado....

Explicam peça a peça, a ler esquemas mas sinto falta do porque das coisas...

Tipo, por que usar um capacitor ou 10 capacitores num esquema, diodos, transistores, etc...

Assim, gostaria que me informassem quais equipos preciso, tipo, multimetro, sugadores de solda, etc... e qualquer dica para facilitar minha vida !!!!!

Muito Obrigado pela Atenção !  :muro:

:D grande bob, não se preocupe com tantas dúvidas,dê apenas um passo de cada vez,para começar compre as ferramentas indicadas pelo Medx,e muita perseverança afinal eletrônica se estuda e se aprende a vida toda,se você tiver algum técnico ou amigo para você trocar umas idéias te ajudará muito,quanto ao pessoal aqui do fórum te ajudará no que for possível,as vezes fica um pouco difícil fazer uma reportagem bem detalhada sobre o assunto sem ver o digrama que você está trabalhando,sempre que puder poste o diagrama para que o pessoal possa te fazer uma reportagem mais detalhada,falou broder boa sorte :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:P Sabe como comecei, eu queria ligar um interruptor para ligar uma lampada numa pilha (acho que tinha uns 7 anos) como não conhecia nada de eletrônica fui seguindo uma fiação real que existia na minha casa depois eu fiz o mesmo com a lampada e as pilhas. Pra mim foi um grande começo.

a internet tem muitos sites sobre eletrônica aprendi muita coisa sem nunca ter feito nenhum curso :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito boas dicas os colegas estão apresentando. O incentivo é de grande valhia também.

Uma coisa que faz muita gente se perder pelo caminho, é a dificuldade no entendimento de circuitos completos. Surgem dúvidas e questões que vão além da capacidade momentânea do aprendiz e isto, muita vezes o faz desistir, por não compreender.

Procure aprender somente o básico(temporariamente, claro), não busque entender como funciona um simples monitor, se ainda não faz ideia do que seja uma fonte, filtros, amplificadores, transformadores, reguladores, estabilizadores, sincronizadores, osciladores, sinais de RF, circuitos de aúdio, de vídeo, seus tipos, etc, etc.

Numa fonte por exemplo, temos vários etapas, cada uma com diversos componentes. Entrada AC, filtragem, retificação, transformadores, estabilização, osciladores, comparadores, etc, etc. São muitas etapas e tipos de circuitos....componentes diversos...epa! Componentes! Este é um bom caminho para o início de tudo. Somente neste sub ítem, já teremos muito a aprender!

Vamos começar com o RESISTOR! Ah, mais resistor eu já sei o que é!

Sabe mesmo? Defina um resistor, mostre suas caracteristicas, aplicação, tipos, circuitos com resistores, etc, etc.

Conhece todos mesmo? Ah tá, não, assim eu não sei tudo não!

Ahah....como vemos, não podemos achar que sabemos tudo sobre um simples resistor!

E sobre corrente, tensão, potência, sabemos tudo? Claro que não. Devemos portanto, começar pelas vogais, para depois entrarmos com o alfabeto!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara... acho tua iniciativa otima! eu to aprendendo eletrônica tb e faço isso lendo muitos artigos a respeito em tudo quanto é meio de comunicação.

Acho q você tem é q meter as caras mesmo e começar a ja projetar o q você achar q der para fazer porque com a pratica você fica craque... :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também comecei a estudar 'solito' , no começo eu só tinha dúvidas, mas agora estou começando a entender as coisas (eu acho).

Tenho algumas perguntas para quem estiver desocupado:

- Sempre vejo que em série com a base de um transistor se liga um resistor, isso é para limitar a corrente entre a base e o emissor certo? Agora como eu sei a resistência que devo usar? Tem como limitar a corrente sem baixar a tensão?

- Quais componentes (transistors, resistors, diodos, etc..) e deveria comprar para ter em casa para quando quiser montar alguma coisa não ter que ficar comprando?

- Na prática, é preciso saber álgebra Booleana para entender eletrônica?

Valeu pela ajuda e boa sorte aos companheiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Sempre vejo que em série com a base de um transistor se liga um resistor, isso é para limitar a corrente entre a base e o emissor certo? Sim

Agora como eu sei a resistência que devo usar? Tem como limitar a corrente sem baixar a tensão? sim

- Quais componentes (transistors, resistors, diodos, etc..) e deveria comprar para ter em casa para quando quiser montar alguma coisa não ter que ficar comprando? você tem que saber qual o modelo deve ter de cada componente.

Espero que eu tenha ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz... curso de manutenção não é curso de eletrônica, eles vão te ensinar sobre cada componente mas não como eles funcionam... procure por livros ou mesmo apostilas online sobre eletronica básica, onde ensinam sobre resistores, capacitores, medições, indutores, transistores, circuitos amplificadores, etc... isso irá matar sua curiosidade e poderá ajuda-lo muito nesse curso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...