Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC sem sinal de vida


Sbandeira

Posts recomendados

Gente, estou chegando agora no fórum e não sei ainda como usar adequadamente. Acho que o assunto refere-se à área de eletrônica. Tenho um PC que deixei parado por muito tempo, (4 meses, aproximadamente) e, após tentar ligá-lo o mesmo não envia mais imagem ao vídeo. Já troquei a placa de vídeo por outra, já testei a fonte com o multímetro (apenas o fio azul está dando 11,25v), o cooler está funcionando normalmente e nada de imagem. O Monitor funciona normalmente com outro computador. Inclusive o BIP que normalmente dá quando ligamos também não está apitando. O HD usei em outra máquina como slave e o mesmo funcionou normalmente. Testei a bateria e deu 2,97v. Será que a BIOS "apagou"?. Alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sbandeira@29 de março de 2005, 16:02

Gente, estou chegando agora no fórum e não sei ainda como usar adequadamente. Acho que o assunto refere-se à área de eletrônica. Tenho um PC que deixei parado por muito tempo, (4 meses, aproximadamente) e, após tentar ligá-lo o mesmo não envia mais imagem ao vídeo. Já troquei a placa de vídeo por outra, já testei a fonte com o multímetro (apenas o fio azul está dando 11,25v), o cooler está funcionando normalmente e nada de imagem. O Monitor funciona normalmente com outro computador. Inclusive o BIP que normalmente dá quando ligamos também não está apitando. O HD usei em outra máquina como slave e o mesmo funcionou normalmente. Testei a bateria e deu 2,97v. Será que a BIOS "apagou"?. Alguém pode me ajudar?

Pô, ninguém nem acessou.

Me ajudem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você eskeceu de testar o principal... MEMORIA RAM..

testa isso... no meu já deu esse problema 2 vezes.... e as 2 vezes era a mem ram mal encaixada.. aí eu tirei, limpei bem os conectores e encaixei e funcionou.. tenta isso c num funcionar tenta em outro slot de mem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cidadão X@03 de abril de 2005, 13:37

Esse problema da memória já ocorreu comigo, às vezes funcionava outras não, e sempre marcava na própriedade do sistema que elas estavam funcionando. depois de muito apanhar o técnico descobriu que só uma estava queimada. Foi só trocar que melhorou.

Comigo num era nem memoria keimada...

a uns 2 anos atras , meu pc deu esse problema, eu levei em um tecnico... eu fiquei lá vendo ... ele só trocou os pentes de posição (inverteu os slots) q funcionou e ainda me cobrou 20 conto por isso... =\\\\\

agora sempre q meu pc antigo não liga , da algum problema a 1ª coisa q eu faço é verificar as memorias... tirar elas, limpar, "borrachar" , c num dá eu vou invertendo os slots até dar certo(3 slots, 2 pentes... 9 possibilidades) .... =]

ok ? tenta isso!!

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, seguindo as dicas dos colegas sobre memória, desmontei o bicho inteirinho, passei álcool isopropílico nos slots, borracha nos terminais de encaixe do pente de memória, inclusive bancos de memórias (são 3), remontei, troquei a memória do banco 1 para o 2 e depois para o banco 3 e nada funcionou.

Utilizei 1 pente de memória defeituoso que tenho guardado em casa e nada.

Quando o defeito é memória mas o os bancos de memórias tem acesso a eles, emitem os dois bipes acusando o defeito ou ausência.

Ocorre que o computador não emite sinal algum e não apresenta sinal de vídeo também.

Alguém tem conhecimento se bios se apaga, mesmo com a bateria estando boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você ja segui as dicas que também concordo com os demais ,porque aconteceu comigo tambem e era memoria, veja se por acaso a fonte esta funcionando e se esta compativel com sua tomada ou seja 110 volts fonte do micro em 110 volts,parece coisa boba mas comprei um gabinete novo este da minha assinatura montei tudo e na ora de testar nem sinal de vida depois de muita distração foi que vi a fonte no 220volts e a tomada era 110!, o cooler gira acende 'alguma luz algum led :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ps8@05 de abril de 2005, 09:32

Se você ja segui as dicas que também concordo com os demais ,porque aconteceu comigo tambem e era memoria, veja se por acaso a fonte esta funcionando e se esta compativel com sua tomada ou seja 110 volts fonte do micro em 110 volts,parece coisa boba mas comprei um gabinete novo este da minha assinatura montei tudo e na ora de testar nem sinal de vida depois de muita distração foi que vi a fonte no 220volts e a tomada era 110!, o cooler gira acende 'alguma luz algum led  :joia:

Como informei na 1.ª mensagem, já chequei tudo: Meu estabilizador está OK (110V), a chave da fonte também está em 110V, troquei o pente de memória do banco 1 para o 2 e para o 3, usei outra placa de vídeo, usei até outro pente de memória defeituoso. O que está ocorrendo é que o cooler gira normal, o lead acende mas não dá nenhum beep. É como se a placa-mãe não recebesse nenhuma carga de energia. Daí a pergunta se alguém que teve BIOS apagada aconteceu parecido, ou ainda, BIOS apaga ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isto aconteceu comigo.

primeiramente veririquei as ligaçoes, tensoes se estavam certas. Fiz tudo limpei, passei borracha nos terminais de contato.

Testei processador, memoria e etc..

E na hora de LIGAR, lá estava ela morta :naonao:

e ai, nesta situaçao, tb pensei que tivesse sido a BIOS, as informaçoes ido para o brejo.

E pensei, se supostamente já perdi, vou fazer mais um teste vou limpar a BIOS pelo jumper.

Cara, ao ligar :palmas: . A minha querida esta viva.

Agora, não me pergunte, por que isto funcionou sendo que ninguém mexeu no Setup, que eu não sei? E se tiver alguém que saiba estou muito curioso em saber.

FalÔ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas isto (clear cmos setup) eu também já fiz. Tirei o jumper da bateria, liguei por aproximadamente 30 segundos, depois, recoloquei o jumper e nada aconteceu.

Mudei o jumper do polo 1-2 para o 2-3, liguei também por 30 segundos, voltei a posição original e continuou não resolvendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se tiver alguém que saiba estou muito curioso em saber.

isso ai é o que o Sbandeira disse, Clear cmos e como você tivesse re-instalando o sistema operacional, so que o q instala são os programas de entrada e saída da bios que ja vem gravado nela.

Mas isto (clear cmos setup) eu também já fiz. Tirei o jumper da bateria, liguei por aproximadamente 30 segundos, depois, recoloquei o jumper e nada aconteceu.

Mudei o jumper do polo 1-2 para o 2-3, liguei também por 30 segundos, voltei a posição original e continuou não resolvendo.

Já que você fez isso então retire tudo que estiver ligado na sua placa mãe (tudo mesmo (memória, cd-rom, placa de video...)) so deixe ligado a fonte, o speek e o botão de ligar. Ai vai fazendo os testes, se o speek der sinal desliga coloca um pente de memoria e liga, ai var dar sinal de novo o speek vai ta pedindo placa de video ai você desliga coloca a placa de video e liga no monitor.

Vai fazendo isso até que você descubra qual é a peça defeituosa.

espero ter ajudado, ficou meio trabalhoso mais isso se tem que fazer quando nada mais da certo :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha eu de novo , cara pegue este processador e teste em outra placa-mãe soquete ( 7)

que deve ser o soquete da sua e so olha onde encaixa ele , e verifique pelo manual se esta todos os jumpers no seu devido lugar as vezes pode ter caidoum jumper, ou o botão do power invertido ou o esquema de ligação que alimenta a placa ,verifica também os doi conectores de força da placa (at ou atx) se os pinos não estão trocados de posição . sujiro você fazer um teste de cada vez inclusive se você ja desmontou este micro uma vez , ela funcionava bem antes .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se tiver alguém que saiba estou muito curioso em saber.

isso ai é o que o Sbandeira disse, Clear cmos e como você tivesse re-instalando o sistema operacional, so que o q instala são os programas de entrada e saída da bios que ja vem gravado nela.

isto eu sei, o que faltou eu explicar é o seguinte:

Ao resetar a bios, a placa-mãe "morta" voltou. Isto é estranho, não entendi, por que não foi alterado nenhuma configuração (atraves do setup e nem atraves de jumper). Por que isto aconteceu.

Também, teve uma parada assim que tem a ligaçao com a pergunta que fiz: estava executando o mentest 86, o micro resetava, travava tambem. Mas quando travava resetava no reset, na hora de executar o BIOS (na verdade é o POST) ficava bipando sem parar, isto é uma parada que não estou entendendo, é como se os travamentos alterasse os dados da BIOS, se alguém souber explicar isto, estou curioso? Mas a solução é resetar o BIOS atraves do jumpeamento.

FalÔ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E fácil pega na propio fabricante ex;asus na seçâo de suporte deve ser em pdf no gabinete geralmente tem estampado em letras brancas o modelo por ex.tenho uma asus em casa de um micro antigo k6-2 500mhz soquete 7 o modelo dela esta assim na placa

asus (P5A) e isso mesmo esas três letrinhas e você percorre o site e encontra o manual dela .No seu caso nâo sei que marca e mas se for pc chips o site e da ( amptrom) me corrijam se eu estiver errado. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce disse que o fio azul eta dando 11,25, este fio é da fonte?. alguma coisa esta errada.

fio vermelho 5 V

fio amarelo 12V

outro fio que não me lembro a cor 3,3V

Tem algumas tensoes negativa que não me lembro da cor do fio, se não tiver todas estas Tensões o maquina não liga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu a dica ps8, vou abrir a máquina e ver se identifico.

Com respeito ao comentário de Marcos sobre a fonte, as voltagens são as seguintes:

Azul (-12v)

Amarelo (+12v)

Vermelhos (+5)

Laranja (Power-good) (+5dcv)

Branco (-5v)

Pretos (neutros)

O fio principal, que envia energia para os CIs através do chipset é o fio laranja - este está com tensão normal.

Nos outros fios, às vezes ocorrem pequenas variações de até 5%, para mais ou para menos, que não prejudicam o funcionamento do computador.

Também já utilizei outra fonte usada na placa e não apresentou sinais de vida.

E agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda tem muita coisa à se fazer:

SBandeira escreve:

Será que a BIOS "apagou"?. Alguém pode me ajudar?

Já descubriu alguém que tem a placa-mãe igual, para trocar o Bios, ou mesmo gravar o teu CI BIOS nesta outra placa-mãe (identica que funcione).

Detalhe: Sua ROM é do tipo Flash-ROM ?

O é um ponto muito importante ter o manual em maos.

Pode ser jumper's em posiçoes de não funcionalidade.

Já retirou a placa-mãe, e deu uma olhada nas soldas, se tiver uma mais escura (é a chamada solda-fria) não passa tensão e nem corrente. Dá uma "batidazinha" em cima dos CI's (chipset primeiro), uma vez no forum falavam que ressuscitaram por "bater" no chipset.

Também fica atento nos componentes, dá uma olhada para ver se eles não estão pretinhos (queimados).

Tambem, tem algo interessante sobre os capacitores verifique se eles não estão inchados, ou com a parte de cima levantada, ou se eles não vazavam, ou se não estão estorados. Isto tem um tópico no site mesmo: Capacitores Explodindo

E tem mais um ponto, se não der certo ate ai, você faz um curso de eletrônica, compra os equipamentos com uns 10.000,00 e pega o esquema eletrico da placa-mãe. E descubri!

:ahh:

:palmas:

não dei de postar os resultados, este é um roteiro completos os pontos não estão em ordem, pois a ordem é o ususario que faz.

FalÔ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta OK

Agora se voce quer se aprofundar mais um pouco, veja os reguladores da placa mãe. geralmente eles vem como 7805 é +5volts 7905 -5 volts, veja se as voltagens estão saindo de todos eles, se as voltagens estiverem certas ,pode ser problema da propia placa mãe.

OBS: sobre os reguladores da placa mãe, tem varios com voltagens diferentes.

acredito que voce ja tenha verificado . memória, hd,placa de video etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Companheiro Marcos:

Agora se voce quer se aprofundar mais um pouco, veja os reguladores da placa mãe. geralmente eles vem como 7805 é +5volts 7905 -5 volts, veja se as voltagens estão saindo de todos eles, se as voltagens estiverem certas ,pode ser problema da propia placa mãe.

OBS: sobre os reguladores da placa mãe, tem varios com voltagens diferentes.

acredito que voce ja tenha verificado . memória, hd,placa de video etc.

voce sabe onde acho um site, que tenha detalhados quais sao e os tipos de reguladores de tensão, de todos os tipos de placa-mãe (tipo da ASUS ate uma PCCHIPS).

Gostaria desta informaçao, é muito util.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...