Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas no OC Athlon 64 3000+ A8V deluxe


wayne.cj

Posts recomendados

Estou iniciando na nova plataforma e mesmo pesquizando bastante ainda não tirei todas as duvidas!

Minha configuração é:

Athlon 64 3000+ (939p)

A8V deluxe (K8T800pro)

2 x 256 ddr 333mhz (provisóriamente)

Hd Sata 80g Seagate

Fonte 300W reais

Minha dúvida é o seguinte; O que é melhor em termos de desempenho geral do sistema, por exemplo nos meus testes eu coloquei o divisor das memorias em 4:3(ddr 266) e consegui o maximo de estabilidade com o Htt em 258mhz, com isso as memorias ficam trabalhando a 166mhz(333 ddr) e o clock do processador ficou em 2324mhz, mas eu tambem consigo um clock bem semelhante 2320mhz, com o htt em 290mhz e o multiplicador em 8 e as memorias rodando a 192mhz(384mhz ddr), a pergunta é a seguinte, de que adianta o HTT ficar lá nas alturas se a memória não acompanhar? vou dar um exemplo mais claro:

Hipoteticamente falando, o que seria melhor?

300HTT x8(2400mhz) com as memorias rodando a 150mhz (300mhz ddr)

OU

240Htt x10(2400mhz) com as memorias rodando a 200mhz(400mhz ddr)

No caso dos AXPs é simples claro que 200x11(2200mhz) é melhor que 13,5x166 (2241mhz) mesmo com ambos usando DDR400, pois o fsb do segundo fará com que a memória ddr400 rode a 333mhz!

é isso,

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, beleza. Dúvida importante essa.

Com certeza vale mais a pena 240Htt x 10 (2400mhz) com as memorias rodando a 200mhz(400mhz ddr). Por que?

Porque depois que a AMD "aniquilou" o fsb e substituiu pelo htt, e fez a controladora da memória integrada, acabou mudando tudo (ou quase).

1º- No caso dos dois testes que você vez, com o HTT em 258mhz com multiplicador 9x e as memórias trabalhando a 166mhz (333mhz) e o outro com o HTT em 290mhz, multiplicador 8x e as memórias trabalhando a 192mhz (384mhz): O melhor é deixar o 2º, com htt a 290mhz. O clock final ficou igual, e você disse "qualquer adianta o clock ficar nas alturas se a memória não acompanhar?". Cara, se você consegue um clock final de 2320mhz com memórias a 384mhz, teu desempenho vai ser melhor do que o mesmo clock com as memórias a 333mhz, pois a transferência de gb/s vai aumentar.

Como tu ajustou as memos pra 133mhz (266), no caso do htt em 258mhz e multiplicador x9, clock em 2324, o divisor é 14. Logo:

2324mhz / 14 = 166mhz (333mhz) - 166 mhz x 16 bytes = 2,6gb/s ou 5,2gb/s caso você esteja usando DDR.

No caso do do htt em 290mhz e multiplicador x8, clock em 2320, o divisor é 12. Logo:

2320mhz / 12 = 193mhz (386mhz) - 193mhz x 16 bytes = 3,0gb/s ou 6,0gb/s caso você esteja usando DDR.

Então, nesse caso, é melhor o htt em 290mhz :)

2º - No seu exemplo:

1- 300HTT x8(2400mhz) com as memorias rodando a 150mhz (300mhz ddr)

OU

2- 240Htt x10(2400mhz) com as memorias rodando a 200mhz(400mhz ddr)

Seria o segundo exemplo a melhor escolha, mas o exemplo torna-se diferente do resultado do seu overclock.

Lógico que os 240 de htt com multiplicador 10 e memos a 200mhz (400mhz) seria melhor, mas, diferentemente do SEU overclock, aqui o 300mhz de htt deixou o clock das memos MAIS BAIXO do que o 240mhz de htt, enquanto no overclock que você fez no SEU computador, o o htt em 290mhz acabou deixando a velocidade das memos MAIS RÁPIDA do que a velocidade das memos com o htt em 258mhz.

150mhz x 16 bytes = 2,4gb/s ou 4,8gb/s se tiver em DDR

200mhz x 16 bytes = 3,2gb/s ou 6,4gb/s se tiver em DDR.

Resumindo, como você disse, não adianta ter o HTT lá em cima e a frequência das memos lá em baixo, porque teu desempenho pode cair legal. Mas no caso do overclock que você fez, o htt lá em cima ajudou, devido o multiplicador, etc. Mas essa história pode mudar, dependendo quais as frequências das memórias, quais as latências e qual o multiplicador que tu tá usando.

Memórias com clock 200mhz (ddr400) e latências 2-2-2-5 é muito melhor que memórias com clock 215mhz (ddr420) e latências 3-4-4-8, por exemplo.

É isto aí colega. Espero ter ajudado. Se eu não esclarecí as dúvidas diz aê pra galera ajudar também.

Valeu

Abraço

Vinícius (o retorno)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por diablo_sbs@29 de março de 2005, 20:00

Opa, beleza. Dúvida importante essa.

Com certeza vale mais a pena 240Htt x 10 (2400mhz) com as memorias rodando a 200mhz(400mhz ddr). Por que?

Porque depois que a AMD "aniquilou" o fsb e substituiu pelo htt, e fez a controladora da memória integrada, acabou mudando tudo (ou quase).

1º- No caso dos dois testes que você vez, com o HTT em 258mhz com multiplicador 9x e as memórias trabalhando a 166mhz (333mhz) e o outro com o HTT em 290mhz, multiplicador 8x e as memórias trabalhando a 192mhz (384mhz): O melhor é deixar o 2º, com htt a 290mhz. O clock final ficou igual, e você disse "qualquer adianta o clock ficar nas alturas se a memória não acompanhar?". Cara, se você consegue um clock final de 2320mhz com memórias a 384mhz, teu desempenho vai ser melhor do que o mesmo clock com as memórias a 333mhz, pois a transferência de gb/s vai aumentar.

Como tu ajustou as memos pra 133mhz (266), no caso do htt em 258mhz e multiplicador x9, clock em 2324, o divisor é 14. Logo:

2324mhz / 14 = 166mhz (333mhz) - 166 mhz x 16 bytes = 2,6gb/s ou 5,2gb/s caso você esteja usando DDR.

No caso do do htt em 290mhz e multiplicador x8, clock em 2320, o divisor é 12. Logo:

2320mhz / 12 = 193mhz (386mhz) - 193mhz x 16 bytes = 3,0gb/s ou 6,0gb/s caso você esteja usando DDR.

Então, nesse caso, é melhor o htt em 290mhz :)

2º - No seu exemplo:

1- 300HTT x8(2400mhz) com as memorias rodando a 150mhz (300mhz ddr)

OU

2- 240Htt x10(2400mhz) com as memorias rodando a 200mhz(400mhz ddr)

Seria o segundo exemplo a melhor escolha, mas o exemplo torna-se diferente do resultado do seu overclock.

Lógico que os 240 de htt com multiplicador 10 e memos a 200mhz (400mhz) seria melhor, mas, diferentemente do SEU overclock, aqui o 300mhz de htt deixou o clock das memos MAIS BAIXO do que o 240mhz de htt, enquanto no overclock que você fez no SEU computador, o o htt em 290mhz acabou deixando a velocidade das memos MAIS RÁPIDA do que a velocidade das memos com o htt em 258mhz.

150mhz x 16 bytes = 2,4gb/s ou 4,8gb/s se tiver em DDR

200mhz x 16 bytes = 3,2gb/s ou 6,4gb/s se tiver em DDR.

Resumindo, como você disse, não adianta ter o HTT lá em cima e a frequência das memos lá em baixo, porque teu desempenho pode cair legal. Mas no caso do overclock que você fez, o htt lá em cima ajudou, devido o multiplicador, etc. Mas essa história pode mudar, dependendo quais as frequências das memórias, quais as latências e qual o multiplicador que tu tá usando.

Memórias com clock 200mhz (ddr400) e latências 2-2-2-5 é muito melhor que memórias com clock 215mhz (ddr420) e latências 3-4-4-8, por exemplo.

É isto aí colega. Espero ter ajudado. Se eu não esclarecí as dúvidas diz aê pra galera ajudar também.

Valeu

Abraço

Vinícius (o retorno)

beleza Diablo, gostei da explicação, Gostaria de retificar uma coisa, o que eu quis dizer foi o HTT ficar nas alturas e não o clock, como no exemplo hipotético que dei, mesmo assim já estou esclarecido, agora vou fazer mais testes quando chegarem minhas novas memórias, uma coisa que reparei nos meus testes, foi que não consigo chegar a barreira dos 2400mhz de maneira nehuma com essas memorias que estou usando, se deixo o multiplicador em 9 com as memorias a 133(266ddr) o maior Htt que consigo é 258,00 e para atingir 290htt tenho que diminuir o multi pra 8, será que são só as memorias que estão segurando meu over? pois com 258htt e divisor 14 elas só estão a 333mhz que é sua freqüência nominal, mesmo assim não consigo colocar sequer 260htt, acho que não é esse o problema, pois com Htt maiores e divisor menor já consegui colocá-las a 192mhz(384ddr) por isso pergunto o que pode estar segurando o over? uma coisa que acho que não está bom é a linha de 12V da fonte que no ASUS probe fica em 11,308, mudei a fonte para uma de 527W Da satellite(generica na verdade) e continuou a mesma coisa!

O conector de 4 pinos está ligado, será que ele puxa para baixo a linha de 12v o minhas fontes é que são uma m####?

Uma fonte é essa:

Fonte Dr.Hank 300w Real

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por wayne.cj@30 de março de 2005, 09:59

beleza Diablo, gostei da explicação, Gostaria de retificar uma coisa, o que eu quis dizer foi o HTT ficar nas alturas e não o clock,  como no exemplo hipotético que dei, mesmo assim já estou esclarecido, agora vou fazer mais testes quando chegarem minhas novas memórias, uma coisa que reparei nos meus testes, foi que não consigo chegar a barreira dos 2400mhz de maneira nehuma com essas memorias que estou usando, se deixo o multiplicador em 9 com as memorias a 133(266ddr) o maior Htt que consigo é 258,00  e para atingir 290htt tenho que diminuir o multi pra 8, será que são só as memorias que estão segurando meu over? pois com 258htt e divisor 14 elas só estão a 333mhz que é sua freqüência nominal,  mesmo assim não consigo colocar sequer 260htt, acho que não é esse o problema, pois com Htt maiores e divisor menor já consegui colocá-las a 192mhz(384ddr) por isso pergunto o que pode estar segurando o over? uma coisa que acho que não está bom é a linha de 12V da fonte que no ASUS probe fica em 11,308, mudei a fonte para uma de 527W Da satellite(generica na verdade) e continuou a mesma coisa!

O conector de 4 pinos está ligado, será que ele puxa para baixo a linha de 12v o minhas fontes é que são uma m####?

Uma fonte é essa:

Fonte Dr.Hank 300w Real

Muito esquisito. O seu Athlon 3000+ é Winchester ou Venice? Os novos athlon 64 90nm (venice) são excelentessssss para over (encontrei 1 review que fizeram um teste com um 3500+ Venice, e chegaram a 3000mhz com vcore 1.44, fizeram superpi e tudo... uma loucura mesmo). A maioria dos Winchester 3000+ também são muito bons para over, mas tem uns que não são lá grandes coisas.

Agora, tuas são ralmente ruins. O negócio é tu já pegar uma TT480w, ou uma OCZ 480w pra cima. Estou pegando meu sistema novo, e a fonte vai ser uma TT560w. E mesmo que tu não faça over, não é bom arriscar um sistema excelente como o seu por usar uma fonte ruim.

Agora, vamos ver. Tu pode ver o stepping e mandar aí pra gente dar uma olhada? Tenta aumentar (um pouco) a VCore. Tenta aí 1.45v e aumenta um pouco.

Não são as memos que tão segurando o over não, já que tu seta o clock delas lá em baixo, e tu já conseguiu quase 400mhz nelas.. Provavelmente é tua fonte, ou tu levou azar e pegou um 3000+ ruim de over. 11.3 na linha 12v é realmente horrível. Eu já me stresso que minha linha 12v fica em 11.8v.

Pra fazer um over legal tu tem que ter conjunto, tem que ter qualidade, e tua fonte não tá colaborando nem um pouco.

E como tão as temps?

Valeu

um abraço

Vinícius (o retorno)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por wayne.cj@30 de março de 2005, 09:59

beleza Diablo, gostei da explicação, Gostaria de retificar uma coisa, o que eu quis dizer foi o HTT ficar nas alturas e não o clock,  como no exemplo hipotético que dei, mesmo assim já estou esclarecido, agora vou fazer mais testes quando chegarem minhas novas memórias, uma coisa que reparei nos meus testes, foi que não consigo chegar a barreira dos 2400mhz de maneira nehuma com essas memorias que estou usando, se deixo o multiplicador em 9 com as memorias a 133(266ddr) o maior Htt que consigo é 258,00  e para atingir 290htt tenho que diminuir o multi pra 8, será que são só as memorias que estão segurando meu over? pois com 258htt e divisor 14 elas só estão a 333mhz que é sua freqüência nominal,  mesmo assim não consigo colocar sequer 260htt, acho que não é esse o problema, pois com Htt maiores e divisor menor já consegui colocá-las a 192mhz(384ddr) por isso pergunto o que pode estar segurando o over? uma coisa que acho que não está bom é a linha de 12V da fonte que no ASUS probe fica em 11,308, mudei a fonte para uma de 527W Da satellite(generica na verdade) e continuou a mesma coisa!

O conector de 4 pinos está ligado, será que ele puxa para baixo a linha de 12v o minhas fontes é que são uma m####?

Uma fonte é essa:

Fonte Dr.Hank 300w Real

Cara tô culpando a fonte atôa, sei que não é lá essas coisas, mas o Asus Probe é que é uma M####, na bios a linha de 12V está estável a 11,95v! as outras voltagens todas exelentes! acho que o problema é realmente as memórias, depois que comprar memórias decentes eu testo e posto novamente!

Um teste curioso que eu fiz, foi que com o mesmo clock 2260(nos dois testes) um com o HHT mais alto e as memórias em 160mhz e o outro com o Htt mais baixo e as memórias a 196mhz, repare que o clock foi o mesmo 2260mhz eu tive melhores desempenhos no Superpi e PCmarck com o Htt maior e memorias a 160, achei que seria o contrário, mas me enganei!

Valeu pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por wayne.cj@02 de abril de 2005, 15:23

Cara tô culpando a fonte atôa, sei que não é lá essas coisas, mas o Asus Probe é que é uma M####, na bios a linha de 12V está estável a 11,95v! as outras voltagens todas exelentes! acho que o problema é realmente as memórias, depois que comprar memórias decentes eu testo e posto novamente!

Um teste curioso que eu fiz, foi que com o mesmo clock 2260(nos dois testes) um com o HHT mais alto e as memórias em 160mhz  e o outro com o Htt mais baixo e as memórias a 196mhz, repare que o clock foi o mesmo 2260mhz eu tive melhores desempenhos no Superpi e PCmarck com o Htt maior e memorias a 160, achei que seria o contrário, mas me enganei!

Valeu pela ajuda!

Depende os testes. Se for pra jogo, provavelmente com as memos com clock mais alto ficaria melhor.

Na maioria dos casos de A64 é bom o clock da memória acompanhar.

Agora, depende da memória. às vezes as suas memórias ddr333 são de uma qualidade ruim, e não conseguem chegar com boa estabilidade nos 196mhz, e isso pode ocasionar a perda. Agora pode ter quase certeza que com memórias ddr400 trabalhando na sua velocidade padrão (200mhz) e com htt menor, ficará bem melhor do que com memórias a 166mhz (ddr333) por exemplo, e htt maior.

Overclock é conjunto, e é bom ter tudo de excelente qualidade. Mesmo que você diga que sua linha 12v tá estável, eu não confiaria numa fonte dr. hank pra um sistema bom como esse. E confiaria MUITO MENOS na medição de linha da bios. Sabe o porquê? Por que o computador aina não iniciou o sistema operacional, e quando ele inicia o SO, com todos os drives, liga todos os recursos, etc, o processador pede mais linha 12v, por usar mais energia. Tanto que é simples (várias vezes), você fazer um overclock de um Athlon 3200+ que roda com clock inicial de 2.2ghz, e botar ele pra rodar a 4ghz, ele vai entrar na bios e tudo, mas no Windows ele não entra nem querendo. Não confie na medição de linha e de temperatura que tão na bios. Eu confiaria muito mais no Asus Probe.

Se você procurar por aí, o Havy_air (PcCi2MiNaL) tirou uma foto do Winchester 3000+ dele a 5ghz, na bios. Mas seria impossivel ele inciar o windows com esse clock. Ainda mais por não ter tensão (principalmente da linha 12v) para iniciar um athlon a 5ghz.

Conclusão: tudo leva a dizer que o seu pior problema ainda é a fonte.

Valeu

Abraço

Vinícius (o retorno)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...