Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pergunta do dia: Memoria cache

knaack

Posts recomendados

Pergunta do dia pergunta já respondida no passado aqui mesmo!! :D Brincadeira.

A resposta é não. Porquê? Por que nada em excesso é útil, popularmente falando. Tecnicamente falando a arquitetura do processador tem um limite máximo de processamento, se a memória cache for maior que a quantidade de trabalho executada não terá ganho de performance considerável para tel implementação. Ainda tem o impecílio térmico e de custo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom knaack se os dois processadores forem exatamente os mesmo não só o clock falo da microarquitetura dele, aí a diferença de cache iria fazer uma diferença sim!

Claro estou levando em conta que o sistema como todo seja identico tambem!

Espero ter ajudado! :joia:

Link para o comentário

Depende da situação. Quando se aumenta a cache, duas coisas acontecem:

1- uma maior cache faz com que se tenham mais intruções disponíveis na memória mais rápida que um sistema pode ter.

2 - quanto maior a cache, maior tempo leva-se para encontrar a instrução dentro da mesma.

POr isso, é necessário avaliar cada caso, mas em geral, processadores com 1 Mb de cache tendem a ser mais rápidos que os que possuem 512kb, enquanto que os de 2Mb tem performace um pouco pior do que os de 1Mb.

Link para o comentário

• Membro VIP

Em teoria sim, dois processadores com a mesma arquitetura e mesmo clock, o que tem maior cache é mais rápido.

Mas na prática, isso tem um limite, tem um certo patamar que não adianta aumentar o cache, não há aumento de desempenho em aplicações reais.

Além disso, a dependência do cache depende muito de outros fatores, como arquitetura, comprimento dos pipes, largura de banda de memória, etc.

Link para o comentário

• mês depois...

Mais uma dúvida.

estou para comprar um processador no pc novo que estou montando

estou em duvida entre os processadores athlon 64 2800, 3000 e 3200 socket 754

compensa comprar o 3200 so porque tem 1 mb de cache l2?

eu sei que é o mais rápido, mas a diferenca de preço é muito grande para o 2800

eu queria saber se esta diferença no cache da tanta vantagem do 3000 ou 2800 para o 3200?

o preço que vi em dolares foi

2800 126

3000 155

3200 186

qual seria o mais indicado em custo beneficio?

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Redes-Wi-Fi-capa-3d-newsletter.png

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!