Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas pra agilizar o programa


JulioHB

Posts recomendados

Ola!,

estou desenvolvendo um programa para fresa cnc;

essa fresinha será controlada pela paralela;

o programa esta sendo feito em vb;

como o sisnais será enviados aos montes para a porta, gostaria de saber como eu faço para que eles sejam rapidos.

por exemplo, qual dessas maneiras é a mais rapida?

- criar uma função em um modulo ?

- criar um dll e declarar em um modulo?

- criar uma dll e declarar em uma Classe?

- carregar td na memoria ? (forms etc...)

eu queira apenas saber como deixar os comandos bem rapidinhos, eu até poderia desemvolvre em basic, mais fica mais difícil operar a fresa com uma interface mais simples em dos.

t+

muito obrigado pessoal....

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, eu sinceramente não vejo ferramentas RAD como sendo linguagens próprias para automação. O ideal seria você fazer isso em linguagem C, se tiver conhecimento dela.

Entretanto, acho que a opção menos pior aí seria escrever as funções em um módulo, chamando via "Sub Main". Pode ser que você precise de um Form apenas para fazer alguma interface para configuração do programa, mas não deve ser nada que interfira no objetivo principal.

Para criar uma DLL no VB tem que usar necessariamente um módulo de classe (apenas esse tipo de módulo pode ser declarado como objeto), não tem jeito de criar uma DLL no VB apenas com módulo comum.

Mas o encapsulamento em DLL apenas será útil caso você queira aproveitar, em outros programas, essas funções e rotinas que vai escrever, daí é só referenciar a DLL sem precisar anexar nenhum módulo à mais e nem reescrever as funções novamente.

Fora isso, não tem sentido compilar uma DLL, até porque isso não deixa o programa mais rápido. Pelo contrário, deixa ligeiramente mais lento pois é uma "conexão" à mais que o programa terá que fazer antes de iniciar a execução (fora aquele "caminhão" de dependências que o vb já tem nativamente).

Ou seja: DLL não tem relação com performance, mas sim à "reaproveitamento de código" de uma maneira mais, digamos, profissional.

Resumindo, se quer deixar suas funções e rotinas "bem rapidinhas", tem que:

1) prestar atenção nos tipos de dados das variáveis que vai declarar (evite Variant, Object, etc...)

2) escolher bem o tipo de estrutura de repetição, ou seja: preferir usar For... Next ao ao invés de Do... Loop, sempre que possível. Com For... Next você trabalha com um limite inicial e final, o que já define o quanto de recursos o seu programa vai consumir.

3) escolher bem o tipo de estrutura de decisão, ou seja: preferir usar "Select Case" ao ao invés de "If... End If". Com "Select Case", a decisão ocorre de maneira precisa, pois você fornece uma lista de opções sendo apenas uma verdadeira, e após isso o processamento é encerrado. Já o "If... End If" tem que ficar processando expressão por expressão até que a verdadeira seja encontrada.

4) Sempre esvaziar arrays (Erase Variável) e destruir objetos (Set Objeto = Nothing) depois de usar.

5) Caprichar no tratamento de erros.

Coisas assim... Porém o VB não faz milagre, não tem como melhorar (tem como evitar que fique pior).

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...