Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quantos Fan-coolers eu posso ligar na minha placa-mãe?

Visitante: felipebacha

Posts recomendados

Olá eu comprei um Pc com a placa mãe MSI K8n Neo Platinum, e to comprando dois Fan-Coolers de gabinete para ligar nela...

Mas ou eu compro com encaixe para a fonte ou com encaixe para a placa mãe, com os dois encaixes não tem jeito...

Quantos coolers eu posso ligar na minha placa-mãe?

E qual vantagem de ligar na placa-mãe e não na fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha felipebacha você pode ter quantos fans de torre você quiser no seu pc até o limite da sua caixa de força ou espaço no gabinete.

As placas mães geralmente vem com um encaixe para um fan de torre.

Já escutei falar que tem placas com mais de um encaixe mas nunca pesquisei sobre isso.

A vantagem de colocar uma fan na placa mãe e o controle de velocidade. Algumas fans tem velocidades muito altas que ocasionam ruidos que são altos o suficientes para incomodar o usuario. Com o controle de velocidade a rotação do fan pode ser controlada diminuindo assim o ruido quando nescessario.

Mas só algumas placas tem esse controle de velocidade a maioria é só para informar quantas rotações por minuto (RPM) a sua fan está fazendo.

Se você quiser saber mais especificamente sobre as fans de torre va para a sessão de coolers e dissipadores aqui do forum!!

Espero ter ajudado.

:bandeira:

Link para o comentário

Postado Originalmente por Sxnkl2@06 de abril de 2005, 12:40

Olha felipebacha você pode ter quantos fans de torre você quiser no seu pc até o limite da sua caixa de força ou espaço no gabinete.

As placas mães geralmente vem com um encaixe para um fan de torre.

Já escutei falar que tem placas com mais de um encaixe mas nunca pesquisei sobre isso.

A vantagem de colocar uma fan na placa mãe e o controle de velocidade. Algumas fans tem velocidades muito altas que ocasionam ruidos que são altos o suficientes para incomodar o usuario. Com o controle de velocidade a rotação do fan pode ser controlada diminuindo assim o ruido quando nescessario.

Mas só algumas placas tem esse controle de velocidade a maioria é só para informar quantas rotações por minuto (RPM) a sua fan está fazendo.

Se você quiser saber mais especificamente sobre as fans de torre va para a sessão de coolers e dissipadores aqui do forum!!

Espero ter ajudado.

:bandeira:

Então eu já dei uma olhadinha bem rápida na seção de coolers, mas não pude dar uma olhada mais profunda porque estou no meu trabalho e não posso ficar olhando isso direto.

mas depois dou uma procurada melhor sobre esse asunto lá.

Mas segundo o que você me disse eu só posso ligar uma fan direto na placa mãe e as demias terão que ser ligadas direto na fonte é isso?

Link para o comentário

Postado Originalmente por E.K@06 de abril de 2005, 15:06

procure no manual da tua placa mãe, ou na propria placa os conectores  :-BEER

Eu tava dando uma olhada e a DFI SLI tem capacidade pra 5 coolers  :ahh:

É que eu já comprei a placa, mas ela só vai chegar na sexta, depois de amanhã ou na segunda. Então não tem como eu olhar no manual ainda...

E os cooler eu já comprei mas ainda não falei para o vendedor (mercado livre) se quero com conectores para Placa mãe ou para Fonte...

Tem essa imagem aqui, se puder ajudar..

MSI_K8N_Neo_big.jpg

Link para o comentário

Antes de encher de coolers tua cpu e deixá-la barulhenta pense em instalar uns coolers estratégicos de nada adianta ter 10 coolers q só fazem o ar quente circular dentro do gabinete estude algo tipo... um cooler para puxar ar frio de fora... normalmente na frente do gabinete embaixo já deve ter uns furos de entrada e um atrás embaixo da fonte para expulsar o ar já aquecido assim você circula ar renovado dentro do gabinete, e faz com que não se torne um aquecedor interno ar quente para refrigerar não serve...

Link para o comentário

:bandeira: Sua placa tem 3 tomadas para cooler, já descontando o do processador. repare perto do encaixe para o preocessador tem 2 "tomadinhas" pequenas laranjas (o encaixe para o Hd sata) e do lado tem uma branca que é para encaixar o cooler do processador. Repare que embaixo do lado esquerda tem mais 2 e no meio embaixo mais uma. Está escrito FAN1, Fan2. pode colocar 3 na sua placa mãe e se quiser mais na fonte. na realidade tanto faz na placa ou na fonte. Os coolers melhores são silenciosos e nunca controlei velocidade deles. ´Mas geralmente eles vem com encaixe para os dois tipos. Boa sorte.
Link para o comentário

Cara, faz como eu fiz, ainda vou colocar umas fotos do meu case aqui, so me falta tempo, mas faz assim, compra um bybus sao esses controladores de fans, da pra ligar 4 fans nele e controlar a velocidade deles ainda, ficou massa no meu case, abraço.

Link para o comentário

Então o meu gabinete já veio com um cooler lateral de 80cm, e na frente tem entrada para mais 2 coolers de 80cm, eu estava pensando em colocar esses 2 coolers na frente jogando o ar pra dentro......ou então colocar um na frente ventilando e outro atras como exaustor, mas o problema é que eu acho que o cooler lateral está muito próximo da traseira do gabinete....ele não tá no meio da tampa lateral esta mais atras, mais perto do processador, e pode acontecer de o cooler exaustor traseiro acabar tirando o ar que o cooler lateral esta colocando.....

Sem contar os 2 coolers da fonte, que é uma Thermaltake 480 Pure Power W0011

Ela tem 2 coolers de 80 cm, um atras e outro em baixo, mas não sei se o de baixo puxa o ar de dentro do gabinete ou sopra o ar pra dentro do gabinete......Alguem ai sabe?

Este desenho ai embaixo é de como é o meu gabinete...

O cooler azul é ventilador, o vermelho é exaustor, e o amarelo eu não sei ainda..

os brancos são os espaços vagos.

Tenho 2 coolers para colocar nesses 3 espaços..

gabinete2.jpg

Link para o comentário

• 2 anos depois...
Então o meu gabinete já veio com um cooler lateral de 80cm, e na frente tem entrada para mais 2 coolers de 80cm, eu estava pensando em colocar esses 2 coolers na frente jogando o ar pra dentro......ou então colocar um na frente ventilando e outro atras como exaustor, mas o problema é que eu acho que o cooler lateral está muito próximo da traseira do gabinete....ele não tá no meio da tampa lateral esta mais atras, mais perto do processador, e pode acontecer de o cooler exaustor traseiro acabar tirando o ar que o cooler lateral esta colocando.....

Sem contar os 2 coolers da fonte, que é uma Thermaltake 480 Pure Power W0011

Ela tem 2 coolers de 80 cm, um atras e outro em baixo, mas não sei se o de baixo puxa o ar de dentro do gabinete ou sopra o ar pra dentro do gabinete......Alguem ai sabe?

Este desenho ai embaixo é de como é o meu gabinete...

O cooler azul é ventilador, o vermelho é exaustor, e o amarelo eu não sei ainda..

os brancos são os espaços vagos.

Tenho 2 coolers para colocar nesses 3 espaços..

gabinete2.jpg

Olá Felipe! o pouco que entendo desse assunto posso responder algumas respostas;

A fonte tem 2 fans(nome dado as ventoinhas, cooler é o kit do peocessador = ventoinha + socket de aluminio, cobre etc) todas tendem a retirar o ar quente do gabinete, o ar quente por ser mais leve ele sobe, então, eis o papel da fonte e da fan traseira, retirar esse ar, o ar em baixo é frio.

As fans dianteiras e laterais servem para refrigerar a placa e seus componentes, seria legal você colocar um duto na tampa lateral do gabinete, onde situa-se uma ventoinha, esse duto levara o ar para cima do processador refrigerando-o melhor mas atine a isso; seria bom tambem colocar alguns filtros nas ventoinhas que dao entrada de ar para que vetem a entrada de poeira causada pela poluicao do proprio ar valeu!!!

sim! as ventoinhas ou fans que vem com tres fios;

amarelo = sensor que mede a velocidade em RPM, a placa se encarrega disso

vermelho = positivo(acho que gera + ou - entre 4,5 a 5,5 volts

preto = negativo

acho que é isso!!!

Link para o comentário

Galera deem uma olhadinha no meu primeiro experimento!!!

usei BD135, Potenciometro de 1k, leds verdes, resistores de 390R, placa de circuito universal e um pouco de criatividade!!!

Acesse o link abaixo:

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=57166&d=1204173408

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Redes-Wi-Fi-capa-3d-newsletter.png

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!