Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe com chipset nForce4 SLI Intel Edition


lukcruz

Posts recomendados

logo-asus.jpg

000000DC00123853.jpg

A placa-mãe Asus P5ND2-SLI Deluxe baseada no chipset nForce4 SLI Intel Edition anunciada recentemente já foi notada no stand da empresa no show CeBIT 2005, em seguida mostrada sob as vistas de jornalistas japoneses. Finalmente, em 6 de abril, a Asus anuncia oficialmente essa placa-mãe, e em seu site ela apresenta mais detalhes a respeito.

asus_01.jpg

Na parte central da PCB estão localizados os dois slots PCI Express x16. Entre eles foram colocados dois slots PCI Express x1 e a chave SLI, o qual a Asus a chama particularmente de EZ Selector. Este chipset utiliza outro diagrama de conexão de vias PCIe, portanto a chave é diferente das placas-mães nForce4 SLI para AMD64 em comparação à P5ND2-SLI Deluxe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

asus_02.jpg

A propósito, o intervalo fixado entre os dois slots PCI Express x16 também tem um nome: Two-Slot Thermal. Foi planejado com o intuito de proporcionar uma melhora nas condições de resfriamento de cada placa gráfica; porém, não poderia deixar de ter alguns efeitos colaterais. Por exemplo, os dois slots PCI Express x1 estarão completamente sobrepostos pelas placas gráficas.

O conector de energia de 4 pinos EZ Plug acima do slot PCIe x16 superior possibilita fornecer às placas gráficas, força adicional o qual foverece estabilidade operacional no modo SLI ou com overclock.

Um enorme dissipador de alumínio refrigera o "northbridge". Claro que o nível de ruído, deste modo, é minimizado. O fluxo de ar proveniente do cooler da CPU irá resfriar o dissipador do "northbridge". Entretanto o avantajado tamanho do dissipador pode impedir a instalação de um cooler de CPU maior. O "southbridge" está sob um dissipador menor.

É interessante notar que uma das seis portas Serial ATA-II, isolada com a cor vermelha, está localizada no espaço acima do slot gráfico superior. Provavelmente ela foi pretendida para a conexão de componentes que exigem performance.

Esta porta Serial ATA-II é conectada ao controlador Silicon Image 3132R. A segunda porta é colocada no painel traseiro da placa-mãe, logo abaixo da porta paralela. Isso possibilita conectar componentes com a interface eSATA.

asus_03.jpg

A placa P5ND2-SLI Deluxe possui desenvolvida funcionalidade para overclock. Por exemplo, suporta memórias tipo DDR2-720 usando um especial divisor de freqüências de barramento. Os módulos de memória XMS2 5400UL da Corsair já foram aprovados para uso nesta placa-mãe. O suporte aos processadores Smithfield, de dois núcleos, será dado através de atualizações de BIOS.

A Asus começará a produção em massa da placa-mãe P5ND2-SLI Deluxe durante abril. Por enquanto, nada foi comunicado a respeito de quanto ela custará, mas poderá ser por volta de $300.

____________________________________

Referência: Artigo publicado no site Overclockers.ru por Lexagon em 09/04/2005.

forumpcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Curso de Hacker Ético

LANÇAMENTO!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!

* Este curso não é ministrado pela equipe do Clube do Hardware.