Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Urgente! Problema extremamente confuso no HD


solefald

Posts recomendados

Muito boa tarde pessoal.

Venho por meio deste, tentar explicar um problema extremamente estranho

que me ocorreu semana passada e ainda não consegui fazer absolutamente nada para resolvê-lo.

Vou tentar explicar de uma forma exemplificada devido ao fato de nem eu mesmo entender o que ocorreu.

Bom vamos lá:

Possuo um HD maxtor 160 GB sem nenhum bad block ou erro físico( testado por ferramentas da maxtor)

Pois bem...

O HD era dividido em duas particões:

1: Sun Solaris 10 com 26GB´s aproximadamente.

2: Microsoft Windows xp sp1 com 133 Gb´s aproximadamente

Pois bem, eu fui instalar um programa no windows xp e o mesmo simplesmente parou.

Bom, como eu não conseguia entrar no windows pelo fato dele travar na inicialização(nem o fixboot do Recuperar funcionou) eu tive a ideia de re-instalar(por cima) o windows novamente na partição do windows, claro.

Ao rodar o cd de instalação para instalar o sistema por cima, o programa de instalação da microsoft, pra variar, não reconheceu minha primeira partição do Solaris e consequentemente não reconheceu a própria do windows.

Só que absolutamente do nada, o PROGRAMA DE INSTALAÇÃO do windows xp, AUTOMATICAMENTE gravou algum dado na primeira partição (solaris) fazendo com que ele passasse a encontrar a partição do winxp que estava após esta do Solaris.

E como já não bastasse ele moveu a partição do windows pra frente como se a mesma fosse a primeira partição.

Resultado:

-Minha partição do solaris desapareceu. Não consigo enxergá-la em nenhum programa.(nada no mundo me faz enxergá--la)

-Dos 160 GBS eu só enxgergo os 133 do windows, ou seja, meu hd agora possui apenas 133GB de espaço(tendo 160);

Como a partição do windows foi puxada pra frente, eu passei a enxergar os dados dela por outro hd rodando windows.

Sò que aí vem o grande e principal problema:

Me parece que a partição quando foi movida os dados em forma física continuaram onde estavam:

Ex:

arqX arquivos do windows

S partição solaris

<> particao windows

Estava assim:

SSSSSSSSSSSSSSS<arq1 arq2 arq3 ar4>

Ficou assim:

<arq1 arq2 arq3 ar4>

E me parece q existiam ponteiros que mostravam onde estavam os arquivos e como eles não foram modificados junto com essa 'movida' da partição, estes ponteiros ficaram desatualizados

ou seja:

====antes do problema=====

Quero acessar o a1:(leia a1 como arquivo1)

a1 a2 a3 a4 a5

0 1 2 3 4 5

a1 estava aprontando para a1 normalmente.

====APÓS do problema=====

Como a partição foi movida, os arquivos nelas também. Mas os ponteiros, NÂO!!!

Quero acessar o a1:(leia a1 como arquivo1)

a1 a2 a3 a4 a5 a6 <- movido pra 'frente'

0 1 2 3 4 5

Agora a1 está apontando para outro arquivo...

No caso a1 fora misturado com o arquivo que estava na posição 0 por exemplo.

Assim como o a2 fora com o a3 e assim por diante( não necessáriamente nessa ordem).

Quando eu quero por exemplo: executar um mp3 X por exemplo, eu não posso por que o conteúdo binário dele tem coisas absurdas como dados de outros programas.

Ou seja: uma parte dos meus dados fora misturadas com outros dados(nem todos)

Agora eu não tenho ideia do que fazer...

São dados extremamente necessários: Banco de dados críticos que tenho nesse hd.

E os backups não estão atuais devido ao fato de um estagiário não ter feito eles corretamente.

Quando vou ao cfdisk(do linux) ele simplesmente não consegue aceitar por que as informações de cilindro, setor estão erradas.

Pelo Partition magic é me dito que os cilindros são maiores do que 1024.

Não sei por que motivo isso aconteceu.

Estarei colocando abaixo dados do hd para caso alguém encontre algum problema, me dar um toque

Driver Specifications:

Driver type: Physical Drive,Disk

Name: Maxtor 6Y160L0YAR41BW0

Firmware: YAR41BW0

Serial Number: 34594835594a454d202020202020202

Size: 133.0 GB (Mas ele possui 160 GB!!!!)

Sector Size: 512B

Partition Size: 128Gb

Maximum Transfer: 128Kb

IO/Unit: 512B

Buffer Alignment: 2B

Cylinders: 16709

Tracks per cylinder: 255

Sectors per tracks: 63

Sector Size: 512B

FAT information:

Fat(bits): 32

Cluster size: 32Kb

First Cluster Offset: 33.2 MB

Root Directory Cluster: 7188

First FAT offset: 16 KB

Size of ONE fat table: 16.6 MB

Number of fat copies: 2

Bom, eu não tenho a menor ideia do que fazer( formatar não é a melhor ideia)

queria q me dessem uma luz de como proceder quanto a isso.

ps: Nenhuma ferramenta( de partition magic a partition table doctor foi capaz de consertar isso)

ps1: Falei com o suporte da maxtor porém pedem para que eu entre em contato com eles em uma ligação internacioal. O que possivelmente levará horas. Então antes de ter de tomar essa atitude, preferi ver se alguém já passou por isso

Agradeço a todos pela atenção

Abraço

Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, como ta complicado e ning deu reply

vou tenta ajuda.. a minha solucao creio eu não vai te agradar

mas quando aconteceu comigo ha alguns anos, foi assim q resolvi

o windows não te sacaneou nem nada.. ele simplesmente

substitui la no mbr a particao q inicia..

visto q ele não ta nem ai se tem linux ou qualquer outra coisa.. parte do principio q se você ta instalando ele, é o q importa

por isso q as pessoas instalam ele sempre antes, pra dps fazer os lilo da vida depois, porque parece q o linux é mais inteligente

no caso cara a minha solucao, seria pegar um partition magic da vida

ir no windows e dai sim você vai poder pelo menos recuperar a sua particao e reintegrar a do windows ou sei la o q

bom, isso é a opcao mais fácil

no caso se você tem dados q não podem ser perdidos

dai eu procuraria na net algum software, ja ouvi falar uma vez q existem

q te facam enxergar a particao do solaris

assim como podemos ver a do windows do linux etc

se isso não existir.. dai cara não sei

seria recorrer a um disco de boot do solaris algo assim

abraços

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por solefald@13 de abril de 2005, 21:25

Agradeço pela atenção Carvalhoso..mas exatamente foi o que pensei... porém não fora possível... O problema inclusive não era no Solaris...o Solaris eu posso perder...não poderia perder os dados do winxp ...

[´z]

Existe uma opção, mas é muito mais arriscada...

- Excluir todas as partições

- Utilziar um destes usuários para ele refazer estas partições automaticamente...

Ai procure pelo Quick Restore, ou algum outro programa de recuperação de dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bnd, agradeço também por sua atenção, mas sabe...

eu tentei exatamente essas soluções já... e assim, a partição solaris foi embora mesmo...

a do windows como eu disse, consigo enxergar agora...mas a Solaris... foi-se dessa para melhor...

Partition Magic simplesmente não conseguiu enxergar nada do solaris(nem o 7 nem o 8.0)...

Realmente o que você disse faz sentido e é onde eu to tentando mexer...só que o problema principal cara é que os arquivos ficaram em grande parte todos embaralhados com outros... por exemplo: Quando eu abro um arquivo de uma tabela de um banco de dados aqui via editor de hexadecimal, eu encontro cabeçalho de página html, Strings de algum executável, entende?

O principal problema é esse: dados embaralhados. A partição que sumiu seria um problema secundário...

mas realmente o negócio tá feio pro meu lado aqui... * rs

Bom, de qualquer maneira, valeu pela atenção e pelas idéias aí!

Grande abraço!

Carlos.

ps: ah sim... sobre quando você diz disco de boot do solaris... eu de fato conseguiria fazer isso...porém a partição do solaris foi pro espaço mesmo... nem o próprio solaris consegue enxergá-la... Então não consigo nem bootar, nem instalar por cima, nada....

Mais uma vez obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...