Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Led UV faz mal a saúde?


rreimao

Posts recomendados

chegou meu led UV da BIVAR.... tá bom q eu pedi 3 leds UV e 2 verdes, mias veio só 1 UV... mais num tem problema... vamos ao q interessa:

chegou a embalagem do led uv, tal, e na embalagem tahva escrito q o led emitia radiação UV , para protejer os olhos durante o uso, e que os raios UV poderiam causar serios danos a saude(aqueles velhos que todo mundo sabe dos riscos de tomar sol, por causa dos raios UV) ...tipo, até onde eu sei, leds UV , emitem uma freqüência UV inofenciva para o homem (porque c fosse perigoso eles não distribuiriam como samprles e seria algo controlado) ele é bem mais forte q um led UV comum... eu tenho 3 leds UV de 5 mm comprados no ml... o led de 3 mm que chegou da bivar emite uma luz = a esses 3 leds JUNTOS .. (até umpoko mais forte) ... o comprimento da onda desses 5mm comprados no ml é 395nm , e dos da bivar é 405nm...

então, resumindo, faz mal ou não ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que possa danificar a cornea, se você olhar diretamente, principalmente se o ambiente for pouco iluminado. A pupila estará dilatada e como o seu olho não percebe este espectro a exposição da cornea será total.

Evite olhar diretamente, não só esses Leds como lasers e leds de alto brilho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico!

E agora me deu medo de encher meu casemod dos meus projetos de leds. Uma dúvida, os leds UV são os populares leds de alto brilho? Minha placa mãe Abit NF7 vem com um led vermelho para indicar se ela está recebendo alimentação eletrica, esse led tem um brilho muito forte mesmo, se eu olhar para ele percebo um halo muito forte, chega a se parecer a 1/10 da intensidade do halo do sol! (halo

s. m. 1. Círculo luminoso que, por vezes, envolve o Sol e a Lua.)

Eu pensava em instalar uns 5 leds vermelhos de alto brilho + 15 leds vermelhos de baixo brilho em todo meu case, pensando em até leds embaixo do teclado, nos pés do gabinete e dentro de cada caixa de som.

Será que tem problema usar tantos leds, eu não quero ter minah visão danificada por uns leds desgraçados, já basta o monitor que me faz pensar que quando eu estiver com 20 anos já vou estar usando óculos de grau, e se eu nunca tivesse usado um PC na vida talvez só usasse oculos de grau após os 30 anos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por e-psYco@16 de abril de 2005, 20:58

Excelente tópico!

E agora me deu medo de encher meu casemod dos meus projetos de leds. Uma dúvida, os leds UV são os populares leds de alto brilho? Minha placa mãe Abit NF7 vem com um led vermelho para indicar se ela está recebendo alimentação eletrica, esse led tem um brilho muito forte mesmo, se eu olhar para ele percebo um halo muito forte, chega a se parecer a 1/10 da intensidade do halo do sol! (halo

s. m. 1. Círculo luminoso que, por vezes, envolve o Sol e a Lua.)

Eu pensava em instalar uns 5 leds vermelhos de alto brilho + 15 leds vermelhos de baixo brilho em todo meu case, pensando em até leds embaixo do teclado, nos pés do gabinete e dentro de cada caixa de som.

Será que tem problema usar tantos leds, eu não quero ter minah visão danificada por uns leds desgraçados, já basta o monitor que me faz pensar que quando eu estiver com 20 anos já vou estar usando óculos de grau, e se eu nunca tivesse usado um PC na vida talvez só usasse oculos de grau após os 30 anos...

tipo, leds de cores comuns, não dão problema algum ... a menos q você fique olhando pra ele por 1 hora direto, olhando DE FRENTE...

eu fiquei meio assim com os leds UV devido aos 3 avisos dizend dos perigos do led UV(um que veio no meu mail, outro veio do lado de fora da caixa e outro no sakinhu dos leds) e como eu sei q os raios UV fazem mal , eu fiquei meio assim ..

psYco , vou dar uma sugestao pro seu casmod... leds normais não dao luminosidade MUITO baixa, num daria pra iluminar nada... e como é vermelho mesmo, fica + barato..

tipo, um led normal vermelho custa 40 centavos ... um led vermelho de alto brilho custa 60 centavos... diferente dos azuis e UV's ... um azul normal custa 40 centavos. um azul de alto brilho custa 3 reais em media..

então, faz tudo com led de alto brilho q vai fica bem melhor e não vai fazer mal a sua visão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por e-psYco@16 de abril de 2005, 20:58

Excelente tópico!

E agora me deu medo de encher meu casemod dos meus projetos de leds. Uma dúvida, os leds UV são os populares leds de alto brilho? Minha placa mãe Abit NF7 vem com um led vermelho para indicar se ela está recebendo alimentação eletrica, esse led tem um brilho muito forte mesmo, se eu olhar para ele percebo um halo muito forte, chega a se parecer a 1/10 da intensidade do halo do sol! (halo

s. m. 1. Círculo luminoso que, por vezes, envolve o Sol e a Lua.)

Eu pensava em instalar uns 5 leds vermelhos de alto brilho + 15 leds vermelhos de baixo brilho em todo meu case, pensando em até leds embaixo do teclado, nos pés do gabinete e dentro de cada caixa de som.

Será que tem problema usar tantos leds, eu não quero ter minah visão danificada por uns leds desgraçados, já basta o monitor que me faz pensar que quando eu estiver com 20 anos já vou estar usando óculos de grau, e se eu nunca tivesse usado um PC na vida talvez só usasse oculos de grau após os 30 anos...

não, leds UV são leds que emitem radiação ultra-violeta... são usados em cases porque alguns tipos de produto reagem sob presença de UV e brilham.

A radiação UV é invisível ao ser humano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Spinner@17 de abril de 2005, 02:02

não, leds UV são leds que emitem radiação ultra-violeta... são usados em cases porque alguns tipos de produto reagem sob presença de UV e brilham.

A radiação UV é invisível ao ser humano

O espectro IR (Infravermelho) também é invisivel para o ser humano, mas se você olhar para uma fibra óptica com laser acima de alguns miliwatts você fica cego!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Medx@17 de abril de 2005, 10:31

O espectro IR (Infravermelho) também é invisivel para o ser humano, mas se você olhar para uma fibra óptica com laser acima de alguns miliwatts você fica cego!

eu ja imaginava isso.. .uma vez eu alimentei um led IR e olhei diretamente pa ele... como era de se esperar, não vi nada, mas senti um leve incomdo nos olhos... não repeti a esperiencia e nem fiz isso por tempo prolongado por motivos obvios...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fazer mal faz...mas se você for usar em casemod pode ficar tranquilo, uma grande parte dela vai ficar dentro do gabinete, e como você provavelmente vai usar uma janela de acrilico, ela deve refletir mais uma boa parte pra dentro do gabinete de novo... você não pode usá-lo em uma aplicação em que alguém va ficar exposto diretamente a ele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Spinner@17 de abril de 2005, 16:03

fazer mal faz...mas se você for usar em casemod pode ficar tranquilo, uma grande parte dela vai ficar dentro do gabinete, e como você provavelmente vai usar uma janela de acrilico, ela deve refletir mais uma boa parte pra dentro do gabinete de novo... você não pode usá-lo em uma aplicação em que alguém va ficar exposto diretamente a ele...

ihhhh ... Me Fud! .... peguei o led sexta... e eu tahva brincando de escrever coisas com marcatexto na pele e usar a luz... fiz isso me mim e na minha vó... aheuaheuahuhaueaueh .. varias vezes.. (o led tahva até do lado de fora do case) ... ihhh .. =\

mais perai gente... .

se é assim, o pessoal q frequenta baladas, que tem aquelas mega-barras de luz negra e aquelas lampadas beringela, deveriam tar com cancer na hora... afinal 1 lampada beringela dakelas de luz negra, tem 10000x mais luz negra q um LED .. =\ ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu também fiz o pedido de led's para a Bivar realmente eu acho sim que o envio é controlado por que além deles envarem um único led o pacote é cheio de avisos sobre os maleficios do led UV.

Não sei se aconteceu com você...

Mas o mail que eu viz o pedido eles retornaram avisando do processo de envio e com uma aviso sobre os maleficios do UV

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Camila Braz Barbosa@17 de abril de 2005, 16:34

Bom eu também fiz o pedido de led's para a Bivar realmente eu acho sim que o envio é controlado por que além deles envarem um único led o pacote é cheio de avisos sobre os maleficios do led UV.

Não sei se aconteceu com você...

Mas o mail que eu viz o pedido eles retornaram avisando do processo de envio e com uma aviso sobre os maleficios do UV

Exatamente, nos 2 e-mails de resposta deles eles avisaram sobre os maus da radiação UV .... na embalagem q chega os leds tem + 3 avisos... um do lado de fora, outro num papel e outro no saquinho dos leds... eu sei q a radiação UV faz mal...

mais então porque as pessoas q vão todo finde em baladas , que ficam expostas a aquelas gigantescas luzes negra não ficam mal ?

tipo, no carnaval (tempinhu né ) , eu fui no clube, lá eu fiquei o tempo inteiro na frente de um refletor de luz negra de lampada beringela (aquelas de 100W de luz negra) , sem contar as diversas lampadas frias de luz negra espalhadas pelo ambiente... e não senti nenhum incomodo no olho , e não fiquei com cancer nem nda do tipo... e nunca ouvi alguem dizer q ficou ruim apos ficar muito tempo com luz negra em exposição..

Agora q eu lembrei.. meu migo tem uma lampada de 70W de luz negra no quarto dele (na caixa tá escrito: Lampada UV ) , e ele nunca se sentiu mal , nem tahcom cancer nas corneas (sei lá, to xutando) , nem nda do tipo...

agora se uma lampada de 100W num faz mal a ninguém , porque um LED iria fazer mal ?

=\

essa q é a grande kestao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

existem tres tipos de radiacão ultra violeta. UVA, UVB e UVC. A UVA causa fotoenvelhecimento, ou seja, se você ficar muitos anos exposto a esse tipo de radiação, sua pele vai envelhecer mais rápido... mas nada que seja perceptivel a curto prazo. Esse tipo de radiação não causa queimaduras, mas propicia o aparecimento de cancer de pele.

A UVB é a que causa queimaduras, e é a principal responsavel pelo cancer de pele.

UVC não atinge a superfície terrestre

você disse que os comprados no ML tem comprimento de onda de 395 nm e os da bivar 405 nm. Ambos estão muuuuito proximos do espectro visível... alias, pelas informações que eu achei na net, esses da bivar nem chegam a ser UV, pois o comprimento de onda do espectro visível va de 400 nm até 750. Mas essa informação não é muito precisa...

Então, considerando que os leds sejam realmente UV, eles se enquadram na categoria UVA e tem o comprimento dde onda bem próximo ao da luz visível. Provavelmente essas lampadas de luz negra tem comprimento de onda semelhante, e o mal que causam é desprezível...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então rreimao, Medx, claudomirorl, e-psYco, Spinner, Camila Braz Barbosa e jymba.

Vou dar uma organizada nas respostas desse tópico, retificando algumas coisas e complementando outras...afinal...esse tópico merece...

Como esse tópico é complexo, e seu total entendimento serviria como utilidade pública, vamos discorrer um pouco de forma off-topic, lá na teoria. Vou começar de onde o amigo Spinner parou.

O espectro está dividido em 3 partes. Luz infra-vermelha, Luz visível, e a Luz ultravioleta.

Veja a figura:

em.gif

A figura acima serve para mostrar que a luz ocupa uma pequena parte de UM VASTO ESPECTRO!

A figura abaixo, seria um intervalo em destaque do gráfico espectro, mostrando a passagem da luz UV, passando pela luz visivel, chegando a luz Infravermelha.

especvis.jpg

No nosso caso, o que nos interessa mesmo é a ultravioleta. O espectro UV está dividido em 3 partes: UVC (< 280nm), UVB (280–320nm), UVA (320–400nm). O mais nocivo deles é o UVC, que é mais cancerígeno que o UVB. Ao contrario do que foi dito, o raio UVC chega a Terra sim. A camada de ozonio consegue barrar até 98% de seus raios...mas como sabemos, ela não é mais aquela....não é mesmo???....

CONTINUA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O UVB e UVC são perigosos devido a sua "energia". Como a freqüência da radiação eletromagnética é inversamente proporcional a seu comprimento de onda, quanto menor este último, maior será a freqüência e consequentemente a energia. Assim, os fotons UVC tem mais energia que os fotons no UVB...assim como estes tem mais energia que no fotons no UVA. Nossa...ninguém imaginária isso, não é mesmo??!!...Exceto dois "cabeçudos"...chamados Einstein e Maxwell!

Na figura abaixo, vamos destacar mais ainda...só vamos focalizar a parte das divisões ultravioletas.

uv2.jpg

Essa seria a notação usada para "designar" os raios UVA, UVB e UVC.

Near ultraviolet (próximo) seriam os raios UVA; far ultraviolet (distante) seriam os raios UVB; e extreme ultraviolet (extremo) seriam os raios UVC.

Depois de toda essa teoria, podemos concluir que:

As radiações UV são mais nocivas do que a luz nos comprimentos de onda

visível e IV. Um outro fator que diferencia os danos causados pela radiação UV é que

sua percepção não é imediata. Enquanto a radiação IV se manifesta na forma de calor e

a luz visível pode ser vista, o UV não provoca nenhuma reação que desperte algum dos

sentidos do ser humano.

Beleza, agora com essa teoria e essa conclusão, podemos voltar ao Tópico!

Podemos concluir, que dependendo da freqüência, teremos um dano maior ou menor.

Então seria justo, para melhor compreensão, separarmos os "danos" por frequências.

Portanto, aqui está a separação por espectros:

VISIVEL : O principal tecido afetado é a retina;

UVB/UVA : O principal tecido afetado é o cristalino;

UVC/UVB : O principal tecido afetado é a córnea;

olho.jpg

CONTINUA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, concluímos que:

Para saber se há risco de radiação UV perigosa de lâmpadas ou led's “desconhecidos”, basta obter o espectro de emissão da mesma. Se houver emissão abaixo de 320 nm (comprimento de onda em nanômetros), esta é potencialmente perigosa.

É bom lembrar que o “brilho” de uma lâmpada/led (parte visível) não tem nada a ver com o risco UV (que é invisível).

Assim, por exemplo, uma lâmpada germicida (lampadas UV são usadas na medicina!!!), que tem seu espectro com praticamente 100% da radiação no comprimento de onda de 253,7 nm (nanômetro), é altamente perigosa para pessoas nas suas proximidades, mesmo por poucos minutos, causando eritemas ou querato-conjuntivite.

Para relembrar o espectro: Comprimentos de onda acima de 780 nm já estão no

infravermelho, a luz (visível) está entre 400 e 780 nm e a radiação ultravioleta fica

posicionada abaixo dos 400 nm. A primeira porção do espectro UV, 400 a 320 nm, é a da luz negra ou UVA, e não causa normalmente efeitos agudos. Abaixo dos 320 nm teremos os efeitos agudos citados.

Qualquer led pode, portanto, ser analisada quanto ao seu risco, se soubermos qual é o seu espectro de emissão (este é um dado que o fabricante deve fornecer).

E o mais importante:

A exposição a qualquer radiação por um tempo excessivo condiciona à doses perigosas, e que tempos relativamente curtos podem ser capazes de produzir lesões, em função da faixa de emissão.

No caso desses led's, sua luminosidade está entre o espectro UVA e a Luz visivel. Para falar a verdade, ele está tendendo mais (bem mais) para o espectro visível. Portanto, não representa esse perigo todo...

E sobre aqueles avisos nas embalagens desses led's...eles estão lá mais pela obrigatoriedade desses avisos do que por necessidade.

É isso aí gente, FCDH também é cultura.

Bem que esse tópico podia ser destacado....espero que vocês tenham gostado....

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ferreira,

sua resposta está muito boa e completa. Praticamente um serviço de utilidade pública.

Acrescento somente o seguinte:

Tomem cuidado com qualquer fonte de luz, seja ele visível ou não...

Geralmente os cases sao melhor vistos no escuro, que é onde as pupilas estão dilatadas, havendo maior propensão a danos. Devemos lembras que estes aparelhos emitem raios predominantemente UVA, porém, que garantia temos que não há UVB e UVC? Possivelmente há emissão insignificante destes tipos tb, mas é sempre bom garantir...

Então tenham cuidado e não fiquem muito tempo admirando sua obras de arte....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ótima explicação do Ferreira. Então, pelo que eu entendi, na hora de montar, é sábio não deixar nenhum led apontando para fora, de forma a ficar permanentemente iluminando o olho do usuário, senão temos um sério risco de desenvolver catarata precocemente!

A propósito, vou destacar o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por e-psYco@21 de abril de 2005, 20:55

Ferreira, adorei seu post e concordo que realmente deve ser ser destacado!

Mas atenção, o ideal seria juntar todo os posts do Ferreira e substituir pelo o primeiro post do rreimao

Então, o Phoenyx e o Rafael Coelho já fizeram isso. Esse tópico foi remontado e foram adicionadas novas dúvidas. Está no fórum Casemod.

Clique no link.

LINK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...