Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Led UV faz mal a saúde?


rreimao

Posts recomendados

impressionante como um Led de apenas 5mm (ou menos) pode ser estão prejudicial, eu estava lendo os posts, e fiquei ainda mais confuso, mesmo q ele seja prejudicial, ele não tem força suficiente para gera um cancer de pele ou algo parecido

na minha opinião, o máximo que ele pode causar é uma irritação nos olhos se você olhar para ele por muito tempo, digo, olhar de frente mesmo.

tenho 5 leds UV de 5mm instalados aqui, nunca tive problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 meses depois...
  • mês depois...

ai cara d anada não tenho 4 barras fluorescente de uv

tamanho das que tem na buate nos cantos do teto do meu quarto já faz 3 anos não da em nada não

OBS: o acrílico corta o efeito faz um teste olha pra uv sem acrílico da uma visao esfumaçada com o acrílico corta esse efeito

TINTA DE UV PODE SER FEITO COM LEITE E LIMAO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara eu acho q faz mal sim, na hora q estava lendo o topico eu resolvi ter uma

experiencia pratica e meti o olho num led aqui do meu PC

na minha caixa d som, ofusco totalmente a minha visão

:-)k

sem fala q ta ardendo rsrsrs

mal to lendo o q escrevi!!!

:-)kkk não tente isso em kasa :priv:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você colocar um LED IR de um controle remoto por exemplo, você filma ele, depois assiste vai aparecer piscando, a camera pega o IR a gente não v mas ela v.

Vi em uma revista q estão pra criar casas com iluminacao por LEDs para economia de energia e frescurage tipo pra mudar a cor de uma parece apertando apenas um botao, ai deu ex q dura não sei quantas x mais economiza não sei quanto, e q ainda não chegaram ao branco luz do dia, mas estão quase inventando. Se faz mal não sei, mas vi isso.

Olha na verdade se você olhar para uma lampada incandecente, por alguns segundos, você ira notar a dores não vistas, iritacao, qualquer luz forte irita o olho e não é bom, FAROL ALTO NA CARA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
ai cara d anada não tenho 4 barras fluorescente de uv

tamanho das que tem na buate nos cantos do teto do meu quarto já faz 3 anos não da em nada não

Que isso cara, ta louco? Quatro barras UV no teto?

É UV ou luz negra? A luz negra emite um pouco menos de radiação UV, mas não deixa de emitir.

UV é usado pra assepsia, pra vocês terem uma ideia, e olhar diretamente é uma bomba pros olhos, sem falar que pode causar câncer de pele.

E galera, raio UV não atravessa nem folha de papel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Trabalho com desenvolvimento de equipamentos eletroeletrônicos e dentre eles, dispositivos para tratamento de efluentes. O coração destes dispositivos são lâmpadas UV germicidas (253,7nm = UV-C) cuja função é a eliminação dos microorganismos, através de geração de ozônio, provocando danos fotoquímicos em seu DNA. Só para termos uma vaga noção, uma lâmpada fluorescente germicida de apenas "8W" é suficiente para eliminar "TOTALMENTE", coliformes fecais em um processo de 3.000l/h de água, deixando-a "TOTALMENTE" potável. Isso sem que a água tenha contato direto com a lâmpada, pois, esta fica inserida em um tubo de quartzo para garantir sua temperatura e conseqüentemente sua eficiência no referido processo. Devido a grande eficiência bactericida, este processo é usado em grande escala nos Estados Unidos e Europa há mais de 15 anos.

Sei que o exemplo não se aplica aqui no contexto "Casemod", mas é que percebo que alguns colegas não levaram a sério a colocação do nosso amigo Ferreira quanto aos perigos oferecidos pela radiação UV, então demonstrei-o apenas para enfatizar. Posso garantir que já tive o desprazer de presenciar alguns acidentes provocados pela lãmpada, diante da displicência e ceticismo de "alguns profissionais"

Talvez a preocupação maior não seja a questão de câncer na pele e sim problemas visuais, tendo em vista a distância que o usuário manterá do gabinete onde estarão alojados os referidos leds.

Saliento também que os efeitos colaterais são proporcionais a luminosidade UV X distância X tempo de exposição e os danos são irreversíveis e as vezes detectados depois de muitos anos, tendo como resultado: cegueira total.

Um colega aqui do fórum disse que um amigo seu mantém uma lâmpada UV no quarto. Posso afirmar que se a mesma for uma fluorescente germicida, o mesmo terá fatalmente descolamento de retina. Saliento que o mesmo não acontece nas boates, devido ao filtro (luz negra) inserido pelo fabricante.

Um outro colega sugeriu a aplicação de insufilm. Antes de fazê-lo, verifiquem se a referida película constitui filtro para o comprimento de onda ao elemento UV utilizado.

Considero até normal o ceticismo de alguns colegas do fórum, por se tratar de novidade ou melhor, um assunto como muitos, até então não discutido nas rodas de tecnologia. A esses colegas recomendo que, antes de duvidarem de pessoas como nosso colega Ferreira, que mostrou-se conhecedor do assunto e se dispôs a esclarecer as devidas dúvidas, ou das advertências explícitas nas embalagens dos fabricantes, procurem consultar a internet onde encontrarão centenas de artigos pertinentes. Um oftalmologista atualizado com o assunto também pode ser uma boa referência para consulta.

Tenham certeza que estas informações hoje existem talvez porque muitos incidentes, acidentes, intercorrências, fatalidades e displicências ocorreram para que pudéssemos ter acesso a esta e outras tecnologias com total segurança.

Dois detalhes apenas informativos:

- Os elementos que irradiam UV-C, geram gás ozônio que quando inalado provoca ressecamento na boca e garganta e em excesso pode levar ao óbito.

- O ozônio é um dos maiores bactericidas existentes (imagine o que não faz com seus olhos).

Espero não ter exagerado no tom e/ou teor, mas é que me preocupo com a segurança das pessoas quando o assunto envolve: perigo X displicência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Alguns problemas oculares têm sido relacionados com a exposição aos UV:

Fotoqueratite. Este efeito ocorre após uma exposição a radiação ultra-violeta intensa, ocorrendo relativamente ao sol apenas em ambientes altamente reflectivos como a neve ou na praia. A soldadura a arco também pode provocar fotoqueratite. O epitélio da córnea absorve sobretudo a radiação UV-B deixando danos visíveis clinicamente e que provocam olhos vermelhos, sensação de corpo estranho, lacrimejo excessivo e maior sensibilidade à luz. Este problema resolve-se em um ou dois dias normalmente sem efeitos a longo prazo.

Pterígio. Um pterígio é um crescimento vascularizado à superfície, popularmente confundido como uma "gordura", que invade a córnea onde provoca defeito na visão. É mais frequentemente observado em pessoas que trabalham no campo pelo que se pensa ser provocado, pelo menos em parte pela exposição aos UV. Pode ser retirado cirurgicamente mas é frequente que volte a crescer.

Catarata. A catarata é uma das maiores causas de afectação da visão e cegueira em todo o mundo. Uma das suas principais causas é a radiação UV, especialmente UV-B. O efeito dos UV é cumulativo ao longo dos anos e causa progressivamente uma perda de transparência no cristalino que acaba por afectar a visão. É por isto importante a protecção aos UV em jovens com actividades ao ar livre. As cataratas não aparecem nessa altura, mas o efeito dos UV acumula-se e muitos anos depois, quando aparecem as cataratas é tarde demais. Claro que existe cirurgia para isso, mas é melhor se não for necessária.

Degeneração Macular. Ao nível da retina pensa-se que a sua exposição a longo prazo à radiação UV e também a luz visível de pequeno comprimento de onda (violeta/azul) é um dos factores de risco que pode contribuir para o processo de envelhecimento da retina.

OS OLHOS SÃO MUITO SENSIVEIS, PODE SER QUE NÃO LHE ACONTEÇA NADA AGORA NEM FUTURAMENTE, MAS A EXPOSIÇÃO AOS RAIOS UV JUNTAMENTE COM OUTRAS COISAS PODEM LEVAR A SÉRIOS PROBLEMAS DE VISÃO.

ESPERO TER AJUDADO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Qualquer tipo de UV é prejudicial a saúde. Tome cuidado, pois o led pode ta emitindo UV em baixa intesidade, mas com o tempo é prejudicial. O que pode causar é: cancer e até a perda da visão. Acredito que estes tipos de leds nem passaram pelos testes do IMMETRO. Alias, nem passariam eles seriam reprovados na hora. Se vocês prezam pela suas saude! então não comprem estes LEDS UV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bem, acho que um Led UV iria causar certa irritação... não acho que tenha potência suficiente pra causar queimaduras não.

Mas, por segurança... a recomendação é sempre usar lâmpadas UV para iluminação INDIRETA (O uv atinge algum equipamento com reagente, que brilha... você não vê o UV diretamente)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, concordo.. isso a longo prazo com exposição direta. Mas existem alguns detalhes básicos, que o pessoal não levou muito em conta...

1° - Exposição indireta: A gente não vê UV mesmo, coloque o LED em uma posição que atinja os elementos reagentes do seu modding mas não os olhos de quem estiver digitando. Isso resolve o maior problema.

2° - Intensidade: A intensidade de um LED UV geralmente não é alta o suficiente para causar nenhum problema - mas pode causar o mesmo problema de uma exposição direta ao sol, o que é MUITO grave, pois você não tem nenhuma queimadura de pele para alertar do perigo.

Esse problema é comum em soldadores. O ato da soldagem por arco elétrico gera um brilho forte, que emite UV intenso. As pessoas que olham para este brilho sem proteção especial acabam sentindo certa irritação, coceira e posterior ardência nos olhos - já ouvi casos de soldadores que literalmente queimaram suas retinas (do mesmo jeito que se queima a pele no sol), tendo inclusive que, por vários dias, colocar pedras de gelo sobre os olhos para conseguirem pegar no sono.

Em outras palavras... é menos grave no nosso caso. Mas não vale a pena ignorar. Esse processo pode ser irreversível.

3° - Ozônio: Realmente, UV gera ozônio. Mas a quantidade de Ozônio gerada é MUITO MENOS que o mínimo necessário para causar intoxicação em humanos. Quanto a isso podem ficar tranquilos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Sim, concordo.. isso a longo prazo com exposição direta. Mas existem alguns detalhes básicos, que o pessoal não levou muito em conta...

1° - Exposição indireta: A gente não vê UV mesmo, coloque o LED em uma posição que atinja os elementos reagentes do seu modding mas não os olhos de quem estiver digitando. Isso resolve o maior problema.

Se engana nisso. Os danos causados a longo prazo pela exposicao indireta podem ser os mesmo de uma exposicao direta.

Ao invés de receber o feixe concentrado em um ponto, voce o recebe com uma area bem maior, porém continua recebendo uma potencia luminosa identica (um caso ideal) capaz de realizar os mesmos danos.

Por mais indireta que seja, eu faria questao de deixar a tampa do gabinete totalmente fora da minha visao E longe de qualquer superfície que possa refletir luz na direcao dos olhos (parede a menos de 2 metros).

Nao é a toa que em qualquer laboratorio de lasers é obrigatorio o uso de oculos.

Diferentes materiais refletem e absorvem de maneira diferente para cada parte do espectro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

O espectro do UV é invisível ao olho Humano e prejudicial, a exemplo o UV é utilizado para esterilização, pois mata bactérias e outros micróbios. Em casa se utiliza uma fonte UV muito comum, que são as lampâdas fluorecentes, porém a camada branca (fósforo) no vidro (bulpo), reage e gera uma luz típica, o problema e se essa camada de fósforo estiver furada/rompida a UV vaza e com longas horas de exposição podemos ter problemas de pele (câncer), estamos falando do LED, eu chego lá. Então uma grande recomendação é nunca utilizar lampâdas de procedência duvidosa (chinesa).

O LED UV seria prejudicial se você ficasse muito tempo sobre a exposição e com uma quantidade significante de LED´s, pois a potência de 1 é muito baixa, mais evite olhar direto para o seu foco, pois a irís vai sofrer problemas.

O fabricante frisa, pois não pode prever e se responsabilizar pelo seu mal uso, e assim avisou tá avisado.

Outra coisa a luz negra, é uma lâmpada UV com uma tinta roxa/preta em torno do seu bulbo, justamente para filtrar parte do UV e não se torna prejudicial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Legal o tópico, comprei os tais leds UV, mas eles não são apenas uv, eles emitem junto uma luz violeta visivel, bem visivel (e parece que fica piscando bem rápido), alguém aí tem led só de uv? (que ao olhar pra ele pareça desligado) existe um assim?

Em relação ao tópico: se alguém tiver medo do uv saia da frente do monitor porque ele também emite uv! mas junto com o uv sai tanta luz que nem se percebe o uv.

Acho que pra visão, se tratando da retina se o UV for emitido sozinho pode ser mais problematico, porque a pupila estará aberta, mas se for emitido misturado com outras cores visiveis (como o monitor) a retina fica mais protegida, pois ela se fecha mais. Agora para a parte superficial do olho e para a pele, acho que tanto faz misturado ou não com luz visivel.

Mas que coisa, vocês disseram que infra vermelho também prejudica a visão, é verdade? é pelo calor?

E pra finalizar, uma pergunta que ninguém fez: alguém sabe quais as cores que reagem com o uv? a tinta tem que ter fosforo ou coisa parecida para reagir como na lampada fluorecente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • mês depois...
Mas que coisa, vocês disseram que infra vermelho também prejudica a visão, é verdade? é pelo calor?

E pra finalizar, uma pergunta que ninguém fez: alguém sabe quais as cores que reagem com o uv? a tinta tem que ter fosforo ou coisa parecida para reagir como na lampada fluorecente?

Reagente uv nao é pela cor que eu saiba e sim pelo tipo da tinta, pois ja vi azul, amarelo, verde, rosa, laranja, vermelho etc.

quanto ao infra acho q nao tem nenhuma reacao desde que nao estrapolem o nivel de segurança, pois ha uma grande qtidade de aplicações dessa luz em saude principalmente em áreas de fisioterapia. O infravermelho é basicamente calor gerado por ondas.

Geralmente os tratamentos sao superficiais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...