Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diminuindo a Temperatura de Seu Processador


Posts recomendados

  • Administrador

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


Diminuindo a Temperatura de Seu Processador


"Diminua a temperatura de seu processador."


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Olá a todos!

Este tópico é muito interessante, e serve muito para mim, pois moro no sul, e nesta época do ano faz muito calor e vivo brigando com a temperatura do meu pc!!!

Baixei um programa ontem, muito útil, Motherboard Monitor 5, http://www.benscustomcases.com/files/MBM5370.EXE , podem baixar deste link!

Este programa monitora a temperatura da placa-mãe e do processador, e para quem conhece muito bem a placa, pode selecionar ainda outros sensores de temperatura da placa-mãe!!!

Andei investigando pela net, e descobri que usar somente coolers com ventiladores não adianta muito, reduz muito pouco a temperatura!

A ideia básica consistem em primeiro ventilar o gabinete, depois o processador e por fim, discos rigidos e outras placas.

Vamos pelo começo, só de retirar a tampa lateral do gabinete, já ajuda, ou fazendo case-mod, abrindo frestas e vazando as tampas do gabinete.

Se precisar mais, troque o dissipador de calor e ventoinha do processador por uma maior! Isso ajuda mais, pode-se até, dependendo do caso, se o cooler for grande o suficiente, instalar uma ventoinha a mais na lateral do cooler!!!

Essas são algumas idéias básicas que ajudam a diminiur um pouco a temperatura da cpu e placa-mãe.

MAS, para que precisa mais, agora sim vamos falar sério!!!

Ótimo, você já colocou aquele cooler "gigante" no processador com leds brilhando, já fez seu case-mod com um dragão vazado na tampa lateral, aproveitou pra botar neon, umas mangueirinhas fluorescentes...

Mas a temperatura continua alta???

Podemos colocar mais vetoinhas no gabinete, atualmente os gabinetes já vem furados pelo lado de dentro na parte frontal, traseira e lateral, com a furação exata para instalar mais ventoinhas, instalando-se as três ventoinhas, o ar circula mais rápido e portanto mais fresco dentro do gabinete, o que ajuda e muito a reduzir a temperatura!!!

A ideia nesse caso, não é só dissipar o calor do processador, mas sim, criar um fluxo de ar desde uma extremidade a outro do gabinete, refrigerando todo o equipamento.

Esta preparação exige mais cuidado para dar certo, você precisa examinar com cuidado o seu gabinete por dentro, verificar por onde o ar pode fluir melhor e por onde ele deve fluir, por entre as placas de video, por entre os discos rigidos, por entre as memórias, etc...

Outra coisa importante, os discos-rigidos, memórias e placas de video também aquecem e prejudicam o desempenho!!!

Para os discos-rigidos existem coolers, geralmente dulpos, que são parafusados na parte inferior do disco.

Para as memórias por enquanto só existe o fluxo de ar mesmo, mais para o fim falarei sobre outra técnica muito boa.

Para as placas de video, no caso as aceleradoras, elas já tem um dissipador de calor instalado sobre o processador, mas pode-se parafusar sobre o dissipador, uma ventoinha, como no processador.

Todas essas técnicas funcionam quando se precisa diminiur a temperatura um pouco, para que precisa de temperatura muito mais baixas existem os kits de dissipadores a água, os Water Coolers!!!

Esses sim são bons, funcionam sem ventoinhas dentro do gabinete e reduzem a temperatura em até 50%!!!

Eles funcionam como um radiador de carro dividido em duas partes, a primeira é uma espécie de dissipador de calor que a principio parece uma simples placa de cobre maciça, mas na verdade existem dutos internos por onde a água circula, esse dissipador pode ser instalado no processador, na placa de video e até mesmo nas memórias!!!

A segunda parte consiste em um radiador, que pode ser externo ou interno, ele resfria e bombeia a agua para todo o conjunto, como em um carro, a água fria entra no motor, a água quente sai, vai para o radiador, é resfriada e volta para o motor, simples!!!

porém esses conjuntos são caros, os mais baratos, novos e completos que vi, custam em torno de R$ 240, com só 1 dissipador para o processador!!!

Bom, isso é pouco, mas é o que sei por enquanto, estou procurando como fazer um sistema a água, se alguem souber, poste a dica!!! :joia:

Até mais, espero ter sido útil!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá Amana,

Muito interessante o site que você postou, mas a minha ideia é de fazer em casa um Water Cooler!!!

Eu estou desempregado, a temperatura tá alta e não posso comprar kits, ou peças, mas estou me virando, veja só:

Até segunda acho que consigo postar as fotos do passo-a-passo parcial de "Faça você mesmo seu Water Cooler"!

Eu peguei um radiado de ar-condicionado de carro, cortei, reduzi seu tamanho, montei e vedei ele.

Peguei uma bomba d'água de uma maquina de lavar roupas velha e vou usar.

O problema é conseguir uma placa de cobre para instalar no processador e gpu, de mais ou menos 5 a 10 mm, vaza-la, veda-la e instalar dois tubinhos para conectar as mangueiras!!!

As conexões são faceis, é só conseguir uma bracadeiras da própria maquina de lavar!!!

O meu Water Cooler será forte e grande, por isso tenho que ter cuidado com as conexões, não posso deixar vazar agua!!!

Para isso vou montar uma case externo para abrigar o radiador, ventoinhas e bomba d'água, vou utilizar um gabinete antigo que tenho sobrando, vou cortar e modelar de forma a ter o menor tamanho possivel e abrigar todos o material necessário.

Essa é a ideia, fazer um Water Cooler do "lixo"!!!

O lixo de uns é o tesouro de outros!!!

Afinal, não estamos na era da reciclagem!!

Abraços a todos, obrigado pela ajuda, se alguem tiver dicas ou links de como fazer um Water Cooler de sucatas, por favor me avise, ficarei muito grato... :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 11 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • 8 meses depois...

Ola pessoal, to com um problemao! tenho um notebook HP dv5-1004nr AMD turion x2 ultra 64 xm80 2.1/4gb ram/250hd/1918mb/vista ultimate...

eu andei lendo sobre temperaturas do processador e tal e instalei alguns programas pra verificar a temperatura do meu porque o tempo inteiro o cooler fica "gritando", então resolvi checar. Finalmente quando consegui instalar o EVERLAST, eu vi que a temperatura do proc era de 96C!!!!!

achei um absurdo!! como é possivel uma temperatura estão alta? que que eu faco pra poder baixar isso?!??!

Alguem pra me dar uma mao???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...