Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Debian + modem PcTel e placa som Yamaha


RAPUDO

Posts recomendados

Normalmente eu uso o Slack 10 , e nele eu instalo essas placas facilmente, mas estou ressuscitando um "Pentium 233MMX", e o Slack ficou muito lento nessa máquina , quando rolo as páginas , tenho a impressão que ela rola em camadas, quando mando abrir alguma janela, Deus me livre...como eu tinha aqui o Debian 3.0r2( 7 cds + 1 de Update ), tentei ele e a máquina ficou uma beleza, só que no Debian não consigo colocar ela para funcionar 100%.

Meu modem no Windows é reconhecido HSP56 Micromodem (Placa Pci PCT 789) , e minha placa de som é a Yamaha OPL3-SAx ( Placa ISA ), essa placa ISA é PnP, pois na outra partição tenho Windows 98 e ele instalou e funcionou perfeitamente essa placa , quanto ao modem eu tive que instalar o driver , mas sem maiores dificuldades...

No Debian procurei o arquivo isapnp.conf , mas não encontrei ,e procurei no "Guia Foca GNU/Linux " , mas alguns comandos que são apresentados nesse guia não funcionam no Debian...eu tô precisando de um Manual específico para o Debian pois ele tem bastante diferença em comparação ao Slack . Se tiver que baixar um drive para o modem , postem aqui um link e qual versão eu devo baixar , e se possível alguma dica , quanto a placa de som , quando rodo jogo de Dos ( Rally )no windows , essa placa eu coloco como Sound Blaster e ela funciona , então acho que ela deve ter as mesmas caracteristicas , se precisarem de mais informação , eu posto aqui...

Outra coisa esse Cd Debian Update , alguem sabe como faço para instalá-lo, sem ter que instalar pacote por pacote manualmente?Pois quando fazia a instalação do sistema, tem um momento que ele pergunta a origem da instalação, e eu escolho CDRom , e ele pede para ir colocando os CDs , só que todas as vezes que coloquei esse CD UpDate , a instalação deu pau, não concluia , não entrava em modo gráfico, tentei umas tres vezes , e desisti de usá-lo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai cara talvez o som já esteja funcionando basta que você configurar o volume que deve estar no mínimo (só o debian e o slack pra fazer um absurdo desse) digite alsa mixer ai vai aparecer pra você configurar o volume, se não der tente digitar alsa primeiro que ele vai detectar sua placa de som (mas como você disse ela é PnP portanto deve estar funcionando), é um pouco improvavel que ele não tenha reconhecido mas por via das dúvidas, e uma vez eu vi um cara que pra ele escutar som no debian ele teve que se incluir no grupo de som, ou seja, ele tinha que dar permissão para o usuário dele ouvir músicas, mas ai deve ser outra história pois as configurações de som dele eram bastante descomunal tipo que ele ouvia o som do micro pelo aparelho de som da casa dele ligado na saida usb do PC (cara ele deve ter feito uma gambiarra das grandes), mais ou menos nessa ordem, mas acho que você não vai ter de fazer algo tão absurdo e se você tiver que fazer infelizmente eu não vou poder te ajudar por que francamente eu não sei, mas se você descobrir poste ai, informação nunca é demais.

Falei. :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara ,quando digito "alsaconf" , vem uma resposta dizendo que o comando é inválido, acho que esse pacote "alsa"não vem no Debian...No Slack que tenho em outra máquina, consegui por o som para funcionar digitando alsaconf, e ele fez tudo sozinho, nessa mesma máquina que instalei o Debian , eu instalei o Slack 10 e funcionou tudo , até o modem eu pus para funcionar, só que os comandos não são os mesmos , o que funcionou em uma distro não funcionou em outra , ...

Eu não deixo o Slack nessa máquina por que ela ficou muito lenta, , o Debian parece mais esperto no uso da memória , acho que é isso, tá melhor que o Windows 98 da outra partição...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é claro que vem, você deve entrar como root, faça o seguinte:

# su

# <senha do root>

# alsaconf << se a sua placa de som estiver 100% acho que ele não abre

# alsamixer << esse aqui você configura o som, o que estiver MM está desabilitado, pressione m para habilitar

# exit << volta a ser usuário comum

# exit << fecha o terminal

ai você pega um cd qualquer de música (até um cd da xuxa ou da eliana serve), coloca na unidade e vê se deu certo ;-) (não tem coisa mais ridicula do que esses bonequinhos)

if (som=='funcionou') { :stupid:

:stupid: write('parabens você colocou a placa de som pra funcionar!');

}

else :stupid:

{

:stupid: write('que dica furada que eu passei.');

}

é como eu disse eu nunca sei a hora de parar.

Falei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é que o Debian seja mais esperto no uso de memoria do que o Slackware... afinal eles usam o mesmo Kernel :P ... mas o Slackware 10.0 com seus aplicativos mais novos está um pouco mais pesado... experimenta colocar o Debian Sid ai com tudo atualizado (KDE 3.4 e outras coisinhas mais) e ele vai ficar pesado tambem... experimenta colocar o Slackware 8.1 que ele vai ficar fininho nesta maquina... ou seja, depende muito :ZZZ: ...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entrei como "root" , e digitei alsaconf ,e , nada aconteceu :muro:

Aliás , como estou testando o sistema e como ainda não pus o modem para funcionar ,só entro como root, se eu conseguir funcionar essa máquina , aí eu entro com usuário comum...quanto ao modem , achei um drive aqui "slmodem", que achei que fosse funcionar, só que ele pediu para alterar algumas linhas no "Makefile ", que apontam para o Kernel...não achei a pasta onde está o Kernel do Debian, e preciso apontar para ele... :cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem sabe como fazer backup no Debian, assim se eu destruir o sistema é só restaurar o backup..é possível?..

Pois de tanto mexer , acabo pondo a mão onde não devo, e aí.. :priv:

Outra coisa , o Slack tem como deixar esperto como o Debian?Como eu posso configurar, para ele rodar mais rápido, sem carregar coisas inúteis?O Debian tem uma ferramenta que mostra todos os serviços que estão sendo executados e através dessa ferramenta eu fecho programas travados e que também que não quero que sejam executados sem necessidade, tem isso no Slack?Se não , tem como instalar?

:stupid:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como podem ver abaixo , o modem deu sinal de vida , mas chegou nesse ponto parou , não entendi qual foi o erro , se alguem puder me ajudar...tô quase lá , eu sinto isso, vou manter esse tópico até resolver, virou questão de honra...

debian:~# cd /usr/src

debian:/usr/src# cd pctel-0.9.6

debian:/usr/src/pctel-0.9.6# ./configure --with-hal=pct789

checking for a BSD-compatible install... /usr/bin/install -c

checking whether build environment is sane... yes

checking for gawk... no

checking for mawk... mawk

checking whether make sets ${MAKE}... yes

checking build driver for... HAL_PCT789

checking for gcc... gcc

checking for C compiler default output... a.out

checking whether the C compiler works... yes

checking whether we are cross compiling... no

checking for suffix of executables...

checking for suffix of object files... o

checking whether we are using the GNU C compiler... yes

checking whether gcc accepts -g... yes

checking for style of include used by make... GNU

checking dependency style of gcc... none

checking whether make sets ${MAKE}... (cached) yes

checking for a BSD-compatible install... /usr/bin/install -c

checking whether ln -s works... yes

checking for gawk... (cached) mawk

checking how to run the C preprocessor... gcc -E

checking for ANSI C header files... yes

checking for sys/types.h... yes

checking for sys/stat.h... yes

checking for stdlib.h... yes

checking for string.h... yes

checking for memory.h... yes

checking for strings.h... yes

checking for inttypes.h... yes

checking for stdint.h... yes

checking for unistd.h... yes

checking /usr/src/linux/include/linux/modversions.h usability... yes

checking /usr/src/linux/include/linux/modversions.h presence... yes

checking for /usr/src/linux/include/linux/modversions.h... yes

checking for Linux kernel version >= 2.4.0... yes

checking for Linux kernel version >= 2.4.7... yes

checking for mknod... mknod

checking for chgrp... chgrp

checking for chmod... chmod

checking for depmod... depmod

checking for rmmod... rmmod

checking for lsmod... lsmod

checking for modprobe... modprobe

checking for objdump... objdump

checking for objcopy... objcopy

configure: creating ./config.status

config.status: creating Makefile

config.status: creating lib/Makefile

config.status: creating modules/Makefile

config.status: creating include/Makefile

config.status: creating src/Makefile

config.status: creating src/module/Makefile

config.status: creating src/ptserial/Makefile

config.status: creating misc/Makefile

config.status: creating misc/pctel.spec

config.status: creating misc/SlackBuild

config.status: creating misc/build_rpms.sh

config.status: creating m4/Makefile

config.status: executing depfiles commands

config.status: executing default commands

debian:/usr/src/pctel-0.9.6#debian:/usr/src/pctel-0.9.6# make install

Making install in src

make[1]: Entering directory `/usr/src/pctel-0.9.6/src'

Making install in module

make[2]: Entering directory `/usr/src/pctel-0.9.6/src/module'

make[3]: Entering directory `/usr/src/pctel-0.9.6/src/module'

make[3]: Nothing to be done for `install-exec-am'.

make[3]: Nothing to be done for `install-data-am'.

make[3]: Leaving directory `/usr/src/pctel-0.9.6/src/module'

make[2]: Leaving directory `/usr/src/pctel-0.9.6/src/module'

Making install in ptserial

make[2]: Entering directory `/usr/src/pctel-0.9.6/src/ptserial'

make[3]: Entering directory `/usr/src/pctel-0.9.6/src/ptserial'

make[3]: Nothing to be done for `install-exec-am'.

make[3]: Nothing to be done for `install-data-am'.

make[3]: Leaving directory `/usr/src/pctel-0.9.6/src/ptserial'

make[2]: Leaving directory `/usr/src/pctel-0.9.6/src/ptserial'

make[2]: Entering directory `/usr/src/pctel-0.9.6/src'

make[3]: Entering directory `/usr/src/pctel-0.9.6/src'

make[3]: Nothing to be done for `install-exec-am'.

make[3]: Nothing to be done for `install-data-am'.

make[3]: Leaving directory `/usr/src/pctel-0.9.6/src'

make[2]: Leaving directory `/usr/src/pctel-0.9.6/src'

make[1]: Leaving directory `/usr/src/pctel-0.9.6/src'

Making install in lib

make[1]: Entering directory `/usr/src/pctel-0.9.6/lib'

make[2]: Entering directory `/usr/src/pctel-0.9.6/lib'

make[2]: Nothing to be done for `install-exec-am'.

make[2]: Nothing to be done for `install-data-am'.

make[2]: Leaving directory `/usr/src/pctel-0.9.6/lib'

make[1]: Leaving directory `/usr/src/pctel-0.9.6/lib'

Making install in modules

make[1]: Entering directory `/usr/src/pctel-0.9.6/modules'

make[2]: Entering directory `/usr/src/pctel-0.9.6/modules'

/bin/sh ../mkinstalldirs /lib/modules/2.4.18/misc

/usr/bin/install -c -o root -g root -m 644 pctel.o /lib/modules/2.4.18/misc/pctel.o

/usr/bin/install -c -o root -g root -m 644 ptserial.o /lib/modules/2.4.18/misc/ptserial.o

depmod: cannot read ELF header from /lib/modules/2.2.20-idepci/include/linux/modversions.h

make[2]: *** [install-exec-local] Error 1

make[2]: Leaving directory `/usr/src/pctel-0.9.6/modules'

make[1]: *** [install-am] Error 2

make[1]: Leaving directory `/usr/src/pctel-0.9.6/modules'

make: *** [install-recursive] Error 1

vamo lá pessoal, uma luz prá mim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô com outro problemão aqui, a máquina onde eu tinha o slackware 10, tinha um HD de 40 GB com Windows XP e tinha outro HD de 20 GB com o Slack, esse HD de 20 eu transferí para essa máquina que estou ressuscitando , e comprei outro HD de 80 GB e coloquei no lugar dele na primeira máquina, onde meu Slack funcionava direitinho, transferí o XP para esse HD de 80 GB e quando fui instalar o Slack , a instalação travava no início enquanto carregava o Kernel, e tive que resetar , pois depois que trava nenhum comando funciona. Esse HD de 80 GB é "SATA " , e pelo visto, nem o Debian nem o Slack tem suporte nativo para HD SATA. Desliguei esse HD SATA de 80GB e instalei o Slack no outro que é um IDE de 40 GB, tudo bem até aí, pensei que depois que instalasse eu poderia ligar novamente e tudo ia funcionar, mas quando começa a carregar o Kernel , o computador trava, ...conclusão, eu comprei esse HD Sata e não consigo usálo em conjunto com o outro onde esta instalado o Linux. Quando eu quero usar o Linux eu tenho que desligar o Sata e ligar o IDE. ... que trapalhada...pergunto ...tem solução??????Dá para botar os dois para funcionar?

HD SATA 80GB com Windows XP

HD IDE 40 GB com Slack 10

Asus P4P800-E DeLuxe

Pentium 4 2.6 GB HT

GeForce 4 MX440

256 RAM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai cara essa questão de não suportar hd sata acho que com o kernel 2.6 já foi resolvido, como o slack e o debian (nem todas as versões do debian) ainda usam o kernel 2.4 (não tenho certeza se o debian stable usa kernel 2.4), por isso ele não tem suporte nativo a hd sata (bem isso é um conclusão minha). Com certeza deve eixstir algum path na internet (talvez até disponibilizado pelo fabricante) para que você consiga instalar e trabalhar com hd sata no linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por slas.giagia@06 de maio de 2005, 14:26

ai cara essa questão de não suportar hd sata acho que com o kernel 2.6 já foi resolvido, como o slack e o debian (nem todas as versões do debian) ainda usam o kernel 2.4 (não tenho certeza se o debian stable usa kernel 2.4), por isso ele não tem suporte nativo a hd sata (bem isso é um conclusão minha). Com certeza deve eixstir algum path na internet (talvez até disponibilizado pelo fabricante) para que você consiga instalar e trabalhar com hd sata no linux.

cara, nessa máquina eu não consigo nem entrar em modo gráfico , pois o Debian só tem suporte para placas até o modelo Geforce3, e eu tenho aqui a GeForce4-440MX...

se eu conseguisse entrar em modo gráfico e fazer o modem funcionar , eu usaria a internet para atualizar meus pacotes usando a ferramenta apt-get, mas não consegui ainda por esse modem pctel para funcionar...

vou ver se acho esse path , se voce tiver o link aí para me ajudar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

foi mal mas eu estava falando do hd sata, quanto ao modem, dá pra fazer ele funcionar em modo texto sim e dá pra navegar também (você deve saber disso), então vai tentando cara o que eu podia te ajudar eu já disse ai em cima, talvez mais alguém ai da galera possa te ajudar, infelizmente o que está acontecendo contigo eu não sei resolver, mas se eu ver algo parecido com certeza posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, nessa máquina eu não consigo nem entrar em modo gráfico , pois o Debian só tem suporte para placas até o modelo Geforce3, e eu tenho aqui a GeForce4-440MX...

ué.. que eu saiba o driver nv serve pra qualquer placa da nvidia em 2D, pra abrir o X pelo menos.

Dá uma configurada no seu /etc/X11/XF86Config-4 ou /etc/X11/xorg.conf (não sei se esse debian usa Xfree ou Xorg)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara ,quando tento entrar em modo gráfico , dá um erro , e o sistema mostra uma lista com os modelos de placas suportadas, e só vai até "GeForce3"....eu tenho aqui o Driver da NVidia , só que durante a instalação , dá pau , e pede para fazer ajustes no Kernel, para proseguir na instalação, vou ver direito qual é a mensagem de erro e depois posto aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que já tô enchendo o saco , então vou ser radical, vou jogar fora esse PcTel e vou comprar outro....minha questão agora é:

Qual modem (marca e modelo) desses que estão no mercado eu posso comprar e que vou conseguir colocar para funcionar no "Debian 3.0r2"(kernel 2.2.20-ide-pci).???

Outra coisa , ainda existe Hardmodem , e que seja de boa qualidade , e que funcione como aqueles antigos USRobotics??????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...