Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ATI 9600PRO: vai me atender?


FabricioMF

Posts recomendados

Olá galera! Minha primeira pergunta aqui no forum! Tô precisando da ajuda de vocês! :D

Estou comprando um computador razoavelzinho (pra finalmente sair do meu K6-2). Provavelmente eu vá comprar um AthlonXP 2800+ (333mhz), com 512MB Geil Ultra Platinum 2x256, uma placa-mãe da MSI KT880, um HD de 120GB Ata/2mb de buffer (já que pelos testes que eu vi aqui, o desempenho do Sata não é tão superior pra compensar a diferença de preço), placa de som creative live 24bits e monitor samsung dynaflat 17 polegadas, e drive de dvd.

Com base nesta descrição, estou querendo saber que placa de vídeo AGP vai me atender bem. Meu orçamento não é muito elástico, e eu não quero gastar mais de 500 reais numa placa de vídeo, porque embora eu goste de jogos e tal, não jogo tanto assim, e não tenho preocupações de usar todos os recursos e qualidades no máximo. Além do mais, os jogos que eu mais gosto são jogos no estilo Age of Empires/Mithology, Sim City, etc... Enfim, gosto mais de jogos de estratégia e tal do que jogos de corrida e ação, que são os que exigem uma placa de vídeo mais violenta, mas que eu jogo menos - também gosto, mas menos do que dos de estratégias, guerras e tal.

Pelo o que tenho visto, ultimamente uma placa que rode a 128bits é algo que já não é tão inacessível. O que me fica na dúvida principalmente é o GPU e a qtidade de memória.

Recentemente, no ML, achei uma Radeon 9600PRO 256MB/128bits da powercolor por 420 reais, e ela me chamou mt a atenção. Pelo o que vi, essa powercolor é capada, já que roda a 400/400 e não a 400/600, que seria o ideal. Ela me chamou mt atenção porque aqui onde moro (BH-MG) por este preço eu compraria uma Gecube9550 256mb/128bits, e em tese a 9600pro é melhor que a 9550, e mt melhor que as ati 9250, fx5200, e talvez que as fx5500. Me parece óbvio que esta placa da powercolor seja melhor que uma fx5200 256mb/128bit

A minha dúvida é: pra configuração que pretendo adquirir, essa powercolor vai me atender bem, dentro do meu orçamento (+/-500 reais) e dentro das minhas pretensões? Esta placa me serve? Ou é melhor eu pegar uma placa mais recente, mas com menos memória - 128mb/128 bit?

Me dêem uma força porque tô pensando em fechar negócio esta semana, e esta dúvida da placa de vídeo tá pegando!

Valeu pela ajuda!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigao, tenho uma gecube 9600 pro 400/400 , ela roda tudo belezinha, mas to ainda chateado porque so vim perceber a capaçao depois q ja era tarde. No seu caso, se tivesse essa grana sobrando agora, pegaria uma 9600 pro da Shappire OEM mesmo, pois vem com clocks corretos e é uma excelente marca, por um custo acessivel e dentro do teu orçamento. Sei q as melhores marcas para ATI hoje em dia sao a Sapphire e Connect3d, essa ultima sendo mais difícil de achar, ,pelo menos eu não achei ainda.

Mas ha quem diga q, com um pouco mais de grana, coisa pouca, você pega uma 6600GT ou a 6600 , mas ai não sei , prefiro ainda a 9600 xt. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa configuração, mas acho q AXP 2800 (Barton) ja deve ser meio difícil encontrar, mas vá AXP Mobile q da no mesmo e vai ser melhor e + barato. Quanto ao HD você tem razao quanto a comparaçao a um PATA, isso é culpa das controladoras q equipam as placas-mãe K7, mas fique de olho na quantidade de cache (isso da + diferença). Agora chego o momento crucial, a escolha da VGA, cara não tem segredo, por este valor, pegue uma GF6200 128mb\bits q sera a melhor opção :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu as dicas galera.

Bom, eu tô encontrando o AXP2800+ aqui em BH numa loja, versão box. É um processador com o qual eu simpatizo! :)

Este hd que eu tô pretendendo pegar é com 2mb de cache. O com 8mb dá uns 100 reais quase de diferença, o que no final vai fazer diferença :) Será que vale mais um hd de 80gb e 8mb de buffer que um de 120gb e 2 de buffer? Vai dar tanta diferença de desempenho pra tarefas que eu devo usá-lo? Vale perder esses 40gb? :)

Sobre o VGA: 128mb serão suficientes? Ando um pouco por fora das discussões sobre computador, então ainda fica na minha cabeça esta coisa de que os 256mb é que vão resolver meu problema...

Será que com uns 550 eu compro uma boa placa, mesmo de 128mb, mas com uma tecnologia melhor? Uma boa tecnologia compensa essa defasagem de memória? Trocando em miúdos: 256mb de vídeo é fundamental pra um usuário meia-sola? :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Camarada é o seguinte: Imagine uma placa de video com os clocks 300/600 e 128MB, certo? a memoria se comunica com o processador grafico na freqüência de 600. Uma placa igual mas com 256MB proporcionará muito mais grafico, com certeza, porém para o processador receber a quantidade de dados do dobro de memoria a placa terá de fazer duas viagens, entendeu.

Por isso pegue uma melhor tipo 9800 128MB/256bits ou 9700 128MB/256bits mas as RADEONs 9600PRO e XT sao do caramba. Eu sei disso porque faço testes com varias placas de video e elas sao PUNK e com isso voce poderá jogar um WarCraft com o grafico no maximo sem ela nem sentir em qualquer desses casos.

Conselho de BRODER: Esqueça a GEIL, esqueça a placa de som e pegue um Athlon 64 com 512MB de memoria generica e se puder um monitor de 19. Da pra fazer tudo isso se juntar um pouco mais de grana e terá a seguinte enorme vantagem:

Nesse processador se voce usar um sistema operacional convencional ele ira lhe proporcionar um desmpenho de 3.0GHz com um processador 3000+ pois fuciona a 32bits. Se voce usar um sitema operacional que opere a 2X 32bits sua maquina baterá 6.0GHz. Mas veja o seguinte: esses bits determinam o tamanho da palavra e o tamanho da palavra é calculado elevando 2 ao numero de bits por tanto produz um grafico exponencial. Enato calcule o desempenho que voce terá e o upgrad gratuito quando voce usar um sistema operacional que rode a 64 bits efetivos. Visto 2 elevadoa 64bits é um numero muito maior que 2X 2 elevado a 32. Calcule pra ver.

É assim tambem mas não estão descomunal em termos de desempenho nas placas de video de 128bits para as de 256bits de interface de memoria.

Pense bem e qualquer duvida me procure.

Boa sorte e um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...