Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que sao Nanometros?


Thiago M. Dias

Posts recomendados

nanometro é uma unidade de medida, a distancia entre os transistors do processador é medida em nanometros, talvez sua pergunta seja essa, o que sao transistors?

ate onde eu sei, eles sao capazes de passar correntes diferentes, referente a 0 ou 1 e quanto menor a distancia entre eles, mais rápido é a passagem e menos calor ele gera, alguem me corrija se estiver errado :blink:

\;;/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por DIMMU_BORGIR@03 de maio de 2005, 18:51

- 90nm é realmente muito pequeno ai eles pegaram e diminuiram mais ainda para 130nm

não senhor, 130 nm é pequeno e eles diminuiram mais ainda pra pra 90 nm

130 nm= 0,000000130

90 nm = 0,000000090 essa é maior

não confunda a cabeça de todo mundo cara

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom até agora eu sei que é uma unidade de medida, so não entendi nos ultimos post que eles almentao e ou diminuem fica melhor alias o que acontece realmente... eles diminuem ou amentao??

Rafael Coelho, como você é professor de fisica? :P Não tem talvez um video explicado sobre transistor de processador.

E colocando fogo na lenha, é bom ter mais ou menos transistors dentro de um processador, e qual realmente a diferença e porque os processadores demorão para atingir essas metas?

Obrigado.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pense assim cara,

1 metro = 1.000 milimetros

1 milimetro = 1.000 micrometros

1 micrometro = 1.000 milimetros

é apenas unidade de medida, funciona com outras coisas tb

1 litro = 1.000 lililitros

1 mililitro = 1 microlitro

... e assim vai

ou seja, 90 metros são menores q 130 metros certo? então 90 nanometros são menores que 130 nanometros do mesmo jeito

assim como os proximos processadores serao baseados em 65 nanometros, que não menores que 90 nanometros

se não entender fla aí

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ah, quanto a unidade de medida isso eu ja tinha entendido,se esse tamanho quanto menor mais rápido a passagem e aquece menos porque eles não dexao zerado? o que os restringe de diminuir totalmente esse espaco?

O q restringe é q quanto maior numero d transistores maior vai ser o calor gerado por eles(como não existe isolante perfeito o silicio deixaria passar corrente mesmo no estado 0 do transistor, com isso o silicio não poderia mais ser usado nos processadores

uma vez q ele deixaria passar corrente nos dois estados 0 e 1)

e chegar a a 0 nanometros d distancia entre cada um do transistores é impossivel, uma vez q dois objetos não podem ocupar o mesmo lugar

o número de transistores que pode ser concentrado em uma pequena área depende não só da tecnologia de fabricação como também da capacidade do sistema de remover o calor do chip, dissipando-o na atmosfera. E esse número tem um limite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, ja entendi qual a intenção e utilização desses tão chamados "nanometros".

Achei um artigo no Forumpcs o qual achei que deveria coloca-lo aqui, possa talvez ajudar a esclarecer melhor algumas duvidas como esclareceu a minha.

Ai vai:

Todos nós sabemos que processadores aquecem, e quanto mais rápidos eles são mais aquecem, o que torna a busca pelo poder máximo de processamento uma luta incessante combatendo o excesso de calor.

Até recentemente, uma das formas de aumentar a potência mantendo a dissipação térmica em equilíbrio era promover o simples “shrink” do “die”, ou em bom português espremer o núcleo do processador usando técnicas de construção para obter transistores menores, que vão requerer menos energia para abrir e fechar o circuito. Infelizmente esses transistores estão muito perto do tamanho mínimo de uma molécula, especialmente algumas partes microscópicas sensíveis desse transistor. Nesse nível de tamanho, algo inconcebivelmente mínimo, as dificuldades técnicas crescem muito, e quando o processo produtivo desenvolvido pelos fabricantes migrou dos 130 nanômetros (tamanho do transistor) para 90 nanômetros, algumas coisas começaram a dar errado. Uma frase celebre de um engenheiro da IBM envolvido com o desenvolvimento dessa tecnologia foi “os átomos não estão se comportando como deveriam...”.

O primeiro processador de 90 nanômetros, o Pentium 4 com núcleo “Prescott” sofria muito com o excesso de dissipação térmica, muito superior ao seu antecessor “Northwood” de 130 nanômetros, quando se esperava justamente o contrário. Parte do problema é o fenômeno conhecido como “leakage” ou simplesmente vazamento de corrente. Os espaços são tão pequenos e a velocidade da comutação dos transistores tão grande que alguns elétrons “vazam” para o isolante, aquecendo o componente sem gerar potência de processamento algum. Isso ocorre quase que no nível da molécula, e as soluções são difíceis, mas conhecidas.

O segredo está em criar em pontos isolantes mais fortes através do uso de compostos complexos, não vamos entrar em detalhes agora, até porque o mestre B.Piropo já os detalhou brilhantemente em suas colunas, mas isso vem ocorrendo gradualmente até mesmo no Pentium 4 “Prescott” em produção, que atualmente esquenta bem menos do que os primeiros modelos. No caso da Intel, a melhor solução será incorporada na próxima geração de processadores já em 65 nanômetros, utilizando técnicas ainda melhores.

A AMD por sua vez demorou em migrar para o processo de 90 nanômetros, fazendo isso apenas recentemente, e mesmo assim enfrentando os mesmos problemas de dissipação térmica e baixa freqüência máxima operacional

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

nanometro é a unidade de medida utilizada paara medir o tamanho de um transistor.

sendo que; Um nanometro vale 1,0×10−9 metros – ou um milionésimo de milímetro. Tem como símbolo nm.

É uma unidade de comprimento do SI, comumente usada para medição de comprimentos de onda de luz visível (400 nm a 700 nm), radiação ultravioleta, radiação infravermelha e radiação gama, entre outras coisas.

1 nm = 1000 picometros

1000 nm = 1 micrometro ou 1 mícron

picometro << nanometro << micrometro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mili (de milimetros) = 10^-3 metros

micro (de micrometros) = 10^-6 metros

nano (de nanometros) = 10^-9 metros

pico (de picometros) = 10^-12 (acho que e o tamanho de um atomo mediano)

agora que eu to estudando em escola tecnica to tendo que aprender de um jeito ou de outro... ETE FMC... meu pesadelo comecou... xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nanometro é uma unidade de medida, a distancia entre os transistors do processador é medida em nanometros, talvez sua pergunta seja essa, o que sao transistors?

ate onde eu sei, eles sao capazes de passar correntes diferentes, referente a 0 ou 1 e quanto menor a distancia entre eles, mais rápido é a passagem e menos calor ele gera, alguem me corrija se estiver errado :blink:

\;;/

Sua resposta é muito boa, para um fórum.

Muito bom!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um nanometro vale 1,0×10−9 metros – ou um milionésimo de milímetro. Tem como símbolo nm.

É uma unidade de comprimento do SI, comumente usada para medição de comprimentos de onda de luz visível (400 nm a 700 nm), radiação ultravioleta, radiação infravermelha e radiação gama, entre outras coisas.

1 nm = 1000 picometros

1000 nm = 1 micrometro ou 1 mícron

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...