Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filmadoras Digitais Compactas


Ricardosilvars

Posts recomendados

Pessoal,

Estou disposto a adquirir uma filmadora digital compacta. O problema é que o mercado oferece uma quantidade imensa de opções e eu sou leigo no assunto.

Como requisito básico gostaria que ela tivesse os seguintes recursos:

1. Entradas analógicas de audio e video, de maneira que possa digitalizar a partir de VHS.

2. Saída digital, de modo a permitir transferir o conteúdo capturado para o PC, permitindo posterior edição.

3. Tenha um bom custo-benefício.

Fiz uma pesquisa e encontrei a CANON ELURA 85 na faixa dos R$ 2.000,00. Me parece bastante completa, mas eu gostaria de saber a opinião dos colegas mais experientes.

Agradeço toda ajuda.

Ricardo

SPECIFICATIONS: CANON ELURA 85

GENERAL

Video input type: Camcorder

Digital zoom: 360 x

Effective sensor resolution: 690,000 pixels

Gross sensor resolution: 1,330,000 pixels

Optical sensor type: CCD

Min illumination: 1.8 lux

Analog video format: NTSC

Digital video input format: AVI

Image effects: Art, Ball, Cube, Wave, Sepia, Mirror, Mosaic, Color Mask, Black & White

Digital scene transition: Beam, Flip, Jump, Tide, Puzzle, Zigzag, Corner wipe, Window wipe, Fade trigger

Max shutter speed: 1/2000 sec

Shooting programs: Low light, Spotlight, Night mode, Sand & snow, Sports mode, Portrait mode, Stitch assist, Super night mode

White balance: Presets, Automatic

White balance presets: Indoor, Outdoor

Exposure modes: Program, Automatic

Flash type: Built-in flash

LENS SYSTEM

Optical zoom: 18 x

Lens system type: Zoom lens

Min focal length: 3.5 mm

Max focal length: 63 mm

Filter size: 34 mm

Manual focus: Manual, Automatic

Min focus range: 0.4 in

Zoom adjustment: Motorized drive

MEMORY / STORAGE

Media type: Mini DV

Image storage: Super-fine JPEG 1280 x 960, Fine JPEG 1280 x 960, Normal JPEG 1280 x 960, Super-fine JPEG 640 x 480, Fine JPEG 640 x 480, Normal JPEG 640 x 480

Flash memory: 8 MB

Recording speed: LP, SP

VIEWFINDER / DISPLAY

Display type: LCD display - TFT active matrix - 2.5 in - Color

Display form factor: Rotating

Display resolution: 123,000 pixels

Viewfinder color support: Color

AUDIO INPUT

Audio input type: Microphone

Microphone type: Built-in

Microphone operation mode: Stereo

Microphone technology: Electret condenser

EXPANSION / CONNECTIVITY

Connections: 1 x USB, 1 x IEEE 1394 (FireWire/i.LINK), 1 x Composite video/audio (input/output), 1 x S-Video input / output, 1 x Microphone, 1 x Headphones

Expansion slots: 1 SD Memory Card

Cables included: 1 x USB cable, 1 x A/V cable

ADDITIONAL FEATURES

Video input features: DPOF support, Direct print, USB 2.0 compatibility, Backlight compensation, Display brightness control, Analog to digital conversion with pass through

Remote control: Remote control - Infrared

Software type: Drivers & Utilities

Included accessories: Camcorder shoulder strap

POWER

Power supply included: Power adapter - External

PHYSICAL CHARACTERISTICS

Width: 3.1 in

Depth: 5.2 in

Height: 2.8 in

Weight: 17.6 oz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo

Estamos discutindo esse assunto sobre câmeras, aliás ele entrou meio que por acaso na realidade o Tópico era sobre o gravador de DVD Panasonic, e lá dei a opinião para a captura de VHS para DV através da Câmera. Como já tive um SONY HC30 (e minha mulher me tomou, não deixa nem eu chegar perto!!!heheheh) resolvi comprar uma outra só para mim, inclusive já até comprei o cadeado da gaveta e uma ratoeira, se ela chegar perto da câmera vai ficar com o dedinho preso!!!heheheh...

Agora falando sério! estava inclinado a partir para a Sony HC42, pois entre as câmera de 1CCD com certeza é a que tem melhor definição devido ao tipo de lente Kal que a SOny adota. Ela perde em alguns quesitos para essa sua canon Elura, prinipalmente no quesito foto, pois a HC42 tem 1mg enqaunto essa canon tem 1,2mg; uma outra grande vantagem da canon é, sem dúvida, o imput de Microfone que continuo achando que é o maior erro da Sony não tem imput de mic nessas câmeras, apenas na HC1000.

A HC42 você encontra no ML por volta de R$ 1.800,00

De tanto virar daqui pra lá e os caras não me mandavam o cabo firewire, comecei a mexer no Baú e cheguei a conclusão que vale a pena gastar um pouco mais (quase o dobro) e comprar uma Panasonic GS250 3CCD, que está em torno de R$ 3.500,00 porém é outra história!!! A imagem de 3CCD sequer dá para comparar com as de 1CCD de tão grande a superioridade!!! São câmeras de resolução Profissional do tamanho de câmeras domésticas!!! A GS250 tem 3.1mgp de resolução nas fotos e com flash (é a única com esse recurso!!) Tem pass through para conversão A/D e é uma câmera que dispensa comentários.

A maior vantagem dessa câmera é que ela estará atual ainda por muito tempo, pois os outros fabricantes, inclusive a SONY ainda não produzem câmeras 3CCD destas proporções (apenas a HC1000 que custa R$ 8.000) produzem só para atender o mercado profissional e são câmeras de maior porte!!!

A Panasonic GS250 veio para dominar um grande vazio do mercado que está entre as câmeras profissionais e as domésticas (essas são todas de 1CCD)

Abrçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dinho e Wcorreia

Agradeço muito pelas respostas. Uma outra questão que gostaria de levantar é quanto a durabilidade e assistência técnica disponível, pois li algo a respeito de alguns usuários se queixando quanto a durabilidade dessas filmadoras compactas, alegando que apresentam problemas de mecanismo com pouco tempo de uso. Como é um investimento relativamente alto é importante que seja um modelo durável e que tenha a quem recorrer em caso de problemas. De maneira geral ouvi falar que a Sony é melhor nesse aspecto, mas não sei até que ponto é verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou fã de carteirinha da SONY, pena que nas Câmeras mais domésticas ela não tem muitos lançamentos de peso como as 3CCD. Mas o grande problema de defeito não está na câmera, está em quem segura a câmera... Todo equipamento eletrônico é sencível, é importante se saber isso...

Outra coisa a saber é que se optar por um modela que já esteja no mercado nacional, com certeza você terá garantia e manutenção, entretanto os modelos aqui da Terra Basilis são os piores!!!!heheheh O que te obriga a compra os modelos importados e com isso a manutenção realmente é um risco.... mas elas duram muito... pode ficar tranquilo......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas não é duca!...

Quando eu já estava pensando em lançar um tópico sobre MiniDV com um título bem impactante, eis que adentro o fórum e bato de frente com o tópico do Richie encimando os demais.

Então, estamos aí!... Digo - estamos aqui.

Sony HC 42 de MilOitocentosEunstrocados ou CANON ELURA 85 na faixa dos R$ 2.000,00.

Ou, será uma Panasonic GS250 3CCD com todas as vantagens apregoadas pelo Dinho, contudo, por salgados (para mim...) R$ 3.500,00?

Vamos jogar pó de mico no salão e incrementar mais o remelexo da moçada?...

How about uma Sony top de linha DCR-DVD92 DVD Handycam® CamcorderDCR-DVD92, entre 2050 a 2100 merréis no Mercado Livre?

Esqueçamos esta estória de garantia, pois, daqui a alguns (2) anos ninguém pode garantir que tais engenhocas sirvam para muita coisa tal o avanço inexorável da tecnologia correlata.

O que tem a DCR-DVD92 de especial?

Ela é simplesmente, a top da linha das MiniDV Sony que gravam em mídias DVD, ao contrário das HC que gravam em mini fitas digitais. Tanto umas quanto as outras já tiveram dezenas de modelos anteriores. HC42 e DVD92 são top de linha em suas respectivas séries.

Fica até meio esquisito constatar que elas (DCR-DVD7 ou 92) não possuem conexão USB muito menos i-Link (IEEE 1394) - tão festejadas por nós, até ontem - para enchufar no PC ou Gravador de DVD Philips DVD-R615, que estava balançando as estruturas do meu queriDinho.

Oóps!!!??? Nem USB nem Firewire?

Pois, é... Pois, é!... Já grava em DVD que podemos levar e enchufar onde quisermos para reprodução e / ou edição. As mídias são de as 8cm e não as usuais de 12 cm.

Putzgrilla!!!

Temos mais é que parar de pesquisar se não acabaremos não comprando lhufas!... Eu já estou há três semanas sem passar um único dos meus centenas de VHS para DVD, depois que, descobri que a digitalização via placa analógica era simplesmente uma grande mer...cadoria. E ainda tem neguinho (pior que isto!... Branquinho também!), que enche os peitos e diz estar super satisfeito com com seus projetos a partir de capturas feitas com as famigeradas Play TV da vida e... O ###mulo! Ainda incitam os incautos a comprar uma igual a deles, pois, elas são excelentes e só dão alegrias.

Obs. A necessária censura dos mediadores é tão eficiente que até palavras que comecem com sílabas formadas pelas letras c e u (acentuado), são suprimidas...

Onde se lê #####mulo, se leia kúmulo com c e ú.

Especificações e desempenho da DCR-DVD92

Specifications

• Imaging Device: 1/6" 680K Gross Pixel CCD

• Video Actual: 340K Pixels

• Still Actual: 340K Pixels

• F: 1.8 – 3.1

• Focal Distance: 2.3 – 46mm

• 35mm Conversion: 44 – 880mm

• Filter Diameter: 30mm

• Optical Zoom: 20X

• Digital Zoom: 800X

• Carl Zeiss® Lens: Yes, Vario-Tessar®

• Focusing: Full Range Auto/Manual (Touch Panel)

• SteadyShot® Image Stabilization: Yes, Super SteadyShot®

• Minimum Illumination: 11 Lux (0 Lux with NightShot® Plus Infrared System)

• NightShot® Infrared System: Super NightShot® Plus

• Shutter Speed: 1/4 – 1/4000 (aí Mode)

• Viewfinder: Black & White, 123K Pixels

• LCD: 2.5" Color Hybrid Touch Panel1 (123K)

• Accessory Shoe: Yes, Active Interface Shoe

• Video Input/Output: Yes/Yes (multi A/V)

• Audio Input/Output: Yes/Yes (Stereo, Multi)

• Interface Connector for Handycam® Station: N/A

• USB: N/A

• USB Streaming: N/A

• LANC (Accessory) Terminal: Yes

• DVD Media Compatibility: DVD-R, -RW and +RW2

• Headphone Jack: N/A

• Microphone Input: N/A

• White Balance: Auto / Outdoor / Indoor / One-push

• Exposure: Yes, Touch Panel (24 steps)

• Power Consumption (VF / LCD / VF+LCD): 3.0W / 3.4W / 3.6W

• Dimensions (W x H x D): 2 1/4" x 3 1/2" x 5 1/4" (57 x 87 x 131mm)

• Weight: 1lb. 1 oz. (500g)

• Supplied Accessories: AC-L25 Power Adapter/In-Camera Charger, NP-FP50 InfoLithium® Rechargeable Battery, Stereo AV Cable, Shoulder Strap, Wrist Strap.

• Service and Limited Warranty: 1 Year Parts, 90 Days Labor

Features

Simple digital video and still image recording is here with the DCR-DVD92 DVD Handycam® camcorder. It’s simple because Sony has created a camcorder with easy-to-use features, and you can record directly onto DVD1. Features such as Super SteadyShot® Image Stabilization compensates for camera “shake" and makes it easy to record smoother video. It’s also easy to capture distant objects with 20X optical zoom and 800X digital zoom.

Though easy-to-use, the DCR-DVD92 is fully capable of capturing difficult shots. With Super NightShot® Plus infrared system, you can record even in low light situations. The 2.5" LCD screen2 provides image clarity and easily rotates to give you the best possible viewing angle. The DCR-DVD92 also comes with additional LCD touch screen controls for extra convenience. Could digital video and digital still image recording be any easier?

• 1/6" Advanced HAD™ CCD Imager, 680K Pixels Gross

1/6" Advanced HAD™ (Hole Accumulation Diode) CCD with 340K (effective) pixels provides stunning detail and clarity with exceptional video (up to 500 lines of horizontal resolution) and still image performance.

• 20X Optical/880X Digital Zoom

The optical zoom helps to bring the action close up from far away. In addition the Digital Zoom Interpolation means that extreme digital zooming is clearer, with less distortion than previous types of digital zooms.

• Professional Quality Carl Zeiss® Vario-Tessar® Lens

Carl Zeiss® lenses have an advanced optical multi-layer coating that offers less glare and flare with increased contrast. This results in vivid image brilliance, true-to-life color saturation and perfect renditions of subtle tones.

• SteadyShot® Picture Stabilization System

Picture stabilization system that uses motion sensors to detect and compensate for camera “shake" without compromising picture quality like some other digital stabilization systems.

• 2.5" Touch Panel SwivelScreen™ LCD Display1 (123K Pixels)

Provides excellent viewing clarity with improved resolution. The high resolution 123K pixel LCD screen rotates up to 270 degrees for multiple viewing angles providing sharp, detailed images for monitoring or playback.

• DVD-R, -RW and +RW Compatible2

The DCR-DVD92 is compatible with a variety of DVD formats allowing the ease of use and simplicity found in DVD Media. With DVD+RW media there is not a need to finalize the disc (minimum recording required). Simply remove the disc and insert the media into a compatible DVD Player2.

• InfoLithium® Battery with AccuPower™ Meter System3

Charge the battery at anytime because unlike NiCad (Nickel Cadmium) batteries, Sony’s rechargeable Lithium Ion batteries are not subjected to a life shortening “memory effect". Sony’s exclusive AccuPower™ meter 3 displays the approximate battery time remaining in minutes, in either the viewfinder or on the LCD screen.

• Super NightShot® Plus Infrared System

With Sony’s Super NightShot® Infrared System you can capture natural looking video, even when shooting in low light. Record subjects up to 20 feet away using the built-in infrared system, but without the overall monochrome color common with earlier low-light recording systems.

• Stamina® Battery Power Management System

Using the optional NP-FP90 InfoLithium® Battery, the DCR-DVD92 can continuously record for up to 8 hours on a single full charge4, providing extra long battery life.

• Program aí (Auto Exposure) Modes

Program aí modes make recording easy even when filming in challenging situations. Choose from Portrait, Beach & Ski, Sports Lesson, Landscape, Spotlight or Sunset & Moon modes.

• Picture Effects

Get creative when recording or playing back your videos with Sony’s Picture Effect Modes. Effects available in camera and playback modes: Sepia, Monotone, Pastel and Mosaic.

• Fader Effects

Enhance your personal videos by adding professional looking fader effects. Choose from Black, White, Overlap and Wipe.

• Battery Information

At the touch of a button, battery information is displayed on the LCD screen when charging and when the camcorder is turned off. The display will show how much the battery is charged, in 10% increments and the recordable time left when using the LCD screen or in the viewfinder.

• Manual Focus

Allows the user to manually adjust the focus of the camcorder using the touch panel. Manual focusing also allows the user to control the focus in difficult situations where either the environment or the subject does not allow the camcorder’s auto focus to perform optimally, such as when shooting through a window or in a crowded environment.

• Easy Handycam Button

Using a camcorder can be intimidating for some people, so with a press of the Easy Handycam button, most of the advanced features of the camcorder are “locked out" leaving only the buttons essential for recording operational.

Quem souber que conte outra... Vamos arretar este tópico!!!

Soçarba...

Mr. Walker

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal! Tópico interessante.

Eu tenho uma Sony TRV 351. Não sou um expert em filmadoras mas gosto desta Sony. Eu já andei gravando com uma MiniDV da JVC, de um amigo meu< e não achei a imagem muito boa; parece que minha Sony é melhor. Agora o querido Dinho me aparece com essa Panasonic GS250 3CCD. Eu realmente fiquei interessado em conhecer esta câmera e até , quem sabe, dar um jeito de comprar uma, pois a cada dia percebo a necessidade de ter duas máquinas. Gostaria, se possível que nosso amigo Dinho fizesse um comparativo entre a Sony TRV 351 e a Panasonic GS250 3CCD. Porque se a imagem da Panasonic for melhor, eu vou fazer das tripas dinheiro para comprar uma.

Um abraço a todos e muito agradecido a Deus por vocês existiram.

Sidney

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perguntas feitas ao vendedor do Mercado Livre sobre a MiniDV Sony DCR-DVD92, que grava em mídia Mini-DVD de 8 cm.

1ª Pergunta: - 03/05/2005 16:19

Deduzi que, como esta MiniDV grava em mídia DVD ela não tem conexão USB e / ou IEEE 1394 firewire (i-Link) para o micro. Apenas fiquei na dúvida se posso realmente conectar um Videocassete, gravar digitalizado em DVD, claro em MPEG-2, depois, levar ao PC para editar ao meu gosto. Sendo assim fica quase explícito que esta Mini-DV não grava em AVI-DV como as Mini-DV da série HC 30 / HC 42. Peço que me confirme apenas o seguinte: 1. Posso conectar um videocassete analógico (composite) nela?

2. As mídias DVD-R/-RW e DVD+RW que ela usa são as do tamanho normal (12 cm) ou de uma tamanho menor específico. 3. Ela não grava vídeo no formato AVI-DV? Grato por responder!... MR. WALKER (1)

Resposta do Vendedor: - 03/05/2005 18:23

SIM PODE CONECTAR O SEU VIDEO CASSETE - ELA USA MINI DVDS,,FACILMENTE ENCONTRADOS,,,EM TORNO DE R$ 7,00 A 10,00 - ELA GRAVA EM PADRÃO DVD MESMO VOBS, E NO MODO ECONOMICO, ( MAIOR TEMPO EM SVCD E VCD..). QUALQUER DUVIDA E SO CHAMAR

2ª Pergunta: - 03/05/2005 19:34

Valeu companheiro! As duas últimas dúvidas, depois, se for o caso, passaremos a ação:

1 - A DVD92 possui selector de veloc de gravação tipo XP -SP - EP -SLP ou equivalente? Como tu bem já deixaste transparecer ao falar sobre padrão DVD (.vobs) e modo econômico. Ou seja, até quantas horas (1 ou 2) de gravação / captura from VCR eu poderia colocar em um MiniDVD, com qualidade que se possa considerar Excelente ou Muito Boa (padrão DVD, mesmo! Superior ao padrão VHS).

2 - Os clientes residentes no Rio de Janeiro poderão retirar o produto "in loco" - neste contato comprador / vendedor há alguma possibilidade de negociar a forma de pagamento. Grato mais uma vez por responder (aqui acabam minhas dúvidas). MR. WALKER (1)

Resposta do Vendedor: - 03/05/2005 19:41

VAMOS LA AMIGO,,,ELA TEM SIM VARIOS FORMATOS DE TEMPO E QUALIDADE DE GRAVAÇÃO,,,,quanto MAIOR A QUALIDADE ,, MENOR O TEMPO DE GRAVAÇÃ. EM QUALIDADE DE DVD,,DA EM MEDIA 1 HORA EM 1 MINI DVD,, E POR aí SE SEGUE,, SENDO QUE A BATERIA TEM AUTONOMIA DE 3 HS,,,

SIM você PODE RETIRAR COMIGO SEM PROBLEMAS OK,,,quanto A FORMA DE PAGAMENTO,,PARA MIM FICA COMPLICADO,,,o que POSSO FAZER E LEVALO A LOJA DE UMA AMIGO MEU PARA QUE você PAGUE NO CARTÃO DE CREDITO,,,PODENDO SER ASSIM,,,você ME PAGA EM DINHEIRO UMA BOA PARTE QUE você DEVE TER EM MÃOS,,E O RESTANTE TE LEVO PRA você PARCELAR NO SEU CARTÃO OK,,QUALQUER DUVIDA E SO CHAMAR,,,

É isto, aí!

Soçarba...

Mr. Walker

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A GS250, ainda que tenha 3 CCds e sua propaganda frize bem a qualidade profissional, não se obtem resultados profissionais. Sem dúvida, comparada a câmeras de 1 CCD ela se sai bem. O problema está no tamanho dos CCDs (1/6 de polegada) e resolução de 540 linhas horizontais.

As profissionais usam 3 CCDs de 1/2 polegada e chegam a 800 linhas horizontais, sem considerar que utilizam poderosas e intercabiáveis objetivas (lentes) que proporcionam profundidade de campo bem marcadas, ou seja, você pode captar imagens com boa definição tanto em posição grande angular, quanto em tele. Em tele mesmo, podemos captar imagens extremamente bonitas com o primeiro plano em foco e o segundo completamente desfocado.

Pode parecer ***** comparar câmeras que custam 20.000 dólares com as amadoras de 3.000 dólares, mas é pra não confundir 3CCDs com "resultados" profissionais. Isso não quer dizer que não se possa utilizar câmeras equivalentes a GS250 em trabalhos para veiculação televisiva. Pode-se e usa-se na TV, sobretudo em emissoras de TV a cabo. Porém, sempre será notável a diferença.

Quanto a durabilidade, pra quem grava freqüentemente e ainda a usa pra captura pra PC, meus amigos, não sejam muito otimistas. Eu tenho o modelo anterior GS200, que parou de funcionar após 8 meses de uso. Hoje ela está funcionando pois passou por manutenção (conserto). Eu a uso 3 vezes por mês e não a utilizo para captura para PC, já que tenho um player/rec DVcam/miniDV, mesmo assim, ela queimou o circuito de CCD. Logo de início ela também apresentou um problema no mecanismo de carregamento da fita, que consigo manobrar com manha (jeitinho brasileiro). Bem, como a minha é o terceiro modelo substituído no mercado desde a primeira handcam de 3 CCDs lançada no mercado, essa GS250 que é a quarta, deduz-se que o fabricante tenha solucionado os erros das anteriores.

Como experiência, não desencorajo ninguém a adquirir essa câmera. Vale para quem está habituado com imagens gravadas com máquinas de 1 CCD. Sua definição e divisão de côres é quase perfeita. É custo benefício. Pelo menos no Japão, ela virou mania, mas acho que é porque elas são minúsculas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falou, Japa!!! Porém não tem cabimento realmente a comparação de uma GS250 com as câmeras 3CCD profissionais!!! Profissional é profissional e serve apenas como parâmetro para atingirmos ao perto de suas qualidades com pouco dinheiro... e isso a GS250 faz com facilidade!! Não existe câmera Nenhuma de 1CCD que chegue perto da qualidade de imagem de uma câmera 3CCD. Os CCDs são chips geradores de cores/iluminação, as 3CCD, como o nome já diz, possue 3 chips, um para cada cor primárias, o que garante a perfeita distribuição de cores em qualquer ambiente. As câmeras de 1 CCD dão prioridade às cores dominantes numa cena, por exemplo: se você estiver gravando uma partida de futebol, a cor predominante é o verde do gramado, então todos os demais itens da cen terão um leve tom de verde, inclusive a pele das pessoas. Essa é uma mareira rápida de entender o 3CCD.

Se as 3CCD já viraram mania no Japão é porque lá eles sabem das coisa, têm acesso mais rápido as tecnologias e os preços são baixos!!!

Citei aqui no Forum a Panasonic GS250 3CCD, não porque morro de amores pela Panasonic, sou fã de carteirinha da Sony, mas pelo fato da GS250 ser a única 3CCD que tem preço ainda justificável para se comprar uma Handycam doméstica de boa qualidade. Como já disse a 3CCD da Sony é a HC1000 que está por volta de R$ 8.000,00, por quase esse dinheiro eu compro uma 3CCD, da mesmo Sony, só que profissional(ou semi-profissional, como é o caso da Vx2100).

Além da GS250, a Panasonic tem a GS400 que é a grande concorrente da Sony HC1000 mas isso lá no Japão.... aqui no Brasil, quero ver o maluco que vai dar 8 mil numa câmera doméstica!!!

A GS250 tem algo em tormo de 640K (na soma dos 3 CCD) de sensibilidade de resolução em até 1 lux mínimo. As fotos em modo de alta resolução fine tem 1,9 mgp, logo vocês pode ver que 1CCD de 800K como da Sony DVD terá mais definição , porém no final ela perderá pelas cores e divisão de espaço para cada corpo... Isso mostra que a maior definição de 1CCD perde longe para a 3CCD de menor sensibilidade!!!

A questão da durabilidade que falou nosso amigo Japa, acho que não tem como se discutir isso, pois eletrônico é eletrônico...uma caixinha de surpresa!! Já comprei um carro zero que durou 2 dias, e era da volkswagem... Comprei um Receiver DENON que durou uma semana, e olha que não aceito outra marca que não seja DENON.... Mas garanto uma coisa: Se a Sony tivesse uma CCD de 3.500 até de 4.000 com certeza ela seria minha eleita, mas pelo dobro?...É ruimmmm Mas se etiver comparando com uma HC42 de 1CCD, só vamos ter que adicionar mais 1.500 paratas para comprar uma câmera infinitamente superior que só perde para as profissionais, e como o próprio Japa disse, usam-se suas imagens até em comerciais de TV.. alguém estava pensando nisso ao querer comprar uma câmera doméstica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, para dar uma ajudinha àqueles que ainda possam ter alguma dúvida sobre câmeras, formatos digitais e Hi8, etc...: aí vão umas dicas de uns Eupoeus feras!!!

""...

Vídeo digital: critérios de selecção

Quais as principais vantagens de uma câmara de vídeo digital?

Pouco a pouco as câmaras de vídeo digitais vão substituindo as analógicas devido às múltiplas vantagens que apresentam.

- Precisão (qualidade)

A definição da imagem é muito importante quando se fala de tecnologia digital. Uma das principais diferenças assenta no número de pontos por linha, onde as câmaras digitais possuem cerca de 500 pontos por linha, enquanto as analógicas ficam pelos 400 pontos por linha. O contraste é melhor e faz com que a qualidade das imagens seja mais real. A qualidade do som é incomparável com a de uma câmara de vídeo analógica, pois esta chega a ser equivalente à qualidade de som de um CD.

- Conservação

As gravações digitais têm a vantagem de não desaparecerem com o passar do tempo.

O mesmo não se passa com as fitas analógicas, que com o passar do tempo perdem a qualidade e definição (imagem nublada, menos contraste...). As gravações digitais por seu turno, conservam todas as características e poderam ser visualizadas vezes sem conta.

-A visualização em ecrã LCD

Graças à tecnologia digital pode-se visualizar as cassetes num ecrã de cristais líquidos. A qualidade da imagem varia em função do tamanho e da resolução utilizada. Para obter uma boa imagem, por exemplo, um ecrã de 2.5'' ( tendo como diagonal de 6.5cm) deve ter uma resolução de 120 000 pixels no mínimo. Tendo em vista uma melhor imagem, pode optar por um ecrã LCD maior, de 3.5'' (com 9 cm de diagonal) onde a resolução é de 200 000 pixels.

Critérios de selecção de uma câmara de vídeo digital

O Formato : DV ou digital 8 ?

Estes formatos têm capacidades similares e a grande diferença assenta exclusivamente no tipo de cassete que se utiliza.

As câmaras de vídeo Mini DV são tão compactas que chegam a ser pouco maiores do que uma caixa de fósforos. Podem chegar a durar 80 a 120 minutos. Apesar do seu tamanho, qualidade é o que não falta muito menos capacidade de armazenamento. Com 500 linhas de resolução, oferecem o dobro da qualidade de imagem do VHS standard. Estes aparatos são verdadeiras jóias e são fáceis de transportar para qualquer sítio, sendo um pouco mais caras.

As câmaras digitais 8 utilizam cassetes digitais e ler as cassetes de 8 mm e Hi-8 gravadas em formato analógico baixo. A tecnologia digital 8 tem um verdadeiro às na manga! É o formato mais mais recente desenvolvido pela Sony e goza de compatibilidade retroactiva, tal como foi exemplificado acima. Este tipo de aparelho é mais barato mas é o mais ideal para quem estiver a transitar de uma câmara de vídeo Hi8 para vídeo digital.

O sensor

Mono-CCD ou tri-CCD

A maioria das câmaras de vídeo digitais são mono-CCD (ou seja, com um só sensor), com um filtro que separa os tricolores das cores. As cores não são tão bem perceptíveis como num sensor Tri-CCD, mas este tipo de sensor é suficiente para uso doméstico. As câmaras de vídeo Tri-CCD, que são menos vulgares, têm 3 sensores (Vermelho, Verde e Azul). Oferecem uma reprodução da imagem o mais parecida com o original. Os defeitos de qualidade são susceptíveis de ser apagados e assim se conseguem obter imagens de alta resolução. O único inconveniente é que os aparatos Tri-CCD são mais caros e são mais comuns em uso profissional.

Que tipo de resolução?

Quantos mais pixels tem a máquina mais nítida é a imagem. Um sensor standard para câmaras de vídeo digitais é de 800 000 pixels, isto é, a qualidade da imagem é muito boa. Com esta resolução obtem-se uma resolução de 500 pontos por linha o que é superior à capacidade de uma televisão (350 pontos por linha).

Se deseja fazer boas fotografias com a sua câmara de vídeo aconselhamos-o a escolher um sensor maior. Um sensor de 1 megapixels como mínimo adaptar-se-à melhor se deseja fazer fotografias de formato 10 x 15 cm ( caso também deseje fazer ampliações).

Que sensibilidade (os lux) ?

O lux é a unidade de iluminação que define a sensibilidade de uma câmara de vídeo. Com menos lux pode-se gravar em lugares mais escuros. Se deseja gravar num lugar mais escuro necessita de uma sensibilidade de 0 para obter imagens de boa qualidade.

Zoom óptico e digital

Os zooms ópticos são zooms verdadeiros. Reduzem o campo visual da sua imagem e obtem assim mais detalhes da zona desejada.

Um zoom óptico 3 x é o ideal para máquinas com uma focal fixa. O maior zoom foi proposto pela Mavica MVFD91 (zoom óptico de 14 x , a um preço bastante elevado), que já não se encontra à venda desde finais de 2000. Otras máquinas com zooms maiores: Olympus C730uz, HP Photosmart 850, Nikon Coolpix 5700, que têm um zoom superior a 8x, o Minolta Dimage 7i ( zoom óptico 7x) y Fuji Finepix S304 por exemplo com um zoom de 6x etc...

Com um zoom digital reduz-se apenas a zona do sensor que deve armazenar na memória mas sem nenhum aumento da imagem.

O estabilizador

O estabilizador da imagem reduz o ruído ao segurar a câmara de vídeo pela correia e deste modo consegue uma imagem mais nítida. É muito prático para os principiantes de câmaras de vídeo. Existem dois tipos de estabilizadores :

-O estabilizador digital: funciona graças ao sensor que "interpreta" a imagem em movimento. Custa pouco e é muito eficaz no exterior mas perde um pouco de luz quando se gravam cenas no interior.

-O estabilizador de imagemóptico: funciona com lentes que corrigem a imagem e não ocasiona nenhuma perca de luz mesmo no interior. Este tipo de estabilizador é mais eficaz mas está cada vez menos estendido em máquinas devido ao seu preço e dimensões. No geral as máquinas destinadas a profissionais não o integram.

A conexão

DV In e DV Out

A saída DV ( ou DV Out) permite conectar a câmara de vídeo com o computador: assim poderá transferir os seus vídeos da câmara de vídeo para o PC. Esta saída encontra-se na maioria das câmaras de vídeo a fim de gerir o vídeo no computador (graças a um software de montagem) ou fazer cópias num CD.

A entrada DV ( ou DV In) é menos acessível em máquinas e pode transferir a sua montagem de vídeo do computador para a a câmara de vídeo através de uma cassete Mini-DV.

É importante saber que os modelos con entrada DV converteram-se num epifenómeno fiscal europeu pois criou-se uma taxa específica para máquinas regraváveis.

Conector USB

Permite uma transferência muito rápida dos dados da imagem da câmara para o computador. Liga-se de forma rápida a câmara de vídeo.

Entrada analógica

Pode gravar em cassestes Mini DV os seus filmes mais antiguos de uma câmara de vídeo VHS e de uma câmara de vídeo digital. Esta função é ideal para aqueles que queiram disfrutar dos seus vídeos antiguos. A digitalização dos seus filmes mais antiguos em Mini DV impede que se danifiquem com o tempo. Poderá transferi-las para o computador e até gravá-las em DVD.

Saída S-Vídeo

Esta saída é indispensável pois permite conectar a sua câmara de vídeo ao televisor!

Ligação para micro

Poderá ligar outro microfone à máquina para melhorar a qualidade do som. Esta função resulta muito útil se gravar uma cena com muito barulho.

Ligação para auscultadores

A pessoa pode controlar o som da câmara de vídeo ao mesmo tempo que está gravando.

A forma: horizontal ou vertical ?

Existem dois tipos de câmaras de vídeo no mercado: as horizontais e as verticais.

A câmara de vídeo horizontal tem um corpo alargado com um agarre firme e cómodo.

A câmara de vídeo vertical é mais pequena e compacta: no geral são mais pequenas que a palma de uma mão. Foi concebida para aqueles que gostam de viajar, podendo levar facilmente na mão ou no bolso. Devido ao seu tamanho esta câmara de vídeo é menos estável e mais cara.

Os ajustes

As câmaras de vídeo estão equipadas de ajustes automáticos para a colocação em mão, a exposição. São muito práticos e dão muito bons resultados. Para que possa ajustar a câmara de vídeo deve comprovar que a câmara de vídeo dispõe dos principais modos manuais tais como o balanço dos branco ou a exposição.

Outras funções:

A câmara de vídeo com função Webcam

A porta USB serve para utilizar a câmara de vídeo como uma Webcam. Ligue a sua câmara de vídeo ao computador via porta USB, conecte-se à internet e fale com a sua família! A câmara de vídeo oferece melhor qualidade que as webcams clássicas.

A montagem vídeo

Esta é uma vantagens que oferecem as câmaras de vídeo digitais. Poderá realizar os seus próprios vídeos no computador ligando o mesmo à câmara de vídeo com o adaptador DV. Desta forma poderá classificar as suas fotografias o fazer consequências, por-lhes música.

Para obter bons resultados tem que dispor de um software para a montagem e um cartão de aquisição mas também ter um computador com um cartão gráfico que seja bom e uma capacidade de armazenagem que seja suficiente

..."

É isso ái, agora é só escolher!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, anteriormente passei umas especificações da GS250, qaunto a sensibilidade em pixeis errada, perdoem-me...Fui diretamente do site da Panasonic e verifiquei que a GS250 tem na realidade, para vídeo 3 x 740 K de sensibilidade e para fotos até 3.1 Mbp...

Abaixo as especificações corretas do Brinquedo diretamente do site da PANASONIC

LENS

Image Sensor 1/6" CCD x 3 (740k x 3 pixels)

F Value F1.6 (Wide) / F2.8 (Tele)

Optical Zoom 10x

Focal Length 2.85 - 28.5mm

Filter Diameter 43mm

35mm Film Camera Equivalent Tape Mode: 43.8 - 438mm

Card Mode: 41.3 - 413mm

Lens Leica Dicomar Lens 1

CAMERA

Still Picture Recording 3.1 Megapixel (With Quad-Density Pixel Distribution Technology)

Minimum Illumination 1 Lux (Advanced Magic Pix)

White Balance Auto/Indoor/Outdoor/Set (with IR Sensor)

High Speed Shutter In Tape Mode: 1/50 - 1/8000 sec.

In Card Mode: 1/2 - 1/2000 sec.

Iris Auto/Manual (Including Gain)

Backlight Compensation Yes

Viewfinder Color

LCD 2.5"

Power LCD Yes

Intelligent AI LCD Yes

LCD Light Panel Yes

Manual Focus Ring Yes

Pure Color Engine Advanced

Soft-Skin Mode Yes

Tele Macro Mode Yes

Direct Mode Dial Yes

Easy Cassette Eject Yes

MagicPix Images Yes

Simultaneous Motion Video & Still Picture Recording Yes

Date Recording Auto Date (in Date Code)

Fade Color Black or White

Record Review Yes

On-Screen Display Language English / Spanish / French

Image Stabilizer Optical Image Stabilizer (OIS)

Digital Zoom 2 700x

Quick Start Button 1.7 seconds

Web Camera Function 3 Yes

RECORDING & PLAYBACK

Recording Mode SP/LP

Still Picture JPEG

2048 x 1512 3.1MEGA

1600 x 1200

1280 x 960

640 x 480

SD CARD FEATURES YES

Built-in SD Slot Yes (SD/MMC)

DPOF Max. 99 stills

PictBridge Compatible Yes

Audio Dubbing (SP only) Yes

Battery & Tape Indicators Yes

JACKS YES

S-Video In Yes

S-Video Out Yes

Mini DV In/Out IEEE1394 In/Out

USB Port 2.0 High Speed (mini B)

Analog In/Out Yes

Microphone (stereo mini) Yes

Headphone (M3) HP Out or AV In/Out

Accessory Shoe Hot

STANDARD ACCESSORIES YES

AC Adaptor Yes

Battery Pack Yes

Shoulder Strap Yes

AV Cable (RCA-Multi) Yes

USB Cable Yes

IR Remote No view

Free-style Remote Controller Yes (with Mic.)

Lens Cap Yes

Software USB Driver

Video Stream Driver

MotionDV STUDIO 5.3E LE for DV

GENERAL yes

Power Supply DC 7.2V

Power Consumption 4.0W (EVF)

4.3W (LCD)

Dimensions (H x W x D) 27/8'' x 31/4'' x 55/8''

Weight 1.10 lbs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sidneimartins@04 de maio de 2005, 13:40

Dinho,

A Sony TRV 351 é 1 CCD ou ela usa outro componente.

Gostaria que você me falasse da diferença de la para a Panasonic que voc citou.

Dese já grato,

Sidney

A Sony TRV não são MiniDV e sim Hi8, elas usam fitas digitais de 8mm. Na realidade essas câmeras ainda trazem muito dos VHS e podem inclusive reproduzi fitas VHS de 8mm.

Elas são de 1CCD de 1/6" de de 320K o vídeo real é de apenas 200K e suas fotos digitais são de apenas 640x480 (vga).

Devem ser bem baratas e com ela você não fará conversão de A/D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença desta câmeras realmente são muito grande, não inclusive como comparar!!!

Estou defendendo a GS250 levando em conta todas as suas características, entretanto, em conversas com profissionais da área, o que vem a tona realmente é o que nosso amigo Japa, Akira, falou, sobre o CCD de 1/6". Todos são unâmimes que haverá a necessidade de muita luz para uma boa imagem quando filmar a noite. Mas lembre-se que o CCD da sony HC é 1 de 1/5.5", então mesmo assim ainda continuo achando a GS250 bem superior.

Realmente TODAS as câmeras digitais, inclusive as profissionais, precisam de no mínimo 100w de foco para uma boa imagem noturna, isso é uma caracterísitca do sistema... Então, mais ainda se estabiliza a GS250.

Há um amigo que fará uns testes para mim com a GS250 e quando eu tiver resultados postarei aqui. Quem fará estes teste é um profissional da área, podem confiar... Inclusive dependendo também desta posição para definir minha compra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu estava quase decidido a comprar a SONY TRV 480, mas ao ler a passagem abaixo aqui no forum , fiquei confuso, vejam:

A Sony TRV não são MiniDV e sim Hi8, elas usam fitas digitais de 8mm. Na realidade essas câmeras ainda trazem muito dos VHS e podem inclusive reproduzi fitas VHS de 8mm.

Elas são de 1CCD de 1/6" de de 320K o vídeo real é de apenas 200K e suas fotos digitais são de apenas 640x480 (vga).

Devem ser bem baratas e com ela você não fará conversão de A/D.

O que significa essa cisa de MiniDV e Hi8???

É impressão minha ou pelo comentário as MiniDV são melhores? E se são melhores, porque???

Eu estava quase comprando a TRV480, na linha dela (que inclui a TRV 138, 280 e 380) ela parece ser a TOP e no mercado livre ainda pego por uns R$ 1500,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A TRV 351 da Sony, utiliza fitas Hi8 e 8mm que são fitas anteriormente utilizadas em câmeras do formato analógicos.

OBS: a Sony fabricou ótimas câmeras Broadcast (profissionais) que utilizavam fitas Hi8.

Tenho uma TRV 351 e TRV250 (quase que idênticas) que utilizo como player de fitas Hi8, 8 mm e Digital8. Este último é o formato padrão da TRV 351, que equivale em termos de qualidade de resolução (540 linhas), às miniDV, lógicamente às de 1CCD de 1/4 de polegada, já que ela também só usa 1 CCD do mesmo tamanho. De analógico ela só tem o recurso de reproduzir fitas Hi8 e 8mm e por gravar o sinal digital nessas mesmas fitas. Fora isso ela é digital, com saída/entrada FireWire e analógicas. Muito boa, mas não se compara, em qualidade de gravação com a GS250 da Panasonic, só por causa da quantidade de CCDs.

Uma vantagem da TRV 351, é que ela grava no formato digital em fitas 8mm que são 50% mais baratas que as miniDVs.

Akira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou interessado em comprar uma Filmadora da Sony e estou na duvida entre essas duas. Minha preferência inicial era pela TRV480.

Mas, lendo alguns tópicos aqui no Forum dizem que ela usa Fitas Hi8 e a HC 42 usa mini DV que parece ser melhor.

Alguém me esclarecer, qual das duas é melhor e porque?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Akira@04 de maio de 2005, 23:57

A TRV 351 da Sony, utiliza fitas Hi8 e 8mm que são fitas anteriormente utilizadas em câmeras do formato analógicos.

OBS: a Sony fabricou ótimas câmeras Broadcast (profissionais) que utilizavam fitas Hi8.

Tenho uma TRV 351 e TRV250 (quase que idênticas) que utilizo como player de fitas Hi8, 8 mm e Digital8. Este último é o formato padrão da TRV 351, que equivale em termos de qualidade de resolução (540 linhas), às miniDV, lógicamente às de 1CCD de 1/4 de polegada, já que ela também só usa 1 CCD do mesmo tamanho. De analógico ela só tem o recurso de reproduzir fitas Hi8 e 8mm e por gravar o sinal digital nessas mesmas fitas. Fora isso ela é digital, com saída/entrada FireWire e analógicas. Muito boa, mas não se compara, em qualidade de gravação com a GS250 da Panasonic, só por causa da quantidade de CCDs.

Uma vantagem da TRV 351, é que ela grava no formato digital em fitas 8mm que são 50% mais baratas que as miniDVs.

Akira.

Akira, (ou quem puder me ajudar)

Eu estava pensando em comprar a TRV480 da Sony que usa fitas Hi8, mas lendo esse tópico de vocês, vocês falam que as cameras que usam Mini DV são melhores.

No que a Tecnologia Mini DV é superior a Hi8? É só pelo fato de a Mini DV ser digital??? Mas, pelo que você falou a TRV 480 é totalmente digital com a vantagem de poder trabalhar com as antigas fitas analógicas Hi8 e 8mm, certo?

Então nesse ponto seria correto eu pensar que é mais vantagem, por exemplo, eu comprar a Sony TRV 480 do que comprar a Sony HC 42???

Afinal, pelo que você falou a TRV 480 é compativel com a tecnologia Hi8 e 8mm e tem a vantagem que pode gravar em modo digital e essas mídias de quebra ainda são mais baratas certo???

Ou será que essa tecnologia Mini DV é tão superior que justifica tê-la??? Eu sou novo nisso, e não sei bem o que significa essa coisa de Mini DV ou Hi8.

Qual das duas (TRV 480 ou HC 42) seria uma melhor compra e porque?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabiano,

Me perdoe mas não conheço essa TRV450. Talvez tenhas confundido com outra. Conheço sim, a TRV460 que "não" usa fitas miniDV e sim fitas HI8 e 8mm. Mesmo sendo fitas analógicas, ela grava nelas em formato "digital8" com a mesma resolução das que utilizam miniDV. O resultado é o mesmo. O tamanho das fitas são maiores e vão ocupar mais espaço do seu arquivo, estante, prateleira etc... brincadeira.

A verdadeira desvantagem dessas câmeras Digital8 (formato esclusivo da Sony), é que há poucos usuários desse formato e quando você precisar intercambiar com colegas e amigos as suas fitas, vai ser difícil a transação. A menos que você empreste a fita e a sua câmera juntas.

Ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabiano,

Eu não conheço a HC42. Pesquisei e não encontrei esse modelo. Mas se ela for miniDV de 1 CCD, e se sua preocupação for o resultado final, vai dar na mesma, pois as duas são digitais. A diferença é o formato de fita que elas utilizam.

Quanto as vantagens da Digital8:

. reprodução de fitas analógicas Hi8 e 8mm (mas só as gravadas em modo SP)

. grava sinais digitais em fitas Hi8 e 8mm com a mesma resolução, as 8mm são mais baratas.

. pode-se copiar fitas miniDV para elas ou vice-versa através de cabo Firewire pinos 4x4.

. qualidade de produto "Sony".

. mecanismo de carregamento de fitas mais robusto comparado às miniDV, o que me faz deduzir a sua maior resistência e durabilidade (falo apenas do mecanismo e não da eletrônica).

Desvantagens:

. tamanho da fita é maior que as miniDVs e ocuparão mais espaço no seu acervo.

. preço da câmera é semelhante as que usam fitas miniDV da Sony e chegam a ser mais caras que as de outras marcas, já que as Sony normalmente são as mais caras do mercado.

. como Digital8 é um formato exclusivo da Sony, vai ser difícil você intercabiar suas fitas com amigos, a menos que você empreste as fitas com a sua câmera juntas.

Valeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabiano,

Eu não conheço a HC42. Pesquisei e não encontrei esse modelo. Mas se ela for miniDV de 1 CCD, e se sua preocupação for o resultado final, vai dar na mesma, pois as duas são digitais. A diferença é o formato de fita que elas utilizam.

Quanto as vantagens da Digital8:

. reprodução de fitas analógicas Hi8 e 8mm (mas só as gravadas em modo SP)

. grava sinais digitais em fitas Hi8 e 8mm com a mesma resolução, as 8mm são mais baratas.

. pode-se copiar fitas miniDV para elas ou vice-versa através de cabo Firewire pinos 4x4.

. qualidade de produto "Sony".

. mecanismo de carregamento de fitas mais robusto comparado às miniDV, o que me faz deduzir a sua maior resistência e durabilidade (falo apenas do mecanismo e não da eletrônica).

Desvantagens:

. tamanho da fita é maior que as miniDVs e ocuparão mais espaço no seu acervo.

. preço da câmera é semelhante as que usam fitas miniDV da Sony e chegam a ser mais caras que as de outras marcas, já que as Sony normalmente são as mais caras do mercado.

. como Digital8 é um formato menos popular e exclusivo da Sony, vai ser difícil você intercabiar suas fitas com amigos, a menos que você empreste as fitas com a sua câmera juntas.

Valeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Solicitaria ao companheiro e Moderador Marcio Sell que estes três tópicos fossem fundidos em um só para que dados não sejam dispersados, já que, assuntos e debatedores tendem a ser os mesmos ou se interagem.

1. Filmadoras MiniDV e Hi8

Qual a Diferença? Qual é melhor 1 Fabiano Andrade 4 Hoje, 00:15

Última mensagem por: Akira

2. Filmadora Digital Compacta

Qual escolher? 18 Ricardosilvars 130 Hoje, 00:13

Última mensagem por: Fabiano Andrade

3. Filmadora Sony MINI DV HC42 versus TRV480

Qual a melhor? Porque

Soçarba...

Mr. Walker

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...