Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filmadoras Digitais Compactas


Ricardosilvars

Posts recomendados

Ragazzo... não recomendo as camcorders HDV sem ser a HDR-FX1 porque:

- elas não usam chips CCD, usam um chip de tecnologia muito nova ainda chamados CMOS, que são menos sensíveis que os comuns CCDs.

- não tem aparência profissional

- são do tipo 'Easy to use', por isso possuem menos recursos manuais

- a qualidade de imagem dela só é maior por ser uma camera de alta definição (HighDefinition), o que por natureza ganha de qualquer camera de resolução comum (StandardDefinition)... entretanto eu vi uma comparação entre a Panasonic GS 400 e uma dessas HDV da Sony e pude ver que a imagem da GS 400 é melhor, é mais real, é mais quente e é mais profissional que a imagem da HDV. A imagem da HDV é menos saturada, com menos contraste e menos 'cinematográfica' que a imagem da GS 400 que é mais colorida e mais 'true-to-life'. Como alternativa, resta-lhe a GS 500 (porque a GS 400 não é mais fabricada)...

Pense bem na sua escolha.

Marialices, para modelo de DVD recomendo, de cameras Sony, a DCR-403, que possui uma imagem saturada. Para Panasonic, recomendaria a VDR-D300... que é bem melhor do que a Sony que eu recomendei em quesito de qualidade de imagem (possui 3CCDs) e de recursos manuais (shutter, gain up, iris, foco....)

espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto,

dei uma olhada nos links que foram indicados.

Os preços são compatíveis. Pretendo gastar até R$4.500,00, já estourando.

Minha preocupação: o fato de a SONY HDR HC 93 ter apenas 1 CCD então não prejudica a qualidade final da imagem? Ela realmente gera uma imagem melhor que a PANASONIC GS 500 (que tem os famigerados 3 CCDs)?

Quais as implicações em gravar em HDV, para fins de edição no Adobe premiere? Preciso de um micro mais potente, os arquivos são muito mais pesados?

Grande abraço,

Leonardo.

Leonardo,

A Sony HDR-HC3 utiliza uma tecnologia diferente dos tradicionais CCDs. Ela utiliza a tecnologia CMOS.

A tecnologia CMOS está começando a ser adotada agora em alguns modelos e com o tempo deve ser cada vez mais aperfeiçoada e a tendência será substituir os CCDs.

Alguns pontos que estão levando os fabricantes a adotarem a tecnologia são:

-Mais baratos e fáceis de serem produzidos em grande quantidade.

-Menor consumo de energia

Mais sobre a tecnologia CMOS:

http://www.camcorderinfo.com/content/CMOS-...s-CCD-Fades.htm

O melhor mesmo para você se decidir entre uma filmadora CMOS x CCD / alta-definição x definição standard, seria comparar filmadoras das duas categorias nas mesmas circunstâncias (as suas situações reais de trabalho).

Nada melhor do que você mesmo chegar às suas conclusões.

Como eu havia comentado anteriormente, mesmo filmando em alta definição, pode-se optar por fazer o "downconvert" do material para resolução standard na saída da filmadora, dessa forma podendo editar o material normalmente nos programas que você está acostumado.

Se estiver interessado em trabalhar com o material em alta definição:

Configuração de hardware (PC) para trabalhar com material HDV:

http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=3...p;postcount=168

Sobre edição em HDV:

http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=4...p;postcount=260

Sugiro a você dar uma boa lida no tópico da HTFórum sobre a Sony HDR-HC1:

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=23735

Realmente a Sony HDR-FX1 é uma ótima opção em alta definição. (Mas deve estar muito mais cara que uma Sony HVR-HC1 por exemplo...)

Ela utiliza os tradicionais CCD´s (3CCD´s grandes de 1/3").

http://www.dv.com/news/news_item.jhtml?Loo...review/wilt0305

Outra opção em alta definição utilizando CMOS ao invés de CCD é a Sony HVR-A1. (Ela é a versão profissional da Sony HDR-HC1):

77032.jpg

http://www.dv.com/reviews/reviews_item.jht...cleId=188700830

http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=3...p;postcount=154

Comparação entre Sony HDR-HC1 e Sony HVR-A1:

http://www.sonyhdvinfo.com/showthread.php?t=3209

Filmadoras como Sony HDR-FX1, Sony HDR-HC1, Panasonic PV-GS250 e Panasonic PV-GS150 foram eleitas as melhores filmadoras de 2005 pela CamcorderInfo nas suas respectivas categorias:

http://www.camcorderinfo.com/content/CamInfo-Select-2005.htm

Apesar de utilizar uma tecnologia recente como a CMOS no lugar do tradicional CCD, a Sony HDR-HC1 tem sido muito elogiada:

"This award was perhaps the easiest to give out. If you read our review of the HDR-HC1 you’ll immediately know how floored we were by this model. The gorgeous, sharp video, with its vivid colors, knocked our socks off. Better still, the inclusion of manual controls made us feel comfortable shooting with a Sony once again. No camcorders in the $1,250 - $2,000 range even come close to the HDR-HC1 in quality or anything else."

Roberto

Será que alguem poderia me tirar uma dúvida?

O zoom digital destas filmadoras é usável ou é só perfumaria ?

Como é sabido, nas cameras digitais o zoom digital não vale nada.

Obrigado.

malandrim,

O zoom digital degrada a imagem.

O ideal é utilizar o zoom ótico aliado a um bom sistema de estabilização de imagens (que influem na filmagem quando em zoom).

As Sony tem um dos melhores sistemas de estabilização de imagem eletrônico.

Filmadoras como a Panasonic PV-GS250 por exemplo utilizam sistema de estabilização de imagem ótico, melhor que os sistemas de estabilização eletrônicos. (A PV-GS150 e PV-GS180 utilizam sistema de estabilização eletrônico)

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Robertoy,

Obrigado pelo esclarecimento, amigo.

Acho que para o meu uso, o IES já é mais que suficiente.

Só farei filmagens caseiras mesmo. Tambem não farei capturas analógicas.

Indo direto ao ponto. Quero uma filmadora só para filmar apresentações escolares do meu filho.

To pensando na Panasonic GS 150 ou GS 180. Acho que será uma ótima aquisição custo - benefício não é verdade? Será que as filmagens indoor ( de dia e à noite ) destas duas são boas ?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Robertoy,

Indo direto ao ponto. Quero uma filmadora só para filmar apresentações escolares do meu filho.

To pensando na Panasonic GS 150 ou GS 180. Acho que será uma ótima aquisição custo - benefício não é verdade? Será que as filmagens indoor ( de dia e à noite ) destas duas são boas ?

Obrigado.

Sem dúvida essas duas Panasonic são ótimas opções custo/benefício (com vantagem para a GS150 em função dos recursos perdidos na GS180 conforme comentado anteriormente)

Para filmagens em ambientes bem iluminados elas são excelentes devido aos 3 CCD´s.

Para filmagens em condições de pouca luz elas devem ser apenas razoáveis:

<div class='quotetop'>QUOTE("saito")</div>

"Não posso opinar sobre a performance da GS500 em ambientes com pouca luz, mas nosso colega Robertoy tem razão, minha GS250 tem desempenho somente regular nessas situações (de noite em ambientes fechados com iluminação artificial). As imagens ficam muito granuladas e as cores não apresentam a mesma vivacidade. Como eu disse antes, em ambientes com luz natural, a história é outra, as imagens são fantásticas."

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=175633

As filmadoras Panasonic GS-150 e GS-180 apesar de utilizarem 3CCD´s, utilizam CCD´s pequenos (1/6"). (As Panasonic GS-400 e GS-500 utilizam CCD´s maiores, de 1/4.7", que garantem melhor filmagem em condições de pouca iluminação se comparado aos modelos citados anteriormente)

3 CCD´s (pequenos ou grandes) melhoram a qualidade da captura de cores em ambientes bem iluminados.

Para filmagens em condições de pouca iluminação (filmagens noturnas e/ou em ambientes internos) o que manda ainda é o tamanho do CCD. Quanto maior melhor.

"Low Light Performance

The PV-GS180 has three CCD chips, which factor heavily into its color performance in bright light, but do nothing for low light. The biggest determining factor in low light performance is chip size."

http://www.camcorderinfo.com/content/Panas...rder-Review.htm

Mas existem filmadoras utilizando o mesmo tamanho de CCD, como 1/6" por exemplo, que apresentem performances diferentes nessas condições de pouca iluminação.

É o caso por exemplo de filmadoras como Sony HC-26, HC-36, HC-46, Canon ZR-500,Canon ZR-600 e Elura 100.

Essas filmadoras utilizam CCD de 1/6" (a HC-46 utiliza um CCD só um pouco maior, 1/5.5” e a Elura 100 um CCD uma pouco maior ainda, 1/5"), porém essas Sony tem performance ruim em condições de pouca luz e as Canon são elogiadas nessas mesmas condições.

Das filmadoras MiniDV da linha 2006 da Sony (modelos "domésticos"), só a HC-96 com seu grande CCD de 1/3" se sai bem em condições de pouca luz.

Uma filmadora custo/benefício que eu compraria hoje pensando em boa performance também em condições de pouca iluminação é a Canon Elura 100 (CCD de 1/5"). Ela está na faixa de 350 dólares lá fora:

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/ind...p?showtopic=435

Nota:

A minha boa e velha MiniDV Sony DCR-TRV22 de 2004 com seu CCD de 1/4" (agora com "CCD 2006") é excelente em gravações em condições de pouca luz.

CCD 2006

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/ind...p?showtopic=824

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

<div align="left">Robertoy,

Muito obrigado pelas suas explicações, ou melhor, obrigado pela sua aula.

Eu nunca havia pensado em comprar uma filmadora Canon, apesar de ter

duas cameras digitais desta marca ( Rebel XT e S3IS ) e serem excelentes

produtos.. É que eu sempre vejo aqui o pessoal só citar as Panas e Sony como

referencia. Vou dar uma olhada na Canon agora. Qqer duvida, retornarei aqui.

Mais uma vez, muuuito obrigado amigo.</div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou querendo comprar a Panasonic GS180. Seria somente para uso domestico e estaria passando sempre do Mini Dv para o PC e depois gravando em DVD. Pelo que li no forum acho que estou no caminho certo, estava em duvida entre a Sony DVD350 e a Panasonic GS180. Uma duvida que tenho e em relação como passar do Mini Dv para o PC. Outra duvida e se vale a pena no meu caso(domestico) esta optando pela GS250 ou a GS400?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diogo L. Bandeira, valeu pela dica, mas poderei eventualmente editar no computador as imagens gravadas direto em dvd? Qual seria, na tua opinião, o melhor modelo (para gravar em DVD) da Panasonic? Obrigada

Com relação à edição no computador das imagens gravadas direto em dvd, quero colocar aqui a minha experiencia, que tenho obtido excelentes resultados:

1. o material em dvd (no meu caso obtido pela trasnferencia direta das fitas VHS via gravador DVD de mesa) eu transfiro para o PC via programa DVDDecrypter.

2. faço a edição do arquivo transferido para o PC com o programa CUBO (Womble MPEG Video Wizard)

A grande vantagem deste programa é que ele não encoda a parte do arquivo oriundo do DVD que não foi editada, ou seja preserva a qualidade capturada no dvd, seja via camcorder ou gravador de mesa. Ele só re-encoda a parte que foi editada, por exemplo, a inserção de títulos, etc.

3. faço a autoração do DVD final, com a colocação de menus, etc, com o programa DVDLab

4. e, finalmente, queimo as mídias de DVD com o programa da DVDcopy4 da Intervídeo

Este é um relato que gostaria de compartilhar aqui, porque no inicio quebrei muito a cabeça para chegar a uma combinação final que tem trazido resultado final excelente, e pelo que tenho lido aqui no forum, vez ou outra aparece alguma dúvida sobre o que foi colocado acima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sony HDR-FX7

fx7fj1.jpg

Filmadora de alta definição que no lugar de 3 CCD´s, utiliza 3 sensores CMOS.

Preço estimado de lançamento em outubro nos Estados Unidos: 3500 dólares

A Sony HDR-FX1 utiliza 3 CCD´s de 1/3" e a Sony HDR-FX7 utiliza 3 sensores CMOS de 1/4"

Em condições de boa iluminação a FX7 apresenta resolução bem superior à FX1. Por outro lado, em condições de pouca iluminação a FX1 é melhor que a FX7, pois a FX1 tem sensor CCD maior:

"As for resolution, because you have the CMOS technology the FX7, resolution is much higher than the FX1 in decent light conditions. On the contrary, under low light conditions the FX1 is better than the FX7, since the FX1 has a larger CCD sensor," stated Harry Haruna, Manager of Camcorder Product Planning for Sony USA.

O anúncio na Camcorderinfo:

http://www.camcorderinfo.com/content/Sony-...-CMOS-Chips.htm

Alguns pontos que estão levando os fabricantes a adotarem a tecnologia CMOS são:

-Mais baratos e fáceis de serem produzidos em grande quantidade. (1)

-Menor consumo de energia (2)

(1) "The use of CMOS chips rather than CCDs could provide Sony with that edge. CMOS chips are much less expensive to produce, and can be manufactured on existing machines capable of producing more than one type of product. Sony will likely continue to find production efficiencies on the CMOS chips of the HDR-FX7, further pushing the price down, while most of the efficiencies in CCD production have likely already been discovered, as the technology is much older."

(2) "But due to the lower power consumption of the CMOS chips, the special long life battery (not included) will power the HDR-FX7 for 8 hours."

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recursos em filmadoras digitais

Pontos que podem ser analisados para escolher um modelo

Site interessante tratando sobre vários pontos a serem analisados para a escolha de uma filmadora digital:

O site não é atualizado já a um bom tempo (julho 2004), mas ele reune informações bastante interessantes.

http://nordicgroup.us/camcorder/

Alguns dos pontos comentados no site:

-Tamanho do CCD

Em geral, quanto maior, melhor.

Quanto maior, melhor a performance da filmadora em condições de pouca iluminação.

-Filmadora de baixo custo (low end) usam CCD´s de 1/6"

-Filmadoras de custo intermediário (mid-range) usam CCD´s entre 1/4" a 1/5"

-Filmadoras top (high end) usam CCD´s entre 1/3" a 1/3.6"

-Estabilização de imagem

Basicamente existem 2 tipos:

-Estabilização de imagem ótica (OIS)

-Estabilização de imagem eletrônica (EIS)

OIS é superior e geralmente utilizado nos modelos com mais recursos e alguns modelos intermediários.

EIS é utilizado nos modelos mais simples e intermediários.

Sony e Canon tem a fama de utilizarem um dos melhores sistemas de estabilização EIS.

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=177210

O sistema de estabilização de imagem ótico (OIS) utilizado nas filmadoras da Sony utiliza tecnologia da Canon.

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2258464&postcount=2083

Uma matéria da Digiforum comentando sobre sistemas de estabilização de imagem:

http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=8289

Comentário da CamcorderInfo sobre o sistema EIS (eletrônico) e OIS (ótico):

"Sistemas EIS são muito bons para reduzir os efeitos de trepidações no video, mas eles fazem isso com um custo. Usando uma porção da imagem como uma zona de buffer digital, ele reduz a resolução da imagem gravada. Existem melhores opções OIS em filmadoras Sony high-end (e também em toda a linha de filmadoras Panasonic domésticas de 2007). Sistemas OIS, ou estabilização de imagem ótica, também estabilizam a imagem, mas fazem isso óticamente, sem a perda de resolução associada aos sistemas EIS."

"Electronic Image Stabilization - The Sony DCR-HC48 features Sony’s Super SteadyShot Picture Stabilization System, a proprietary flavor of electronic image stabilization (EIS). EIS systems are very good at reducing the effects of hand shake on a video image, but they do this at a cost. By using a portion of the image as a digital buffer zone, they reduce the resolution of the recorded image. Though the resolution loss will be imperceptible to many users – and may be preferable to a nausea-inducing and shaky image – there are better OIS options available on Sony’s high-end camcorders (as well as all of Panasonic’s consumer camcorders for 2007.) OIS, or optical image stabilization, systems also stabilize the image but do so optically without the resolution loss associated with EIS systems"

-Modo de gravação widescreen

-widescreen real

-widescreen "obtido digitalmente"

No modo widescreen real, o material do video tem mais informações, com imagens adicionadas nas laterais em relação ao modo 4:3

No modo widescreen "obtido digitalmente", parte do video do topo de da base são cortados da filmagem 4:3, onde obtem-se um material widescreen com menos resolução.

Canon ZR500, Canon Elura 100 e Panasonic PV-GS39 são exempos de filmadoras que gravam em widescreen real.

Sony DCR-HC26, Panasonic PV-GS19 e JVC GR-D350 são exemplos de filmadoras que gravam em widescreen "obtido digitalmente".

-Capacidade da filmadora em condições de pouca iluminação (Low light capacity)

Como comentado anteriormente, o tamanho do CCD é importante nessa situação.

"A habilidade para filmar em condições de baixa iluminação é bastante importante. Modelos com 1 CCD (com 1 CCD grande) tem melhor capacidade em condições de baixa iluminação que os modelos com 3 CCD´s (com 3 CCD´s pequenos e um prisma). Entretanto existem modelos novos, high end (acima de 1000 dólares) com 3 CCD´s, que possuem CCDs maiores que resultam em boa performance em condições de baixa iluminação."

"The ability to shoot in low light is often important. Single CCD models (with a larger CCD) have better low light capability than 3 CCD models (with three smaller CCDs and a prism). However there are newer, high end (over $1000), three CCD models, that have larger CCDs that result in good low light performance."

A Sony DCR-HC96 é uma que utiliza 1 CCD grande (1/3")

A Canon Elura 100 é uma que utiliza 1 CCD relativamente grande (1/5")

A Panasonic PV-GS180 é uma que utiliza 3 CCDs pequenos (1/6")

A Panasonic PV-GS500 é uma que utiliza 3 CCDs relativamente grandes (1/4.7")

-Hot Shoe / Cold Shoe

Suporte para acoplar equipamentos como microfones externos, iluminadores/flashes.

-Hot Shoe (calço com contato elétrico, que fornece energia para os equipamentos)

-Cold Shoe (calço sem contato elétrico, que permite utilizar equipamentos que tenham alimentação própria)

Muitas filmadoras mais simples não utilizam nenhum dos 2 tipos de suportes.

A Panasonic PV-GS180 é uma que utiliza "Cold Shoe"

-Plug com entrada para microfone (Microphone jack)

Em geral os microfones embutidos nas filmadoras tem performance apenas razoável, e em algumas situações, podem inclusive capturar o ruído do motor da filmadora.

Nestes casos a utilização de um microfone externo pode ser a solução.

Muitos modelos de filmadoras mais simples não possuem esse conector.

-Plug com entrada para fone de ouvido (Headphone Jack)

Útil para ouvir o que está sendo gravado, assim como se vê o que está sendo gravado.

Esse conector é ausente em alguns modelos de filmadoras mais simples.

Nota:

Existem modelos que possuem um pequeno alto falante acoplado à filmadora, permitindo ouvir o áudio do material gravado.

-Entrada analógica (Analog Input - também conhecido como "Analog to digital pass through")

Praticamente toda filmadora tem saída analógica, mas se o usuário deseja transferir fitas VHS para a filmadora MiniDV, ou gravar da televisão, uma entrada analógica é necessária.

Muitos modelos top e poucos modelos mais simples possuem entrada analógica.

A entrada analógica é um bom recurso se o usuário tiver uso para o mesmo. Outras opções de captura analógico para digital são as placas de captura em PCs e os gravadores de dvd de mesa.

-Entrada DV (DV-IN)

Existem modelos só com saída DV (DV-out) e com DVD-in/out.

Se o usuário transfere o material para o PC, realiza edições e deseja mandar o material editado de volta para a filmadora, o recurso DV-IN é necessário.

-Capacidade do zoom ótico

Em geral, 10x é suficiente na maioria das situações.

Hoje em dia está ficando comum, mesmo em filmadoras mais simples, a utilização de zoom ótico 20x, 25x.

Nesses modelos com maior capacidade de zoom ótico, quando o zoom é utilizado na maior capacidade, pode ser útil a utilização de tripé.

Nota: A capacidade do zoom digital não é tão importante, pois a utilização do zoom digital degrada a qualidade da imagem.

Nota sobre zoom ótico potente:

É um fato curioso que filmadoras com mais recursos costumam vir com zoom ótico mais modesto (10x, 12x) e alguns modelos mais simples com zoom ótico mais potente (20x, 25x, 30x, 35x, 40x) não é?

Exemplo de filmadoras de alta qualidade que possuem zoom ótico modesto:

-Sony DCR-HC96

-Panasonic PV-GS400/PV-GS500

Por que será?

"Normalmente um fabricante pode produzir a um custo menor uma lente com zoom de 20x com menos capacidade grande angular do que uma lente de qualidade com zoom 12x e com capacidade grande angular decente..."

"A manufacturer can normally produce a 20x zoom with less wide angle capability cheaper than a 12x quality lens with decent wide angle capability. Without going into a longer discussion compare the zoom ratios of the most expensive and least expensive camcorders; It seems odd that the least expensive camcorders tend to have a higher "X" zoom than the quality camcorders..."

http://www.camcorderinfo.com/bbs/showpost....amp;postcount=2

Uma combinação que contribuiria para obter filmagens ruins:

Filmar segurando a camcorder na mão com estabilização de imagem EIS não muito boa (segundo dizem, as Panasonic com EIS) filmando no zoom ótico máximo (30x por exemplo) e em modo "pseudo" widescreen (manipulado digitalmente)

-O EIS por melhor que seja (como o Super Steady shot da Sony), sempre degrada um pouco a imagem para realizar o processo de estabilização. Se o EIS não for dos melhores, piorou...

-Zoom ótico potente no máximo com a filmadora na mão naturalmente é garantia de filmagem com mais trepidações. (e naturalmente mais trabalho para o sistema EIS tentar compensar...)

-O widescreen "manipulado digitalmente" diminui a resolução da filmagem.

- 3 CCD versus 1 CCD

Alguns modelos utilizam 3 CCDs pequenos ao invés de utilizar 1 CCD grande. (Cada CCD é utilizado para capturar as cores verde, vermelho e azul separadamente)

Existem vantagens e desvantagens neste caso.

A vantagem dos 3 CCDs é uma melhor qualidade na captura de cores.

A desvantagem, assumindo a mesma área total do sensor, é uma performance inferior em condições de baixa iluminação.

Uma camcorder de 1CCD de alta resolução (não alta definição), com uma grande área de CCD e um filtro de cor primário RGB, será tão boa em termos de cor que os modelos mais simples de 3 CCDs, sem sacrificar a performance em condições de baixa iluminação.

Se você espera sempre filmar em condições de iluminação ótimas para médias, então vá com um modelo de 3 CCDs que utilize CCDs maiores (1/4.7").

Se você espera filmar coisas como por exemplo brincadeiras na escola, e irá filmar a maior parte do tempo em ambientes internos, então vá com um modelo de 1 CCD (com um CCD grande), se não pretende gastar muito na aquisição da filmadora.

É sabido que filmadoras com 3 CCD´s capturam cores em ambientes bem iluminados com ótima qualidade.

Mas existem casos onde filmadoras com 1 CCD (ou 1 CMOS) também podem ter excelente performance para a qualidade de captura de cores.

Podem existir filmadoras de 1 CCD (ou 1 CMOS) utilizando 2 tipos de filtro para cores:

-Filtro de cor complementar (CMY)

-Filtro de cor primário (RGB)

"A maioria da câmeras digitais (fotos) utilizam filtro de cor primário (RGB) que produzem cores excelentes. Assim os fabricantes podem continuar utilizando apenas um sensor de imagem nas máquinas fotográficas. Hoje em dia o video está finalmente se equivalendo às fotos (alta definição) e mais filmadoras de 1 chip estão sendo produzidas com o uso de filtros de cor primários.

Uma filmadora de 1CCD que utiliza um bom filtro de cor primário pode ter performance tão boa quanto uma filmadora de 3CCD´s."

"The majority of digital still cameras are using primary (RGB) color filters which produce excellent color. That's how they can get away with using a single image sensor. These days, video is finally catching up with photo and more single-chip video camcorders are being made with primary color filters.

A single-chip camcorder with an RGB color filter produces an image that is nearly as good as a thee-chip camcorder"

http://www.dvinfo.net/conf/showpost.php?p=...mp;postcount=15

"The difference between single-chip and three-chip camcorders lies mainly in how they reproduce color.

Keep in mind that the image sensor is a monochromatic device and doesn't know what "color" is. Therefore it needs a color filter. There are two kinds of single-chip camcorders... those with complimentary (CMY) color filters and those with primary (RGB) color filters. If the camcorder has an RGB color filter, then it will build color information the same way that a three-chip camcorder does, through the Red, Green and Blue color wavelengths. So the answer to your question is yes, *if* the single-chip camcorder has an RGB color filter. The Canon HV10 and HV20 have these primary color filters."

http://www.dvinfo.net/conf/showpost.php?p=...amp;postcount=2

As Panasonic PV-GS400 e PV-GS500 são exemplos de filmadoras com 3 CCDs de 1/4.7" que aliam ótima filmagem em ambientes bem iluminados e boa filmagem em ambientes com pouca iluminação.

Modelos como Panasonic PV-GS150 e PV-GS180 tem performance inferior em condições de baixa iluminação em função da utilização de CCDs pequenos (1/6")

Um modelo top como por exemplo a Sony VX2100 que utilza 3 CCDs grandes (1/3"), garante ótima qualidade mesmo em condições de pouca iluminação.

Notar que a baixa performance em condições de baixa iluminação dos modelos de 3 CCD mais simples não é uma falha da tecnologia de 3 CCDs, e sim é o resultado do desejo dos fabricantes em terem modelos de 3CCD com baixo preço, que necessitam utilizar sensores CCDs pequenos.

Mas por que uma filmadora que utiliza 3 CCD´s (pequenos) pode ter uma performance em condições de baixa iluminação inferior se comparada a uma com 1 CCD?

Filmadoras de 3 CCDs utilizam um prisma para dividir as cores para os 3 chips individualmente (vermelho, verde e azul)

Normalmente existe alguma perda de luz nessa transição através do vidro/espelho.

Por isso, para melhorar a performance nessas condições, as filmadoras de 3 CCDs devem utilizar CCDs maiores e lentes de qualidade.

http://www.camerahacker.com/Forums/Display..._camcorder.html

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida.

Para filmagens outdoor com boas condições de iluminação, 3 CCDs na cabeça (mesmo com CCDs pequenos, de 1/6").

Já para filmagens indoor/filmagens noturnas em condições de iluminação médias para baixas, uma boa filmadora de 1 CCD já daria conta do recado frente às filmadoras com 3 CCD´s pequenos nessas situações (ex: Canon ZR500 ou ZR600 com CCD 1/6" ("low end"), Canon Elura 100 com CCD de 1/5" ("mid range") ou Sony HC96 com CCD de 1/3" ("high end")).

Para uma boa escolha por parte do usuário, tudo depende da maior parte do uso que cada usuário terá com sua filmadora (maior parte de filmagens outdoor ou indoor).

O ideal seria uma filmadora balanceada para situações outdoor/indoor, utilizando 3 CCD´s (ou 3 CMOS, que dizem ser mais baratos de se produzir) de tamanho intermediário (1/5" por exemplo), para deixar o produto com preço competitivo sem prejudicar muito a performance em condições de baixa iluminação...(um dia esse produto aparecerá).

Eu comprei minha Sony DCR-TRV22 (linha 2003) em 2004, pouco antes do lançamento da linha Sony 2004, sabendo que na linha 2004 os modelos Sony passariam a adotar CCD´s de 1/6" no lugar de 1/4".

A TRV22 realmente é excelente em condições de baixa iluminação:

"Low Light Performance (6)

I was very impressed with the low light performance of the DCR-TRV22. Of course, compared to a three chip camcorder with 1/3 in. CCDs it was not very impressive, but considering the price category it is very amazing. There was very little grain produced when the camcorder shot in low light situations. And the camcorder produced a watchable image with some detail in what would be considered candle light lighting conditions. In medium low light conditions the camcorder did pretty well. And in normal room conditions, which are technically, low light, the camcorder performed amazingly. It was really great."

http://www.camcorderinfo.com/content/sony_...rder_review.htm

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem saberia me dizer se existe algum player para as fitas mini dv

ou as únicas opções são tranferir para o pc e depois para o dvd ou ver

as fitas usando a camera mesmo.

Abraços a todos.

malandrim,

Não sei se existe aparelho somente para reprodução MiniDV, mas existem aparelhos gravadores/reprodutores:

Existem os aparelhos Sony Video Walkman, que são players/gravadores MiniDV:

http://www.answers.com/main/ntquery?shop.x...op.pid=27121656

Existem também versões de gravadores combo que gravam em formatos DVD / MiniDV / HD:

http://jspt.jvc-europe.com/site/pt/vdr_web...dv_hdd_dvd.html

http://videoguys.com/Merchant2/merchant.mv...ry_Code=Gadgets

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visão Raio X: O Night Shot nas filmadoras Sony

Na postagem sobre CCDs defeituosos em filmadoras Sony eu havia postado um link do site da Kaya (fabricante de filtros) mostrando um exemplo de "CCD Assembly" numa filmadora Panasonic.

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=173564

Olhando os outros links no site da Kaya me deparei com comentários sobre a utilização de um recurso que gerou muita polêmica:

"Night Shot" nas primeiras gerações de filmadoras.

O assunto é antigo e provavelmnte já foi tratado em algum tópico aqui no fórum, mas não deixa de ser interessante.

Muitos já devem ter ouvido falar das discussões que existiram quando na época das primeiras filmadoras Sony que vieram com o recurso "Night Shot".

Como todos sabem, a utilização do recurso Night Shot destina-se a capturam imagens em ambientes noturnos sem nenhuma iluminação.

O que os usuários dessas primeiras filmadoras com o recurso Night Shot descobriram é que o recurso Night Shot funcionava também quando realizando gravações à luz do dia, obtendo-se um resultado curioso nas filmagens:

Obtinha-se uma filmagem do tipo "raio X", ou seja, era possível ver no material gravado objetos através de objetos, como por exemplo poder ler a capa de um livro que está dentro de uma bolsa.

Até aí tudo bem, não deixa de ser um recurso curioso.

O problema todo começou quando descobriram que era possível também ver as pessoas dentro de suas roupas...

Por causa disso nas suas linhas de filmadoras seguintes a Sony procurou modificar o funcionamento do recurso Night Shot, para que o mesmo só funcionasse corretamente em condições noturnas.

-Filmadoras Sony antigas (produzidas antes de agosto/1998)

Podiam utilizar o Night Shot na luz do dia

Tinham controle total de exposição mesmo em modo Night Shot

-Filmadoras Sony novas "semi modificados" (produzidas entre agosto/1998 até dezembro/1998)

Permitiam apenas controle parcial de exposição no modo Night Shot

-Filmadoras Sony novas totalmente modificadas (Todos modelos Night Shot produzidos desde janeiro/1999)

Não permitem controle de exposição no modo Night Shot

Nos modelos novos até é possível ter controle de exposição:

-fazendo uma modificação interna na filmadora

-Achando um ponto intermediário na chave on/off do Night Shot

-Utilizando Filtro IR (infra red)

Fonte:

http://www.kaya-optics.com/devices/sony_nightshot.shtml

Uma matéria muito comédia tratando desse assunto:

http://www.irfilters.com/images/ABCnewsStory.wmv

Site tratando sobre esse assunto:

http://www.x-raycameras.com

Filtros IR:

http://www.kaya-optics.com/products/experiments.shtml

http://www.irfilters.com/

http://www.spy.th.com/ir.html

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Malandrim,

Existem videocassetes para miniDV e DV sim. Um exemplo é o DSR-11 que possui um design mais caseiro, mas seu preço não é nada tentador.

http://www.sonypro.com.br/dvcam?page=produ...656&Call of Duty=1,0

Custa em torno de 8.000 reais. Gravar um programa de TV com esse video deve ser ótimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sylvio,

Então...

Este é o meu problema. Eu to justamente pensando em

comprar uma filmadora de R$ 700,00. Só que é para ser a minha filmadora mesmo rsrs.

To pensando em pegar uma Elura 100, amigo.

Acho que para o que eu quero, vai me servir legal. Meu sonho era a Gs 500, mas nem

rola por enquanto. Eu tenho uma camera digital Canon S3IS e ela me atende bem nas filmagens,só que em ambientes internos fica muito ruim. Meu propósito é apenas filmar apresentações do meu filhote na escola.

xp_night,

Amigo, pelo que eu entendi as Gs 300 tem melhor qualidade em ambientes de boa iluminação, mas em ambientes fechados, de pouca iluminação a Sony terá melhor qualidade devido ao ccd maior.

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom malandrim. A Elura 100 é a melhor camera que voce pode comprar por esse preço! Muito boa mesmo, pois possui uma imagem impressionante com apenas um CCD 1/5 e também possui entrada analogica e de microfone!!! É de impressionar, e voce ainda leva uma lente Canon... que é uma das maiores fabricantes de lentes do mundo a par da Carl Zeiss e atrás da Leica. Se voce comprar a Elura 100 terá duas cameras... a sua atual digital e a Elura... não precisaria comprar outra... a não ser que esta digital que estais falando seja Digital-8 e não miniDV. Aí e outra historia.

Entre nesse link e veja a qualidade de imagem da Elura 100: http://www.camcorderinfo.com/content/Canon...rder-Review.htm

Eu não me encantaria pela GS500... e sim pela GS400... ;) Mas para a aplicaçao que voce tá querendo até uma Elura 100 é demais.

Boa sorte ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sylvio,

Valeu pela força amigo.

Neste link que você me passou existe algum arquivo de filme feito com a Elura?

Eu li tudo mas não achei nenhum arquivo.

Quanto à camera digital que eu já tenho, ela é camera fotográfica, mas filma uma beleza.

Ela gera arquivos Avi. Não é nada profissional, mas os videos ficam muito bons.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...