Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filmadoras Digitais Compactas


Ricardosilvars

Posts recomendados

Olá Akira ou quem puder ajudar vocês que conhecem bem esta fimadora GS 250 pode me tirar uma duvida, comprei a iluminaçao universao na santa ifigenia, porém cheguei em casa e a iluminaçao não coube na sapata é so acoplar ela na sapata ou tem que remover algo ali, vendo que tem dois parafuzos pequeninos na sapata, ou terei que lixar a iluminação para caber? vendo que a peça da iluminaçao é de plastico toda mal feita e torta, obrigado boa tarde a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Favero,

Se o encaixe do iluminador for "mal feito", talvez você precise lixar a resbarba que está sobrando.

Cuidado para não forçar os trilhos da sapata da camera, eles são muito frágeis e podem quebrar.

Ok, Obrigado Akira pela ajuda,o suporte é muito mal feito alem de um pouco maior é mais largo, a parte que passa nos trilhos eu besta fui abrir aqueles parafusos que tem na sapata para testar mas la so tem um ship acho que pra ligar no flash da filmadora, achei também um jeito diferente e interessante para acoplar a iluminação, no suporte da iluminação vem um parafuso, estou usando este parafuso que tem a mesma espessura da rosca onde se encaixa o tripê , então estou colocando de ponta cabeça em baixo da filmadora, ta dando pra quebrar o galho, grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Favore,

Desculpa, mas não é boa ideia usar o refletor de cabeça para baixo. Primeiro porque isso fai aproximar a fonte de luz e a proximidade da fonte de luz faz o aquecimento da lâmpada danificar a camera, e segundo porque quanto mais distante da camera, melhor o efeito e qualidade fotográfica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Akira.

Entendi, vou dar uma lixada na base da iluminação e tentar colocar no lugar certo, porém a distancia da base do iluminador é igual em cima ou em baixo da filmadora, o que muda é o lado onde o calor é maior, agora ela esquenta mais na parte de baixo da filmadora, você não sabe onde eu acho esta iluminaçao original ? ou que seja universal mas de melhor qualidade , qualquer informação post ai valeu Akira , grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, bele?

sou novo no forum e tenho a mesma dúvida dos que já passaram aqui.

Sou iniciante e quero uma filmadora para fazer curtas, fazer edição, pós-produção, aplicar efeitos etc e tal.

Interesse de virar profissional mesmo, de aprender bem sobre a área de produção audiovisual (não só a aprender a mexer com a filmadora e com programas, mas as demais etapas pra se produzir filmes etc e tal)

comecei a ler este tópico e vi que desde 2004 defendem bem a panasonic gs250 3ccd, mas cada caso é um caso e tal... uns se deram bem com a sony, outros pegaram outros modelos e etc.

Tenho interesse de investir até 3.000 reais.

Basicamente meu uso seria em casa, tentar fazer meus teste de alguma maneira com técnicas como chroma-key e tal (não me perguntem como vou fazer isso, mas é uma das coisas que queria aprender, vou tacar um lençol verde lá e vou ficar pirando. hahahaha e depois jogo no youtube )

Mas claro, também serviria pra fora e tal. uso tanto indoor e outdoor como já vi falar no forum.

Enfim o intuito principal é aprendizado para virar profissional.

Alguém pode me clarear o caminho das pedras por favor?

Agradeço a atenção aí e desculpem aí se for mais uma dúvida repetitiva.

Abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A quem interessar, nas lojas abaixo são encontradas a fita MiniDV de limpeza da Sony:

Sony MiniDV HeadCleaner DVM-12CLD > R$45

Fita MiniDV Sony > R$12

-FOX Audio Games

Rua Sta. Ifigênia, 452/470 (tel: 3362-1406)

Na loja abaixo a fita MiniDV de limpeza Sony pode ser obtida por encomenda:

-ABU MAZIM Eletrônicos

Rua Sta. Ifigênia, 92 lj. 86 (tel: 3228-4806)

Nota:

Fitas MiniDV Panasonic utilizam lubrificante seco.

Fitas MiniDV Sony utilizam lubrificante liquido.

Portanto, para aqueles que utilizam filmadora Panasonic com fitas MiniDV Panasonic, o interessante é utilizar fita MiniDV de limpeza da Panasonic.

Portanto, para aqueles que utilizam filmadora Sony com fitas MiniDV Sony, o interessante é utilizar fita MiniDV de limpeza da Sony.

Mais detalhes sobre Fitas MiniDV e Fitas de limpeza MiniDV:

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=32959

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GALERA, ESTOU CHEGANDO AGORA NO FÓRUM E ESTOU COM ALGUMAS DÚVIDAS QUANTO A ESSES 3 MODELOS QUE FALEI. PRIMEIRO GOSTARIA DE ESCLARECER QUE ESTOU INTERESSADO EM COMPRAR PRA USO NORMAL, OU SEJA, APENAS PRA USO PESSOAL E NÃO PROFISSIONAL.

PV-GS300 X DCR HC96

SEI QUE A QUALIDADE DA FILMAGEM EM AMBIENTES BEM ILUMINADOS É MELHOR NA PV-GS300 DO QUE NA DCR HC96 E QUE EM AMBIENTES COM POUCA LUZ A DCR HC96 É MELHOR QUE A PV-GS300. PORÉM GOSTARIA DE SABER:

1 - HÁ MUITA DIFERENÇA ENTRE A FILMAGEM EM AMBIENTES BEM ILUMINADOS ENTRE AS DUAS OU A PV-GS300 É UM POUCO MELHOR APENAS?

2 - TODOS OS ITENS COMO TRANSFERÊNCIA DE FILMES PARA O COMPUTADOR, POR EXEMPLO, SÃO A MESMA COISA PARA OS DOIS MODELOS?

Olá Roberto,

desculpa incomodar. É que estou com uma grande dúvida entre a Sony HC 96 e a Panasonic GS 300.

Eu utilizarei mais em ambientes abertos, porém nem sempre bem iluminados (final de tarde por exemplo).

Essas 2 cameras estào na mesma faixa de preço no Mercado Livre.

Por favor qual você me indica, tanto em questão de qualidade como em relação a imagem.

Agradeço sua atenção,

Fernando

Se a Panasonic PV-GS300 e a Sony DCR-HC96 estão com o mesmo preço, opte pela que você acha que irá lhe satisfazer melhor.

Com a Panasonic você terá melhor imagem (cores mais vivas) em ambientes bem iluminados, devido aos 3 CCD´s.

Com a Sony (teóricamente) você terá imagens menos granuladas em ambientes com menos iluminação, pois a Sony utiliza 1 CCD grande, de 1/3", enquanto a Panasonic GS-300 utiliza 3 CCD´s pequenos, de 1/6".

A melhor maneira de você decidir seria testar as duas nas mesmas condições, em ambientes bem iluminados e com baixa iluminação e verificar qual lhe agrada mais no geral.

No link abaixo, um comparativo em várias situações entre a Sony DCR-HC96 e a Panasonic PV-GS300 (O amigo Silvio se não me engano já havia comentado à respeito deste comparativo):

http://www.videozona.ru/video_tests/hc96-gs300/

Nota-se que em ambientes bem iluminados as cores são mais vivas na Panasonic, em função dos 3 CCD´s:

PV-GS300

gs300-school-10x.jpg

DCR-HC96

hc96-school-10x.jpg

Nota-se que em ambientes com baixa iluminação a imagem é mais nítida na Sony, em função do CCD maior.

Na Panasonic notam-se mais granulações nessa condição (ver o rosto e os cabelos da boneca à direita):

As imagens abaixo são do modo Auto (No site existem também comparativos dos modos Indoor e Manual)

PV-GS300

gs300-lowlight-auto.jpg

DCR-HC96

hc96-lowlight-auto.jpg

No link abaixo existem videos comparando a performance da Panasonic PV-GS300 (3 CCD´s de 1/6") com a PV-GS500 (3 CCD´s de 1/4.7") em ambientes bem iluminados e com pouca iluminação.

Procure comparar a filmagem em ambiente de baixa iluminação (o video de 89Mb). Parece que no video a PV-GS500 tem qualidade ligeiramente superior que a PV-GS300 em condições de pouca iluminação.

Se achar que o video da GS300 está bom nessa condição, então opte por ela. (Não sei como seria o comparativo nessa mesma situação com a Sony HC96, cujo CCD é maior que os da PV-GS500...)

http://www.pana3ccduser.com/showthread.php...age=1&pp=10

No link abaixo:

"Você acha aceitável a performance em condições de baixa iluminação da PV-GS400 pelo preço pago?"

A PV-GS400 (assim como a PV-GS500) utiliza 3CCD´s de 1/4.7".

68.14% acham a qualidade aceitável

31.86% não acham aceitável

http://www.pana3ccduser.com/showthread.php...age=1&pp=10

Um ponto positivo da PV-GS300 em relação à PV-GS180 por exemplo é que a GS300 utiliza sistema de estabilização de imagem ótico (OIS), superior ao sistema de estabilização eletrônico utilizado na GS-180 (EIS).

A GS-300 utiliza lentes LEICA. A GS-180 não.

O OIS não degrada tanto o video quando o EIS e funciona em qualquer nível de iluminação.

O EIS da GS-180 por exemplo, não funciona em modo widescreen e também para de funcionar quando os níveis de iluminação ficam abaixo de 100 lux:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....t&p=2145432

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, sou novato por aqui e tenho algumas duvidas:

Estou de olho numa filmadora de DVD da Samsung SC-DC163, está disponível no submarino, mas não sei se vale a pena, pois sou um baita leigo em assunto de filmadoras digitais. 
E o modelo SC-DC164?
O que é CCD?

Uma filmadora com boa duração de bateria é de quantas horas?

Vocês preferem outra filmadora em DVD do que esta? E por que?
Caso não prefiram filmadoras de DVD e sim MiniDV, quais modelos indicariam? E por que?

Ficarei aguardando respostas. Obrigado pela atenção! :)
Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tmangia,

Sobre o que significa CCD:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=55452

Eu acho que seria mais interessante optar por uma filmadora MiniDV mesmo ao invés de DVD...

As filmadoras DVD tem a vantagem da praticidade, ou seja, após gravado, basta colocar o dvd em um dvd player para reproduzí-lo, porém na gravação em melhor qualidade (HQ) o tempo de gravação fica limitado à 20 min. (SP - 30min e LP - 60min)

As MiniDV permitem gravar por padrão 1 hora, com a possibilidade de gravação de 1:30h sem perda de qualidade.

E para a necessidade de posterior edição do material gravado no PC, trabalhar com o formato AVI DV das MiniDV (sem muita compressão) é o mais indicado.

Acho que seria melhor você optar por fabricantes como Panasonic, Sony, Canon. JVC ao optar por um modelo MiniDV...

Essas MiniDVs da Samsung ainda não estão no mesmo nível dos modelos similares dos fabricantes citados anteriormente.

Veja uma avaliação da Samsung SC-D365 feita pela CamcorderInfo na mensagem 4 do link abaixo (e algumas sugestões de filmadoras MiniDV de 1CCD no mesmo tópico):

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/ind...ic=435&st=0

Alguns comentários de usuários brasileiros da filmadora MiniDV Samsung SC-D364:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=171037

Uma filmadora MiniDV de 1CCD bastante interessante é a Canon Elura 100.

Sobre bateria, geralmente o modelo que acompanha a filmadora de fábrica são os modelos básicos, com duração de 1 hora por exemplo, mas o usuário pode adquirir posteriormente baterias de maior autonomia, para 2h, 3h, etc.

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom os comentários deste fórum. Pecebi que muitos dos colaboradores possuem a Panasonic GS250, gostaria de saber se alguém tem o manual dela em português?

Uma outra dúvida, um Lux equivale a quantos Watts? 100 Lux seriam quantos Watts?

1 lâmpada incandescente de 100W em um ambiente de 9m quadrados = 100 lux

vela acesa a 30cm de distância = 10 lux

vela acesa a 5cm de distância = 100 lux

http://www.casemodbr.com/artigos/visualizar.php?id=27

PV-GS150, PV-GS180, PV-GS250 e PV-GS300 utilizam CCD´s de 1/6".

No link abaixo um resumo da avaliação com a Panasonic PV-GS250 feita pela DVSpot:

O que gostaram:

-Ótima qualidade de video (em boa iluminação)

-Sistema de estabilização de imagem ótico

-Muitos controles manuais

-Flash na filmadora

-Hot shoe (suporte para acessórios com contato elétrico)

-Funcionamento silencioso (sem barulho de motor)

-Conversão analógico para digital

-mecanismo de carregamento da fita do tipo top loading (por cima da filmadora)

-2 controles remotos incluidos

-Duração da bateria impressionante

O que não gostaram:

-Performance em condições de baixa luminosidade desapontadora; o Magicpix basicamente foi inútil

-Firewire e slot SD Card são acessíveis apenas quando o painel LCD está aberto

-Não está incluso memory card

-Manual ruim

No site podem ser vistos videos (em formato Quicktime) com testes do sistema de estabilização de imagem ótico (OIS) e teste em condições de baixa iluminação.

http://www.dvspot.com/reviews/panasonic/pv...iew/index.shtml

Roberto

Roberto,

Sobre as fitas de limpeza, você saberia dizer qual seria indicada para uma filmadora JVC? a limpeza líquida ou a seca ?

Abraços, e parabéns pelos excelentes tópicos.

RedBeard

Fala RedBerd,

Na filmadora JVC você tem utilizado normalmente fica MiniDV de qual fabricante? (da própria JVC?)

As fitas MiniDV da JVC são produzidas pela Panasonic (portanto utilizam lubrificante seco), portanto nesse caso o ideal seria utilizar uma fita MiniDV de limpeza da Panasonic.

Fitas MiniDV da Fuji, Maxell e Canon também utilizam lubrificante seco, pois também são produzidas pela Panasonic:

"There are only 2 Tape OEMs: Sony & Panasonic

TDK are TDK.

MiniDV tapes are made by either by Sony, Panasonic and TDK.

Sony uses liquid lubricant

Panasonic uses dry lubricant

Panasonic makes tapes for: Fuji, Maxell, JVC, Canon

Sony makes for the rest.

TDK are on their own since they have their own ME (Metal Evaporate)

Facilities.

In other words, mixing these 3 brands will clog the heads. Why the

manufacturers hide this, I really don't know."

http://www.dvinfo.net/conf/showthread.php?t=11038

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Obrigado Robertoy,

Realmente não sabia dessas informações. Vou procurar pelas fitas de limpeza da Panasonic ou outras desse tipo.

Pelo que entendi, além de usar fitas de limpeza dessa marca, o ideal seria também usar fitas MiniDV dessas marcas?

Vou tentar ler as referências para confirmar.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RedBeard,

O ideal é não ficar trocando de fabricante de fita MiniDV, ou seja, não ficar misturando a utilização de fitas MiniDV que utilizam lubrificante líquido (fita MiniDV Sony) com a utilização de fitas MiniDV que utilizam lubrificante seco (fitas MiniDV Panasonic, JVC, Maxell). Essa mistura contribui para sujar as cabeças de gravação.

O ideal é manter sempre a utilização de um tipo.

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Inicialmente quero esclarecer que já pesquisei no fórum mas não encontrei a orientação que preciso. Talvez até não tenha feito a pesquisa de forma correta, mas a informação buscada não foi encontrada.

Eu comprei uma filmadora mini DV JVC modelo GR-D270U. Acontece que eu não consigo baixa as gravações para meu computador.

Eu conecto o cabo USB em meu notebook e depois conecto a outra ponta na filmadora digital mas nada acontece. Alguém tem alguma sugestão.

Obrigado.

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo,

Para passar video para o PC/Notebook em formato AVI DV, deve ser utilizada a conexão DV (Firewire).

A conexão USB é indicada para passar fotos (ou no máximo para criar videos em VCD)

Em um PC desktop uma placa firewire pode ser facilmente adicionada, já no caso de um notebook se ele não possuir essa conexão, pode se recorrer a um adaptador firewire PCMCIA:

Exemplo:

1005-0007-004A-box.jpg

http://www.geeks.com/details.asp?invtid=10...04A&cat=CCD

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo,

Para passar video para o PC/Notebook em formato AVI DV, deve ser utilizada a conexão DV (Firewire).

A conexão USB é indicada para passar fotos (ou no máximo para criar videos em VCD)

Em um PC desktop uma placa firewire pode ser facilmente adicionada, já no caso de um notebook se ele não possuir essa conexão, pode se recorrer a um adaptador firewire PCMCIA:

Roberto,

muito obrigado pelo esclarecimento prestado. O meu notebook tem uma entrada IEE1394. É a essa que você se refere (desculpe-me pela falta do ponto de interrogação, pois não o encontro em meu notebook com teclado americado - USA).

Sem querer, mas já abusando de sua bondade, pode me dizer onde eu consigo comprar o cabo necessário para essa operação.

Obrigado.

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo,

Sim, esse conector IEE 1394 é o próprio firewire (DV).

O conector que você possui no seu notebook é de 4 pinos ou 6 pinos?

Na figura abaixo, o conector da esquerda é de 4 pinos e o da direita, de 6:

0490_g.jpg

Nas filmadoras e gravadores de dvd de mesa geralmente são utilizados o conector de 4 pinos.

Se no seu notebook for utilizado o conector de 6 pinos, então você tem que comprar um cabo firewire 6x4, como por exemplo o cabo da Goldship (figura acima).

O código do produto é 0490

http://www.leadership.com.br/

Se no seu notebook também for utilizado o conector pequeno, de 4 pinos, você vai precisar de um cabo firewire 4x4.

Você não terá dificuldade de encontrar esse cabo (mesmo de outra marca) em lojas de informática e/ou lojas de áudio/video.

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi amigos, estou acompanhando esse forum e tem coisas muito bacanas postadas aqui, ainda não consegui chegar até o fim, mas tô a caminho, gostaria de uma opinião de vocês, a Panasonic GS29 MiniDV é uma boa filmadora?

Olá amigos, compartilho da opinião do Flopes2006 sobre esse fórum.. Muita informação valiosa para quem deseja lidar com essas maquininhas encantadoras. Também compartilho com o amigo a dúvida sobre a Panasonic GS29. Gostaria de saber se alguém tem alguma experiência com essa MiniDV e se ela seria melhor que a HC26 da Sony. Já vi alguns posts falando mal das câmeras similares da Samsung e JVC, mas gostaria de saber a opinião de vocês também. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal. Estou viajando para os EUA no final do ano e pretendo comprar uma filmadora lá. Inicialmente queria uma profissional, como a PD170 ou a VX2100, ambas da Sony; mas o preço delas é, ainda (foram lançadas em +- 2003), muito alto, em torno de 3 mil dólares. Por isso resolvi comprar uma mini-dv. Porém a quantidade de modelos é muito grande, então gostaria da ajuda de vocês para escolher uma filmadora que atenda as minhas necessidades, que são:

- Ótima qualidade de imagem indoor (em casa ou ambientes escuros)

- Boa qualidade de imagem outdoor

- Ótima duração da bateria

- Boa resolução do vídeo final em 640x480 pixels

- Boa capacidade de armazenamento

- Fácil passagem do vídeo para PC ou MAC

- Boa gravação de som

Meu objetivo é realizar curta-metragens amadores e pretendo gastar até 800 dólares.

Quanto ao armazenamento, sempre tive a impressão de que em cartões de memória é baixo; em discos de dvd é mais fácil dar problema (o dvd fica "em pé"); e em HD.. bom, é tecnologia de HD né.. não é pra ficar balançando muito. Então acredito que a melhor opção sejam as fitas magnéticas. Neste caso seria necessária a conexão firewire para passar o vídeo para o computador, correto? É mesmo a melhor opção?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jbtrod, com certeza a HC 26 é pior que a GS 29...

João Ramos, procure uma Panasonic GS 400 ou, se não encontrar, compre uma Panasonic GS 500... elas são a melhor opção que voce pode encontrar abaixo da VX2100... além de fazerem uma coisa que a VX não faz: gravar em Widescreen real... o que eu acho essencial para um filme...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jbtrod, com certeza a HC 26 é pior que a GS 29... ......

Caro Sylvio

Obrigado pela ajuda, porém, a impressão é de que, em sua opinião, ambas são ruins com a ressalva de a da Sony ainda ser pior do que a outra. Tecnicamente, me parece, que elas se diferenciam pelo tipo de lente (a Sony usa as tradicionais lentes Carl Zeiss) e pelo Zoom óptico (HC26: 20x e GS29: 30x) e parece que o diâmetro da objetiva também. Se alguém tiver mais alguma dica eu agradeceria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, compartilho da opinião do Flopes2006 sobre esse fórum.. Muita informação valiosa para quem deseja lidar com essas maquininhas encantadoras. Também compartilho com o amigo a dúvida sobre a Panasonic GS29. Gostaria de saber se alguém tem alguma experiência com essa MiniDV e se ela seria melhor que a HC26 da Sony. Já vi alguns posts falando mal das câmeras similares da Samsung e JVC, mas gostaria de saber a opinião de vocês também. Obrigado

jbtrod,

Sobre a Sony DCR-HC26:

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/ind...p?showtopic=435

Sobre a Panasonic PV-GS29, talvês seja mais interessante optar pela Panasonic PV-GS39.

Algumas vantagens da PV-GS39 em relação a PV-GS29:

-LCD de 2.7" (a PV-GS29 utiliza LCD de 2.5")

-Grava fotos em cartão SD (a PV-GS29 grava fotos na fita MiniDV)

-Gravação em 16:9 (widescreen) em modo real (e não manipulado digitalmente, onde perde-se informação do topo e da base do material filmado)

Algumas informações sobre as Panasonic PV-GS19 e PV-GS39:

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/ind...p?showtopic=755

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João Ramos, procure uma Panasonic GS 400 ou, se não encontrar, compre uma Panasonic GS 500... elas são a melhor opção que voce pode encontrar abaixo da VX2100... além de fazerem uma coisa que a VX não faz: gravar em Widescreen real... o que eu acho essencial para um filme...

Obrigado Sylvio. Eu já tinha dado uma olhada na GS500 na Amazon, me pareceu realmente uma boa câmera. A GS400, além de não ter na Amazon, é bem mais cara. Acredito que vou optar pela GS500 mesmo. Sabe onde encontro as especificações completas dela? Porque na Amazon é meio resumido.

E onde posso encontrar explicações sobre o funcionamento geral das filmadoras? Digo os termos técnicos e tal.. porque sou leigo no assunto e tenho a impressão de que os manuais das câmeras não são muito completos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há algum tempo estou para comprar uma mini dv para usar como player, mas infelizmente não pude adquirir uma. Como agora surgiu a oportunidade, estou a procura de um modelo de baixo custo de, além de servir como player, também funcione como conversor A/D. Quais dos modelos atuais ou que ainda se encontra no mercado que possa funcionar como conversor A/D ?

Obrigado desde já pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...