Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filmadoras Digitais Compactas


Ricardosilvars

Posts recomendados

Roberto,

eu pedi no topico de placas de som e de captura uma ajuda pra saber qual seria mais apropriada pro q quero fazer, notando q não é pra ser nada profissional porque sairia muito caro.

Se você pudesse passar lá eu agradeceria, ou então me dar uma ajuda aqui mesmo. To quase comprando a elura e aí faltará as placas.

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

WOOLEN_HAT,

Deixe eu entender melhor qual será a sua aplicação.

Você disse que quer uma filmadora para colocar material na web.

Acho que você poderia dispensar o uso de uma placa de captura (Com a conexão firewire você já irá enviar o material da filmadora para o PC)

Você pretende também fazer transmissões de video "ao vivo" para a web, como o amigo amnicol

Ao invés de gastar com uma placa de captura, seria melhor você investir em um software como o WebcamDV que eu comentei.

Esse software custa 20 dólares. Ele recebe o áudio e o video pela conexão firewire da filmadora e a sua filmadora torna-se uma webcam de primeira.

No caso da filmadora Canon Elura 100, ela tem o recurso de conversão Analógico para digital, ou seja, você pode ligar áudio/video de saídas analógicas, como por exemplo de um video-cassete e ela transforma o material para formato digital, mandando o sinal pela porta firewire para o PC (sem a necessidade de gravar o material, ela pode simplesmente transformar o sinal analógico em digital)

A Canon ZR500 não tem esse recurso.

Você só vai precisar comprar uma placa firewire (DV) PCI, caso o seu PC não possua conexão firewire onboard. Uma placa firewire PCI "genérica" não custa mais que uns R$80.

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto,

Ou seja, para por material na web e fazer transmissão ao vivo o que eu necessito é de uma placa firewire e no caso, da canon elura 100?

E quanto a uma placa de som para isso? é necessário uma muito boa? ou não vou precisar? se precisar, qual você indica?

Muito obrigado roberto, você ajuda muito o pessoal, de repente poderia até participar do projeto que eu to querendo fazer para colocar na web, dando dicas e tudo mais!!

Valeu, agora só falta este post para eu sair atrás dos equipamentos.

Obrigado mais uma vez

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

WOOLEN_HAT,

Sim, além do software WebcamDV, você vai precisar da placa firewire+cabo firewire, a filmadora e o som pode ser o som on board da própria motherboard (ou a placa de som que você já tiver):

Requisitos para utilizar o WebcamDV:

System Technical Requirements

700 MHz or above Pentium compatible computer with an available FireWire Port; a DV camcorder (NTSC or PAL); Windows 98SE, Me, 2000 or XP; 16-bit Sound card or better

Nota:

Você não vai precisar ligar cabo de áudio da filmadora para a placa de som.

O video e o som vão para o PC em formato digital, pelo cabo firewire.

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Roberto

Em uma resposta acima você fez o seguinte comentario:

A Sony DCR-HC96 utiliza 1CCD grande (1/3"). Deverá oferecer ótima performance em condições de baixa iluminação e boa performance em ambientes bem iluminados.

A Panasonic PV-GS500 utiliza 3CCD´s relativamente grandes (1/4.7"). Deverá oferecer boa performance em baixa iluminação e performance excelente em ambientes bem iluminados.

Quer dizer que em condições de baixa luz a SONY HC96 se sai melhor?

E em condições de boa iluminação a GS500 é melhor?

Então, para filmagens de casamentos, 15 anos e etc. Que são a noite qual é mais recomendada?

Por curiosidade. você trabalha com filmagens? Que camera você tem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabiano,

-3CCD´s (ou 3 CMOS) capturam cores com melhor qualidade do que 1 CCD (ou 1 CMOS) em ambientes bem iluminados.

-CCD´s (ou CMOS) maiores geram melhor performance em condições de baixa iluminação.

É por isso que filmadoras semi/profissionais e/ou profissionais costumam utilizar 3 CCD´s (ou 3 CMOS) grandes.

Sem dúvida que a Panasonic PV-GS500 se sairá melhor em ambientes bem iluminados, pois nessas situações os 3 CCD´s da Panasonic irão capturar as cores com melhor qualidade.

Em condições de baixa iluminação o que importa para uma melhor performance é o tamanho do CCD, então o CCD de 1/3" da Sony teóricamente deve ser superior aos CCD´s de 1/4.7" da Panasonic nas mesmas condições de baixa iluminação.

Quanto a quem se sairia melhor em casamentos, festas de 15 anos, é relativo...Tudo depende das condições de iluminação nos ambientes no momento da filmagem.

Não trabalho com filmagem não.

A minha MiniDV é um modelo Sony 2003 adquirida no início de 2004. Ela utiliza 1 CCD de 1/4"

http://forum.clubedohardware.com.br/index....p;#entry2120358

A minha boa e velha MiniDV Sony DCR-TRV22 de 2004 com seu CCD de 1/4" (agora com "CCD 2006") é excelente em gravações em condições de pouca luz.

CCD 2006

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/ind...p?showtopic=824

- 3 CCD versus 1 CCD

Alguns modelos utilizam 3 CCDs pequenos ao invés de utilizar 1 CCD grande. (Cada CCD é utilizado para capturar as cores verde, vermelho e azul separadamente)

Existem vantagens e desvantagens neste caso.

A vantagem dos 3 CCDs é uma melhor qualidade na captura de cores.

A desvantagem, assumindo a mesma área total do sensor, é uma performance inferior em condições de baixa iluminação.

Uma camcorder de 1CCD de alta resolução (não alta definição), com uma grande área de CCD e um filtro de cor primário RGB, será tão boa em termos de cor que os modelos mais simples de 3 CCDs, sem sacrificar a performance em condições de baixa iluminação.

Se você espera sempre filmar em condições de iluminação ótimas para médias, então vá com um modelo de 3 CCDs que utilize CCDs maiores (1/4.7").

Se você espera filmar coisas como por exemplo brincadeiras na escola, e irá filmar a maior parte do tempo em ambientes internos, então vá com um modelo de 1 CCD (com um CCD grande), se não pretende gastar muito na aquisição da filmadora.

As Panasonic PV-GS400 e PV-GS500 são exemplos de filmadoras com 3 CCDs de 1/4.7" que aliam ótima filmagem em ambientes bem iluminados e boa filmagem em ambientes com pouca iluminação.

Modelos como Panasonic PV-GS150 e PV-GS180 tem performance inferior em condições de baixa iluminação em função da utilização de CCDs pequenos (1/6")

Um modelo top como por exemplo a Sony VX2100 que utilza 3 CCDs grandes (1/3") , garante ótima qualidade mesmo em condições de pouca iluminação.

Notar que a baixa performance em condições de baixa iluminação dos modelos de 3 CCD mais simples não é uma falha da tecnologia de 3 CCDs, e sim é o resultado do desejo dos fabricantes em terem modelos de 3CCD com baixo preço, que necessitam utilizar sensores CCDs pequenos.

Mas por que uma filmadora que utiliza 3 CCD´s (pequenos) pode ter uma performance em condições de baixa iluminação inferior se comparada a uma com 1 CCD?

Filmadoras de 3 CCDs utilizam um prisma para dividir as cores para os 3 chips individualmente (vermelho, verde e azul)

Normalmente existe alguma perda de luz nessa transição através do vidro/espelho.

Por isso, para melhorar a performance nessas condições, as filmadoras de 3 CCDs devem utilizar CCDs maiores e lentes de qualidade.

http://www.camerahacker.com/Forums/Display..._camcorder.html

http://forum.clubedohardware.com.br/index....p;#entry2119060

Roberto

Roberto, vasculhei várias lojas ontem e hoje, sites de vendas tb e não achei a canon elura 100.

Você sabe onde eu posso encontrar?

Ou mesmo alguém q saiba, por favor poste.

Ah, gostaria de saber sobre o formato mpeg4, a elura é recomendada?

Um abraço

WOOLEN_HAT,

Você é de São Paulo-SP?

Se for, um bom lugar para dar uma pesquisada é o Stand Center na avenida Paulista:

http://www.standcenter.com.br/

Sobre MPEG4 ou DviX, você pode transformar o material da filmagem para esses formatos posteriormente, utilizando programas. (As filmadoras MiniDV "domésticas" gravam em formato AVI DV, onde cada hora de filmagem quando enviadas ao PC através da conexão firewire ocupam aproximadamente 13Gb no HD).

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto, sou de Brasília-DF.

Aqui tá muito difícil de achar, estou procurando pela internet agora porque em loja acredito que não acharei.

Espero que até uma semana no máximo eu consiga.

Em relação ao espaço que uma hora de gravação ocupa, eu terei q dar um jeito nisso porque 13gb de espaço é muita coisa. Esse formato eu posso compactar né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto,

Em relação ao espaço que uma hora de gravação ocupa, eu terei q dar um jeito nisso porque 13gb de espaço é muita coisa. Esse formato eu posso compactar né?

WOOLEN_HAT,

Realmente o formato AVI DV é espaçoso, mas ele é um bom formato para realizar edições e posteriormente conversão para outros formatos mais comprimidos.

Abaixo, exemplos de bons programas para conversão para o formato MPEG2 (formato utilizado em dvd´s por exemplo, mais comprimido):

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?p=894071#894071

Se você quiser, é possível passar o material da filmadora para o PC pela firewire já comprimindo em formato MPEG2 em tempo real (Neste caso, para uma boa performance, depende da capacidade do hardware do seu PC)

Um software que pode fazer isso é o MainConcept Mpeg Encoder por exemplo:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?p=895884#895884

Ou boas placas de captura dedicadas (mas essas são mais caras):

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?p=896553#896553

E se você quiser ter o material mais comprimido ainda, depois você pode converter para DviX/mpeg4 por exemplo.

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nem sempre espaço está relacionado com peso. o MPEG é mais pesado que o DV... por isso... o MPEG é pior para edição....

o MPEG é mais pesado por ser um formato muito comprimido. Por isso, goste ou não é melhor o formato DV para armazenar e editar... sem falar que tem muito mais qualidade que um MPEG...

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sylvio,

Não é bem assim... O MPEG não é indicado para edição, não por sua compressão, mas por seu formato de armazenamento da imagem.

No formato DV, cada frame é comprimido e armazenado.

No MPEG, só os frames I são comprimidos e armazenados. Os outros (B e P) dependem dos frames anteriores e posteriores para serem "reconstruídos".

Assim, na hora da edição, cada frame DV pode ser facilmente descompactado e modificado, enquanto os MPEG precisam ser reconstruídos e nem sempre essa reconstrução é igual de um programa para outro, ou de um efeito para outro.

Abraços,

Red

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e aí cara! beleza?

Desculpe se me expressei mal RedBeard... mas foi isso q eu quis dizer... a reconstrução o faz um formato mais pesado... como todo formato comprimido, é necessária uma reconstrução dos dados codificados... a qual faz o pc trabalhar mais... e o faz pesado...

nesse caso, o MPEG é compactado do jeito que você disse (entre outros fatores mais complicados)... precisando os quadros serem reconstruidos de acordo com quadros 'principais'... isso é uma forma de compressão...

desculpe se não exliquei direito... eu só não quis repetir o que eu já havia escrito em algum tempo...

Para mais informações sobre o assunto, pra quem se interessar mesmo, visite www.fazendovideo.com.br/

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Antes eu tinha um micro com processador athon 2600, 1GB de Ram e placa de video de 128MB e usava o Pinnacle Studio 9 para capturar, editar e gerar meus DVDs.

Só que com esse micro, eu não conseguia captutrar em MPEG2 sem perder quatros durante a captura. Ou dava bronca e captura travava e eu tinha que começar de novo. Mas, em AVI eu capturava e editava sem problemas.

Só que ficava complicado porque gravações de 1 hora davam mais de 10GB

Agora eu tenho um micro ATHOM64, com 4GB de placa de video com 256MB. Consegui instalar o Pinnacle 10 e consigo caputurar e editar em MPEG2 numa boa. Eu prefiro em mpg2 porque os arquivos ficam com 2 ou 3gb. Bem menores....

Eu não noto diferença na imagem e na qualidade do arquivo em MPEG2 e AVI. Pelo que vi a comptação em MPEG2 visuamente, não afeta a qualidade de imagem... ou se afeta, é muito pouco para notar diferença em relação ao AVI, não é?

Eu penso assim: se você tem um micro potente que permite processar o formato MPEG2, vale a pena trabalhar com ele, não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procurei, Procurei e nada de achar a canon elura 100. To frustrado!

Aqui em Brasília só acho sony, sony e sony.

Como disse antes, quero fazer algo como uma tv online e estou procuramdo uma filmadora que me proporcione uma boa imagem, nada muito profissional mas algo q seja de qualidade.

o roberto me indicou como opção a canon elura 100 mas não acho, e quero uma que converta analogico pra digital, q grave em widescreen, q tenha entrada para microfone, audio, enfim, que possa me proporcionar o necessário para editar no PC e por na web.

Alguma sony pode trazer esses beneficios? ouvi dizer q a HC26 não faz este processo analogico digital.

Preciso muito de uma sugestão de sony com valor até 1900,00. Até domingo tenho que estar com ela.

obs: panasonic tb tem algumas por aqui e se alguem sugerir , tudo certo.

Muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o roberto me indicou como opção a canon elura 100 mas não acho, e quero uma que converta analogico pra digital, q grave em widescreen, q tenha entrada para microfone, audio, enfim, que possa me proporcionar o necessário para editar no PC e por na web.

Alguma sony pode trazer esses beneficios? ouvi dizer q a HC26 não faz este processo analogico digital.

Preciso muito de uma sugestão de sony com valor até 1900,00. Até domingo tenho que estar com ela.

obs: panasonic tb tem algumas por aqui e se alguem sugerir , tudo certo.

Muito obrigado

WOOLEN_HAT,

AV IN, widescreen em modo real, entrada para microfone externo

Encontrar esses recursos em filmadoras de preço equivalente à Canon Elura 100 vai ser difícil...

O caso é que você tem urgência né...No ML ela é vendida sob encomenda por R$1500

Dos modelos MiniDV Sony 2006, só a Sony DCR-HC96 possui AV IN.

Ela grava em um modo widescreen, mas não é totalmente real como na Canon:

A Sony DCR-HC96 está num meio termo entre esses 2 modos. Ela adiciona material à esquerda e à direita, mas também corta parte do material do topo e da base e com isso perde-se informação e a resolução do video diminui.

Se usado um microfone externo, ele tem que utilizar a conexão exclusiva da Sony:

Não possui entrada convencional para microfone (porém podem ser utilizados microfones da Sony utilizando a conexão proprietária "hot shoe")

Mensagem 8 do link abaixo:

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/ind...ic=435&st=0

Dos modelos MiniDV JVC 2006 por exemplo, nem o modelo top delas, a JVC GR-D650 possui entrada AV (só saída)

Se encontrar a JVC GR-DF550 de 2005 (CCD de 1/4.5"), ela possui AV IN e entrada para microfone. Oferece modo widescreen, mas parece não ser o modo real como nas Canon.

http://www.camcorderinfo.com/content/JVC-G...rder-Review.htm

Dos modelos MiniDV Panasonic 2006 (1 CCD), a Panasonic PV-GS59 não possui AV IN e nem entrada para microfone externo, mas grava widescreen em modo real.

http://www.camcorderinfo.com/content/Panas...rder-Review.htm

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto, então me diga uma coisa pra finalizar. Se você tivesse no bolso 1900 reais e seu objetivo fosse ter uma filmadora para fazer uma tv online com qualidade, qual se aproximaria mais disto pra você?

Basicamente fazer entrevistas e produzir programas com a maquina. ( maior parte filmada em ambientes externos )

Vou fechar negocio hoje de qualquer maneira.

Obrigado roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto, então me diga uma coisa pra finalizar. Se você tivesse no bolso 1900 reais e seu objetivo fosse ter uma filmadora para fazer uma tv online com qualidade, qual se aproximaria mais disto pra você?

Basicamente fazer entrevistas e produzir programas com a maquina. ( maior parte filmada em ambientes externos )

Vou fechar negocio hoje de qualquer maneira.

Obrigado roberto

WOOLEN,

A Canon ZR500 você não encontrou também não né? Ela também seria ótima opção custo/benefíio para o que você precisa.

Bem, como você comentou sobre entrevistas, ter a entrada para microfone na filmadora é interessante, pois muitas vezes captar o som com o próprio microfone da filmadora pode não ficar muito bom.

Infelizmente a entrada para microfone não está presente na maioria das filmadoras mais simples...

R$1900 no bolso...

Abaixo 2 modelos Panasonic (1CCD e 3CCD) que contam com entrada para microfone.

Mas elas não fazem a conversão de analógico para digital e não gravam em widescreen real.

Será que você consegue encontrar uma Panasonic PV-GS35 aí em Brasília?

Com R$1500 dá para pegar uma Panasonic PV-GS35 (1CCD de 1/6")

Os caras do link abaixo tem ela à pronta entrega (2 a 3 dias via sedex) por R$1485:

http://www.etronics.com.br/detalhes.asp?codpro=845

Panasonic PV-GS35:

Alguns pontos interessantes:

-Zoom ótico de 30x

-Possui entrada para microfone

-Boa filmagem em condições de pouca luz (dizem até que melhor que a PV-GS39 deste ano)

-Muitos Controles manuais (as Sony´s de preço similar costumam utilizar modos automáticos, com poucos ajustes manuais)

-Gravação em 16:9 (widescreen) - Porém são adicionadas barras pretas no topo e na base da filmagem cortando o material. O material widescreen final tem menor resolução que o material filmado em aspecto 4:3.(Na Sony DCR-HC26 o mesmo procedimento é utilizado no modo 16:9)

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/ind...ic=435&st=0

Com R$2000 dá para pegar uma Panasonic PV-GS300 (3CCD´s de 1/6")

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-498...d-em-ate-6x-_JM

Ela foi eleita pela CamcorderInfo a melhor de 2006 na faixa de 600 dólares.

http://www.camcorderinfo.com/content/Panas...rder-Review.htm

Como você falou que a maior parte das filmagens serão em ambientes externos, os 3CCD´s irão captar cores com melhor qualidade nessa situação.

Bem, aí é o seu bolso que manda, mas as duas seriam boas opções...

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Gs35 pra esse caso então seria mais satisfatoria que a Gs39?

Pelo que vi no site da camcorder nenhuma delas tem entrada pra microfone. Estou enganado?

Então numa ordem top6 pro meu caso, entrevistas e material com destino à web e na faixa de no max 1900,00?

1-?

2-?

3-?

4-?

5-?

6-?

Pode incluir a elura 100, aí sobrariam 5 que seriam?

Roberto valeu pela paciencia com que você trata o assunto q por muitas vezes parece repetitivo mas tenha certeza q a cada comentario vou entendendo mais e creio que isso tb possa ajudar os colegas do forum tb.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a diferença da PV-GS500 para NV-GS500?

Parece que PV é para mercado americado e NV para mercado europeu, certo?

Mas tecnicamente, tem alguma diferença?

Se eu comprar uma NV isso pode atrapalhar meu trabalho? Sei que tem aquela coisa do padrão de cores do americano e europeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi o manual da PV-GS500 e NV-GS500 e parece que esse pensamento é errado. Pelo que falam os manuais as duas usam sistema de cor americano o NTSC

Nos dois manuais fala assim:

Television System:

EIA Standart: 525-lines, 60 fields NTSC color signial

Ou seja tanto a PV quanto a NV trabalham com sistema NTSC em nenhuma das duas fala nada sobre o sitema de cores europeu PAL.

Nesse caso não haveria nenhuma difernça nas duas certo? Parece que a unica diferença são as letras PV e NV.

E ai Roberto... você que tem sido nosso guro nas ultimas páginas, tem alguma INFO sobre isso?

Preciso saber disso porque comprei uma que é NV e penso em comprar outra. Essa outra teria que ser NV mesmo para ficarem iguais ou com base na informação acima pode ser PV que não há problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi o manual da PV-GS500 e NV-GS500 e parece que esse pensamento é errado. Pelo que falam os manuais as duas usam sistema de cor americano o NTSC

Nos dois manuais fala assim:

Television System:

EIA Standart: 525-lines, 60 fields NTSC color signial

Ou seja tanto a PV quanto a NV trabalham com sistema NTSC em nenhuma das duas fala nada sobre o sitema de cores europeu PALM.

Fabiano,

A informação que eu tenho é a mesma que o Sylvio passou:

-PV-GS500 (USA)

-NV-GS500 (Europa)

"The finest SD (standard definition) MiniDV camera is...

Panasonic NV-GS500 (in Europe) PV-GS500 (in USA) that is slightly better than the legendary GS400 below... Mainly because it give higher and cleaner sharpness than GS400 with finer (and very low) noise..."

http://vantechmag.com/bestbuy/video.html

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=191498

Então acho que optar pela PV-GS500 acho que seria o correto...

Bem, mas como você viu o manual da NV-GS500 e se é comentado sobre gravação em sistema NTSC, então sem problemas.

Roberto

A Gs35 pra esse caso então seria mais satisfatoria que a Gs39?

Pelo que vi no site da camcorder nenhuma delas tem entrada pra microfone. Estou enganado?

Então numa ordem top6 pro meu caso, entrevistas e material com destino à web e na faixa de no max 1900,00?

1-?

2-?

3-?

4-?

5-?

6-?

Eu colocaria assim WOOLEN:

1-Canon Elura 100

2-Canon ZR500

3-Panasonic PV-GS35

4-Panasonic PV-GS300 (em quarto só pelo preço mais elevado)

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...