Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filmadoras Digitais Compactas


Ricardosilvars

Posts recomendados

E qual seria a diferença entre a 3mos e as antigas 3 lentes CCDs?

Panasonic HDC-TM300

Panasonic HDC-HS300

Legal elas terem mic in externo, vou verificar o tipo de plug, ver se tem firewire, e se a explicação de 3mos for favoravel como melhoria em relação aos 3 CCDs, além dessas cameras serem pequenas (se forem né), viraram objeto de desejo :)

reparando o erro da conjugação do ultimo "virarão objeto de desejo" e não viraram.

Porém no fim das contas não viraram (agora certo)

em algum momento nesse vácuo de ausencia desde 2005/06 (como faz tempo...) parece q firewire é coisa do passado, 3 CCDs já não é legal, mic externo não é bem especificado no site do fabricante (embora eu tenha entendido qtenha pela postagem do amigo), e me faz ter saudade da antiga certeza de querer a linha panasonic GS-250 (menina dos olhos do então momento), e posteriormente por conta do mic in externo, a GS-500. Infelizmente nem essa certeza posso ter, pois sairam de linha :(

Assim sigo com a emprestada filmadora da minha companheira q já fez conosco muitos videos (Sony HC-38)

No entanto adoraria ter a minha própria filmadora.

Quem me dera encontrar um Panasonic pequenina uqe tenha:

Mic in externo

3 CCDs ou esse 3mos

Sapata para iluminação

firewire

bem do tipo entrevista na rua...

panasonic GS-500

é uma...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho a filmadora há 6 meses e não estou conseguindo editar no sony vegas pro 8.0C, têm hora que renderiza e hora que não. Estou renderizando em sony avc - AVCHD 1920x1080 ntsc 5.1, correto? Minha máquina é um intel genuine 1.6ghz e 2gb de ram. você acha que pode ser algum problema na máquina ou não? Por favor me ajude!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá, estou querendo comprar uma filmadora para fazer vídeos de escalada que eu possa editar no wmm. Procuro uma filmadora que possa me dar o máximo possível de definição e de qualidade de cor, considerando que pretendo gastar algo em torno de 1200 reais.

Bom, as minhas dúvidas são:

1.É melhor miniDV ou uma câmera que tenha HD próprio?

2.Quais critérios eu deveria estar atento na hora da compra?

3. Alguém sabe se ela grava em AVI?

4.Estou querendo comprar a SONY Dcr Sr45/Sr-45 de 30GB que custa entre 1100 e 1300 reais, alguém sabe se é uma boa compra? (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-90306664-filmadora-sony-handycam-dcr-sr45-sr-45-brinde-bolsa-_JM)

5.Qual maquina você aconselharia para o meu caso?

6. Um cara me falou da SR47, ela é boa?

Desculpe as inúmeras perguntas,

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá pessoal, estou desejando comprar um estabilizador de imagem pra minha Canon HV20. Basicamente estou analisando duas opções no mercado, a HAGUE Mini Motion Cam e o Manfrotto 585 Modosteady. Gostaria se possível da opinião de vocês sobre esses dois produtos e qual dos dois oferece melhor estabilização de imagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Análise da CamcorderInfo com a Panasonic HDC-HS300

A pequena Panasonic HDC-HS300 e seus 3 sensores MOS (CMOS) de 1/4.1" mandaram muito bem na performance em low light, sendo superior à filmadoras com sensores CMOS maiores como Sony HDR-XR520V (1 CMOS 1/2.88") e Canon HF S100 (1 CMOS 1/2.6").

Panasonic HDC-HS300 Camcorder Review

by Kaitlyn Chantry and Jeremy Stamas

Published on May 6, 2009 2:17 PM

Panasonic_HDC-HS300_Vanity350.jpg

Low Light Sensitivity (7.7)

We haven't seen many camcorders with excellent low light sensitivity this year. The Panasonic HDC-HS300, however, put up terrific numbers. It needed only 9 lux to peak at 50 IRE on our waveform monitor—this is the same amount of light that was needed by the Sanyo VPC-HD2000, which is the best overall low light performer we've tested this year. No camcorder has scored better than the Panasonic HDC-HS300 or Sanyo VPC-HD2000 on our low light sensitivity test so far this year.

Panasonic_HDC-HS300_LL_sensitivity.gif

Conclusion:

In all, the camcorder represents a significant upgrade—in both video performance and ease of use—over last year's Panasonic HDC-HS100, and it has positioned itself as one of the best camcorders in 2009.

At just under $1400, the Panasonic HDC-HS300 isn't the most affordable camcorder out there, but you get excellent performance and lots of controls for your money. If you want to save a little cash, or if you don't like the idea of recording to a huge internal hard drive, the flash memory Panasonic HDC-TM300 is available for $100 less than the HDC-HS300.

http://www.camcorderinfo.com/content/Panasonic-HDC-HS300-Camcorder-Review-36492.htm

Como a Panasonic HDC-HS300 utiliza sensores CMOS, como será que ficam os efeitos do rolling shutter? (flashs, movimentos de pan, iluminação fluorescente...)

CCD x CMOS:

http://www.videobr.pro.br/forum/viewtopic.php?f=2&t=5441

CMOS e "Rolling Shutter":

http://www.videobr.pro.br/forum/viewtopic.php?f=17&t=9792&st=0&sk=t&sd=a

Vamos aguardar mais relatos de testes práticos...

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outras análises onde a Panasonic HDC-HS300 mandou bem: :joia:icon14.gif

Review: Panasonic HDC-HS300 AVCHD Camcorder

pnasonichdchs300cl.jpg

SimplyDV Review Summary

Points for: Superb HD pictures and sound, excellent manual control, choice of recording media, superb handling, pro features, full connectivity

Points against: Light wind affects 5.1ch built-in mic on top; a bit pricey for beginners

Conclusion: Fabulous, and the best AVCHD camcorder that Panasonic has yet produced by a mile

Rating 1-5: 5thumbs.jpg

http://www.simplydv.co.uk/reviews/camcorders/panasonic/avchd/panasonic-hdc-hs300-review.html

Camcorder Review: Panasonic HDC-HS300 AVCHD Camcorder

0.jpg

Strengths

* Manual focus ring

* Intelligent auto

* High-resolution stills

Weaknesses

* Reliance of touchscreen interface

SUMMARY

Consumer camera at its best. Offers both manual customization and auto presets to conquer any shooting scenario.

Tom Skowronski is Videomaker's Associate Editor

http://www.videomaker.com/article/14044/

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As filmadoras de alta definição profissionais da Canon em detalhes:

header_logo_canon.gifheader_logo_xha1s.gif

titlebar_native_ccds.jpg

3ccd-pool.jpg3ccd-super-low-light.gif

http://www.usa.canon.com/app/html/HDV/index.shtml

Comentários sobre a Canon XH A1s:

http://filmmakeriq.com/production/cinematography/the-canon-xh-a1s.html

Matérias sobre as filmadoras Canon XH A1 e Canon VIXIA HF10 no filme "Crank 2 High Voltage" (Adrenalina 2):

canon-xh-a1-crank-hv-0005.thumbnail.jpg11_72dpi1-200x300.jpg

06_72dpi-300x200.jpg

http://blog.digitalcontentproducer.com/briefingroom/2009/04/14/canon%E2%80%99s-xh-a1-and-vixia-hf10-hd-camcorders-used-to-photograph-groundbreaking-action-movie-crank-high-voltage/

http://www.studiodaily.com/blog/?p=1307

Postagens anteriores sobre "Cranck 2: High Voltage":

http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=1549450&postcount=1365

SHOOTING “CRANK 2: HIGH VOLTAGE” ON FAMILY CAM

Crank2Cameras001.jpg

http://www.filmradar.com/indie_blog/

hdvideopro.jpg

http://www.hdvideopro.com/

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Pessoal,

Em primeiro lugar gostaria de frisar que ja li quase este forum inteiro e ainda assim restam umas pequenas duvidas.

Nao venho aqui pedir que me indiquem um modelo especifico, mas me ajudem a fazer a escolha certa.

Alguns topicos me ajudaram bastante, mas sao respostas de dois ou tres anos atras, e como os eletronicos mudam a cada dia, fico com um certo receio.

Fui em diversas lojas e notei que quase nao se encontra mais filmadoras mini DV. Estava pensando em comprar uma deste tipo pela facilidade de editar o material. Devo deixar claro que pretendo usa-la para filmar viagens e festinhas de familia.

Agora fiquei com as seguintes duvidas:

- Sera que é arriscado comprar uma mini DV? Pelo jeito logo nao se achara mais nem as fitas.

- As imagens gravadas em mini DV e posteriormente passadas para DVD via PC ficarao boas em uma tv HD (780 linhas)?

As do tipo SD card, ou HD gravam em MPEG 2, correto? Este material é difícil de editar no PC? Quando digo editar, pretendo cortar e juntar varias cenas e colocar musica, tipo um video clipe.

Mini DVD ja sei que nao valem a pena e as Full HD também geram gravaçoes pesadas e de difícil ediçao.

Se puderem me ajudar com estas duvidas agradeço.

Um abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, vejam se alguém pode me ajudar ... Estou quebrando a cabeça ...

Tenho uma Sony DCR-SR45 e sempre faço as filmagens na melhor qualidade (HQ). Quando plugo a câmera na TV as imagens são ótimas, muito boas. Porém, quando transfiro para o PC e quando faço o DVD as imagens ficam muito ruins (algumas cores ficam borradas e alguns trachos em movimento fica quadro a quadro).

O que está acontecendo ? Existe algum jeito de contornar este problema ? Já não sei o que fazer !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Oi, Robertoy e demais colegas,

Há pouco mais de três anos, comprei minha primeira filmadora - uma Panasonic GS 250. As opiniões dos colegas aqui do fórum foram muito importantes para essa escolha.

Minha intenção, agora, é partir para uma HD. Andei sondando a Panasonic HDC-HS300K. Vou ler, com calma, as matérias colegadas pelo Robertoy. Mas, pesquisando o site da Panasonic, fiquei com uma dúvida: quais são as diferenças em relação ao modelo HDC-HS250K que justificam US$ 500 a mais no preço? Será que a 300K é tão mais cara só porque é lançamento?

Abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Caro amigo ROBERTO ROY E demais membros do fórum,

Venho encarecidamente pedir ajuda, no sentido de me informar se o modelo que possuo PV-GS85 PANASONIC é compativel com as lentes X-RAY, hoje vendidas no mercado americano......

A minha dúvida é que, segundo informações, é necessário que a filmadora possua 0.0 de lux, e pelo visto esta filmadora GS-85 existe no minimo 2.0 lux.. Outra questão é o tamanho da lente..... (alguém pode confirmar se a lente é 37mm).

Estou querendo comprar essa lente, porém, o vendedor só define modelos das filmadoras SONY, por isso tenho dúvidas se caso eu adquira, eu terei compatibilidade com esta minha filmadora e se vai funcionar em virtude do seu número minimo de lux (2.0).

Segue o link:

http://cgi.ebay.com/INFRARED-IR-FILTER-1000nm-SONY-SEE-THRU-X-RAY-VISION_W0QQitemZ180396925462QQcmdZViewItemQQptZCamera_Filters?hash=item2a007ea216&_trksid=p3286.c0.m14

Alguém que possua o modelo PV-GS85 ou equivalente já possui essa lente X-RAY e em caso positivo, poderia dizer onde comprou......

Aguardando respostas

Abraços !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Estou disposto a adquirir uma filmadora digital compacta. O problema é que o mercado oferece uma quantidade imensa de opções e eu sou leigo no assunto.

Como requisito básico gostaria que ela tivesse os seguintes recursos:

1. Entradas analógicas de audio e video, de maneira que possa digitalizar a partir de VHS.

2. Saída digital, de modo a permitir transferir o conteúdo capturado para o PC, permitindo posterior edição.

3. Tenha um bom custo-benefício.

Fiz uma pesquisa e encontrei a CANON ELURA 85 na faixa dos R$ 2.000,00. Me parece bastante completa, mas eu gostaria de saber a opinião dos colegas mais experientes.

Agradeço toda ajuda.

Ricardo

SPECIFICATIONS: CANON ELURA 85

GENERAL

Video input type: Camcorder

Digital zoom: 360 x

Effective sensor resolution: 690,000 pixels

Gross sensor resolution: 1,330,000 pixels

Optical sensor type: CCD

Min illumination: 1.8 lux

Analog video format: NTSC

Digital video input format: AVI

Image effects: Art, Ball, Cube, Wave, Sepia, Mirror, Mosaic, Color Mask, Black & White

Digital scene transition: Beam, Flip, Jump, Tide, Puzzle, Zigzag, Corner wipe, Window wipe, Fade trigger

Max shutter speed: 1/2000 sec

Shooting programs: Low light, Spotlight, Night mode, Sand & snow, Sports mode, Portrait mode, Stitch assist, Super night mode

White balance: Presets, Automatic

White balance presets: Indoor, Outdoor

Exposure modes: Program, Automatic

Flash type: Built-in flash

LENS SYSTEM

Optical zoom: 18 x

Lens system type: Zoom lens

Min focal length: 3.5 mm

Max focal length: 63 mm

Filter size: 34 mm

Manual focus: Manual, Automatic

Min focus range: 0.4 in

Zoom adjustment: Motorized drive

MEMORY / STORAGE

Media type: Mini DV

Image storage: Super-fine JPEG 1280 x 960, Fine JPEG 1280 x 960, Normal JPEG 1280 x 960, Super-fine JPEG 640 x 480, Fine JPEG 640 x 480, Normal JPEG 640 x 480

Flash memory: 8 MB

Recording speed: LP, SP

VIEWFINDER / DISPLAY

Display type: LCD display - TFT active matrix - 2.5 in - Color

Display form factor: Rotating

Display resolution: 123,000 pixels

Viewfinder color support: Color

AUDIO INPUT

Audio input type: Microphone

Microphone type: Built-in

Microphone operation mode: Stereo

Microphone technology: Electret condenser

EXPANSION / CONNECTIVITY

Connections: 1 x USB, 1 x IEEE 1394 (FireWire/i.LINK), 1 x Composite video/audio (input/output), 1 x S-Video input / output, 1 x Microphone, 1 x Headphones

Expansion slots: 1 SD Memory Card

Cables included: 1 x USB cable, 1 x A/V cable

ADDITIONAL FEATURES

Video input features: DPOF support, Direct print, USB 2.0 compatibility, Backlight compensation, Display brightness control, Analog to digital conversion with pass through

Remote control: Remote control - Infrared

Software type: Drivers & Utilities

Included accessories: Camcorder shoulder strap

POWER

Power supply included: Power adapter - External

PHYSICAL CHARACTERISTICS

Width: 3.1 in

Depth: 5.2 in

Height: 2.8 in

Weight: 17.6 oz

Você deve escolher uma 3ccd ou 3 mos (cores perfeitas às reais) pra não se arrepender futuramente. 3CCD tecnologia descontinuada, porém muito boa. 3MOS (atualmente tecnologia muito nova) mas com resolução MUITO superior a tudo que conhecemos até a atualidade. mais info: [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa noite, depois de muito pesquisar, comprei uma filmadora da JVC, e estou muito satisfeito com a mesma, ela é compacta, tem um hd interno de fazer inveja a qualquer notebook (120Gb), e o melhor, acompanha um DVD com um programa mais que EXCELENTE.....Eu tive muita sorte, pois comprei ela a 1.799,00 em 10x, e em qualquer loja na internet nao sai por menos de 2.300,00. Espero ter ajudado. :lol::lol::lol::lol::lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Robertoy,

Estou interessado em comprar uma filmadora, mas nao entendo muito do assunto. Como meu pai estará indo à Koreia e eu, talvez, aos Estados Unidos, gostaria de algumas sugestões, se possivel.

Minhas necessidades sao:

- boa qualidade de imagem;

- facilidade para criar dvd;

- poder fazer pequenos ajustes de edição (cortes, transição)

- gravar em lugares com baixa iluminação (teatro)

Se tiver alguma filmadora com estas caraterísticas numa faixa de preço ate U$ 500.. :huh:

Nao sei.. alem de atender a estas necessidades, que seja algo de qualidade tb!

Nao me importa muito a parte de fotos porque tenho maquina!

Bom.. acho que é isto!

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Robertoy,

Estou interessado em comprar uma filmadora, mas nao entendo muito do assunto. Como meu pai estará indo à Koreia e eu, talvez, aos Estados Unidos, gostaria de algumas sugestões, se possivel.

Minhas necessidades sao:

- boa qualidade de imagem;

- facilidade para criar dvd;

- poder fazer pequenos ajustes de edição (cortes, transição)

- gravar em lugares com baixa iluminação (teatro)

Se tiver alguma filmadora com estas caraterísticas numa faixa de preço ate U$ 500.. :huh:

Nao sei.. alem de atender a estas necessidades, que seja algo de qualidade tb!

Nao me importa muito a parte de fotos porque tenho maquina!

Bom.. acho que é isto!

Obrigado

As minhas necessidades em equipamento de filmadora digital são as mesmas do Lemu... estou no aguardo de uma resposta. Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bueno, estou querendo comprar uma filmadora p/ filmar o herdeiro que nasce em breve. Não sou nenhum Spielberg ou Geoge Lucas, então não estou procurando câmeras cheias de firulas ou topzonas. Apenas procuro uma câmera com um custoXbenefício bom. Dentre todas que olhei até agora, fiquei pendente entre essas quatro aí embaixo, uma com HD de 60GB e as outras com memória flash. Se alguém puder colaborar com a minha dúvida, eu agradeço.

Abs.

Samsung C10 - memória flash + cartão 4GB

http://filmadoras.pontofrio.com.br/Filmadora-Samsung-SMX-C10LN-XAZ-Azul-c-Estabilizador-de-Imagem-Zoom-Optico-10x-e-Bateria-de-Longa-Duracao-Cartao-de-Memoria-PQI-SD-4GB-1000004041.html?Filtro=C29_C31

JVC Everio GZ-MG630 - HD de 60GB

http://filmadoras.pontofrio.com.br/Filmadora-JVC-c-Slot-MicroSD-HD-de-60GB-e-Controle-remoto-GZ-MG630RUB-13677.html

JVC Everio GZ-MS120 - memória flash + cartão 4GB

http://filmadoras.pontofrio.com.br/Filmadora-Digital-JVC-GZ-MS120RUS-Vermelha-c-Zoom-Digital-800x-LCD-27-e-Lentes-Konica-37176.html

Sony DCR-SX40 - memória flash 4GB interna + cartão 4GB

http://filmadoras.pontofrio.com.br/Filmadora-Digital-Sony-DCR-SX40-Vermelha-Cartao-de-Memoria-Memory-Stick-Sandisk-Pro-Duo-4GB-1000004277.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procuro uma mini-filmadora para começar meus curtas. Será só para qualidade aceitável no Youtube, não precisa ser grande coisa. De preferência minidv que eu encontre usada.

Uma coisa que me preocupa bastante é a duração da bateria.

Gostaria da ajuda dos que entendem de curta e tudo mais porque certas câmeras são boas para filmar viagem ou coisa de família mas parece que tem umas mais adequadas para curtas.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou querendo uma filmadora tanto para tirar as fotos com qualidade quanto filmar com qualidade e estou interessado em uma filmadora com cartão de memória.Tenho em mente as:

Sony Dcr-sr 47

Sony Dcr-sr 87

Canon FS100

foram as que eu li sobre...

alguem pode me ajudar nesse problema se souber de alguma da fachetaria que melhor me atenda pode me indicar?

grato

:confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu estou vendo, várias pessoas estão com vontade de comprar handycans... no início deste ano comprei uma DCR SR-45 da Sony. A maior diferença em relação às DCR SR-47 e a -87 é o tamanho do HD. O produto é basicamente o mesmo, e a configuração da -87 é a seguinte:

• HDD: 80 GB com HDD - até 61 horas de gravação (LP-3Mbps).

• Super Zoom Óptico de 25x

• Estabilizador de Imagem SteadyShot

• Outros recursos: Microfone Zoom (o zoom do microfone se ajusta automaticamente ao zoom da lente), Função de Ajuda, Seleção de Cenas, Quick Start (Acionamento Instantâneo LCD ON/OFF), Gravação na memória interna e em Memory Stick Duo, Compatível com DVdirect Express, HDD Smart Protection, Menu Simplificado (Easy Handycam).

Da mesma forma que sua antecessora, a -87 parece ser muito versátil. A qualidade do vídeo e do som é muito boa - embora falte uma entrada para microfones (o microfone dela é bem bacana, mas às vezes é ruim não ter a possibilidade de usar um microfone de mão ou de lapela para filmar em certos ambientes). O visor é ótimo e ela é muito pequena e leve.

Minha filmadora tem HD de 30GB, e isso significa mais de 200 minutos filmados em alta qualidade. A de 80GB evidentemente dá para filmar bem mais que isso. Os arquivos da Sony vem em extensão .mpeg2, que faz muito sucesso como compressor. Ele já foi ultrapassado pelo .mpeg4, que é o compressor que se usa nos arquivos blu ray.

Sobre as fotos, não utilizo muito esse recurso. Quando experimentei não achei grandes coisas não.

Agora sobre a questão de filmar em baixa iluminação é o seguinte: a SR-45 tem um recurso chamado super nightshot plus, que é um modo para filmar no escuro. Não vi essa possibilidade nas características dessas mais recentes. Se não tiver é uma perda, porque ainda que todas as imagens fiquem lavadas e um tanto fantasmagóricas, às vezes dependemos dele em ambientes de baixa iluminação. Não sei, no entanto, se esse recurso é adequado para o registro de uma peça teatral porque as cores acabam sendo sacrificadas no processo.

Enfim, essas filmadoras são todas muito parecidas mesmo em características, preços e vida útil. Todas elas filmam em boa qualidade e captam bem o áudio. Ouço dizer que a Sony é melhor em abientes com pouca iluminação, mas nunca experimentei as outras marcas para saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá, bom dia,

Caros amigos...

Necessito da ajuda dos senhores, não sou nenhum expert em filmadoras digitais muito pelo contrario sou bem leigo no assunto, fiz uma pesquisa de preço em alguns sites e gostaria de saber entre essas filmadoras, quais os senhores poderia me indicar:

segue abaixo as marcas e média de preços (estimados)

(essas não tem a iluminação embutida)

Sony Handycam DCR-SX40 R$ 1.299,00

Panasonic SDR-S26PUK R$ 1.057,30 à 1.399

Panasonic SDR-H80 R$ 999,90

Samsung F34BN R$ 880,94 à 1.199,00

(com iluminação embutida)

Sanyo VPC-TH1 R$ 1.299,00

JVC - GZMG630SUB R$ 1.321,85

Cannon FS200 Camcorder R$ 1.171,30

gostaria muito dessa ajuda...

grato

Adriano Reis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Amigos,

Filmando em HD HQ, notei um serrilhado na imagem (na tela do PC, editando com o Vegas 9). Me disseram que isso é normal, e que em uma TV HD, isso não apareceria. É verdade ?

Estou um pouco confuso com ela. Por que filmando em STD, encontrei resultados um pouco melhores, embora com mais efeito "rolling shutter".

A pergunta é: qual a melhor configuração, para filmar, sendo o resultado final um DVD ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...