Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

No meu colégio estamos aprendendo sobre capacitores, e gostaria de levar um pra escola como um exemplo pra todo mundo ver, porque eu sei que lá são poucos que sabem o que é cada dispositivo elétrico. Mas para aproveitar o exemplo eu queria sacanear alguém, levando um capacitor carregado. Eu tenho quase certeza que um dos alunos vai meter o dedo nos terminais dele e tomar um susto. Mas eu queria algum capacitor bem fraco, só pra sentir o choque e não ter nenhuma conseqüência mais grave, só pra rir um pouco e pro professor explicar o perigo de capacitores maiores.

Quais as especificações médias de um capacitor que pode ser usado para esse fim sem correr nenhum risco (com quem tomar o choque e comigo, pra não dar rolo no colégio)? Pelo que sei a corrente teria que ser bem baixa, da ordem de 1mA a 5mA, está certo? E como se carrega um capacitor? Com pilhas?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salve pessoal!!!

Meu amigo marlon89, beleza?!

Quer dar um pequeno "susto" em alguem?! :blink:

Pegue um capacitor de poliéster de uns 100nF X 250V (ele é pequenininho), um diodo 1N400... e da uma plugadinha na rede eletrica, depois disso tire e encoste os dedos em seus terminais!!! :devil: rss

Vai dar um choquinho, INOFENSIVEL, mas com certeza um SUSTO legal...

P.S.: Pra não arrumar problemas com ninguém, eu acho que seria melhor você fazer o procedimento acima, mas ao invés de colocar a mao pra teste (rss) pegue uma chavinha de venda, ou uma tesoura, etc, e coloque o terminais do capacitor em curto, você vai ver um "STALÖ e FAISCA" no momento, assim já sera totalmente perceptivel a funcao de um capacitor, e dos pequenos, imagina os maiores...rss

você tb ao invés de colocar os terminais em curto, pode pegar um alto falantezinho e encostar os terminais do capacitor nos respectivos terminais do FTE, e você vai ouvir um "estalo" tb.

É isso ai meu amigo,

CUIDADO! :unsure:

Abração. :bandeira:

Link para o post

É cara, além das recomendações do digam, eu queria adicionar que:

- Um choque de uns 1mA até 5mA já é bem forte;

- Não adianta carregar o capacitor em casa, a isolação dele não é ideal e isso quer dizer que ele se descarregará dentro de algum tempo. É assim com qualquer capacitor.

Pra dar um choque em alguém você precisa carregá-lo com uma tensão assim como a da rede elétrica mesmo, como falou o cara.

Se você o carregar com pilhas, por exemplo, ele vai ficar com uma tensão tão baixa quanto à da pilha, a qual não é suficiente pra dar choque.

falou,

Tranzorb.

Link para o post
Postado Originalmente por digam AMD@25 de maio de 2005, 13:07

Pegue um capacitor de poliéster de uns 100nF X 250V (ele é pequenininho), um diodo 1N400... e da uma plugadinha na rede eletrica, depois disso tire e encoste os dedos em seus terminais!!! :devil: rss

Mas o diodo deverá ser ligado em série ou paralelo com o capacitor?

Link para o post

O choque dado pelo capacitor que o nosso amigo digam AMD recomendou seria de quantos mA? Não tem perigo nenhum né?

E, Tranzorb, qual seria a corrente de um choque fraco, só pra assustar mesmo? E mais outra. Tenho aula de Física na primeira aula, carregando ele uma meia hora antes do inicio da aula já chega??

Link para o post

Salve galera...!

Meu amigo marlon89, em relação a quantidade de mA que esse choquinho da sugestao que dei, infelizmente nem tenho como lhe dizer exatamente, até porque, a "experiencia" em si, não passa de um milesimo de segundo de "choque", é mais um SUSTO mesmo, e não um CHOQUE. Pode ter certeza que é INOFENSIVEL, mas claro, isso é um modo geral de se falar, é como dizer que você nunca viu um raio cair no telhado da sua casa, mas pode ter certeza que dizer que NUNCA vai cair, é algo impossivel! Mas de qualquer forma, so não brinque assim, caso a pessoa tenha algum tipo de problema, problema cardiaco, etc, enfim, é um SUSTO né, apesar de inofensivel a experiencia, cuidados devem ser sempre tomados pra qualquer coisa que facamos! :D

Outra coisa, não tente levar o capacitor da sua casa a escola achando que ele não perdera a carga, pois infelizmente ele vai perder sim.

Como pra carregalo você liga na propria rede eletrica, basta que você na hora da aula de uma ligadinha de nada na tomada, menos de 5 seg e pronto, aí sim ele realmente tera uma boa quatidade de tensão em suas paredes internas e com certeza ira aplicar este susto que você deseja, mas não demore a testar, pois ele perde a carga "rápido".

EM relação a duvida do nosso amigo mautaira, segue abaixo um diagrama que fiz aqui rapidinho pra todos terem uma visao melhor da situacao.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.transp.com.br/digaoamd/eletron/carregarcap.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

É isso aí pessoal...

Sucesso e CUIDADO! :blink:

Link para o post

Legal seria conseguir o circuito de um flash de uma antiga maquina fotografica, alem de ja ter o capacitor, você pode carregalo hora que quiser com 2 pilhas.

Seria só tirar a lampada, e o capacitor, na hora de carregar, liga o circuito e encosta os terminais do cap onde ele estava soldado. Em uns 5 segundos ja ta pronto!

O prob e conseguir esse circuitinho...

Abraço.

Link para o post

Um amigo meu levou um choque com um circuito assim... hehe... ele foi abrir o flash pra ver se encontrava o motivo porque ele não funcionava, mas não sabia nada nada de eletrônica, encostou o dedo no capacitor e foi aquele susto, hehe

Link para o post

eu tb ja levei choque de circuito de flash!!

foi um baita susto!

isolei a camera longe por causa do reflexo!! hehehehehehehehe :ahh:

o pior é a sensação de "impotencia" q você sente depois do choque, porque você so larga do circuito depois q o capacitor descarrega, e mesmo assim você solta dele! :( :chateado: :chateado:

:P

Link para o post

No caso de eu fazer o procedimento mais seguro, que seria com a chave de fenda colocando os terminais em curto... Posso usar qualquer capacitor? E pra carregar ele serve qualque diodo? É que não garanto que eu vá encontrar exatamente estes aqui na minha cidade, se eu não achar em "tralhas" perdidas, whehe

Link para o post

Salve pessoal...

Meu amigo marlon89, o capacitor deve ser obrigatoriamente de maior tensão que a sua da rede eletrica. Se você ligar esse ai de 50V nos 110V, ele vai explodir! :ahh:

Pra carregalo, so uma tensão alternada abaixo de 50V.

Mas meu amigo, esses componentes sao extremamente faceis de se conseguir em sukatas, fácil mesmo.

Uma sukata de qualquer fonte você acharia isso.

O Diodo 1N4007 é o mais fácil de encontrar, mas ai pra você o 1N4004 já serve tb, então pode arrumar ou o 1N4004...4005...4006...4007! fácil.

Mais uma vez digo pra ter CUIDADO!

Link para o post

se eu pegar um capacitor de 1000uF e 16V , e liga-los numa pilha num daria não?!?

(só um coment... o capacitor do cara aí de cima deve ter estourado porque o cara ligou em tensão maior né !! aí já é por causa de MAU USO.. ..)

Link para o post

Salve galera...

Amigo rreimao, o capacitor eletrolitico citado por ti nem dá, pois trabalha com vcc somente (polarizado) e possui capacidade de tensão baixa entre suas placas internas. A resistencia da pele nem deixa você sentir ao tocar nos seu terminais com a carga feita pela pilha ou bateria.

Mas a galera esperta do forum pode dar maiores detalhes sobre o fato.

EU até agradeco.

Link para o post

Já decidi que acho melhor fazer do método seguro, colocando os terminais em curto em uma chave de fenda... É mais seguro e dá pra perceber a função de um capacitor... Tenho um rádio antigo de carro aqui que está estragado e vou ver se acho o diodo e o capacitor nele :joia:

Link para o post

Olá pessoALL!

Interessado no experimento de nosso amigo marlon89, decidi efetuar o mesmo.

Fui a uma loja de eletrônica e pedi o seguinte capacitor:

- 110 NANOFARAD de 250 VOLTS

A moça retornou falando que só havia de 100, e pensei: "bom, mantendo-se a tensão, se a capacitância for menor, menor a carga e menos risco =P" (Está certo este pensamento?)

Mas esse não é o problema: Comprei o capacitor e levei para casa. Desembrulhando, me encontro com um capacitor de poliéster azul, com a inscrição

u1k

250V

(esse "u" é aquele simbolo de micro)

Esse capacitor é realmente de 100nF???

Obrigado pela atenção!

Ricardo

Link para o post

Fiz com o diodo e deu bem certinho... e pra quem não quer dar choque em ninguém por achar perigoso faça como eu fiz: poe os terminais em curto, com uma chave de fenda. Mas achei uma forma ainda melhor... pega um grafite desses de lapiseira e joga ele em cima dos dois terminais (só não coloque ele com a mao porque vai dar choque), sai uma faísca maior e um estalo

Link para o post

aeww aeww

beleza

cara vou conta o q aconteceu la na escola no quando estava no 3 ano

batoré, o professor de física, estava dando uma aula sobre eletromagnetismo e um maluko disse q tinha um multiprocessador antigo q quando você girava o eixo de rotação dava xoke pela tomada.

batoré falou q num podia e apostou um celular cum maluko q não ia da xoke.

dai no dia da aula o cara levo o procecador e antes da aula cumeca o cara ja tinha metido xoke na metade do colegio.

so q quando ia cumeca a aula o ##### da o choke no prof. fora da sala e ng viu ele levando o xoke.

depois o prof falou q não era todo "liquidificador" q dava choque assim, esse estava diferente...

ai quero saber

tem como eu adaptar um likidificador pra fazer isso? :devil:

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

minicurso-montagem-popup.jpg

MINICURSO GRÁTIS!

Como ganhar dinheiro montando computadores!

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE AGORA MESMO!