Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial do Shrink - Tópico definitivo


Posts recomendados

Bom, eu sou professor de Arte formado e dou aulas no Estado de São Paulo,moro no interior. também dou aulas de desenho em casa,lugar onde montei um atelier para o curso de desenho, etc. Enfim,sou apaixonado por desenho e fiz da minha vida uma batalha sofrida com salarío baixo,mas uma satisfação pessoal . Aquela coisa do amor por algo q você goste e você passa a pensar q a vida é curta mesmo,então q se dane o resto...

Esse filme SimCity é baseado nos HQs de Frank Miller, muito violento e aquela mistura dark com cyberpunk até..nota 10 .

Agora estou preocupado,pois realmente não sei o q a mulher do ML que me vendeu o tubo de dvds irá fazer...até pedi para ela me mesclar as marcas..JÁ Q ESSES LÁZAROS CHINESES falsificam tudo. Nessas horas que o brasileiro se ferra bonito, devido não termos fácil acesso as mídias boas e baratas e ficamos a mercê das falsificações .

Acho sinceramente q irei começar a comprar mídias de marcas diferentes, porém tenho o medo dessa história de que com o tempo a mídia dá pau e você perde o filme...portanto vou confiar nas Ridata 8x e nas Dr Hank devido nunca me darem muito problemas e ninguém reclamar delas nesse quesito durabilidade...

Agora eu argumento o seguinte : Todos nós podemos estar colecionando filmes em dvds-r que um dia poderão parar devido a má qualidade dessas mídias em modo geral...pois no meu ver,as realmente boas são aquelas vendidas em lojas com nota e q custam mínimo de R$10,00 cada.

Bom meus queridos amigos, assim q você estiverem usando programas melhores q o DEcrypter e o Shrink,por favor me mandem email [email protected]

Até mais pessoal. Forte abraço, :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rmaruf,

Se quiser manter o menu funcional e retirar os extras que quiser, use o CloneDVD2(Elby), é o único que faz isso rápido e facilmente. De vez em quando uso o CloneDVD em shows para manter o menu, mas no caso de filmes, mantenho o filme principal+áudio+legendas. Não vale a pena sacrificar a qualidade em proveito de menus ou extras que na maioria das vezes nem assistimos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hugosanches,

Assim que você chegar em casa, da viagem, tente fazer alguma gravação de algum DVD... hehehe

DARKNESS-DOOM,

Que dizer que você é arteiro !!!... hehehe... Invejo, pois não tenho qualquer habilidade com desenho artístico, exceto os que fazemos com régua e que nada tem de arte...

Quanto as mídias de 10,00 são as mesmas do camelô, apenas que a loja, supostamente, paga tributos...

Quanto a refazer DVD, não esquente... dia a mais, dia a menos, você estará refazendo alguns... exatamente agora estou regravando DURO DE MATAR - A VINGANÇA, que está parando direto... consegui ripar na faixa de 0,2x da metade em diante... mas consegui... estava guardado tem um ano e agora que rsolvi re-assistir, deu bronca... era uma mídia LG 4x antiga...

soneca1,

O único mal do Shrink é não cortar o EXTRA em modo Full Disk... você pode substituir por uma imagem fixa, por slides do filme, mas ele sempre tem que estar presente... somente em re-author, mas ai é outro papo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anselmo,

E o pior é que não só os DVD-R mas também o originais "engasgam" com o tempo, já perdi uns 3... perfeitos sem nenhum arranhão, sem mais nem menos começaram a travar. Um amigo meu comprou o Resgate do Soldado Ryan R1, depois de um ano teve que jogar-lo fora, não rodava em nenhum player, logo depois comprou a versão nacional que não deu problemas até hoje. Para mim, só podia ser um defeito de fabricação que não colava direito as partes de policarbonato deixando entrar o ar, causando a oxidação... Você falou em LG e me lembrei que foram os primeiros DVD-R que comprei, uns 30 mais ou menos e desses 30 nenhum deu pau, eram fabricados pela própria LG, acho eu, porque o código do fabricante era Lge04, com uns números gravados no centro da mídia e logo que acabaram comprei mais, aí começaram os problemas, não eram mais as Lge04... gravava num dia e no outro nenhum aparelho reconhecia !!! Pareciam aquelas mídias dos filmes do James Bond que pegam fogo sozinhas e derretem... . Depois disso nunca mais LG.

Mencionei o Clone porque gosto desse programa, é limitado mas tem suas vantagens como essa de manter os menus sem mexer na estrutura e a velocidade. Até uns 20% de compressão não fica devendo nada a outros. Vou dormir, o soneca está com sono...

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

soneca1,

Soneca sem sono, não faz jus ao nome.. hehehe

estava me lembrando... o IFOEDIT permite você editar o arquivo VIDEO_TS.IFO e cortar os extras... depois é só passar o Shrink e em Full Disk fica somente com o MENU e MAIN... mas as opções de EXTRAS no MENU não somem.. somente editando o MENU com o MENUEDIT...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba. Toda fez que passo um DVD original pelo Shrink, entro em reauthor e dou dois cliques em Title, retiro as legendas asiáticas, conformte o amigo e mestre Aamirati ensinou, e quando vou gravar, fico sem o menu!!!!! Eu queria deixar o menu, tirando somente as legendas. Como faço? Onde estou errando?? :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

leonardohenrique1,

você não stá errando em nada... apenas no entendimento da coisa...

Em Full isk você fica com tudo, podendo substituir os EXTRAS por uma imagem fixa, ou por slides do próprio EXTRA... apenas que, se você alterar alguma coisa, o MENU continuará apontando como disponível, embora não esteja mais disponível...

Quando você parte para Re-AUTHOS, é para ficar apenas com o MAIN... se você adicionr o MENU, le vai rodar como se fosse um filme e os comandos do MENU não vão funcionar... nem vai dar tempo de ver direito o MENU...

O mesmo para o EXTRA... ele vai rodar feito uma continuação do filme...

De toda forma, pelo cntrole remoto você poderá mudar os capítulos, pois eles serão preservados...

Se você quiser remover o EXTRA, terás que utilizar outro programa, ficando com o MENU e MAIN... depois teras que editar o MENU e remover as chamadas para o EXTRA... muito trabalho, penso... refazer o MENU todo... mas, com o MENU EDIT dá para fazer isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Aamirati@17 de agosto de 2005, 10:09

leonardohenrique1,

você não stá errando em nada... apenas no entendimento da coisa...

Em Full isk você fica com tudo, podendo substituir os EXTRAS por uma imagem fixa, ou por slides do próprio EXTRA... apenas que, se você alterar alguma coisa, o MENU continuará apontando como disponível, embora não esteja mais disponível...

Quando você parte para Re-AUTHOS, é para ficar apenas com o MAIN... se você adicionr o MENU, le vai rodar como se fosse um filme e os comandos do MENU não vão funcionar... nem vai dar tempo de ver direito o MENU...

O mesmo para o EXTRA... ele vai rodar feito uma continuação do filme...

De toda forma, pelo cntrole remoto você poderá mudar os capítulos, pois eles serão preservados...

Se você quiser remover o EXTRA, terás que utilizar outro programa, ficando com o MENU e MAIN... depois teras que editar o MENU e remover as chamadas para o EXTRA... muito trabalho, penso... refazer o MENU todo... mas, com o MENU EDIT dá para fazer isso...

também estou fazedno essa besteira... so que quando no modo full diks eu tento remover os arquivos pertencentes aos extras ele não deixa... já cliquei com o botao direito já apertei delete mas não vai... :muro: pode dizer ai como fazer? por favor..

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também estou fazedno essa besteira... so que quando no modo full diks eu tento remover os arquivos pertencentes aos extras ele não deixa... já cliquei com o botao direito já apertei delete mas não vai... muro.gif pode dizer ai como fazer? por favor..

Grato!

Galera, vamos ler o tutorial e os post com atenção.

rmaruf

A resposta a tua duvida está logo acima em um post do Aamirati

O único mal do Shrink é não cortar o EXTRA em modo Full Disk... você pode substituir por uma imagem fixa, por slides do filme, mas ele sempre tem que estar presente... somente em re-author, mas ai é outro papo...

Então não existe como deletar o extra e sim aumentar a compressão deste ou substituir em Compression settings por Still image ou Still picture

please Maluf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rmaruf,

Com o Shrink, o máximo que você pode cortar em FULL DISK são os aúdios e as legendas... a imagem não pode cortar, mas você pode substituir... dentro do diretório de instalação do Shrink tem um arquivo exemplo de imagem fixa, Defaultstill.png... você pode acrescentar outras imagens em .PNG e substituir o EXTRA por ela...

Somente uma observação... o tempo de apresentação do EXTRA na forma de uma imagem fixa é o mesmo tempo que o EXTRA gastaria rodando totalmente... a vantagem é que o tamanho do EXTRA fica muito pequeno e o MAIN comerá esse espaço, ficando menos compactado...

Em http://www.doom9.org/ tem alguns programas para você editar o VIDEO_TS.IFO e cortar o EXTRA... após abrir o DVD com o Shrink, o EXTRA não será mostrado... é como se o DVD não tivesse mais EXTRA, embora o VOB correspondente ainda está presente... no BACKUP, ele sumirá de vez, mas no MENU ele será apresentado como disponível... para não ocorrer isso, então um segundo prograna de edição deverá ser utilizado (MENUEDIT); refeito o MENU, restará apenas o MENU corrigido e o MAIN...

O MENUEDIT é um programa pago e tem um fortíssimo esquema de proteção anticópias... crack somente em site chinês... falas chines ??? então fica difícil !!!

Somente fica uma pergunta: para ficar com o MENU e MAIN estamos a fim de ter esse trabalho todo ??? eu não... estou fora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí galera, tô postando as minhas primeiras experiências gravando DVDs...

Na minha primeiríssima tentativa, peguei um DVD-R(pirata, onde alguém já tinha feito todo o trabalho)emprestado e copiei. utilizei somente o Nero, com a opção de copiar um DVD inteiro. Copiou na boa e funcionou... Tentei novamente com um segundo DVD-R emprestado, porém dessa vez o nero acusou erro.. Mas pra minha surpresa, testei a mídia no meu player de mesa e rodou do começo ao fim perfeitinho. Estranho, não??

Ontem, aluguei Diários de Motocicleta, original, da locadora e daí fiz todo o processo, ripei com o DVD Decrypter, depois utilizei o DVD Shrink e queimei uma mídia.. funcionou q foi uma beleza, cópia perfeita, idêntica ao original... portanto, até agora tô me mdando bem... Mas tô indo aos poucos, aumentando pouco a pouco o grau de dificuldade por assim dizer... Vamos ver até onde vou sem perder nenhuma mídia ..heheheh A propósito, estou usando mídias LG ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por highlander1313@18 de agosto de 2005, 19:49

Aí galera, tô postando as minhas primeiras experiências gravando DVDs...

Na minha primeiríssima tentativa, peguei um DVD-R(pirata, onde alguém já tinha feito todo o trabalho)emprestado  e copiei. utilizei somente o Nero, com a opção de copiar um DVD inteiro. Copiou na boa e funcionou... Tentei novamente com um segundo DVD-R emprestado, porém dessa vez o nero acusou erro.. Mas pra minha surpresa, testei a mídia no meu player de mesa e rodou do começo ao fim perfeitinho. Estranho, não??

Ontem, aluguei Diários de Motocicleta, original, da locadora e daí fiz todo o processo, ripei com o DVD Decrypter, depois utilizei o DVD Shrink e queimei uma mídia.. funcionou q foi uma beleza, cópia perfeita, idêntica ao original... portanto, até agora tô me mdando bem... Mas tô indo aos poucos, aumentando pouco a pouco o grau de dificuldade por assim dizer... Vamos ver até onde vou sem perder nenhuma mídia ..heheheh A propósito, estou usando mídias LG ...

Caro highlander1313

Legal, você está no caminho certo, mais eu eu faço o seguinte processo:

- Ripo usando o Decrypter em ISO... MODE -> ISO -> READ

- Abro o Shrink no arquivo nomedofilme.MDS... FILES -> OPEN DISK IMAGE

- Clico no botão ANALYSIS. Depois da analise feita...

- Aciono o BACKUP... em SELECT BACKUP TARGET eu coloco ISO IMAGE FILE e em SELECT TARGET IMAGE FILE eu salvo para a mesma partição, modificando o nome do produto final... apenas acrescento o algarismo 1 após o nome do filme e antes do ".ISO" (ponto ISO)... ficando asim: nomeedofilme1.ISO ... dessa forma, fazendo sempre esse tipo de acréscimo, sei rapidamente qual é a ISO fonte e qual é a ISO do BACKUP... após, deleto a imagem .ISO e .MDS fonte...

- Após concluir o BACKUP, abro o Decrypter, MODE -> WRITE -> ISO e direciono para o arquivo nomedofilme1.ISO e gravo com Verify...

Usando o metodo que eu descrevi acima, dificilmente dá erro.

Essa foi só uma dica de como eu ripo, não que seja apenas esse o método certo, existem vários métodos e vários programas para esse fim.

Caso você quiser tentar fazer um teste usando o esquema acima seria interessante pra você

A tempo: O Shrink não queima, ele faz interface com o Nero e voce nem percebe que quem queima é o Nero não o Shrink.

Prefiro queimar a midia com o Decrypter, com esse programa a chance de dar erro de gravação é bem menor de que com o Nero.

Eu uso sempre midia SmartBuy com selo laranja. Apesar dela ter sofrido algumas críticas recentes aqui no Forum, ela nunca me deu problema, pra mim é a The Best.

Caso voce fizer o teste, poste o que você achou aqui no forum.

Sds,

Francisco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Está havendo uma conspiração... fiquei 2 dias sem acesso a qualquer tópico, somente a página principal, estranho... acho que o culpa é da Brasil Telecom... ontem a noite consegui acessar todo o site mas sem aí não conseguia me logar... hoje voltou tudo ao normal...

Já notaram que o site oficial do Shrink, www.dvdshrink.org não existe mais.

fcoguimaraes,

Esse método é funciona muito bem quando queremos a cópia integral, onde a proteção(os bad sectors do ARccOS) nem precisa ser removida, mas no caso de re-autorar com o Shrink ripo sempre em files.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Soneca

Deu para tirar uma soneca enquanto estava fora do ar...

Não foi só com você, comigo também ocorreu o mesmo....

Nunca tive problemas com o Nero para gravar , deve ser sorte... :P

A midia Smart Buy 8x que está agora no mercado, não é a mesma que vendiam antes fabricada pela Prodisc.

Essa vem com a incrição interna Prodisc , mas não é fabricada por ela. É outro fabricante que agora esqueci, mas rque usa a incrição Prodisc.hummm sei não ...

E o logo laranja, não tem a mesma qualidade que as mais antigas, embora não seja ruim....

O problema não é gravar o problema e quanto vai durar essa e outras que estão no mercado.

Ao imortal

Compra uma boa midia RW para testar as gravações no inicio , já aconteceu comigo de eu retirar o que não devia sem querer e já era...Embora a melhor opção e conferir no PC

Amirati, se for para editar menu e ter que ir a China...

Desmonta logo o DVD todo e recria outro com o DVD Lab ..Maestro e outros

Também passo direto, ainda mais em filme...ô Loco!

Filme é dois em uma midia, assistir e erase....proximo!

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por soneca1@19 de agosto de 2005, 12:50

Olá pessoal,

  fcoguimaraes,

  Esse método é funciona muito bem quando queremos a cópia integral, onde a proteção(os bad sectors do ARccOS) nem precisa ser removida, mas no caso de re-autorar com o Shrink ripo sempre em files.

  

   Um abraço.

Caro Soneca1

Desculpe, me corrija se eu estiver errado, mas método que eu descrevi, funciona tanto quando queremos cópia integral, quanto no caso de ter que usar o Re-Author.

Quando quero usar o Re-Author faço o seguinte:

--> Depois de fazer a Analise, mudo o Shrink para o modo RE-AUTHOR e dou dois click em TITLE... assim ele será adicionado no lado esquerdo da tela do Shrink... aciono a aba COMPRESSING SETTING e removo o que não interessar... as vezes, em RE-AUTHOR, fica em 100% de aproveitamento... não há necessidade de eliminar nada... mas, mesmo assim eu detono as legendas asiáticas, audios em 2.0 desde que tenha o 5.1, aúdios em qualquer outro idioma exceto o nativo e português, os quais mantenho... quando acabo de editar tudo que quero, faço uma nova analise e depois faço o Backup e sigo o processo como descrevi no tópico anterior.

Um grande abraço

Francisco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Francisco,

Me referia aos discos com proteção ARccOS, nesse caso pode haver problemas porque essa proteção não é removida no padrão do modo "iso read" a não ser que marque em settings, "iso read mode" a opção " Remove IFO Structure Protection". Ripando em files esses setores ruins são substituidos por um tipo de faixa de vídeo preto(dummy sector) que o Decrypter insere para substituir os setores ruins, não alterando em nada as cópias.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

People,

Vamos por partes e voltando ao b+a=bá...

O shrink não deve ser utilizado para ripar !!! Mesmo colocando em background o ANYDVD (com ele o shrink deve passar pelas proteções), ele ajuda a comer o tempo de vida do leitor...

O ArcCos gera +- um minuto de vídeo sem imagem e som para cada setor que tiver essa proteção... se ripar com o Decrypter em modo FILES, ele é eliminado de imediato... se ripar em modo ISO, os dunny sector serão adicionados nos lugares que tiver setores com ArcCos...

Atenção: Experiência própria -> ripei um DVD-5 que tinha 11 ArcCos... por ser DVD-5, copiei direto !!!... adivinha ??? Ganhei 11 vezes sem imagem/som... DVD Triângulo Amoroso, lançamento... então, mesmo sendo DVD-5 e não ter nada para comprimir, temos que passar o Shrink, justamente para eliminar esses setores vazios !!!... o DVD Washer faz isso também, mas o filha da mãe não informa se fez ou não... trabalha em silêncio e sempre restará a dúvida... portanto, Shrink neles...

Quanto ao site do Shrink já era esperado, visto que o autor abandonou a criança antes da puberdade !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CUIDADO COM AS MÍDIAS SMARTBUY...essas com o logo laranja..

Estão colocando essas Smarts de baixa qualidade no mercado..vou dar meu exemplo e q sirva para vocês..

Comprei um tubo no mercado livre de um vendedor altamente qualificado..tudo ocorreu perfeitamente bem e as mídias APARENTEMENTE lindas ,etc;

Porém nenhuma passou,todas deram erros nas verificações e consequentemente sempre travavam os filmes em algum ponto. Curiosamente vinha escrito fabricante PRODISC na mídia e o Identifier mostrava Mitsubishi..ou seja, porcarias q vieram da China.

Eu quebrei literalmente o pau com o altamente qualificado vendedor e ele nesta semana irá me devolver a grana via transferência bancária apos eu ter ficado uma semana fazendo papel de troxa..caso contrário iria acionar o Juizado de Pequenas Causas , dái o cidadão tremeu. De qualquer forma a grana q eu gastei nem tenho mais esperança e agora IREI FAZER O QUE OS COLEGAS DO FORUM ACONSELHAM : COMPRAR SEMPRE DE 10 EM 10 MÍDIAS E DE DIFERENTES MARCAS...TUBOS PODE DAR FRIA, POIS A PIRATARIA E A FALTA DE QUALIDADE É CLARISSIMA..

Sinceramente estou me dando bem com as Dr Hank 8x printable..falsas ou não nunca me deram pau.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DARKNESS-DOOM,

A Smartbuy tem dois fabricantes... a PRODISK e a MCC (mitshubicha Chemical Corporation) desde as 4x... jamais tive qualquer problema com elas, mas estou atento, pois meu tubo tá zerando... o pior é que por aqui ela está em falta e quando aparecer, poderá vir as falsas...

Qualquer fabriqueta de mídias poderá fabricar as m´dias com identificação de outro fabricante e depois aplicar o logotipo... esse é o problema... quando tentamos identificar, vamos encontrar a informação verdadeira em mídias falsas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá macacada...

Seguinte..NÃO COMPREM também AS MÍDIAS RIDATA8X...só estão me dando problema...quase todas não passam sem os famosos erros de verificação resultando no travamento dos filmes sempre em algum ponto.

Até agora somente as Dr Hank 8x printable,falsas ou não,não estão me dando problemas...posso afimar que 90%+ passam sem erros.

No caso Smartbuy com logo laranja,realmente não aconselho a comprarem, estão vindo falsas e/ou com a qualidade baixa resultando em perdas..( vem escrito Prodisc e quando verifica-se é Mcc, ou seja, bela matrutada hein?)

ALGUEM ESTÁ TENDO PROBLEMA também COM AS RIDATA 8X?

Já cheguei na forte conclusão que o melhor a fazer é comprar de 10 em 10, de diferentes marcas ou de uma marca q esteja legal..Nunca mais vou comprar um tubo fechado...eu só de raiva iria acionar o juizado de pequenas causas para comer o rab...do cara q me vendeu, pois para ele as mídias gravavam dados perfeitamente,porém ele nunca tinha tentado gravar um filme nelas.

AAMIRATI me responda uma coisa..o meu micro é um athlon xp1.6, 512 ram ddr266, hd de 20gb 5200 e uma g force4 agp open gl de 64mb. Estou com 13 gb livres de hd cujo espaço deixo para as gravaçoes com o Decrypter e o Shrink. O meu micro por mais lisinho e 100% q esteja,pois não uso ele para quase nada alem de digitar trabalhos e gravar os dvds,pode A CONFIGURAÇÃO DELE,estar resultando nos problemas nas gravações por não ter um desempenho superior comparado aos micros mais modernos? ( mesmo eu realizando o processo de gravação corretamente, claro )

BOM PESSOAL, se alguem quiser me ajudar dando dicas ,postem mensagems aqui ou me mandem email.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DARKNESS-DOOM,

SmartBuy é uma marca fantasia... penso que pertença a prodisc, pois não conheço outra logomarca com mídias da prodisc... penso ainda que eles não estão conseguindo atender o alto consumo do mercado e desde as 4x, surgiram também as SMARTBUY MCC... mitshubicha chemical corporation...

São ótimas mídias... hoje mesmo consegui encontrar 39 mídias 4x... comprei todas, pois é difícil de se achar por aqui... e custam mais caro do que as 8x... mas são da prodisc mesmo...

Já gravei 5 e tudo beleza...

Quanto ao seu micro, ele não é fraquinho... dá para você gravar sem problema... aliás, se em ISO, creio que até um 386 grava em 4x... quem sabe em 8x também...

Portanto, penso que o problema não é potência do micro... deve ser de mídias mesmo... tente encontrar as Smartbuy 4x... a superfície superior dela é prateada... é a melhor mídia que conheço e custa mais caro do que as 8x...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí mininu, obrigado pela dica..

Mas você acha que tudo bem eu gravar com as Dr Hank 8x printable?Elas não estão me dando problema...Nunca consegui encontrar essas Smarts 4x...

Se você puder me faça uma listinha das top 5 mídias que podemos usar .

Eu já me traumatizei com as Smart 8x e com as Ridata...tão lindas e tão merrecas...É ESSE O PREÇO PELA PIRATARIA E/OU PELA FALTA DE QUALIDADE BARATEANDO OS PRODUTOS NÉ...Difícillllllll.

T+ amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amirati

A questão que não quer calar é a seguinte:

Porque nessas midias Smart Buy 8x sem o mesmo brilho na linda face são fabricadas pela MCC e tem a inscrição interna Prodisc...

Com as fabricadas pela prodisk nunca tive problemas

Aliás só tive problemas com as Princo, se vou ter com as outras que gravei só o tempo dira...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...