Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Conversão de vários AVIs para DVD


Posts recomendados

Olá pessoal,

Estou com um problema básico no DIKO. Deve ser algo muito simples, mas como não sou expert em computação, vamos lá.

quando vou configurar o DIKO, ao dar OK, aparece uma mensagem de aviso assim: "Sample size factor must not be smaller than 0.9 or bigger than 1.1". Que raios é isso? O DIKO é o 2.20.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei pessoal tenho uma duvida e não tenho tempo de ler td o topico, espero que já não tenham resolvido esse tipo de problema... mas então vms a ele... vou criar 3 DVDs da serie Envangelion e logo no primeiro, converti 9 episodios de .avi pra DVD usando o DIKO... agora no DVD-Lab, criei os menus, conex, tal... compilei ficou perfeito com exceção das legendas cortadas, tanto as de baixo quanto as de cima... bem, a duvida é como ajustar a legenda ou qualquer outra coisa que resolva o problema mas já no DVD-Lab, porque se a solução for apenas no DIKO, no precesso de conversão, ai me ferrei... hehe reconverter e no ato ai sim ajustar as legendas, é froid... grato a atenção gente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Wes JansonBR@07 de janeiro de 2006, 01:01

Olá pessoal,

Estou com um problema básico no DIKO. Deve ser algo muito simples, mas como não sou expert em computação, vamos lá.

quando vou configurar o DIKO, ao dar OK, aparece uma mensagem de aviso assim: "Sample size factor must not be smaller than 0.9 or bigger than 1.1". Que raios é isso? O DIKO é o 2.20.

Obrigado

Já consegui resolver esse problema. Coloquei o fator em 1,0, apesar do tutorial não citar isso.

Agora outras dúvida:

1- Todo mundo sempre fala em DVD normal, de 4,7 Gb. E quando se utiliza o DVD DL, quantos episódios de mais ou menos 650Mb (AVI ainda) pode-se colocar em uma mídia dessas???

2-E quando se utiliza o DVD Lab pra inserir a legenda, tendo a opção sem legenda por exemplo, a conversão não deve ser feita incluindo a legenda correto? Pois aí ela fica "impressa" no filme certo?

3-A conversão de áudio não está sendo feita corretamente (DIKO), pois está gerando um arquivo WAV chamado temp0. wav ao invés de mp2. Mas parece que quando o DVD Lab compila, funciona normal. Posso usar assim mesmo ou vou perder qualidade sonora quando tocar no dvd player?

Obrigado a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Rusty,

Mas quando utilizamos o DVD DL é necessária alguma modificação na configuração do DIKO?

E com relação à minha dúvida na conversão de som, que não está criando o arquivo mp2 e sim um wav (dúvida 3, na última mensagem).

Obrigado e desculpe pela insistência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No diko basta selecionar tamanho de saída 8800MB. No dvd lab DVD-DL e no nero também.

Eu não estou bem lembrado mas acho que o som wav que ele gerá é apenas uma amostra. O que você pode fazer é converter novamente e quando estiver começando a converter o video clique em stop. O diko não fará mais o encode do video mas prosseguirá fazendo do audio. Se mesmo assim ele não fizer talvez seja necessário faze-lo manualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RustySpear@14 de setembro de 2005, 09:37

Para compilar 1 por vez é fácil:

Primeiramente escolha quantos episódios você fará por DVD. Digamos 7.

Divida o tamanho do DVD pelo nº de episódios >> 4200MB/7=600MB. Vá na aba configuratio>>parameters e coloque este valor em Media size e faça o mesmo com o overhead, ou seja, 180MB/7. Agora siga o procedimento descrito no tutorial para cada episódio.

Espero ter ajudado

Ahh eu não sabi a que dava pra fazer isso, pra mim que não tem muito espaço no HD é bom que eu converto, mando pro Pc do meu irmão e gravo lá. :D

O Diko realmente é um ótimo programa, as vezes te enche como todos os outros, mas é bom, eu já fiz alguns BSVCD e a qualidade ficou muito boa mesmo, quanto a BDVD eu não sei.

Mas como falaram no post anterior sobre o DVD Double Layer, eu havia pensado, será que fica muito ruim encodar para DVD DL assim cabendo o dobro de episódios em DVD e depois comprimir para DVD5 com o DVD Shrink, será que fica muito comprometida a imagem sendo melhor fazer 2 ou 3 DVDs mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca fiz isso. Eu acho melhor colocar o dobro dos episódios e utilizar o CCE para encodar e colocar o tamanho final para DVD-5 a encodar o dobro em DVD-9(DL) e depois comprimir com o Shrink. Afinal você terá que tratar o video novamente e o CCE é o melhor encoder do mercado.

O máximo que fiz foi 10 episódios do lost com CCE 2 passes. Grande parte dos episódios ficaram com qualidade boa, mas em alguns podia-se ver claramente pixelização. Eu recomendo no máximo 8 episódios HD-TV de 50 minutos por DVD, mas tente fazer um teste e ver se o resultado agrada.

Até.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Suspeitei desde o princípio haha, deve ser melhor não abusar e querer colocar muitos em único DVD. Você disse que coloca 8 episódios por DVD isso da 7 horas, é isso mesmo :-O ?

Mas o que parece mais aceitável é que leve em consideração o nº total de episódios e quantos podem ser usados em um DVD de maneira que não perca qualidade, então no caso da série Rome, são 12 epsódios, então o melhor que eu devo fazer é colocar 6 epsódios em cada DVD = 5 horas, e ta muito bom.

Mas uma coisa, não sei se já foi dito isso, porque eu pulei da página 7 pra 14 rsrs. É que você não usou o DikoFree pra colocar as legendas no seus seriados foi?? Porque o padrão de legenda do DikoFree é bem grande, e não da pra muda-las, só na versão paga. Mas pelo que li, parece que da pra coloca-las com o DVD lab, e como elas ficam?, qual seria o mais recomendado.

Ahh e já aproveitando o tópico e se o avi tiver 2 audios o diko não encoda, eu extrairia o audio mas e ai? o que eu faria.

Ahh desculpem-me se já foi dito alguma coisa, se sim nem precisão responder de novo, só falar pra eu procurar aqui nas outras páginas.

valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O desenvolvedor diz que é possível colocar até 10hrs. Eu acho 5 hrs muito bom.

As legendas você pode mudar usando o método abaixo

http://www.vmesquita.com/forum/index.php?topic=37.0

Eu prefiro as legendas fixas do diko mesmo, apesar de poderem ser feitas perfeitamente no dvd lab.

você pode remover 1 audio usando o virtualdub, veja em artigos.

Até

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi galera, olha o erro que está acontecendo aqui. Parece que é na hora que o digo mexe com o audio.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://sv1.randomcrap.net/uploads/files/0/vorbis.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Eu já tentei baixar esse vorbis.dll e coloquei na pasta do besweet, mas não deu certo ainda.

Ah, pra aproveitar eu gostaria de saber se a legenda posicionada assim nas barras pretas está bom, ou tem que ficar mais a cima, para que não seja cortada na Tv.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://sv1.randomcrap.net/uploads/files/0/snapshot20060113005351.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RustySpear@13 de janeiro de 2006, 14:55

Eu prefiro que a legenda fique na faixa preta. Como vejo em tv 4:3 e sem zoom na tarja preta ficara aparecendo a legenda sem cortes.

Então farei isso, visto que a minha Tv também é 4:3 e acho que a da maioria aqui né :D. E é melhor que não fica em cima do video.

Mas eu não consegui resolver o problema do erro, se conseguir posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal,

Finalmente consegui fazer a compilação usando o DVD Lab Pro, baseado no tutorial do Rusty. Mas surgiu uma dúvida. Fiz um menu simples, como orientado, mas ele não aparece quando testo o arquivo usando o Nero Showtime. Ele já entra direto no filme.

E foram criados alguns outros arquivos, todos no formato dvd, que inclui o próprio menu entre eles:

VTS_01_1 (1,047 Gb), VTS_01_2 (1,044Gb), VTS_01_0 (182Kb, onde aparece o menu em menos de um segundo), VIDEO_TS (38Kb), todos arquivos de filme DVD, e mais VIDEO_TS (12Kb, com o menu estático) e VTS_01_0 (38Kb), esses 2 últimos tipo informações do filme em DVD).

Porque aconteceu isso? Está certo?

Obrigado,

Wes JansonBR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Rusty,

Realmente, no Power DVD rodou mostrando o menu. Já vi que é melhor do que o Nero e o Jet Audio, que eu achava ótimo.

Então quando eu for queimar tem q ser a pasta toda Video_Ts certo?

No DVD lab pro, eu pus a fonte do menu em uma cor, mas ela aparece em outra quando toco. Por que?

Obrigado,

Wes JansonBR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei também se já foi respondido aqui porque dei uma pulada de paginas... Mas fiz o tutorial tudo pareceu q ocorreu beleza, mas quando rodei os capitulos de Lost vi q em varios episodios as legendas param de aparecer, tipo no meio ou ate no começo do episodio.

é algum erro do Diko? To usando a versão 2.12 tentei consertar adicionando no DVDLab pro mas n deu certo, a legenda n apareceu, acho q fiz alguma coisa errada no DVDLab.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por V!OLADOR@09 de janeiro de 2006, 01:15

Ei pessoal tenho uma duvida e não tenho tempo de ler td o topico, espero que já não tenham resolvido esse tipo de problema... mas então vms a ele... vou criar 3 DVDs da serie Envangelion e logo no primeiro, converti 9 episodios de .avi pra DVD usando o DIKO... agora no DVD-Lab, criei os menus, conex, tal... compilei ficou perfeito com exceção das legendas cortadas, tanto as de baixo quanto as de cima... bem, a duvida é como ajustar a legenda ou qualquer outra coisa que resolva o problema mas já no DVD-Lab, porque se a solução for apenas no DIKO, no precesso de conversão, ai me ferrei... hehe reconverter e no ato ai sim ajustar as legendas, é froid... grato a atenção gente!

ninguém da um Help aqui gente? duvida simples não?

1-Depois de convertidos, existe alguma maneira de rever a altura das legendas pra que não fiquem cortadas?

2-Como ajustar o tal tamanho na conversão com o DIKO? E qual a ideal pra que fique seguro de passar nas TVs normais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal,

Rusty, quando eu me referi a fonte mudando de cor, foi no menu e não na legenda. Eu a selecionei amarela e aparece no menu rosa. Tem algo a ver com aquele lance de cor NTSC?

Quanto à gravação, usei o próprio DVD lab pro e o resultado foi ótimo!!! Eu recomendo utilizá-lo...

Obrigado,

Wes JansonBR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...