Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Conversão de vários AVIs para DVD


Posts recomendados

Postado Originalmente por RustySpear+16 de janeiro de 2006, 08:57-->
1. Não tem como pois as legendas fazem parte do vídeo.

2. Provavelmente cortou pois a fonte padrão do diko free é grande. Para resolver isso use este artificio

http://www.vmesquita.com/forum/index.php?topic=37.0

ou autore a legenda no dvd lab.

falou.

Hummm... valeu mesmo. Mas so mais um duvida amiguinho... na passagem abaixo:

Topic: Tutorial DIKO (Atualizado e Simplificado)

Na aba video coloque: Overscan 2, Resolução 480x480

Obs: Se na sua TV aparecer barras pretas na lateral, diminua o overscan.

Seria o tal overscan em "2" a solução pro meu problema, ou seja, legendas cortadas? Similar com a conversão no WinAVI, em se tratando de alterar as legendas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, eu to com um problema com o D.I.K.O. eu coloco pra converter uns animes que eu tenho, e a conversão é perfeita, só que quando eu gravo para assistir em um DVD player de Televisão, a imagem sai cortada em cima e em baixo. eu usei o winavi para tentar resolver o problema, e consegui resolver o problema do corte em cima, mais aí surgiu o corte da parte direita da tela. ou seja, continuo com o problema. como fazer? obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por alphagrado@17 de janeiro de 2006, 10:52

Galera, eu to com um problema com o D.I.K.O. eu coloco pra converter uns animes que eu tenho, e a conversão é perfeita, só que quando eu gravo para assistir em um DVD player de Televisão, a imagem sai cortada em cima e em baixo. eu usei o winavi para tentar resolver o problema, e consegui resolver o problema do corte em cima, mais aí surgiu o corte da parte direita da tela. ou seja, continuo com o problema. como fazer? obrigado desde já.

Leia esse topico... http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=325741

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rustyspear, muito bom cara, usava o nero vision express, mas nunca mais com o diko e o dvdlabpro a imagem ficou perfeita, so tenho uma duvida sobro o diko tenho a versao gold 1.48b1, sera que vale a pena trocar pra uma versao free mais nova.

se puderem me ajudar agradeço, já que vocês conhecem melhor o programa.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos..

Tenho certeza que vocês poderão me ajudar... :rolleyes:

Ripei dois filmes dos DVDS .. (Kungfusão e Kung Fu Futebol Clube - Shaolin Soccer), muito engraçados por sinal :D , com o áudio em portugues, tudo OK, mas ambos estão em WideScreen.... aí está o meu problema...

Estou tentando, há duas semanas, colocar os dois em um DVD... (foram ripados pelo AutoGK) ... Como o DVD Lab não suporta o formato AVI diretamente, separei o audio e video pelo DIKO... o problema é que ele mexe no formato do video, e o DVD Lab tambem. Eles colocam novamente as faixas acima e embaixo do video... ficando mais estreito o conteúdo do filme... Gostaria de saber como faço a gravação sem que eles mexam ou convertam o video sem colocar novamente estas faixas... gravando direto...

Ou se tem algum programa que, diretamente dos dos Vobs do DVD, separe o Audio respectivo e o Video.. e que eu possa diretamente usar o DVD Lab para criar o DVD sem que mexam no formato do Video...

Pode ser que me falta mudar algumas opções nos programas para eles separarem o video do audio diretamente (Direct Stream) , e na criação do DVD com o DVD lab tambem... não sei direito...

No aguardo de ajuda de vocês, que já me ajudam muito,

desde já agradeço....

:looka:

Thanks...

Lucsan...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho somente os AVIS que foram criados, para criar os DVDs com os filmes somente, não os DVD inteiros... :looka: Em um dos filmes, quero usar dois videos (um com bastidores e outro com entrevista com o diretor do filme), criando um submenu para isso... Eu tenho tudo feito já, pelo DVD Lab... Mas o problema é só o novo encoder que está sendo feito, aumentando o tamanho das faixas em cima e em baixo.. talvez alguma opção no dvd lab que não sei ou algum procedimento na criação do DVD para não encodar novamente, evitando colocar bordas em cima e em baixo dos videos em WideScreen... e diminuindo a faixa do filme ...

Me parece, que é só um detalhe...

Agradeço desde já as informações ...

Thanks

:bye:

Ops... Quero colocar somente os filmes com o áudio escolhido no DVD e menu personalizado, os menus já estão ok... Outra coisa... os 2 DVDs são camada dupla, o que teria que comprimir muito para caber em um DVD simples camada..

Apesar que já havia feito conforme seu tutorial em outra situação, usando filmes de DVD camada simples.. e ficou bom... mas seria outra situação agora..

Thanks.. :looka:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por V!OLADOR+17 de janeiro de 2006, 02:57-->
Topic: Tutorial DIKO (Atualizado e Simplificado)

Na aba video coloque: Overscan 2, Resolução 480x480

Obs: Se na sua TV aparecer barras pretas na lateral, diminua o overscan.

Seria o tal overscan em "2" a solução pro meu problema, ou seja, legendas cortadas? Similar com a conversão no WinAVI, em se tratando de alterar as legendas...

Se suas legendas ou filmes estão aparecendo cortadas nas laterais na sua TV, esse possívelmente será a solução, não sei o porque (deve ser algo em resoluçao) que a TV corta o vídeo na leteral, tendo que assim usar esse overscan que é colocar barras pretas em volta de todo o vídeo, assim ao ser exibidos nas TVs 4:3 fica certinho, sem cortes nas laterais do filme.

Quanto a resolução em 480x480 depende do seu video de origem, se ele tiver resolução maior aproveite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal,

Queria passar minhas impressões sobre o primeiro DVD que consegui gravar a partir de um AVI, pois deu trabalho mas foi compensador. Como leigo e iniciante nesse mundo, achei interessante compartilhar minha experiência, pois talvez possa ajudar alguém.

1- DIKO: O AVI é de um documentário sobre o Everest em IMAX, de qualidade superior portanto. Quando fiz a primeira tentativa de conversão com o DIKO, não deu certo, com muitos problemas tanto no áudio quanto no video. Tive que baixar um pacote de ogg para instalação direto no windows xp. Como encoder de vídeo passei a usar o CCE, por meio do EclCCE, como já explicado pelo RustySpear.

No áudio, peguei o BeSweet GUI, convertendo ele separadamente. O resultado foi muito bom. Acho até que ele faz conversão para som 5.1.

2-DVD Lab Pro: Em virtude do problema do áudio no DIKO, ele não trabalhou bem na primeira vez, pois o arquivo de áudio estava em formato WAV. Depois tinha apenas alguns minutos, mas como dito acima, o BeSweet resolveu tudo. Esse programa (DVD Lab) é excelente. Tem tanta coisa que só mesmo utilizando muito pra você aproveitar tudo que ele oferece. Utilizei inclusive ele pra queimar o DVD e o resultado foi excelente, sem nenhum erro.

Gostaria de agradecer a todos desse forum, principalmente o RustySpear pela ajuda, pois sem vocês não conseguiria fazer isso. Agora quero aprender mais pra tentar os multiplos avi em um dvd só.

Obrigado,

Wes JansonBR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera amiga dos dvds, to tendo um problema e gostaria q me ajudassem.

meu ideal é fazer um dvd com os animes q baixem q estão no formato .rmvb

eu converti eles pra divx, usando o codec divx mpeg 4 low motion do proprio WINAVI 7.

beleza. depois com eles to seguindo o tutorial do rusty pra colocar varios avi no dvd atraves do diko. tá acontecendo q quando ele faz o pulldown, ele tá dando erro e deletando o arquivo que o cce ou freenc fizeram depois de muito tempo.

olha o log do diko:

23:40:06 - * Processing Subtitles... *

23:40:06 - ***************************

23:40:06 - *******************

23:40:06 - * Calculations... *

23:40:06 - *******************

23:40:06 - Total audio space: 22,290625 Mb

23:40:06 - Media Size: 344 Mb

23:40:06 - Mux Overhead: 14 Mb

23:40:06 - Remaining space for video: 307,709375 Mb

23:40:06 - Total length: 23,776667 minutes

23:40:06 - Desired Sample Size: 2,461675 Mb QFactor Adjust used: 1,000000

23:40:06 - **********************************

23:40:06 - * Initiating prediction phase... *

23:40:06 - **********************************

23:40:06 - Encoding with maximmum Q factor: 40

23:40:35 - Sample for Movie 0 (using templates\cce\dvd-p.tem). Filesize: 1,521683 Mb

23:40:35 -

23:40:45 - Total Resulting Filesize for this QFactor: 1,521683 Mb

23:40:45 - QFactor Already found, no need for prediction again.

23:40:45 - Final Q factor: 0

23:40:45 - *********************

23:40:45 - * Encoding Video... *

23:40:45 - *********************

23:40:45 - Re-Creating movies scripts without sampler for Full Encode

23:40:45 - Encoding... Please Wait this can take many hours depending on your processor.

23:40:45 - Processing Movie 0:D:\Ichigo_100__01.avi+

01:07:59 - Enabling pulldown flag... Command-line:

01:07:59 - DGPULLDOWN\DGPulldown.exe -i "D:\\movie0.mpv" -c -s -3

01:07:59 -

01:08:00 - Pulldown returned an error flag.

01:08:00 - Pulldown Sucessfull. Deleting original file and renaming the pulled-down one.

01:08:20 - ********************

01:08:20 - * Audio extraction *

01:08:20 - ********************

01:08:20 - Extracting audio from the movie with AVI2WAV. Command-line:

01:08:20 - avi2wav\avi2wavcmd.exe "D:\Ichigo_100__01.avi" "D:\\extract0a.wav"

01:08:20 - ---------------------------------------

01:08:20 - ********************************

01:08:20 - * Initiating audio encoding... *

01:08:20 - ********************************

01:08:20 - Processing Movie 0:D:\Ichigo_100__01.avi+

01:08:20 - ------------------

01:08:38 - Transcoding audio from Part 1 of the movie from MP3 or MP2 to PCM

01:08:38 - dvdauthor\madplay.exe "D:\\movie0a.mpa" -S -R 48000 --output=wave:"D:\\temp0a.wav"

01:08:39 - Using BeSweet to transcode, change FPS or frequency as needed. Command-line:

01:08:39 - besweet\besweet.exe -core( -input "D:\\list.lst" -output "D:\\movie0.mpa" -logfilea "D:\\log.txt" -2ch ) -ota( -fs 48000 -g max) -mp2enc( -m d -b 128 )

BeSweet v1.5b31 by DSPguru.

--------------------------

Using VOBInput.dll v1.3 by DVD2SVCD (http://www.dvd2svcd.org)

Using hip.dll v1.19 by Myers Carpenter <[email protected]>

Using azid.dll v1.9 (b922) by Midas ([email protected]).

Using MP2enc.dll v1.129 (23/5/2002), Engine 1.129 <http://www.cdex.n3.net>.

Logging start : 01/23/06 , 01:08:39.

besweet\besweet.exe -core( -input D:\\list.lst -output D:\\movie0.mpa -logfilea D:\\log.txt -2ch ) -ota( -fs 48000 -g max) -mp2enc( -m d -b 128 )

[00:00:00:000] +------- BeSweet -----

[00:00:00:000] | Input : D:\\list.lst

[00:00:00:000] | Output: D:\\movie0.mpa

[00:00:00:000] | Floating-Point Process: Yes

[00:00:00:000] +---------------------

[00:00:00:000] | Input : D:\\temp0a.wav

[00:00:00:000] | Output: D:\\movie0.mpa

[00:00:00:000] | Floating-Point Process: Yes

[00:00:00:000] | Overall Track Gain: 1.364dB

[00:00:00:000] | Source Sample-Rate: 48.0KHz

[00:00:00:000] +------- MP2ENC ------

[00:00:00:000] | Bitrate method : CBR

[00:00:00:000] | MP2 bitrate : 128

[00:00:00:000] | Channels Mode : Dual Channel

[00:00:00:000] | Error Protection: No

[00:00:00:000] +---------------------

Error 32: No input-data was found (wrong substream?)

Quiting...

[00:00:00:000] Conversion Completed !

Logging ends : 01/23/06 , 01:08:39.

01:08:39 - Renaming movie 0 files to its final name...

01:08:39 - 0 - DIKO finished processing!

01:08:39 - DIKO Finished the conversion. If everything

went fine, your files should be in the working folder.

pra resumir, mexer no dvd lab pro eu sei mas preciso dos arquivos de video e audio separados, q pelos tutorias lidos aqui eu consegui fazer da melhor forma atraves do diko, mas a verdade é q demora um século pra ele fazer as conversões. gostaria de alguma dica se posso fazer pelo Tmpgenc.

O maior problema meu mesmo é q quando faço pelo Tmpgenc, como muitos já relataram as legendas ficam um pouco cortadas, como se precisassem da função overscan do diko (creio eu). como fazer isso pelo tmpgenc???

se puderem me ajudar em dizer o q to fazendo de errado com o diko ou alguma dica do tmpgenc (como deixar o video sem q fique muito grande na t.v), eu agradeço muito.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Rusty,

Estou utilizando o seu tutorial para fazer o meu DVD de lost da 1ª temporada. Para testar o tutorial utilizei apenas o primeiro episódio. Os arquivos .mpv e .mp2 foram gerados. Entretanto a legenda não apareceu no vídeo. Isso não é problema, pois acrescentei a legenda no DVD lab. O meu problema está no audio, pois ele perde a sincronia. Não consegui corrigir isso e gostaria da sua ajuda.

Tentei usar o winavi + directvobsub também e vi que ele é bem mais rápido. Ele já gera os arquivos para queimar o DVD. Acho que posso jogar o VOB para dentro do DVD lab e gerar o menu, não posso? Outro problema é o tamanho do arquivo que ele gerou: para um episódio de 350 Mb ele gerou dois VOBs, um de 1.038.962 Kb e outro 473.796 Kb. Como é que eu faço para diminuir o tamanho? O vídeo + audio + legenda ficaram ótimos, mas a partir de um ponto a imagem fica distorcida. Alguma sugestão para resolver isso? O último problema com o winavi foi em relação a janela do vídeo, o vídeo foi cortado lateralmente para ficar no formato 4:3, tem como resolver este problema?

Desculpe pela quantidade de perguntas, é a primeira vez que estou convertendo um avi para DVD.

[]'s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Tadeumiranda+24 de janeiro de 2006, 10:16-->
Caro Rusty,

Estou utilizando o seu tutorial para fazer o meu DVD de lost da 1ª temporada. Para testar o tutorial utilizei apenas o primeiro episódio. Os arquivos .mpv e .mp2 foram gerados. Entretanto a legenda não apareceu no vídeo. Isso não é problema, pois acrescentei a legenda no DVD lab. O meu problema está no audio, pois ele perde a sincronia. Não consegui corrigir isso e gostaria da sua ajuda.

Tentei usar o winavi + directvobsub também e vi que ele é bem mais rápido. Ele já gera os arquivos para queimar o DVD. Acho que posso jogar o VOB para dentro do DVD lab e gerar o menu, não posso? Outro problema é o tamanho do arquivo que ele gerou: para um episódio de 350 Mb ele gerou dois VOBs, um de 1.038.962 Kb e outro 473.796 Kb. Como é que eu faço para diminuir o tamanho? O vídeo + audio + legenda ficaram ótimos, mas a partir de um ponto a imagem fica distorcida. Alguma sugestão para resolver isso? O último problema com o winavi foi em relação a janela do vídeo, o vídeo foi cortado lateralmente para ficar no formato 4:3, tem como resolver este problema?

Desculpe pela quantidade de perguntas, é a primeira vez que estou convertendo um avi para DVD.

[]'s.

RustySpear@24 de janeiro de 2006, 12:33

você pode adiconar delay no dvd lab clicando em AUDIO 1 que aparece em MOVIE 1. você pode jogar o VOB no dvd lab que ele faz um demux de audio e video.

Para o winavi veja link

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=331230

Muito obrigado Rusty pela rápida resposta.

Usei o delay do audio e depois de algumas tentativas eu consegui ajustar o audio ao vídeo.

O único problema é que foi inserido um "chiado" no início do audio (nada q atrapalhe). Será q tem como corrigir isso também? Uma nova dúvida que eu tenho é: Será que se eu aumentar o número de "passagens" no MultiPass VBR a qualidade vai melhorar? que número você sugere?

Hoje a noite eu vou deixar gerando mais alguns episódios, não posso deixar todos por que estou com pouco espaço no HD...

valeu pela ajuda Rusty... pretendo dar esse DVD para minha esposa pois ela odeia assistir Lost no monitor... e depois que eu terminar com a primeira temporada eu vou começar a 2ª...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rusty,

Já converti 3 episódios de lost e não tive mais nenhum problema com o DIKO. Entretanto tenho uma dúvida, estou usando o CCE na conversão e queria saber se há a possibilidade de retirar o logo do Cinema Craft Encoder que aparece no arquivo convertido.

Mais uma vez agradeço-lhe pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí eu não to conseguindo fazer de maneira nenhuma, o DIKO sempre da um erro q eu não sei q q é.. sera q vocês poderiam me ajudar?

Erro com o CCE

Erro CCE

Erro com o Free Enc

Erro1

Erro 2

Erro 4

Espero alguem poder me ajudar, pois estou a muito tempo tentando fazer isso e não estou conseguindo.....Obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...