Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual é a melhor distribuição Linux para mim?


Faca_na_Bota

Posts recomendados

  • Membro VIP

então estefano vamos la:

1) Os problemas com drivers vão depender da distro, algumas você terá algumas facilidades a mais com drivers, no X/ubuntu por exemplo você instala drivers proprietarios (nvidia, wireless e etc) com apenas um clique, ja no slackware por exemplo pode ter certeza que não será tão simples...

2) Esse site é muito legal estefano, porém openSuSe para você não é uma boa opção devido a pouca memória que você tem, eu não usaria o SuSe nesse caso de jeito nenhum, ja o slackware você não terá facilidades nele não, vai ter que suar pra resolver os problemas (pelo menos no inicio)...

tipo, se você não quiser ter problema nenhum mesmo, utiliza o Xubuntu porque vai rodar legal na sua maquina e terá varias facilidades, agora se quiser aprender linux mesmo use o Slackware ou Debian, você não terá facilidades e coisas mastigadas como o Xubuntu, mas o desempenho da maquina será melhor (com o Debian o desempenho será ainda melhor) e você aprenderá mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha, eu testei o openSUSE, e uma versão do debian meio antiga que eu tinha aqui, mas realmente, no momento é o ubuntu hardy que me diverte no notebook, to até pensando em arrumar um hd velho e instalar aqui no desktop... começei a baixar o dvd do opensuse 11.0... vamo ver no que vai dar

quanto aos drivers realmente poder usar os drivers do windows no linux é uma boa!

quanto ao peso existe uma GUI chamada FluxBox que é muuuuito leve porém sem muita beleza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
olha, eu testei o openSUSE, e uma versão do debian meio antiga que eu tinha aqui, mas realmente, no momento é o ubuntu hardy que me diverte no notebook, to até pensando em arrumar um hd velho e instalar aqui no desktop... começei a baixar o dvd do opensuse 11.0... vamo ver no que vai dar

então cara, eu acho o Debian muito superior ao ubuntu e SuSe, mas ainda não usei o suse 11, vou até dar uma testada depois...

quanto aos drivers realmente poder usar os drivers do windows no linux é uma boa!

os unicos drivers de windows que da pra usar no linux é os wireless onde pode ser usado o ndiswrapper, tirando eles eu não conheço mais nenhum...

quanto ao peso existe uma GUI chamada FluxBox que é muuuuito leve porém sem muita beleza

o fluxbox não é feio.

não existe fluxbox feio e sim fluxbox mal configurado XD

Taylon, vou colocar hoje mais 512, também me sugeriram o Kurumin (amigo meu) vou experimentar...

com 768 de memoria qual me sugere? pelo q vi o kurumin é bem o que eu quero, pra tudo ^^ (claro, li o texto 'merchandising' do guia do hardware, mesmo assim gostei bastante)

a partir do momento que você colocar 512 ou 768 de memória você esta com excelente configuração para rodar qualquer distro mais nova...

sendo assim vou te indicar de acordo com alguns critérios:

Ubuntu ou Mandriva - Se você for usuário normal e quiser somente utilizar o computador normalmente, sem dor de cabeça nenhuma, com tudo mastigado e etc, use ubuntu ou mandriva (mais indicado o ubuntu por ser mais leve e mais estável)

SuSe - bom, o suse tecnicamente é uma boa distro, mas pessoalmente não gosto dele sinceramente as vezes me sinto no windows ao usar o suse...

Fedora - distro INCRIVEL, não é pesado, estável ate falar chega e tem algumas coisas pra facilitar a sua vida (apesar de não ser tão mastigado quanto o ubuntu), talvez o mais indicado

Slackware - quer aprender mesmo? não se importa em quebrar a cabeça e estudar bastante no inicio? então use Slackware, se quiser uma camada a menos de dificuldade use o Debian que é incrível também (pra mim são as 3 melhores distros, Slackware, Debian, Fedora).

Kurumin - CORRA, SE ESCONDA! huahuahua

bom, eu não gosto do kurumin por diversos motivos, te indico não usa-lo em hipótese alguma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, estou com um notebook IBM e queria usar Linux nele pra tentar me adaptar ao ambiente, uma vez que estou notando uma crescente migração para ele (Dessa vez é melhor a Microsoft correr atrás porque, ao contrário do Millenium, agora temos opções...). Só que meu note usa uma VGA já antiga, a Radeon 7500 e eu gosto bastante de brincar com o visual da área de trabalho. Alguém sabe me falar se tem como ativar algum recurso visual com ela no linux ou as distribuições geralmente não requerem um "DX n" pra isso?

Estou com algumas versões engavetadas aqui do UBUNTU, sendo a 7.10LTS e a 6.06LTS. O que me indicam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

sim marcostrp, você consegue habilitar corretamente recursos visuais com essa placa provavelmente sem problemas, te indico Ubuntu 8.04 que está bem legal e aparentemente irá te atender perfeitamente... (provavelmente sua wireless funcionará sem nenhuma configuração adicional)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje tentei rodar o Ubuntu 7.10 aqui em casa, e me parece que pelo próprio Live CD tem como ativar alguns recursos prórpios, mas com o meu note não funcionou nada na parte visual. Será que tenho que instalar para que funcione perfeitamente? Outra coisa é que meu IBM tem TrackPoint e TouchPad, será que funcionarão simultâneamente como ocorre no XP? O WIFI funcionou sem problemas aqui. Vou aproveitar que entrei hoje de férias da faculdade e vou brincar com o linux amanhã a tarde toda, então se alguém puder me dar uns toques antes de eu sair bagunçando tudo, seria de grande ajuda. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

primeira coisa marcos é baixar e instalar o ubuntu 8.04, o 7.10 é uma versão antiga então é indicado usar a versão mais nova porque assim você terá mais recursos e maior compatibilidade com hardware...

desculpe a ignorância, mas o que é TrackPoint?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Taylon, TrackPoint é tipo um mouse que fica junto do teclado. Aquele ponto vermelho que tem nos teclados IBMs. Entende?

Um amigo meu tem o Ubuntu 8.04. Vou tentar pegar ele emprestado essa semana para ver. O estranho é que o PC desse meu amigo usa uma Radeon 9200SE e na dele funciona tudo perfeitamente com o 7.10. Será que pode acontecer da minha Mobility Radeon não funcionar perfeitamente?

Um problema que tenho medo de não conseguir resolver são as configurações do Wifi. Se alguém puder me ajudar através do MSN, pode me adicionar que fico on-line praticamente o dia todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

marcostrp, a placa da ATI MUITO mas MUITO provavelmente mesmo funcione, a wireless sendo Intel é 999999999999999999% de certeza que funcione e 99% de chance que funcione sem nenhuma configuração adicional, vá enfrente, instale o 8.04, e você não se arrependerá, pelo contrario, irá se surpreender com a facilidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diante de tudo que li acima, posso dizer que sou iniciante em Linux. Quero saber qual a melhor indicação de linux para instalar partindo do seguinte equipamento.Tenho um mico com processador core 2 duo de 2.66ghz 4mb de cache, com 4GB de ram, uso placa mãe Asus pk5 premium, plc de video geforce de 256 mb.

Trabalho com Windows vista ultimate original em um a hd de 160gb sata. Tenho outra hd de 40gb livre para instalar o linux. Qual a melhor opção de linux ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

vagnerch pelo fato de você ter uma maquina super poderosa, então você não tem nenhuma restrição quanto a capacidade de hardware...

sendo assim considerando que você é iniciante eu te indico o Ubuntu 8.04 que é bem amigavel e tem MUITA documentação em portugues o que facilita bastante, outra opção é o Mandriva 2008.1 que também esta excelente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ok marcos, qualquer problema ou dificuldade que tiver poste aqui no fórum e te ajudaremos o máximo possível, quanto ao trackpoint que você perguntou acima, provavelmente funcionará sim, eu vi outro dia um note da IBM com TrackPoint (eu nunca tinha visto, por coincidência um rapaz da empresa de telefonia veio aqui na empresa com um IBM e eu vi XD ), pelo menos pelo que vi o funcionamento dele é simples, e provavelmente funcionará sem nenhuma configuração adicinal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém poderia me recomendar uma distribuição?

Tenho uma placa Radeon X1250 e acontece algumas coisas estranhas: O Ubuntu 6 rodou pelo Live CD, o Ubuntu 8 não rodou, ficou em uma tela preta piscando, idem com o Big Linux. Com o Kurumin travou no boot e provavelmente seja por causa da placa. Então, queria uma dica de alguma distribuição sem problemas com a ATI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Eu tenho um pc com processador e8400 64 bits com 2gb de memoria. Queria saber de vocês quais as melhores opções de linux 64 que existem no mercado...

Eu estou querendo entrar de vez nesse mundo linux, pois só sei o minimo do minimo e queria expandir meus conhecimentos.

ah, tem como instalar o linux com o vista 64 instalado ja??? pois eu acabei de formatar o mesmo... :)

grato desde ja

gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

guty2081, quanto ao dual-boot, o link que o ioca te passou vai ajudar, mas não tem segredo nenhum, é basicamente o mesmo processo para o dual-boot com o vista, na verdade se você instalar o linux com o vista ja instalado, a instalação da distro irá criar o dual-boot automaticamente...

quanto a distribuição de 64bits, eu não tenho muita experiencia com distros em 64bits não, utilizei por pouco tempo foi o Fedora 64bits (uso com mais frequência o Fedora 32bits), e até que estava bem estável...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom ja usei diversas distribuições desde 2001, para começar acho que vale a pena uma distro que trabalhe com os erros, no caso o ubuntu, mandriva, fedora e opensuse são ótimos, pois cria o habito do linux, ja se quiser brigar com o erro e evoluir, acredito que slackware e debian são fantásticos, pois trabalham com a essência do linux, que é os arquivos de configuração, além do terminal que faz tudo que uma interface faz, depois que se habituar com o Linux em si, qualquer distribuição é legal, afinal acho que além do aprendizado tem muitos detalhes, tem gente que gosta do customizado e gente que prefere algo mais completo, acho muito legal isso no LInux, pois sempre tem alternativas, mais se for para trabalhar com servidores o debian, centos e slackware são as melhores opções. Como podem ver sempre vamos parar no gosto e no habito, sempre usei linux, mais com o Fedora acredito que foi a unica distribuição que não me dem bem como as outras, tudo fica ao seu critério open source é a liberdade de escolha.

Abraços ao pessoal do Forum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 semanas depois...

Olá pessoal.

Queria saber qual é a melhor pra mim, e se vale a pena :)

Meu pc: P4 2,2GHz, 512mb ddr400, HD IDE 40GB, Radeon 9200se, Creative Audigy SE, basicamente isso ^^, agora as duvidas:

Terei problemas em relações a drivers? (minha audigy está atualmente com um driver pra "virar" a X-FI, se tiver como instalar esse driver no linux... seria perfeito :) )

Atualmente só estou jogando MU Online, sera que tem como rodar ele no linux?

Qual distribuição é melhor pra mim?

Vale a pena eu usar linux? (ou particionar meu hd e usar Linux e Windows seria melhor?)

Valeu gente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso Linux desde o primeiro Kurumin (2003), e nunca ví uma distro tão bem feita como a Big Linux, bonita, excelente suporte a hardware, fácilima de usar, e ainda com os repositórios do ubuntu

Fica a dica:

http://www.biglinux.com.br/

vale a pena usar o Linux sim !!!!!! mas até se acostumar, o XP precisa estar na máquina em dual boot

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Qual a melhor distro pra mim ?

Quero comecar a mexer com o linux, mas nao de forma simples. Quero comecar a entender como o linux funciona, com linhas de comando e tal. Qual seria a melhor distro pra mim ?

Obrigado.

Se quer aprender mesmo:

Slackware

se quer algo um pouco mais fácil e amigável:

Fedora

Olá pessoal.

Queria saber qual é a melhor pra mim, e se vale a pena

Meu pc: P4 2,2GHz, 512mb ddr400, HD IDE 40GB, Radeon 9200se, Creative Audigy SE, basicamente isso ^^, agora as duvidas:

Terei problemas em relações a drivers? (minha audigy está atualmente com um driver pra "virar" a X-FI, se tiver como instalar esse driver no linux... seria perfeito )

Atualmente só estou jogando MU Online, sera que tem como rodar ele no linux?

Qual distribuição é melhor pra mim?

Vale a pena eu usar linux? (ou particionar meu hd e usar Linux e Windows seria melhor?)

Valeu gente!

Cara quanto ao driver da placa de som, o negócio é você dar uma pesquisada e ver o que pode ser feito, o MU Online provavelmente funcione também, mas não vai ser fácil, e se vale a pena? COM CERTEZA =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...